Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Mercadorias em Leixões aumentam 3% em 2010

O porto de Leixões movimentou 14,6 milhões de toneladas em 2010, superando o registo de 2009 mas ficando abaixo do máximo de 2008 (15,6 milhões de toneladas).
Relativamente ao ano anterior, o resultado de Leixões em 2010 representa um avanço de 3%, ou um pouco mais de 400 mil toneladas. Entre os principais tipos de carga, os granéis líquidos – os primeiros em volume – foram os únicos a contrariar a tendência de recuperação e a evitarem um resultado melhor.

 

Porto de Setúbal cresce 120% nos contentores

O Porto de Setúbal registou um crescimento de 120% na tonelagem de carga contentorizada em 2010. Este aumento significa um movimento nos contentores superior a 500 mil toneladas e corresponde a cerca de 45 mil TEUs que passaram pelo porto de Setúbal em 2010, mais 75% que em relação ao ano transacto.

China é já quinto maior mercado da Autoeuropa

A China passou a ser, no ano passado, o quinto melhor mercado para as exportações da Autoeuropa, face ao nono e décimo lugares que ocupava anteriormente, devendo este ano ascender a terceiro ou quarto maior comprador da fábrica da Volkswagen em Palmela.

Turismo mundial cresceu 6 a 7 por cento em 2010

O turismo mundial terá registado em 2010 um crescimento da ordem dos 6 a 7 por cento nas chegadas internacionais, revelou Márcio Favilla, director executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da Organização Mundial de Turismo (OMT).

POEM EM DISCUSSÃO PÚBLICA NA FIGUEIRA DA FOZ

Apresentações já disponíveis

Já se encontram disponíveis no Canal da Associação dos Portos de Portugal no SLIDESHARE, as apresentações de suporte às intervenções efectuadas n a sessão pública temática relativa aos Transportes Marítimos e Portos, sessão inserida na discussão pública do POEM.
A reunião para discutir o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo realizou-se na sede do Porto da Figueira da Foz (APFF), a 13 de Janeiro de 2011, numa iniciativa conjunta do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e da Associação dos Portos de Portugal (APP).
 

 

MELHORAR LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO

Cylog faz acordo com operadores

A rede espanhola de plataformas logísticas Cylog fechou, recentemente, vários acordos de colaboração com alguns dos principais operadores logísticos a actuar na região de Castela e Leão.
De acordo com a imprensa espanhola, foram celebrados acordos com a Norbert Dentressangle Gerposa, a Giraud – Geodis, a Ceva Logistics e o grupo Carreras. Em breve serão ainda assinados acordos com a DB Schenker Spain Tir e com a SDF.
 

Logística & Transportes Hoje tem novo site

A revista Logística & Transportes Hoje acaba de lançar o seu novo site, dirigido a todos os profissionais destas áreas. Neste novo espaço os interessados podem encontrar toda a informação do sector, entrevistas, opiniões de reputados colunistas, reportagens, assim como dados relativos aos diferentes mercados, anunciam os responsáveis do novo espaço na web.

POEM EM DISCUSSÃO PÚBLICA NA FIGUEIRA DA FOZ

Plano de ordenamento vem clarificar espaço marítimo

A Figueira da Foz acolheu, a 13 de Janeiro, a sessão pública temática relativa aos Transportes Marítimos e Portos inserida na discussão pública do POEM.
A reunião para discutir o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo realizou-se na sede do Porto da Figueira da Foz (APFF), numa iniciativa conjunta do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e da Associação dos Portos de Portugal (APP).
 

PORTO DE SETÚBAL

Tráfego ferroviário cresce 56%

O Porto de Setúbal viu 2010 transformar-se num ano de forte crescimento do tráfego de mercadorias por ferrovia. De acordo com os dados disponibilizados pela CP Carga, registou-se uma subida de 56% no tráfego ferro-marítimo de e para o Porto de Setúbal, atingindo 1,46 milhões de toneladas no ano.

«GRANDE CONGO» escala o Porto de Lisboa na sua viagem inaugural

No passado dia 10 de Janeiro escalou o Porto de Lisboa na sua viagem inaugural o navio “GRANDE CONGO” a mais recente construção do armador italiano Grimaldi.
A colocação de navios novos em Linhas regulares com escala em Lisboa, são de grande relevância para o Porto de Lisboa bem como para o mercado Português, contribuindo desta forma para o aumento da competitividade dos serviços prestados pela comunidade portuária do porto de Lisboa.

