Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




COM MAIS DE 200 OFERTAS

Bolsa de Turismo de Lisboa abre hoje ao público

A Bolsa de Turismo de Lisboa 2011 abre hoje as portas com mais de 200 ofertas que passam por descontos em hotéis e pacotes turísticos que podem chegar aos 50%. Este é, segundo a directora da BTL, um dos grandes atractivos da feira que decorre até 27 de Fevereiro e que estará aberta ao público em geral entre 25 e 27 de Fevereiro. No entanto, pela primeira vez, a BTL abre também hoje ao público em geral o espaço de turismo gastronómico.
Com 980 expositores, 75 novas empresas e mais de 45 destinos internacionais, a BTL terá este ano, como destino internacional convidado, a Tailândia, que dará a conhecer a oferta turística que este país asiático disponibiliza.

WavEC - Centro de Energia das Ondas prepara «páginas amarelas» do sector

O WavEC - Centro de Energia das Ondas está a colaborar com a EnergyIN - Pólo da Competitividade e Tecnologia da Energia na elaboração de uma lista de “páginas amarelas” pública de entidades relacionadas com o sector de energias renováveis offshore.

ANÚNCIO DE ANTÓNIO MENDONÇA, NA FIGUEIRA DA FOZ

Governo vai promover congresso sobre portos nacionais

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações anunciou, na Figueira da Foz, que o Governo vai "brevemente" promover um congresso destinado a analisar a situação do setor portuário tendo em vista a dinamização das exportações.
O congresso, denominado ExPort, "Ex de exportações, Port de Portos", explicou o ministro António Mendonça, vai decorrer "tendo em conta a importância que o Governo atribui aos portos", juntando representantes das administrações e das comunidades económicas associadas à actividade portuária.

 

INAUGURAÇÃO DO PROLONGAMENTO DO MOLHE NORTE

«Porto da Figueira da Foz é um verdadeiro aliado das empresas da região» – afirma o Ministro das Obras Públicas

Rasgados elogios à gestão do Porto da Figueira da Foz (APFF) marcaram o discurso de António Mendonça na cerimónia de inauguração do prolongamento do Molhe Norte.
O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, recordou a cifra record do porto, em 2010, com um crescimento de 37% na movimentação de mercadorias.
Estendendo os elogios à administração do Porto de Aveiro (comum à do porto figueirense), António Mendonça aproveitou a deixa do Presidente da APFF para reafirmar a vontade do ministério em continuar a fazer obra “mesmo em tempo de cerração”, leia-se crise económica mundial.
 

PORTO DE SETÚBAL

Primeira transporte directo de veículos fabricados na Autoeuropa para fora da UE

O ro-ro “Atlas Highway” embarcou, no dia 4 de Fevereiro, no Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal, a primeira carga de veículos fabricados na Autoeuropa com destino ao Porto de Toyohashi, no Japão, naquele que foi o primeiro embarque directo para o exterior da União Europeia. O navio da K-Line foi fretado pela Volkswagen Logistics, agenciado pela Navigomes e operado pela Navipor.

INAUGURAÇÃO DO PROLONGAMENTO DO MOLHE NORTE DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Vídeos já disponíveis no Youtube

Já se encontram disponíveis, no Canal do Porto da Figueira da Foz no Youtube, os vídeos reportando na íntegra, a cerimónia de inauguração do prolongamento do Molhe Norte desta estrutura portuária.
Um total de nove vídeos, aqui se incluindo as intervenções de António Mendonça, José Luís Cacho e João Ataíde.
 

HOJE, 21 DE FEVEREIRO, NO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Ministro das Obras Públicas inaugura prolongamento do Molhe Norte

O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações preside hoje à cerimónia inaugural da nova acessibilidade marítima (Molhe Norte), do Porto da Figueira da Foz (APFF, S. A.), aproveitando para se inteirar de uma série de outros investimentos realizados pela administração portuária, num montante que ascende aos 26,5 milhões de euros.

Estaleiros Navais de Peniche aumentam capacidade instalada

Os Estaleiros Navais de Peniche (ENP) estão a concluir um investimento de quatro milhões de euros em obras para aumentar a sua capacidade de resposta na recepção de embarcações e na construção em aço. Iniciaram ainda uma nova área de negócio – reparação de navios que prestam apoio logístico a plataformas de exploração petrolífera - numa perspectiva de encontrar alternativas à construção de barcos de pesca.

FAOLA

Tripulantes só têm comida até domingo

Continua a saga em torno do navio "FAOLA", atracado no porto da Praia da Vitória. A tripulação tem salários em atraso há cinco meses e a comida acaba no domingo. Entretanto já estão a receber ajuda da população. Ao 12º dia de estadia forçada no Porto da Praia da Vitória, acabado o combustível e sem luz ao fundo do túnel, foi ligado à energia de terra o "abandonado" N/M "FAOLA".

Espanha e Portugal são os principais destinos das exportações de Cabo Verde

Segundo o INE, em 2010 os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os peixes, moluscos e crustáceos, representando 40,6% do total, e as conservas, com 39,0%. Entre os países europeus, a Espanha destaca-se no ranking dos principais clientes de Cabo Verde, representando cerca de 68,3% do total das exportações em 2010 (72,6% do total da zona económica em que se insere), e tiveram uma variação positiva de 64,2% comparativamente a 2009.
Portugal posiciona-se em segundo lugar na estrutura das exportações de Cabo Verde com 24,9% do total, apesar de ter descido 13,3 pp em 2010 relativamente ao ano anterior, o que em termos de evolução representou uma queda de 13,3%.

