Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DISPONÍVEL O N.º 2

Boletim Informativo do INAG

Numa época onde a informação, a participação e o envolvimento de todos se revela indispensável para o bom e elevado desempenho das instituições, o INAG, I.P. divulga os principais projectos desenvolvidos durante o período de 2010 na edição n.º 2 do seu boletim informativo.
Disponível aqui (formato pdf, 40 páginas, 19 MB)
 

Porto de Sines paga dívida de 78 milhões de euros

 A administração do Porto de Sines anunciou ter liquidado uma dívida de 78 milhões de euros que tinha desde 2005. Para além do anúncio do saneamento da dívida, que terá sido acumulada durante as administrações anteriores a 2005, ano em que assumiu a liderança do Porto de Sines, Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, revelou ainda que a administração portuária pode assegurar metade do valor da obra de ampliação do molhe leste.

PORTO DE SINES

Tráfego de contentores cresce 50%

O Porto de Sines registou um crescimento de 50,7% no movimento de contentores no último ano. No total, foram operados 382.089 TEUS (unidade equivalente a contentores de 20 pés) no Terminal XXI, concessionado à PSA-Port of Singapore Authority.

Exportações portuguesas para a China aumentaram 67,9% em 2010

As exportações portuguesas para a China aumentaram 67,9 por cento em 2010, somando 571 milhões de euros, anunciou hoje fonte diplomática portuguesa à agência Lusa, citando a Administração Geral das Alfandegas chinesas.

AS CINCO FÁBRICAS AUTOMÓVEIS NACIONAIS PRODUZIRAM 158.723 UNIDADES, EM 2010

Mais de 97% dos carros fabricados em Portugal vão para o estrangeiro

Apesar de a maioria dos carros fabricados em Portugal terem como destino outros países, o consumo do mercado interno continua a aumentar. Dos 158.723 veículos que saíram das linhas de produção das fábricas portuguesas no ano passado, 4.132 ficaram no mercado nacional. Um número que representa um crescimento de 32,1% face a 2009, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), mas que, ainda assim, é apenas 2,6% da produção nacional.

«VOLCÁN DE TINAMARE» TRANSPORTA 1.500 PASSAGEIROS

Naviera Armas já recebeu o novo navio para o Portimão-Funchal

A Naviera Armas anuncia para Junho o reforço da ligação ro-pax entre Portimão e o Funchal, com o início da operação do “Volcán de Tinamare”, acabado de sair dos estaleiros de Vigo.
Actualmente, as ligações entre o Continente e a Madeira, com extensão às Canárias, são asseguradas pelo “Volcán de Tijarafe”, um navio capaz de transportar cerca de mil passageiros, 300 veículos e 1 500 metros lineares de carga rodada à velocidade de 24,5 nós.
 

PRIMEIRO PORTA-AVIÕES NUCLEAR DO MUNDO ESTÁ DE PASSAGEM POR PORTUGAL

Enterprise fundeado no Tejo

Fundeado no Tejo desde terça-feira, e com saída prevista para hoje, sábado, o USS Enterprise CVN 65 é uma cidade flutuante de proporções gigantescas, que carrega quase 50 anos de histórias no mar. Aquele que foi o primeiro porta-aviões nuclear do mundo, um marco na história da Marinha norte-americana, fez a sua primeira escala na Europa em Portugal, para gáudio da tripulação e dos que tiveram oportunidade de visitá-lo.

PRESIDENTE DA AUTORIDADE PORTUÁRIA DE GIJON:

PROPOSSE pode ajudar a melhorar as capacidades logísticas e de transporte a mais de 8 mil PME’s do Arco Atlântico

O presidente da Autoridade Portuária de Gijón (APG), Fernando Menéndez Rexach, considera que o mercado potencial de tráfego de mercadorias para o Short Sea Shipping na área de influência do projecto PROPOSSE ronda os 12 milhões de toneladas. Tal facto permitirá melhorar as capacidades logísticas e de transporte para mais de 8.000 PME´s no Arco Atlântico.
Rexach falava no decorrer de uma sessão de trabalho do PROPOSSE que se realizou a 25 de Janeiro, em Gijón, e na qual participou o Porto de Aveiro.
 

Lídia Sequeira na comemoração do Dia Mundial das Alfândegas

 A Presidente do Porto de Sines, Lídia Sequeira, foi convidada a fazer uma intervenção por ocasião do Dia Mundial das Alfândegas, num evento presidido pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, que se realizou em Lisboa a 27 de Janeiro. A Organização Mundial das Alfândegas elegeu o tema “Conhecimento, catalisador para uma Alfândega de excelência” para o evento deste ano.

IPTM acaba de lançar concurso para a construção do porto de pesca de Tavira

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) já lançou o concurso público para a empreitada de construção do porto de pesca de Tavira. O concurso foi publicado esta quarta-feira em Diário da República. A construção ronda os dez milhões de euros.
Para a autarquia tavirense, trata-se de “uma obra prioritária na estratégia do município de concretizar a vontade de virar a cidade para o rio e para o mar”. O prazo de execução da nova infraestrutura é de três anos.
 

