Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Espanhol Francisco Gallardo Durán preside aos Estaleiros de Viana do Castelo

Com o negócio Atlântida resolvido e a construção dos primeiros patrulhas para a Marinha ultrapassada, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo acabam de superar um dos últimos degraus das dificuldades dos últimos dois anos, efectivada que está a nomeação do espanhol Francisco Gallardo Durán para presidente executivo da empresa pública.

LIGAÇÃO FERROVIÁRIA AO PORTO DE AVEIRO

Num ano, cerca de 200 mil toneladas movimentadas, 7400 camiões retirados das estradas

No primeiro ano de funcionamento da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, as composições que circularam pela via movimentaram perto de 200 mil toneladas, o que equivale a 7400 camiões retirados das estradas.
88% da carga movimentada por ferrovia correspondeu a exportações pelo Porto de Aveiro, dado que merece natural destaque.

APDL aposta numa política de sustentabilidade em diálogo com todos os seus stakeholders

Dando expressão à “Carta de Conduta para Fornecedores” e tendo em vista consagrar a APDL como um dinamizador da melhoria das condições de segurança junto de todas as suas partes interessadas, nos dias 23 e 24 de Março realizou-se no Centro de Formação da APDL uma acção de formação sobre Segurança no Trabalho destinada a todos os prestadores de serviço que, com carácter de regularidade, desenvolvem a sua actividade nas instalações da empresa.

Navios evitam porto de Tóquio com receio das radiações

Alguns navios mercantes estarão a evitar o porto de Tóquio devido ao receio de radiação; o Japão pode enfrentar problemas graves na cadeia de oferta de produtos em função do número de navios desviados, afirmam autoridades do sector de transportes marítimos.

COSTA TEM 8,5 MIL QUILÓMETROS NAVEGÁVEIS

A importância dos portos para o Brasil

Com uma costa de 8,5 mil quilómetros navegáveis, o Brasil possui um sector portuário que movimenta anualmente cerca de 700 milhões de toneladas das mais diversas mercadorias e responde, sozinho, por mais de 90% das exportações.

 

BRASIL

Guerra dos portos levou 771 mil empregos

A guerra fiscal na importação por meio dos portos estaduais já custou ao Brasil 771 mil empregos e reduziu o crescimento do PIB em R$ 18,9 bilhões, o equivalente a 0,6%, segundo estudo da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo).
O estudo analisou as importações de 2001 até ao ano passado em oito Estados que adoptaram benefícios fiscais nos portos - Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Tocantins.

Tecnologias verdes e corredores de transporte sustentáveis em discussão no Porto de Sines

A Administração do Porto de Sines acolheu, a 24 de Março, o 4º Encontro Regional do Fórum Supergreen. O projecto intitulado “Supergreen” é uma Acção de Coordenação e Apoio co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa-Quadro, envolvendo 22 parceiros de 13 países europeus, no qual se inclui a PSA Sines, concessionária do Terminal XXI.

DOSSIER DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO DE LISBOA

Há sinais de recuperação no turismo português

Dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que em 2010 se registou uma recuperação no sector turístico, face aos resultados de 2009, e que Lisboa liderou o crescimento em termos de dormidas.
Leia o detalhado dossier publicado pelo Observatório de Turismo de Lisboa.

Barra da Fuzeta será reaberta dentro de um mês

A reabertura da nova barra da Fuzeta deverá acontecer em Abril, no mesmo local onde, há pouco mais de dois meses, a força do mar desfez uma das mais recentes obras do programa Polis, que tinha custado cerca de um milhão de euros.
 

PESAVA 250 QUILOS

Salvo merlim preso em plataforma da Petrobrás

São imagens impressionantes de um merlim preso numa plataforma submarina da Petrobrás, e resgatado através de um ROV (veículo de operação remota). Tudo graças a um engenheiro que trabalha na companhia e desconfiou da instabilidade da plataforma.

