Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Portugal vai receber grande parte dos 4,5 mil milhões da UE para investir no Atlântico
A comissária europeia para os assuntos Marítimos e Pescas disse esta semana que a Europa previa gastar, entre 2007 e 2014, 4,5 biliões de euros no Oceano Atlântico, a que acrescem 16 milhões de euros para energias marítimas renováveis.
«Grande parte desse valor da Comissão Europeia virá para Portugal», afirmou Maria Damanaki aos jornalistas durante a conferência do Atlântico, acrescentando «haver a perspectiva de que o montante, numa segunda fase, seja ainda mais elevado». Uma decisão a ser tomada nos próximos dias, referiu.
![]() |
Fundo de investimento vai financiar novos negócios no sector do mar
A economia do mar vai contar com um fundo de investimento vocacionado especificamente para o sector. O propósito foi avançado por Nuno Fernandes Thomaz, administrador executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que revelou ainda que este veículo financeiro destinado a apoiar novos projectos empresariais ligados ao mar terá o banco do Estado como "sponsor".
![]() |
CLUSTER DO MAR
Grandes grupos económicos devem «olhar para o sector»
Tornar o cluster do mar atractivo a novos investimentos é um desafio. Pedem-se menos burocracia e a intervenção da banca e dos grandes grupos económicos.
O potencial existe e compreende, actualmente, 18 milhões de quilómetros de extensão marítima, que podem transformar-se no dobro. O que falta fazer? Tornar o País atractivo ao nível da economia do mar, defende o especialista Tiago Pitta e Cunha. Eliminar barreiras administrativas na aprovação de projectos, fazer com os grupos económicos portugueses se interessem pelo sector e criar condições para que a banca, desde que capitalizada, se vocacione também para o apoio a investimentos nesta área de negócios.
![]() |
Ciência e economia do mar navegam de mãos dadas
São três empresas. Duas já em andamento, uma em fase de arranque. Em comum têm o facto de os seus promotores terem passado ou continuarem ligados à área da investigação na Universidade do Algarve.
![]() |
Os novos desafios da aquacultura
Uma indústria global, que está em expansão e é incontornável. É deste modo que o biólogo marinho Jorge Dias vê a produção piscícola em aquacultura. Para o investigador da Universidade do Algarve, hoje não faz sentido discutir se o método produtivo é bom ou mau, porque esta é uma realidade relativamente à qual "não há volta a dar". Por isso defende que se há preocupações neste âmbito, não devem centrar-se em torno da existência deste tipo de projectos, mas em como garantir a sustentabilidade ambiental dos mesmos e a segurança alimentar do consumidor.
![]() |
Câmara encontrada no oceano é devolvida ao dono
Um mergulhador canadiano encontrou recentemente uma máquina fotográfica no fundo de uma baía de Vancouver, Canadá. A máquina tinha estado mais de um ano debaixo da água mas as fotos do cartão SD estavam intactas pelo que o mergulhador tentou, com sucesso, encontrar o dono da máquina, recorrendo à ajuda das redes sociais.
![]() |
BALANÇO DA CONFERÊNCIA NO PORTO DE LEIXÕES
O Corredor E-80 - Um Modelo de Território Logístico - O Projecto como Factor de Transferência Modal
A Conferência “O Corredor da E-80 um Modelo de Território Logístico. O Projecto como Factor de Transferência Modal”, foi a segunda do Projecto e continuou a promover a importância do transporte intermodal com destaque para acções institucionais e de agentes privados bem como a sua influência sobre o território.
Para o anfitrião, João Pedro Matos Fernandes, presidente da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, o sucesso da intermodalidade depende de uma adequada dotação de nós logísticos bem posicionados no território. “A Plataforma Logística de Leixões irá ordenar o conjunto actividades logísticas já existentes na envolvente do porto e complementar a actividade portuária, conferindo maior valor à sua operação.”
![]() |
Portos crescem 8,5% no terceiro trimestre
Os portos portugueses registaram um aumento de actividade no terceiro trimestre de 2011. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o transporte de mercadorias por via marítima disparou 8,5% nos portos do continente em termos homólogos. Neste período, os portos do continente registaram um aumento de 1,5% no volume de carga entrada nos portos do continente e mais 8,5% de tonelagem de mercadorias em relação a igual período de 2010.
![]() |
RTP
«Prós e Contras» debate Plano Estratégico dos Transportes
O programa "Prós e Contras", da RTP, foi esta semana dedicado ao Plano Estratégico dos Transportes.
"A revolução dos transportes. Cortar a direito ou falir. O Plano estratégico do Governo para travar o endividamento. Estradas, caminhos-de-ferro, portos e aeroportos. O que pensam os autarcas? O que defende o maior partido da oposição? O que querem os utentes? O maior debate da televisão portuguesa, reúne Governo e os grandes protagonistas do sector dos transportes. Caminho estreito..."
Se perdeu a emissão em directo, pode ver o programa no portal da RTP.