 

LEIXÕES ADOPTA SOLUÇÃO DEFINITVA PARA REDUÇÃO DE POEIRAS

Barreira de contentores será novo espaço de expressão artística de Matosinhos

A APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões vai avançar com a construção de uma nova barreira de contenção das aparas de madeira que são movimentadas no Porto de Leixões. Será colocado no terminal de carga geral e granéis de Leixões, na parte Sul do porto, em Matosinhos, uma cortina de contentores com um “pára-vento” no topo, uma estrutura de metal e tela destinada a impedir a propagação de poeiras.

ANO RECORD PARA OS PORTOS DO CENTRO

Figueira da Foz cresce 37% e Aveiro 25%

Um crescimento assinalável, é o mínimo que se pode dizer quando se olha ao crescimento do tráfego de mercadorias nos portos da Figueira da Foz e de Aveiro.
Os dois portos não só evidenciam taxas de crescimento situadas nos dois dígitos como tal crescimento atinge valores a justificarem merecido destaque: subida de mais de um terço na Figueira da Foz e de um quarto em Aveiro.
 

Sócrates inicia ofensiva para incentivar exportações portuguesas

O chefe de Governo estará hoje em Frankfurt na maior feira do mundo de têxteis para o lar, a Hemtextil, que conta com uma participação de quase 60 empresas portuguesas.
O primeiro-ministro visitará os pavilhões portugueses para falar com os industriais no âmbito da campanha do Governo para dinamizar as exportações, consideradas fulcrais para a recuperação da economia nacional, revelou fonte oficial do seu gabinete.

Viana do Castelo supera o meio milhão de toneladas

Três anos volvidos, o Porto de Viana do Castelo voltou a superar a fasquia do meio milhão de toneladas movimentadas. Foram 524 mil as toneladas movimentadas no ano passado no porto da foz do Lima, que comparam com as cerca de 406 mil toneladas registadas em 2009.

 

NOVA SOLUÇÃO CUSTA METADE DO PREÇO E AMORTECE RUÍDO

Contentores vão tapar a estilha em Leixões

Clipping - Jornal de Notícias, 11 de Janeiro de 2011

Câmara de Viana rejeita perda de autonomia do porto

Notícia em destaque no jornal Público, edição de 11 de Janeiro de 2010.
Clique aqui para consultar a notícia (formato pdf)

PARTE HOJE, TERÇA-FEIRA, PARA O GOLFO DO MÉXICO

Segundo maior navio-grua do mundo está no Funchal

O Saipem 7000, o segundo maior navio-grua do mundo, está desde ontem no Porto do Funchal. O navio-plataforma proporciona um espectáculo invulgar, pelas suas dimensões e características.
Este navio, especialista na instalação de plataformas petrolíferas, tem despertado as atenções de madeirenses e turistas, surpreendidos com as dimensões do Saipem que só de altura mede 175 metros, com 197,95 m de comprimento.

EM PARCERIA COM O PORTO DE AVEIRO

PROJECTO PROPOSSE - AIDA promove estudo aos operadores logísticos

A AIDA, na qualidade de parceiro do projecto PROPOSSE - Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância, celebrou, em Outubro, um contrato com a Universidade de Aveiro para a realização de entrevistas a empresas, com especial enfoque aos operadores logísticos do “hinterland” do Porto de Aveiro.

DIAS MAIS MOVIMENTADOS COM CINCO NAVIOS

Porto de Lisboa prevê 325 escalas de navios de cruzeiro este ano

O Porto de Lisboa prevê atingir este ano 325 escalas, mais uma do que a previsão inicial para 2010, e que no balanço do primeiro semestre tinha sido revista em baixa para 309, ainda sem contabilizar o impacto dos vários cancelamentos da Pullmantur por avarias nos navios e redução da operação "Escapadas do Atlântico".

TCL perto dos 90% da capacidade instalada

Pelo 11.º ano consecutivo, o TCL melhorou o movimento de contentores no porto de Leixões. Desde 2000, o crescimento acumulado supera os 70%.
O TCL movimentou no ano passado 482 370 TEU, superando assim o anterior máximo da concessão, fixado em 2009 nos 454 503 TEU, anunciou a empresa. O crescimento de 6,1% superou o aumento do número de contentores movimentados, que foi de 304 827 contra os 290 557 de há um ano (mais 4,9%).

Total: 3940