Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DECISÃO TOMADA NA FIGUEIRA DA FOZ

Comunidades portuárias vão efectuar fórum anual

Os presidentes da comunidades portuárias dos portos portugueses decidiram reunir anualmente num fórum todos os parceiros que constituem a malha mais fina da rede das comunidades portuárias, com o primeiro a ocorrer nos meses de Maio ou Junho do próximo ano.
Outro objectivo é a reactivação dos grupos de trabalho para a promoção da actividade dos portos do continente constituídos no governo anterior, entretanto desactivados, perseguindo os mesmos ideais e metodologia.
 

Newsletter do Projecto INTERMODALIDADE E-80

Acaba de ser divulgada a mais recente newsletter referente ao Projecto E-80. As conclusões do seminário que decorreu na passada sexta-feira, em Salamanca, subordinado ao tema “A intermodalidade na perspectiva dos agentes”, a Plataforma Logística de Salamanca, uma operação logística de especial envergadura no Porto de Aveiro, a VILPL e Nova Portaria do Porto de Leixões são alguns dos assuntos abordados nesta nota informativa, a que se acrescenta a adesão da Intermodalidade E-80 ao Corredor Ferroviário Atlântico.

AZEITE E BACALHAU NO TOPO DAS EXPORTAÇÕES

Portugal alcança saldo comercial favorável com o Brasil

Portugal conseguiu em Novembro, pela primeira vez este ano, um saldo comercial positivo nas suas trocas com o Brasil, alcançando um superávit de US$ 3,2 milhões, segundo as estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro (MDIC). Novembro foi também o mês deste ano em que Portugal mais exportou para o Brasil.

 

PORTO BATEU ANTERIOR MÁXIMO DE GRANÉIS SÓLIDOS MOVIMENTADOS NUM ÚNICO MÊS

Leixões cresce 42% na mercadoria movimentada em Novembro

O Porto de Leixões registou em Novembro último um aumento de 42% no movimento de mercadorias do que em igual período do ano passado. No total, perto de 1,4 milhões de toneladas de mercadoria passou por Leixões durante o último mês, contra as 941 mil registadas em Novembro de 2009.

Exportação pelo Porto de Setúbal bate máximos em 2010

A exportação de carga pelo Porto de Setúbal tem estado, em 2010, a crescer a taxas de dois dígitos, prevendo-se que seja batido o anterior recorde. Os valores das mercadorias embarcadas em navio rondam os 60% do total do tráfego no porto, o que afirma Setúbal como um importante porto exportador, contribuindo para a colocação no estrangeiro de mercadorias das grandes indústrias portuguesas, como sejam a Autoeuropa, Secil, Cimpor, Somincor, Siderurgia Nacional, Portucel, entre muitas outras.

2011 PROMETE

Assinalável incremento do turismo de cruzeiros nos Açores

Expectativas optimistas para 2001, no que se refere ao turismo de cruzeiros nos Açores, com um crescimento global esperado de 60 % do número de navios a visitarem as nove ilhas do arquipélago. Destaque para o terminal de cruzeiros “Portas do Mar” que se tem revelado um imprescindível trunfo para conquistar novas escalas.

FERROVIA AJUDOU INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA A CRESCER 30% EM 2010

Comboio no Porto de Aveiro tirou 5381 camiões da estrada

O comboio do Porto de Aveiro transportou 123 mil toneladas nos primeiros oito meses de vida, contribuindo para o crescimento de 30% da infra-estrutura em 2010, noticia o JN na edição de 20 de Dezembro. A ferrrovia aliviou igualmente as vias rodoviárias, retirando 5381 camiões da rota do porto

PROJECTO INTERMODALIDADE E-80

Porto de Aveiro presente no seminário que hoje se realiza em Salamanca

Uma equipa de especialistas do Porto de Aveiro participa hoje, sexta-feira, 17 de Dezembro, no Primeiro Seminário do Grupo de Trabalho 0 subordinado ao tema “A intermodalidade na perspectiva dos agentes”.
A decorrer em Salamanca, este seminário ocorre sob a égide do Projecto de Intermodalidade E-80, do Programa Marco Polo II.
Para além do consórcio, estarão presentes: Porto de Bilbao, Universidade de Aveiro, Universidade de Salamanca, Plataforma Logística de Aquitânia, RENFE, CP Carga, TRANFESA e Cylog.
 

EDIFÍCIO DO MERCADO DE 2.ª VENDA DE PESCADO DO PORTO DE SETÚBAL

APSS remodela pátio

A APSS terminou a empreitada de remodelação do pátio do edifício do mercado de 2ª venda de pescado do Porto de Setúbal, prosseguindo o projecto destinado a dotar o espaço com adequadas condições de segurança, higiene, funcionalidade e estética, compatíveis com a importância que este negócio tem no quadro das actividades do porto.

HOJE, TERÇA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO

Porto de Sines comemora 33.º aniversário

A Administração do Porto de Sines comemora hoje, 14 de Dezembro, o seu 33.º aniversário numa cerimónia interna que reunirá os trabalhadores no activo e aposentados.
A APS, criada em 1977 através do Decreto-Lei nº 508/77, tem ao longo dos 33 anos de existência consolidado o posicionamento do Porto de Sines como activo estratégico nacional, sendo o porto líder em mercadoria movimentada e, simultaneamente, o maior porto exportador nacional, tendo atingido 3.864 milhões de toneladas neste segmento de mercado nos primeiros 9 meses do corrente ano.
 