![]() |
Porto de Sines inicia dragagem para receber os «megacarriers» de 18.000 TEU
O Porto de Sines prepara-se para receber os ULCS (Ultra Large Container Ships) de 18.000 TEU que os grandes armadores contemplam actualmente nas suas carteiras de encomendas e que chegarão ao mercado nos próximos anos. É este o grande objectivo que norteou a decisão de dragar os acessos marítimos e a zona de manobra ao Terminal de Contentores (TXXI) para os 17,5 m ZH, permitindo continuar a manter Portugal na primeira divisão do campeonato mundial do shipping de contentores.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Linha NYK leva veículos VW para a China
O Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal vai iniciar, a partir de hoje, 29 de Novembro, com a escala do navio “Themis Leader”, do operador de transporte marítimo NYK LINE, embarques quinzenais para exportação de viaturas fabricadas na Autoeuropa para o Extremo Oriente, nomeadamente, para os portos chineses de Shanghai e Tianjin Xingang.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Porto quer atingir 1,70 milhões de toneladas
O porto comercial da Figueira da Foz, apesar da sua dimensão média, é um dos que regista maior crescimento a nível nacional, com uma sistemática subida do volume de mercadorias, dando assim razão aos que sempre pugnaram pela melhoria das infra-estruturas.
![]() |
Transitários nacionais empregam 3468 colaboradores
Os transitários nacionais empregaram, no último ano, um total de 3.468 colaboradores. Esta é uma das conclusões retiradas do último Ranking e Atlas dos Transitários, elaborado pela Logística Moderna.
Além desta conclusão, o documento mostra ainda que das 116 empresas participantes, 39 alcançou um volume de facturação entre os 2,5 milhões de euros e os 10 milhões, seguindo-se 29 empresas que se localizam entre os 500.000 e os 2,5 milhões. Com mais de 40 milhões encontram-se nove empresas.
![]() |
COM VÍDEO
Fernando Ribeiro e Castro faz a antevisão da «Lisbon Atlantic Conference»
Fernando Ribeiro e Castro faz a antevisão daquele que será provavelmente o maior congresso em Portugal sobre o mar, e uma importante referência futura da nossa identidade, sobordinado ao tema "Lisbon Atlantic Conference", que se realizará a 28 e 29 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL).
Segundo o Presidente do Congresso e do Fórum da Economia do Mar, até ao momento estão inscritos cerca de 1.200 participantes, podendo subir até aos 1.400.
![]() |
Plano de Emergência responde bem a acidente simulado no Porto de Aveiro
O simulacro que no sábado de manhã testou a capacidade de resposta e a prontidão do Plano de Protecção e do Plano de Emergência do Porto de Aveiro “decorreu dentro do planeado”, disse ao Diário de Aveiro o comandante Armando Santos, que coordenou as operações. O exercício, designado de “Proseg Porto de Aveiro 2011” e promovido pela Administração do Porto de Aveiro, aconteceu a partir de um alarme lançado do Terminal de Granéis Líquidos (TGL), cerca das 9.30 horas. Era simulado, mas podia ser real: tinha acabado de acontecer um acidente seguido de explosão e incêndio nas instalações da empresa “Prio” e ainda num navio que se encontrava atracado no porto.
![]() |
CONFERÊNCIA DO MAR, ORGANIZADA PELO «EXPRESSO»
Governo fala em reformas na legislação do sector marítimo-portuário
O governo vai introduzir “várias reformas na legislação que regula o sector marítimo-portuário, revendo o regime e o papel que desempenha o Instituto Portuário dos Transportes Marítimos", anunciou esta sexta-feira o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.
O “objectivo último”, explicou o governante, “é separar a actividade de regulação da actividade da gestão dos portos” em Portugal. “A actividade portuária deve ser assegurada pela iniciativa privada, mas regulada por poderes públicos, que garantam o desenvolvimento correcto dos serviços concessionados”, acrescentou o ministro da Economia, numa intervenção na Conferência do Mar 2011, organizada pelo jornal Expresso.
![]() |
PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ
Regulamento de Exploração da APFF publicado em Diário da República
Já foi publicado, em Diário da República ( 2.ª série, n.º 213, de 07 de Novembro de 2011), o Regulamento de Exploração da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.).
Consulte o documento aqui.
![]() |
A 29 DE NOVEMBRO
Conferência do Projecto E-80 no Porto de Leixões
A conferência "O Corredor E-80 – Um Modelo de Território Logístico. O Projecto como factor de Transferência Modal", inserido no projecto Intermodalidade E-80 do Programa Marco Pólo II da União Europeia, vai decorrer no dia 29 de Novembro, pelas 09H30, no Auditório do Centro de Formação do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira.
![]() |
Nazaré quer governo empenhado na sustentabilidade das pescas
O executivo nazareno volta a unir-se na defesa do equilíbrio das condições económicas dos profissionais de um sector vital para o concelho. Esta não é a primeira vez que a autarquia nazarena lança um alerta sobre as condições em que se encontram os que dependem das pescas para viver, sobretudo depois do aumento dos descontos do sector para a Segurança Social, com uma nova fórmula de cálculo que entrou em vigor no início do ano.
![]() |
VÍDEO
Portugal está a exportar mais, sobretudo para fora da União Europeia
No terceiro trimestre deste ano, as vendas para o exterior aumentaram 13 por cento face ao ano passado e o ritmo de crescimento das importações abrandou para 3,6%.