Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ANO RECORD PARA OS PORTOS DO CENTRO

Figueira da Foz cresce 37% e Aveiro 25%

Um crescimento assinalável, é o mínimo que se pode dizer quando se olha ao crescimento do tráfego de mercadorias nos portos da Figueira da Foz e de Aveiro.
Os dois portos não só evidenciam taxas de crescimento situadas nos dois dígitos como tal crescimento atinge valores a justificarem merecido destaque: subida de mais de um terço na Figueira da Foz e de um quarto em Aveiro.
 

Sócrates inicia ofensiva para incentivar exportações portuguesas

O chefe de Governo estará hoje em Frankfurt na maior feira do mundo de têxteis para o lar, a Hemtextil, que conta com uma participação de quase 60 empresas portuguesas.
O primeiro-ministro visitará os pavilhões portugueses para falar com os industriais no âmbito da campanha do Governo para dinamizar as exportações, consideradas fulcrais para a recuperação da economia nacional, revelou fonte oficial do seu gabinete.

Viana do Castelo supera o meio milhão de toneladas

Três anos volvidos, o Porto de Viana do Castelo voltou a superar a fasquia do meio milhão de toneladas movimentadas. Foram 524 mil as toneladas movimentadas no ano passado no porto da foz do Lima, que comparam com as cerca de 406 mil toneladas registadas em 2009.

 

NOVA SOLUÇÃO CUSTA METADE DO PREÇO E AMORTECE RUÍDO

Contentores vão tapar a estilha em Leixões

Clipping - Jornal de Notícias, 11 de Janeiro de 2011

Câmara de Viana rejeita perda de autonomia do porto

Notícia em destaque no jornal Público, edição de 11 de Janeiro de 2010.
Clique aqui para consultar a notícia (formato pdf)

PARTE HOJE, TERÇA-FEIRA, PARA O GOLFO DO MÉXICO

Segundo maior navio-grua do mundo está no Funchal

O Saipem 7000, o segundo maior navio-grua do mundo, está desde ontem no Porto do Funchal. O navio-plataforma proporciona um espectáculo invulgar, pelas suas dimensões e características.
Este navio, especialista na instalação de plataformas petrolíferas, tem despertado as atenções de madeirenses e turistas, surpreendidos com as dimensões do Saipem que só de altura mede 175 metros, com 197,95 m de comprimento.

EM PARCERIA COM O PORTO DE AVEIRO

PROJECTO PROPOSSE - AIDA promove estudo aos operadores logísticos

A AIDA, na qualidade de parceiro do projecto PROPOSSE - Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância, celebrou, em Outubro, um contrato com a Universidade de Aveiro para a realização de entrevistas a empresas, com especial enfoque aos operadores logísticos do “hinterland” do Porto de Aveiro.

DIAS MAIS MOVIMENTADOS COM CINCO NAVIOS

Porto de Lisboa prevê 325 escalas de navios de cruzeiro este ano

O Porto de Lisboa prevê atingir este ano 325 escalas, mais uma do que a previsão inicial para 2010, e que no balanço do primeiro semestre tinha sido revista em baixa para 309, ainda sem contabilizar o impacto dos vários cancelamentos da Pullmantur por avarias nos navios e redução da operação "Escapadas do Atlântico".

TCL perto dos 90% da capacidade instalada

Pelo 11.º ano consecutivo, o TCL melhorou o movimento de contentores no porto de Leixões. Desde 2000, o crescimento acumulado supera os 70%.
O TCL movimentou no ano passado 482 370 TEU, superando assim o anterior máximo da concessão, fixado em 2009 nos 454 503 TEU, anunciou a empresa. O crescimento de 6,1% superou o aumento do número de contentores movimentados, que foi de 304 827 contra os 290 557 de há um ano (mais 4,9%).