ESTA QUINTA-FEIRA, DIA 17

Marinha faz exercício de combate à poluição marítima na foz do Gilão em Tavira

A Marinha - Autoridade Marítima Nacional vai realizar esta quinta-feira, 17 de Fevereiro, um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, que terá lugar na foz do rio Gilão, nas Quatro Águas, em Tavira, entre as 9h00 e as 12h00. O exercício, denominado «Gilão 2011», será conduzido pela Autoridade Marítima Regional, através do Departamento Marítimo do Sul, e tem como objectivo «o treino e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul de Faro e da Capitania do Porto de Tavira, em resposta aos incidentes mais prováveis».

V PLENÁRIO DA COMUNIDADE DE TRABALHO CENTRO DE PORTUGAL-CASTILLA Y LEÓN

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz apresentam balanço de actividades

As administrações dos portos de Aveiro (APA) e da Figueira da Foz (APFF)  apresentaram detalhado balanço das actividades desenvolvidas no âmbito da "COMUNIDADE DE TRABALHO CENTRO DE PORTUGAL-CASTILLA Y LEÓN". O detalhe foi efectuado no decorrer do V Plenário desta comunidade, reunida no Palacio de Montarco, em Ciudad Rodrigo (Espanha), a 15 de Fevereiro.

Porto de Lisboa presente na Intermodal South America

O Porto de Lisboa vai participar, pelo quarto ano consecutivo, na Intermodal South America, que se realiza em São Paulo, no Brasil.
Considerada a mais importante feira da América Latina, a Intermodal de S. Paulo reúne os protagonistas mundiais dos sectores da logística, comércio externo e transporte. Com a presença de mais de 45.000 profissionais e 450 expositores de mais de 40 países, é possível contactar com o que há de melhor e mais moderno em áreas como tecnologia, informação, facilidades ou serviços ligados à logística, este evento constitui-se como uma excelente oportunidade para as empresas poderem aumentar a sua rede de relacionamentos ou ampliarem a sua carteira de clientes.
 

V PLENÁRIO DA COMUNIDADE DE TRABALHO CENTRO DE PORTUGAL-CASTILLA Y LEÓN

Relações de Castela e Leão com Portugal são agora mais forte do que nunca

O Conselheiro da Presidência e porta-voz da Junta de Castilla y León, José Antonio de Santiago-Juárez, afirnou ontem em Ciudad Rodrigo que, graças a várias iniciativas de parceria desencadeadas durante a actual legislatura, as relações de Castela e Leão com Portugal são agora "mais forte do que nunca". Santiago-Juárez presidiu, no Palacio de Montarco, em Ciudad Rodrigo (Espanha), ao V Plenário da Comunidade de Trabalho Centro de Portugal-Castilla y León.
Esta Comunidade é dinamizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) e pela Junta de Castilla y León (JCYL).
O Porto de Aveiro (APA) e o Porto da Figueira da Foz (APFF) marcaram presença na reunião.
 

Daniel Bessa preside à Comunidade Portuária de Viana do Castelo

Mesmo sem estar formalmente constituída, a Comunidade Portuária de Viana do Castelo já tem presidente “eleito”. Daniel Bessa, economista emérito com ligações ao Alto Minho, é o escolhido, anuncia a "Transportes & Negócios". O “pontapé de saída” para a constituição da Comunidade Portuária foi dado no final de Janeiro, numa reunião havida na sede da administração portuária.

FAP resgata tripulantes de barco espanhol ao largo dos Açores

A Força Aérea resgatou dois tripulantes de uma embarcação espanhola que naufragou ao largo dos Açores. A operação decorreu durante a madrugada a cerca de 30 quilómetros da ilha de Sta. Maria. Os tripulantes forma salvos e estão fora de perigo.
 

Tripulação do FAOLA em dificuldades

A tripulação de um navio do Panamá atracado no porto da Praia, está a ser alimentada com a ajuda da população. A tripulação tem salários em atraso há cinco meses. Declarações de Vieira Branco, comandante da Polícia Marítima.

PORTO DE LEIXÕES QUEBRA RECORDES DE MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS EM JANEIRO

Mercadoria exportada registou um crescimento de 60% em relação a 2010

O Porto de Leixões teve em Janeiro de 2011 um dos melhores meses da sua história, batendo o recorde de movimentação em vários segmentos de mercadorias. Mais de 1,4 milhões de toneladas de mercadoria passaram por Leixões no primeiro mês deste ano, 320 mil toneladas mais (29%) do que em Janeiro de 2010.

HOJE, EM CIUDAD RODRIGO, COM A PRESENÇA DOS PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ

V Plenário da Comunidade de Trabalho Centro de Portugal-Castilla y León

Realiza-se hoje, terça-feira, 15 de Janeiro, no Palacio de Montarco, em Ciudad Rodrigo (Espanha), o V Plenário da Comunidade de Trabalho Centro de Portugal-Castilla y León.
Esta Comunidade é dinamizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) e pela Junta de Castilla y León (JCYL).
O Porto de Aveiro (APA) e o Porto da Figueira da Foz (APFF) marcam presença na reunião.

Traficantes de droga colombianos já usam submarinos

O exército colombiano descobriu um submersível usado para o tráfico de droga. O submarino tem a capacidade de transportar certa de oito toneladas de cocaina e pode transitar entre a Colômbia e o México.
O submersível, feito de forma 'caseira', foi encontrado por militares colombianos.
O jornal El Tiempo noticia que os oficiais que encontraram o submergível ficaram surpreendidos com a tecnologia utilizada para fazer a embarcação de mais de 30 metros que é completamente submergível, tornando-se virtualmente indetectável.
 

Total: 4030