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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Delegação de Angola visita o Porto de Sines

Uma delegação da Unidade Marítima da Polícia Fiscal e Aduaneira do Ministério do Interior de Angola visitou o Porto de Sines, em 23 de Novembro, com o objectivo de conhecer melhor a realidade portuária nacional, nomeadamente ao nível dos procedimentos das autoridades no controlo de pessoas e mercadorias.
A visita teve uma focalização directa sobre a actuação da Autoridade Portuária, Autoridade de Fronteira e Autoridade Aduaneira no tratamento dos processos de navios e de mercadorias, tendo merecido uma especial atenção as ferramentas informáticas que são utilizadas para o exercício das competências destas autoridades.

Aqui não se conserva só peixe, conserva-se a marca

Cresceu entre cheiro a peixe e processos de conservação que se foram alterando ao longo de mais de um século. Descendente de uma das únicas famílias donas de uma fábrica de conservas em Portugal antes da I Grande Guerra, José Nero decidiu no ano passado recuperar o negócio. De novo trouxe o peixe espada em conserva. De trás fez renascer produtos de sucesso como o atum "Catraio". Revivalismo, qualidade, ou ambos, o negócio vai de vento em popa.

Noruega vai atribuir 58 milhões de euros a Portugal para o mar e saúde

A Noruega, em parceria com a Islândia e o Lichtenstein, vai atribuir a Portugal 58 milhões de euros até 2014, sobretudo para os sectores do mar e saúde, após a assinatura de um memorando com o governo português, prevista para Janeiro.
"Os sectores marítimo, seguido pelo da saúde, vão receber a maioria dos fundos", disse durante um encontro com jornalistas, o embaixador da Noruega, Ove Thorsheim, em Lisboa. Questionado sobre a aplicação dessas verbas em projectos específicos, o responsável não adiantou pormenores, justificando que o memorando de entendimento com o Governo português ainda não foi assinado, o que deverá acontecer na segunda metade de Janeiro.

PROSSEGUE A SAGA

«Atlântida» pode interessar a investidores brasileiros

A delegação brasileira de promotores financeiros que esteve nos Estaleiros de Viana do Castelo para estudar possíveis negócios mostrou interesse no ferryboat “Atlântida”, que se encontra ancorado no Arsenal do Alfeite e foi rejeitado pelo Governo Regional dos Açores e pelo Governo venezuelano. Em declarações aos jornalistas, no final de uma visita e reunião com a Administração dos Estaleiros Navais, o porta-voz do grupo, o presidente do Instituto Max Weber, considerou o “Atlântida” uma «embarcação muito interessante» que poderá despertar o interesse de investidores no Brasil.

Exercício ISPS 2011 decorreu com sucesso no Porto do Funchal

O exercício ISPS 2011 que decorreu desde sábado terminou esta segunda-feira no cais norte do Porto do Funchal, com a colaboração activa do comandante e da equipa de protecção do navio AidaSol que atracou ao fim da tarde de domingo naquele cais.
O exercício de simulação baseou-se no caso de um clandestino a bordo e no desembarque extemporâneo de 50 pessoas, aplicando-se as medidas necessárias à mitigação dos incidentes imaginados para este tipo de cenário.

HOJE E AMANHÃ, NA UNIVERSIDADE DO ALGARVE

Encontro do Mar Português - Conhecimento, Valorização e Desenvolvimento

Por ocasião do Dia Nacional do Mar, este Encontro de reflexão pretende contribuir para recolocar o tema no debate público e político, abrindo caminho a um processo de reflexão e à tomada de iniciativas da universidade e da comunidade científica e técnica que sustentem e reforcem o Oceano como componente fundamental do desenvolvimento nacional.

PORTO DE LISBOA

Linha da Grimaldi comemora 25 anos

A Grimaldi comemorou, a 11 de Novembro, o 25º aniversário da Linha regular que liga o Porto de Lisboa a Angola, tornando o transportador italiano num dos armadores com um historial mais antigo no porto lisboeta.
Recorde-se que a Grimaldi inaugurou uma linha regular de passageiros para o continente Americano pouco depois do fim da II Guerra Mundial e mantendo essa ligação durante perto de duas décadas.
Em meados dos anos 80, a Grimaldi iniciou estudos para incluir Portugal e Angola no seu serviço da Europa para África. No dia 11 de Novembro de 1986, pelas 19:00 horas, chegou a Lisboa o primeiro navio, fretado, "SEKI ROLETTE" a fim de carregar para Luanda.

Novo Canal do Panamá será oportunidade para os portos portugueses

O Auditório do Porto de Sines recebeu esta segunda-feira a 1.ª Conferência da Comunidade Portuária de Sines, subordinada ao tema “O impacto do novo canal do Panamá nos Portos Portugueses”.
O evento contou com intervenções de vários oradores ligados ao sector marítimo-portuário e ainda com a participação de Carlos Pais Montes, professor do Instituto Universitário de Estudos Marítimos da Universidade da Corunha e de Federico Richa Humbert, Embaixador do Panamá.

ALERTA TIAGO PITTA E CUNHA

Falta ser implementada Estratégia Nacional do Mar, aprovada há cinco anos

Portugal precisa de ter políticas que implementem a Estratégia Nacional do Mar, aprovada em 2006, para tornar a sua vertente marítima atractiva ao investimento estrangeiro, alerta o investigador Tiago Pitta e Cunha.