 

UM UNIVERSO DE DIVERSÃO QUE VAI DOS PORTOS AO FUNDO DOS OCEANOS

iPad 2 chega hoje a Portugal

A nova versão do tablet da Apple, o iPad 2, chega hoje a Portugal. Após o seu lançamento no passado dia 11 nos Estados Unidos, a Apple confirmou que o iPad 2 vai chegar a mais 25 países esta sexta-feira, Portugal incluído.
No dia do lançamento do tablet de que todos falam, e que milhões anseiam, deixamos-lhe algumas sugestões tendo o mar como denominador comum.
 

Solidal participa na instalação da primeira torre eólica flutuante no mar

A Solidal vai participar na instalação da primeira torre eólica montada em plataforma flutuante na costa portuguesa, um projecto do grupo EDP que se propõe a implementar esta inovação mundial, até ao Verão, nas águas do mar da Aguçadoura (Póvoa de Varzim).

Navio Lança Cabos «Seven Oceans» no Porto de Lisboa

Está no Porto de Lisboa o navio Lança Cabos "Seven Oceans". Trata-se de um navio de bandeira inglesa, com 157,30 m de comprimento, que tem despertado a curiosidade de todos os que desde dia 21 deste mês passam junto ao Cais Avançado de Alcântara.

 

Navegação no Douro abre esta sexta-feira

A navegação no rio Douro vai ser permitida já a partir desta sexta-feira, 25 de Março, depois do IPTM ter dado a “garantia” de que a sinalética será reposta até ao final da semana e de que os operadores podem iniciar os cruzeiros fluviais, indicou a DouroAzul.
A empresa de Mário Ferreira informou, ainda, que a navegação só será permitida até ao Pinhão, pois o canal navegável a montante só será reaberto na terça-feira, 29 de Março.
 

Turexpo Galicia vai ter 90 expositores internacionais

A segunda edição da Feira Internacional de Turismo da Galiza (Turexpo Galicia) arranca esta sexta-feira, em Silleda (Pontevedra), com a presença de 90 operadores turísticos internacionais, oriundos de 22 países, e com 20 outros nacionais. A feira decorre até domingo.
A Bolsa de Contratação Turística, que este ano contará com mais operadores, será o ponto alto do evento e “a maior alguma vez realizada”.
 

AUTO-ESTRADAS MARÍTIMAS VERDES

Responsáveis comunitários discutem-nas hoje em Sines

A PSA Sines é anfitriã do 4º Encontro Regional do Fórum Supergreen que se realiza esta quinta-feira no Auditório do Porto de Sines, um encontro em que serão avaliadas as tecnologias verdes e analisadas as formas de desenvolver corredores de transporte sustentáveis logística e ambientalmente através do Velho Continente.

INVESTIMENTO DE 4 MILHÕES DE EUROS

Pólo do Mar vai albergar 37 empresas

Ao comemorar 100 anos, a Universidade do Porto faz uma aposta no mar, acreditando que este recurso tem elevado potencial económico, o que a leva a investir quatro milhões de euros no Pólo do Mar.
Integrado no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), o Pólo do Mar é uma parceria com a Câmara de Matosinhos e com a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), que está a funcionar em instalações provisórias, no Porto de Leixões, tendo seis empresas incubadas.
 

PORTO DA NAZARÉ

Aprovadas verbas para reabilitação dos armazéns de aprestos

Foi aprovada a candidatura a fundos comunitários, no valor de 650 mil euros, para a reabilitação e ampliação dos armazéns de aprestos do Porto da Nazaré. O anúncio foi feito por Ricardo Esteves, representante do Instituto Portuário e Transportes Marítimos (IPTM), a armadores e pescadores da Nazaré, durante a sessão da entrega de coletes de salvação que teve lugar dia 19 de Março.

Presidente da AICEP no Porto de Leixões

O Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, visitou hoje, dia 21 de Março, o Porto de Leixões. Esta visita teve como principal objectivo dar conhecer os últimos resultados do maior porto exportador do país, bem como os dados que revelam o crescimento de Leixões, nomeadamente na exportação de mercadorias.

Beluga aposta em nova classe de embarcações

A Beluga Shipping divulgou maiores detalhes sobre as novas unidades da classe PS3, actualmente em estágio de desenvolvimento. De acordo com a companhia, as embarcações devem elevar as operações com carga de projecto a um novo nível, em confluência com a demanda crescente advinda do sector da energia renovável.

Total: 4077