Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




LIGAÇÃO FERROVIÁRIA CONSOLIDA ALARGAMENTO DO HINTERLAND DA APA

Comboio estreia ligação do Porto de Aveiro a Madrid

O Porto de Aveiro estreia hoje, 7 de Janeiro, ligação a Madrid por ferrovia. A estreia concretiza-se através de composição com destino à estação El Salobral, transportando carregamento de bobines provenientes de Inglaterra, e que chegaram ao Porto de Aveiro por via marítima.

ATÉ 22 DE FEVEREIRO

Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo em Discussão Pública

O Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (POEM) encontra-se em período de Discussão Pública entre 29 de Novembro de 2010 e 22 de Fevereiro de 2011 (Aviso nº 24108/2010, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 226, de 2010.11.22).

 

Porto de Setúbal ultrapassa barreira dos 7 milhões de toneladas

Depois de ter batido, em meados de Dezembro, o anterior recorde de 6,8 milhões de toneladas movimentadas em 2007, o Porto de Setúbal passou, em 2010, a fasquia dos 7 milhões de toneladas.

"Atingir este patamar, torna 2010 um ano histórico para o porto e constitui um merecido prémio para toda a Comunidade Portuária de Setúbal, que demonstrou estar motivada e preparada para enfrentar e superar os desafios colocados pela conjuntura difícil que atravessamos, evidenciando um dinamismo que permite fixar o Porto de Setúbal na rota da competitividade" - lê-se no site da APSS.
 

Armando Miguel Sequeira é o novo presidente do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR)

Armando Miguel Perez de Jesus Sequeira, licenciado em Ciências Militares Navais, da Escola Naval e MBA em Gestão de Informação pela Universidade Católica Portuguesa, com 50 anos de idade, é o novo presidente do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR).

NA PASSAGEM DO ANO

Baía do Funchal em todo o seu esplendor

A baía do Funchal foi uma vez mais palco privilegiado do espectáculo pirotécnico da passagem de ano, desta vez subordinado ao tema "sentir a Madeira" e que, em oito minutos, apelou às emoções, sobretudo na parte final, com uma salva de fogo que fez "tremer" o anfiteatro da capital madeirense.

 

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Obra de valorização do porto comercial perto da conclusão

A obra de valorização do porto comercial está a decorrer a bom ritmo, aproximando-se a sua conclusão. Uma equipa composta por mais de cem trabalhadores tem estado no terreno, nas últimas semanas, intervindo na frente do Cais Comercial (parte mais antiga do Porto).

Navio-escola Sagres no Japão

Foi emocionante ver a chegada do Navio Escola Sagres a Lisboa na véspera de Natal, depois de 11 meses no mar. Um dos grandes embaixadores de Portugal no mundo, veio passar o Natal a casa depois de ter deixado marca em muitos portos internacionais.

TCL

Novo Máximo de Contentores e Teus em 2010

Terminal de Contentores de Leixões movimentou no ano de 2010 um total de 304.827 contentores, equivalentes a 482.370 TEU, o que representa um acréscimo de 5,1% e 6,3%, respectivamente, face às quantidades movimentadas no ano anterior.
Estes números constituem um novo máximo para o TCL, que assim pelo 11.º ano consecutivo, desde que iniciou a exploração da concessão, continua a crescer.

 

Morreram 11 pescadores em 2010

Em 2010, 11 pescadores morreram na costa. A estes, juntam-se mais cinco mortos num acidente de viação. O ano foi negro para a classe piscatória e 2011 não começou melhor: um pescador desapareceu, dia 1 de Janeiro, em A-ver-o-Mar.

 

Porto de Lisboa equipado com sete detectores nucleares

O porto de Lisboa tem desde Outubro de 2010 sete detectores nucleares pagos pelos EUA. O sistema serve para travar contrabando de materiais que podem ser usados em atentados. Declarações de Eduardo Santos, director da Segurança da Administração do Porto de Lisboa.

Portugal bem representado no Most Europe

Foi uma representação “de peso”, em número e qualidade, a comitiva portuguesa que participou no primeiro curso Most Europe, promovido pela Escola Europeia de Short Sea Shipping.