 

Porto de Sines alarga molhe de abrigo de contentores para «oportunidades do novo Canal do Panamá»

Administração do Porto de Sines (APS) está a ampliar o seu molhe leste de abrigo do terminal de contentores dos actuais 1.100 para 1.500 metros, um investimento de 40 milhões de euros.
Lídia Sequeira, presidente da APS, que falava durante a conferência "O Impacto do Novo Canal do Panamá nos Portos Portugueses", em Sines, revelou ainda que o porto está a expandir o seu Terminal XXI, que terá uma capacidade para navios até 14 mil TEU, tudo isto para "fazer face ao aumento do tráfego transatlântico derivado do novo Canal do Panamá". O Terminal XXI passa assim a ter uma capacidade máxima de movimentação de 800 mil TEU por ano.

FRANCISCO SÁ:

Portugal deve explorar o congestionamento dos portos do Norte da Europa

As novas oportunidades que surgem do alargamento do Canal do Panamá “realçam o papel de Sines como uma solução para a oferta de serviços a cadeias logísticas”, afirmou hoje o presidente executivo da AICEP Global Parques.
Francisco Sá referia-se a centros de distribuição ibéricos, zonas de consolidação e desconsolidação de cargas e ao ‘light postponement'. Por isso aquele responsável, que falava durante a conferência "O Impacto do Novo Canal do Panamá nos Portos Portugueses", em Sines, defende que Portugal "pode explorar o congestionamento dos portos do Norte da Europa".

Porto de Viana dragado para ajudar Enercom a exportar mais

A administração do Porto de Viana do Castelo (APVC) vai arrancar até ao final do mês com a dragagem de um canal de navegação, indo assim ao encontro da pretensão da alemã Enercon.

ESTA QUARTA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO, NA ILHA DO FAIAL

Dia Nacional do Mar celebrado nos Açores

A ilha do Faial acolhe esta quarta-feira, dia 16, a celebração do Dia Nacional do Mar. O evento é organizado pelo Governo Regional em parceria com a Universidade dos Açores, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pelos CTT, incidindo "num debate do papel da geologia como base do valor e da biologia do mar profundo no futuro da ciência e economia dos Açores”.
A iniciativa, que surge no seguimento de outras celebrações do “Open Days” da Comissão Europeia, envolve a realização de duas palestras de especialistas internacionais que têm lugar na Biblioteca Pública João José da Graça, na Horta.

Projecto «Passaporte do Mar»

O “Passaporte do Mar” dá visibilidade a uma rede de entidades públicas e privadas, de âmbito local e nacional, directamente ligadas ao património natural e cultural marítimo português, quais museus e centros de conhecimento, monumentos, faróis, reservas, parques e monumentos naturais, entre outros.

EXPORTAÇÕES

Empresas portuguesas estão presentes em 163 países

Portugal é uma economia pequena e com falta de competitividade à escala global, mas os empresários portugueses vendem os seus produtos praticamente para todo o mundo. O Diário Económico foi saber com quantos países as empresas portuguesas mantêm relações comerciais e chegou à conclusão que são 163. Um número impressionante, tendo em atenção que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece 193 países como independentes. Ou seja, as empresas portuguesas têm uma presença praticamente em todo o mundo ao exportar para 84% dos países.

LÍDIA SEQUEIRA:

Canal do Panamá será «oportunidade única para portos da fachada Atlântica»

O 14.º Congresso da APLOG esteve este ano subordinado ao tema "Novos Paradigmas Logísticos", e contou com o Brasil como país convidado. Uma das sessões mais aguardadas teve como tema as "Infra-estruturas de Suporte à actividade logística", onde participaram personalidades ligadas ao sector portuário.
Lídia Sequeira destacou as potencialidades do mercado brasileiro que, na sua opinião, "não é um país emergente, é um país emergido", considerando "cada vez mais importante a ligação entre a Europa e a América Latina, sobretudo Brasil". Enalteceu ainda as mundanças no paradigma do comércio mundial, com destaque para a emergência das economias asiáticas (sobretudo a China), salientando que "o alargamento do Canal do Panamá irá potenciar este novo paradigma".

Aprovada «candidatura de emergência» para praia de Moledo

O Secretário de Estado do Ambiente aprovou uma "candidatura de emergência" para a intervenção de reposição e reforço do cordão dunar em Moledo, Caminha, anunciou o presidente da Administração Regional Hidrográfica do Norte (ARHN).
 

Apresentada proposta de criação de duas novas praias em Vagos

O Município de Vagos pretende criar mais duas praias no concelho, para além das três já existentes: uma entre as praias do Areão e do Labrego e a outra entre a Praia da Vagueira e a Costa Nova (Ílhavo).

O CANAL DO PANAMÁ E OS NAVIOS TIPO «PANAMAX»

Presente e futuro

Os navios têm a bordo câmaras de monitoramento nos seus costados, que permitem a vigília a bordo nas travessias e operações no interior das eclusas (canal lock chambers). As movimentações dos navios dentro delas são realizadas por tracção externa, onde máquinas locomotoras sobre trilhos, percorrem em paralelo as eclusas rebocando os navios, uma vez que é vedada a tracção através de hélices, que alterariam de forma extremamente arriscada tanto o calado da embarcação, como a estabilidade lateral e longitudinal da embarcação quando naquele espaço confinado.

AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ

Tráfego passará de 13 mil para 19.600 navios por ano

Com as obras de ampliação, o Canal do Panamá, que actualmente tem 80 km de comprimento e um tráfego de cerca de 13 mil embarcações por ano, ficará dotado com uma capacidade de trânsito de 19.600 navios e uma capacidade de carga de 600 milhões t – estimativas para 2025.

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