APRESENTADO PROVEDOR DO CLIENTE

Porto de Sines comemorou 33.º aniversário

A Administração do Porto de Sines comemorou, no dia 14 de Dezembro, o seu 33º aniversário numa cerimónia interna que reuniu os trabalhadores no activo e aposentados. Na cerimónia foi igualmente apresentado o novo Provedor do Cliente do Porto de Sines, Comandante Luís Gaivoto.

 

PROGRAMA TELEVISIVO ESTREIA ESTA QUINTA-FEIRA

Cluster do Conhecimento e Economia do Mar

Esta quinta-feira , 9 de Dezembro, pelas 21h00, estreia o Programa "Cluster do Conhecimento e Economia do Mar" - inserido nos blocos de programação” Desafios Séc. XXI –Portugal e o Mar”.
O Programa será transmitido nos Canais 88 da Zon e 14 da Cabovisão bem como em www.rtv.com.pt, e terá a duração de 30 minutos, repetindo no dia 10/12 às 14.00h.
Até ao dia 15/12 estão previstas novas estreias dos programas de diferentes parceiros do Cluster, tais como “Portugal e o Mar – CIIMAR” e “Portugal e o Mar – Universidade de Aveiro”.
 

PORTO DE SINES

MSC La Spezia de 14.000 TEU em viagem inaugural

Sines encontra-se definitivamente nas rotas dos megacarriers de última geração, sendo que o “MSC La Spezia” é já o quinto navio com estas características a escalar o Terminal XXI em viagem inaugural, desde Agosto deste ano.
Vindo do Extremo Oriente, onde a última escala foi Singapura, esteve em Sines cerca de 23 horas movimentando 1.755 TEU. Este novo navio foi construído nos estaleiros da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, na Coreia do Sul, tem um comprimento total de 365,5m, boca de 51m e Deadweight de 165.300 toneladas, permitindo transportar um total de 14.000 TEU.
 

Porto de Setúbal caminha para recorde absoluto em 2010

O movimento de mercadorias no Porto de Setúbal, em 2010, tem vindo a registar valores, em tonelagem, que sustentam a previsão de vir a ser batido o anterior recorde absoluto, obtido em 2007, quando se atingiu 6,8 milhões de toneladas, ou pelo menos de ser igualado.

Porto de Sines estreita relações com Porto do Itaqui

Durante dois dias o Porto de Sines recebeu uma delegação da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, entidade responsável pela gestão do Porto do Itaqui, no Brasil. Durante a visita, os Presidentes das duas organizações, Lídia Sequeira pela APS e Hermes Ferreira pela EMAP presidiram à celebração de um protocolo de cooperação com o objectivo de fomentar o intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais no domínio da actividade portuária entre os dois portos.

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros visita Porto de Sines

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Prof. Doutor João Cravinho, visitou Sines no passado dia 24 de Novembro, numa acção com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre o Porto de Sines e a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, no âmbito das competências daquela Secretaria de Estado para a projecção das principais infra-estruturas nacionais no exterior, por via da diplomacia económica.
 

Porto da Figueira da Foz bate record de 2007

O Porto da Figueira da Foz acaba de bater mais um record, ao ultrapassar, nos primeiros dez meses de 2010, em 185.189 toneladas, a quantidade de carga movimentada em todo o ano de 2007.
Em 2007 movimentaram-se 1.199.750 ton, o que constituía o melhor resultado de sempre no Porto da Figueira da Foz, fasquia agora ultrapassada com um acumulado de 1.384.939 ton de mercadorias movimentadas.
 

VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 23.11.2010

REVOLUCIONÁRIO NAVIO AMIGO DO AMBIENTE: «E-Ship1» pela terceira vez no Porto de Leixões

O Porto de Leixões recebeu, a 23 de Novembro, pela terceira vez no corrente ano, o novo e revolucionário navio 'E-Ship 1', a primeira embarcação moderna de carga amiga do ambiente, movida parcialmente a energia eólica.
As quatro torres cilíndricas de 27 metros de altura por quatro metros de diâmetro que emergem do convés deste inovador navio impõem-se, magestáticas, a todos os que passam pelo Porto de Leixões.

2011

Porto de Leixões baixa taxas para a exportação de mercadorias

No próximo ano, as exportações nacionais feitas a partir do Porto de Leixões serão mais económicas. A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) decidiu reduzir todas as taxas para embarque de mercadorias em Leixões num valor médio de 4% e manter os actuais valores das taxas de desembarque de mercadorias.

Aveiro porto-irmão de Itaqui

A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) e a Autoridade Portuária do Porto do Itaqui, em S. Luís do Maranhão, Brasil, assinaram, a 26 de Novembro de 2010, um Acordo Internacional de Portos Marítimos Irmãos.
José Luís Cacho, pela APA, e Hermes Luís Farias Ferreira, pela EMAP, foram os subscritores do acordo, na sede do Porto de Aveiro.

Total: 3940