INVESTIMENTO SUPERIOR A 900 MIL EUROS

Porto da Figueira da Foz reabilita gruas

O Porto da Figueira da Foz deu por concluído o processo de reabilitação de três das gruas que se encontram ao serviço.
As intervenções consistiram na instalação de novos equipamentos electrónicos, reabilitação de motores, elementos mecânicos e infra-estrutura, cabinas de comando e pintura, dando-lhes maior fiabilidade e produtividade na operação.

2010 foi positivo para o porto do Funchal

O presidente da Administração Portos da Região Autónoma da Madeira, Bruno Freitas, considerou hoje "2010 um bom ano" para o porto do Funchal ao atingir crescimentos de 10% nas escalas e de 15% em passageiros.
"Foi um bom ano", disse Bruno Freitas num encontro com a comunicação social, tendo destacado como marcos importantes a inauguração do terminal do porto do Funchal e a distinção de segundo melhor porto na Europa, atribuído durante o Sea Trade que decorreu em Nice.

 

Cerimónia da recepção provisória do NRP Viana do Castelo

Decorreu esta quinta-feira, dia 30 de Dezembro, em Viana do Castelo, a cerimónia da recepção provisória do NRP Viana do Castelo, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva. Estiveram presentes na cerimónia o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, a madrinha do navio, Manuela Eanes, acompanhada pelo marido, General Ramalho Eanes, e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes.

 

Sistema de Gestão da Qualidade da APSS auditado com sucesso

Foi concluída com êxito a Auditoria de Acompanhamento ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e de Sesimbra, SA, segundo o referencial NP EN ISO 9001:2008.
Esta acção inseriu-se no 2º ciclo de auditorias levadas a cabo pela Lloyds Register Quality Assurance, com carácter anual, desde a obtenção do primeiro certificado da Qualidade da APSS, em 21 de Novembro de 2009.
 

AÇORES

«Cruzeiro do Canal» regressou ao mar

Depois de três meses e meio em reparações, o "Cruzeiro do Canal" recebeu o certificado de navegabilidade do IPTM.
O navio de passageiros iniciou as operações nas ilhas do triângulo a 25 de Dezembro. A Transmaçor volta, a partir de agora,a ter, de novo, dois barcos à disposição.

Navio-Escola Sagres cumpriu viagem à volta do mundo

Depois de onze meses a navegar à volta do mundo, o navio escola Sagres e os 146 marinheiros da sua guarnição chegaram no dia 24 ao Alfeite, naquela que foi a maior viagem de sempre deste navio da Armada Portuguesa.
VEJA A NOTÍCIA NA RTP1
VEJA A NOTÍCIA NA SIC

Porto de Aveiro investe 730 mil euros em dragagens

A Administração do Porto de Aveiro acaba de lançar o concurso para a dragagem do canal principal e da zona adjacente ao Molhe Norte.
O objectivo é manter os fundos no canal principal de navegação e zona adjacente ao Molhe Norte, com isso garantindo as condições normais de segurança de navegação no canal principal do porto aveirense, de acordo com o anúncio hoje publicado em Diário da República.
 

Porto de Setúbal bate recorde absoluto na carga

O Porto de Setúbal ultrapassou, no corrente mês de Dezembro, o anterior recorde absoluto de movimentação de cargas, alcançado em 2007. Entre Janeiro e Novembro de 2010, registou um crescimento de 21,6%, face ao período homólogo de 2009.

PORTO DE SINES

«MSC Camille» em viagem inaugural no Terminal XXI

O Terminal XXI do Porto de Sines recebeu um dos maiores porta-contentores do mundo, o “MSC Camille”, sendo já o segundo navio em viagem inaugural em menos de duas semanas.
Este novo navio tem um comprimento fora-a-fora de 365.52 metros, uma boca de 45.6 metros e uma arqueação bruta de 165.844 Toneladas, permitindo o transporte de 14.000 TEU’s, o que significa que Sines é um dos poucos portos europeus capazes de o receber.

 

Total: 3940