Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PARCERIAS COM PORTOS NACIONAIS E COM RENFE SÃO A CHAVE PARA GANHAR QUOTA NO MERCADO IBÉRICO

CP Carga antecipa «break-even» com vista à privatização

A CP Carga, participada a 100% da CP, vai antecipar o equilíbrio de resultados para 2013, dois anos antes do que estava previsto quando a empresa foi criada. "Estamos em condições de antecipar para 2013 o ‘break-even' da empresa, dois anos antes do que estava previsto no estudo que implantou o modelo de negócio da empresa quando ela foi criada", disse Rocha Soares, presidente da empresa, ao Diário Económico.

Porto de Lisboa volta a superar os 12 milhões de toneladas

Um fim de ano em força permitiu ao porto de Lisboa terminar 2010 com um saldo positivo relativamente a 2009, mas ainda abaixo dos números de 2008. No ano passado, o porto da capital movimentou 12 milhões de toneladas, um valor que supera os 11,7 milhões de toneladas de 2009 mas fica longe dos quase 13 milhões (12,98 milhões) de há dois anos.

Duas novas Linhas no Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal conta com mais duas Linhas a partir de Janeiro de 2011, uma da Flota Suardiaz, para carga ro-ro, e outra da Seatrade, para fruta e carga geral, ambas agenciadas pela L. Branco – Navegação e Trânsitos, Lda.

SEGUNDO A AGEPOR

Novas taxas de sanidade nos portos vão encarecer exportações

Não foram só as vacinas para viajantes, nem o custo pelos pedidos de atestados médicos que aumentaram, com a publicação das novas taxas de actos das autoridades de saúde pública.
Com a nova tabela publicada no passado dia 8 de Janeiro, também as actividades relacionadas com as condições de saúde a bordo de navios sofreram um aumento “desproporcional”, segundo a Associação de Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR). E que vai, “inevitavelmente”, tornar as exportações portuguesas mais caras.
A AGEPOR escreveu uma carta ao primeiro-ministro, a denunciar esta situação, dias depois da publicação da lei.
 

«Portos da Madeira» participam no projecto europeu Gesport

Estreitar as relações dos portos da Madeira e das Canárias com os vizinhos da costa ocidental africana é o objectivo do programa de cooperação transnacional MAC 2009-2013 Gesport. No limite, o programa Gesport propõe-se potenciar o papel das regiões ultra-periféricas europeias como plataformas atlânticas para o tráfego de mercadorias e para a prestação de serviços portuários.

 

CP Carga associa-se ao Fórum Empresarial da Economia do Mar

A CP Carga S.A. associou-se ao Fórum Empresarial da Economia do Mar, uma associação de empresas que teve o seu lançamento oficial em 29 de Abril de 2010, prevista no estudo "Hypercluster da Economia do Mar" elaborado pelo Professor Ernâni Lopes.

NAVEGAR 2011

Agenda do Porto da Figueira da Foz para este ano já disponível em dois formatos

A edição de 2011 de “Navegar”, a agenda do Porto da Figueira da Foz para o ano corrente, já se encontra disponível para os interessados, no tradicional formato em papel (116 páginas).
Tabela de marés, dados astronómicos, serviço de comunicações e horários integram a mais recente edição de “Navegar”, agenda que inclui também outros conteúdos de interesse, referentes à localização do Porto da Figueira da Foz, às zonas portuárias, informações gerais sobre distâncias e ventos, contactos úteis e um calendário para 2011.
 

PARA JUAN ROMERO

«Portos portugueses são estratégicos para a PLSWE»

A Plataforma Logística do Sudoeste Europeu (PLSWE), que vai nascer em Badajoz, integrada no eixo Lisboa-Madrid, foi alvo de apresentação pública em Lisboa, por intermédio do seu director, Juan Romero. Numa cerimónia que contou ainda com uma breve apresentação do Porto de Lisboa, por parte de Marcos Afonso, da APL, Juan Romero começou por destacar que, para esta nova infra-estrutura, "os portos portugueses são estratégicos e a conexão com estes é fundamental".

«Cecília A» chegou aos Açores

“Cecília A”, a nova embarcação da Empresa de Barcos do Pico vai reforçar o transporte de mercadorias nas ilhas do Triângulo. Adquirido na Noruega em Agosto de 2010, tem 40 m de comprimento, 8,32 m de boca e uma arqueação bruta de 383 toneladas.
A nova embarcação junta-se ao “Lusitânia” para assegurar o transporte de mercadorias nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge.
 