LIGAÇÃO FERROVIÁRIA CONSOLIDA ALARGAMENTO DO HINTERLAND DA APA

Comboio estreia ligação do Porto de Aveiro a Madrid

O Porto de Aveiro estreia hoje, 7 de Janeiro, ligação a Madrid por ferrovia. A estreia concretiza-se através de composição com destino à estação El Salobral, transportando carregamento de bobines provenientes de Inglaterra, e que chegaram ao Porto de Aveiro por via marítima.

ATÉ 22 DE FEVEREIRO

Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo em Discussão Pública

O Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (POEM) encontra-se em período de Discussão Pública entre 29 de Novembro de 2010 e 22 de Fevereiro de 2011 (Aviso nº 24108/2010, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 226, de 2010.11.22).

 

Porto de Setúbal ultrapassa barreira dos 7 milhões de toneladas

Depois de ter batido, em meados de Dezembro, o anterior recorde de 6,8 milhões de toneladas movimentadas em 2007, o Porto de Setúbal passou, em 2010, a fasquia dos 7 milhões de toneladas.

"Atingir este patamar, torna 2010 um ano histórico para o porto e constitui um merecido prémio para toda a Comunidade Portuária de Setúbal, que demonstrou estar motivada e preparada para enfrentar e superar os desafios colocados pela conjuntura difícil que atravessamos, evidenciando um dinamismo que permite fixar o Porto de Setúbal na rota da competitividade" - lê-se no site da APSS.
 

Armando Miguel Sequeira é o novo presidente do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR)

Armando Miguel Perez de Jesus Sequeira, licenciado em Ciências Militares Navais, da Escola Naval e MBA em Gestão de Informação pela Universidade Católica Portuguesa, com 50 anos de idade, é o novo presidente do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR).

NA PASSAGEM DO ANO

Baía do Funchal em todo o seu esplendor

A baía do Funchal foi uma vez mais palco privilegiado do espectáculo pirotécnico da passagem de ano, desta vez subordinado ao tema "sentir a Madeira" e que, em oito minutos, apelou às emoções, sobretudo na parte final, com uma salva de fogo que fez "tremer" o anfiteatro da capital madeirense.

 

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Obra de valorização do porto comercial perto da conclusão

A obra de valorização do porto comercial está a decorrer a bom ritmo, aproximando-se a sua conclusão. Uma equipa composta por mais de cem trabalhadores tem estado no terreno, nas últimas semanas, intervindo na frente do Cais Comercial (parte mais antiga do Porto).

Navio-escola Sagres no Japão

Foi emocionante ver a chegada do Navio Escola Sagres a Lisboa na véspera de Natal, depois de 11 meses no mar. Um dos grandes embaixadores de Portugal no mundo, veio passar o Natal a casa depois de ter deixado marca em muitos portos internacionais.

TCL

Novo Máximo de Contentores e Teus em 2010

Terminal de Contentores de Leixões movimentou no ano de 2010 um total de 304.827 contentores, equivalentes a 482.370 TEU, o que representa um acréscimo de 5,1% e 6,3%, respectivamente, face às quantidades movimentadas no ano anterior.
Estes números constituem um novo máximo para o TCL, que assim pelo 11.º ano consecutivo, desde que iniciou a exploração da concessão, continua a crescer.

 

Morreram 11 pescadores em 2010

Em 2010, 11 pescadores morreram na costa. A estes, juntam-se mais cinco mortos num acidente de viação. O ano foi negro para a classe piscatória e 2011 não começou melhor: um pescador desapareceu, dia 1 de Janeiro, em A-ver-o-Mar.

 

Porto de Lisboa equipado com sete detectores nucleares

O porto de Lisboa tem desde Outubro de 2010 sete detectores nucleares pagos pelos EUA. O sistema serve para travar contrabando de materiais que podem ser usados em atentados. Declarações de Eduardo Santos, director da Segurança da Administração do Porto de Lisboa.

Portugal bem representado no Most Europe

Foi uma representação “de peso”, em número e qualidade, a comitiva portuguesa que participou no primeiro curso Most Europe, promovido pela Escola Europeia de Short Sea Shipping.

Total: 4030