APSS e CP Carga assinam protocolo de colaboração

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a CP Carga – Logística e Transportes Ferroviários de mercadorias, SA assinaram um Protocolo de Colaboração, visando a construção de soluções logísticas de base marítimo-ferroviárias de e para o Porto de Setúbal. A cerimónia decorreu no dia 25 de Janeiro, no edifício sede da APSS. O documento foi assinado pelos Presidentes dos Conselhos de Administração das empresas, Eng.º Carlos Gouveia Lopes, pela APSS, e Eng.º Rocha Soares, pela CP Carga.

PARCERIAS COM PORTOS NACIONAIS E COM RENFE SÃO A CHAVE PARA GANHAR QUOTA NO MERCADO IBÉRICO

CP Carga antecipa «break-even» com vista à privatização

A CP Carga, participada a 100% da CP, vai antecipar o equilíbrio de resultados para 2013, dois anos antes do que estava previsto quando a empresa foi criada. "Estamos em condições de antecipar para 2013 o ‘break-even' da empresa, dois anos antes do que estava previsto no estudo que implantou o modelo de negócio da empresa quando ela foi criada", disse Rocha Soares, presidente da empresa, ao Diário Económico.

Porto de Lisboa volta a superar os 12 milhões de toneladas

Um fim de ano em força permitiu ao porto de Lisboa terminar 2010 com um saldo positivo relativamente a 2009, mas ainda abaixo dos números de 2008. No ano passado, o porto da capital movimentou 12 milhões de toneladas, um valor que supera os 11,7 milhões de toneladas de 2009 mas fica longe dos quase 13 milhões (12,98 milhões) de há dois anos.

Duas novas Linhas no Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal conta com mais duas Linhas a partir de Janeiro de 2011, uma da Flota Suardiaz, para carga ro-ro, e outra da Seatrade, para fruta e carga geral, ambas agenciadas pela L. Branco – Navegação e Trânsitos, Lda.

SEGUNDO A AGEPOR

Novas taxas de sanidade nos portos vão encarecer exportações

Não foram só as vacinas para viajantes, nem o custo pelos pedidos de atestados médicos que aumentaram, com a publicação das novas taxas de actos das autoridades de saúde pública.
Com a nova tabela publicada no passado dia 8 de Janeiro, também as actividades relacionadas com as condições de saúde a bordo de navios sofreram um aumento “desproporcional”, segundo a Associação de Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR). E que vai, “inevitavelmente”, tornar as exportações portuguesas mais caras.
A AGEPOR escreveu uma carta ao primeiro-ministro, a denunciar esta situação, dias depois da publicação da lei.
 

«Portos da Madeira» participam no projecto europeu Gesport

Estreitar as relações dos portos da Madeira e das Canárias com os vizinhos da costa ocidental africana é o objectivo do programa de cooperação transnacional MAC 2009-2013 Gesport. No limite, o programa Gesport propõe-se potenciar o papel das regiões ultra-periféricas europeias como plataformas atlânticas para o tráfego de mercadorias e para a prestação de serviços portuários.

 

CP Carga associa-se ao Fórum Empresarial da Economia do Mar

A CP Carga S.A. associou-se ao Fórum Empresarial da Economia do Mar, uma associação de empresas que teve o seu lançamento oficial em 29 de Abril de 2010, prevista no estudo "Hypercluster da Economia do Mar" elaborado pelo Professor Ernâni Lopes.

NAVEGAR 2011

Agenda do Porto da Figueira da Foz para este ano já disponível em dois formatos

A edição de 2011 de “Navegar”, a agenda do Porto da Figueira da Foz para o ano corrente, já se encontra disponível para os interessados, no tradicional formato em papel (116 páginas).
Tabela de marés, dados astronómicos, serviço de comunicações e horários integram a mais recente edição de “Navegar”, agenda que inclui também outros conteúdos de interesse, referentes à localização do Porto da Figueira da Foz, às zonas portuárias, informações gerais sobre distâncias e ventos, contactos úteis e um calendário para 2011.
 

PARA JUAN ROMERO

«Portos portugueses são estratégicos para a PLSWE»

A Plataforma Logística do Sudoeste Europeu (PLSWE), que vai nascer em Badajoz, integrada no eixo Lisboa-Madrid, foi alvo de apresentação pública em Lisboa, por intermédio do seu director, Juan Romero. Numa cerimónia que contou ainda com uma breve apresentação do Porto de Lisboa, por parte de Marcos Afonso, da APL, Juan Romero começou por destacar que, para esta nova infra-estrutura, "os portos portugueses são estratégicos e a conexão com estes é fundamental".

«Cecília A» chegou aos Açores

“Cecília A”, a nova embarcação da Empresa de Barcos do Pico vai reforçar o transporte de mercadorias nas ilhas do Triângulo. Adquirido na Noruega em Agosto de 2010, tem 40 m de comprimento, 8,32 m de boca e uma arqueação bruta de 383 toneladas.
A nova embarcação junta-se ao “Lusitânia” para assegurar o transporte de mercadorias nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge.
 

Total: 4090