EMBAIXADOR DO BRASIL VISITA SINES

Sines com características para ser a porta de entrada do Brasil na Europa

O Embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, visitou Sines no dia 21 de Janeiro, acompanhado por uma importante comitiva económica da embaixada, tendo sido recebido no Centro de Negócios da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines. A recepção foi presidida por Basílio Horta, Presidente do Conselho de Administração da aicep Global Parques e as apresentações estiveram a cargo de Francisco Sá, presidente da comissão executiva da aicep Global Parques, e de Lídia Sequeira, presidente do conselho de administração do Porto de Sines.

PORTO DE SINES

Brasil quer aumentar comércio de contentores para a Europa através de Portugal

A criação de um entreposto comercial brasileiro em Sines é uma possibilidade que está a ser analisada, revelou o embaixador do Brasil em Portugal, mostrando interesse em aumentar o comércio de contentores para a Europa.
"Estamos interessados em ver a possibilidade de aumentar o comércio de contentores com Portugal, com vista ao mercado interno, mas também com vista a outros territórios dentro da Europa", disse hoje, dia 21 de Janeiro, em declarações à agência Lusa, o embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, de visita ao Porto de Sines.

 

NAVEGAR 2011

Agenda do Porto de Aveiro para este ano já disponível em dois formatos

A edição de 2011 de “Navegar”, a agenda do Porto de Aveiro para o ano corrente, já se encontra disponível para os interessados, no tradicional formato em papel (96 páginas).
Tabela de marés, dados astronómicos, serviço de comunicações e horários integram a mais recente edição de “Navegar”, agenda que inclui também outros conteúdos de interesse, referentes à localização do Porto de Aveiro, às zonas portuárias, informações gerais sobre distâncias e ventos, contactos úteis e um calendário para 2011.
 

VIAGEM INAUGURAL DO MSC LIVORNO

Porto de Sines recebeu mais um gigante dos mares em viagem inaugural

O Porto de Sines voltou a receber no Terminal XXI, no passado dia 18 de Janeiro, mais um gigante dos mares em viagem inaugural, o “MSC Livorno”, um dos maiores navios porta-contentores em operação no mundo.
Este navio da Mediterraneam Shipping Company (MSC) apresenta como características um comprimento fora-a-fora de 356,5 metros, uma boca de 51,2 metros e um Deadweight de 153.115 toneladas, possibilitando o transporte de 14.000 TEU.
 

Leixões encerra 2010 com aumento de 11% nas exportações

O Porto de Leixões registou em 2010 um aumento de 11% nas mercadorias exportadas para países não comunitários face ao ano anterior, um valor determinante para Leixões encerrar o ano com um crescimento de 3% no volume de mercadoria movimentada, num total de 14,6 milhões de toneladas.

PROJECTADO PELA YACHT ISLAND DESIGN

Iate mais caro do mundo

A companhia britânica Yacht Island Design projectou um iate que reproduz o principado do Mónaco em versão flutuante, com as principais atracções do local miniaturizadas, como a pista de corrida de Fórmula 1, o casino de Monte Carlo, o Hotel Paris, piscinas e campos de ténis.

PORTO DO FUNCHAL

Recomeçaram as obras de requalificação da área norte

Recomeçaram as obras de requalificação da área norte do porto do Funchal e que estão a ser executadas pela Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento.
Telejornal, RTP Madeira, 18.01.2011.
 

ACIDENTES MARÍTIMOS

Novas regras para embarcações e multas para infractores

O Diário da República publica hoje, 18 de Janeiro de 2010, novas regras das embarcações portuguesas relativamente aos meios de salvação e à segurança dos passageiros, com coimas aplicadas aos infractores, que podem ir até aos 3500 euros.

 

PORTO DE SETÚBAL (APSS)

Tráfego ferroviário cresce 56%

O Porto de Setúbal viu 2010 transformar-se num ano de forte crescimento do tráfego de mercadorias por ferrovia. De acordo com os dados disponibilizados pela CP Carga, registou-se uma subida de 56% no tráfego ferro-marítimo de e para o Porto de Setúbal, atingindo 1,46 milhões de toneladas no ano.

Mercadorias em Leixões aumentam 3% em 2010

O porto de Leixões movimentou 14,6 milhões de toneladas em 2010, superando o registo de 2009 mas ficando abaixo do máximo de 2008 (15,6 milhões de toneladas).
Relativamente ao ano anterior, o resultado de Leixões em 2010 representa um avanço de 3%, ou um pouco mais de 400 mil toneladas. Entre os principais tipos de carga, os granéis líquidos – os primeiros em volume – foram os únicos a contrariar a tendência de recuperação e a evitarem um resultado melhor.

 

Porto de Setúbal cresce 120% nos contentores

O Porto de Setúbal registou um crescimento de 120% na tonelagem de carga contentorizada em 2010. Este aumento significa um movimento nos contentores superior a 500 mil toneladas e corresponde a cerca de 45 mil TEUs que passaram pelo porto de Setúbal em 2010, mais 75% que em relação ao ano transacto.

Total: 3938