Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MAIS DE 951 MIL VISITANTES EM 2010

Oceanário de Lisboa aumenta lucro em 34%

O Oceanário de Lisboa, que faz parte do grupo Parque Expo, fechou 2010 com um resultado líquido de 1,36 milhões de euros, mais 34% que no ano anterior, de acordo com um comunicado hoje divulgado. Este foi o melhor resultado de sempre da empresa que explora o Oceanário de Lisboa, a qual acumulou nos últimos três anos ganhos superiores a 3 milhões de euros.

JÉRÔME STOLL - DIRECTOR COMERCIAL DA RENAULT

«CACIA será ainda mais importante com construção da fábrica da Nissan»

O mercado português não tem o maior peso nas vendas, mas é dos mais importantes na estratégia global da Renault, garante Jérôme Stoll, vice-presidente do grupo automóvel, responsável pelas vendas e marketing e pela região Europa da marca francesa. Em entrevista ao Diário Económico, o gestor realça a importância da fábrica de componentes CACIA, "uma das mais importantes dentro do sector mecânico para a Renault" e que, junto com a futura fábrica de baterias para carros eléctricos da Nissan, terá um papel vital nos planos da aliança automóvel.

Visita do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) ao Porto de Sines

Uma delegação do Instituto de Estudos Superiores Militares visitou o Porto de Sines, no passado dia 11 de Março, com o intuito de conhecer a realidade e as potencialidades deste porto, no âmbito do Curso de Promoção a Oficial General (CPOG). Este curso faz parte do processo de formação complementar dos Oficiais superiores das Forças Armadas e tem por finalidade a preparação dos participantes para o exercício de cargos de comando e direcção.

TERMINAIS EXPORTAM 7% DE TUDO O QUE O JAPÃO PRODUZ

Portos japoneses podem passar meses desactivados

O terramoto e os tsunamis que atingiram o Japão na última sexta-feira (11) causaram graves danos aos portos do país. Com uma economia baseada na exportação, portos fechados podem significar perdas elevadíssimas por dia para a economia japonesa, segundo a publicação do setor Lloyd’s Intelligence.

Figueira da Foz licencia serviço de reboques

A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) acaba de lançar o procedimento para o licenciamento da prestação de serviços de reboque, em regime de não exclusividade, pelo prazo de um ano, prorrogável. O objectivo, de acordo com o aviso tornado público pelas APFF, é “adequar a prestação de serviços de reboque ao tráfego de navios existente e expectável” no porto figueirense.

NO CANADÁ

Empresário cria restaurante dentro de contentor

Quando está fechado, o que se vê é um contentor colorido. Porém, basta abrir um dos lados para que o Muvbox vire um charmoso restaurante. Localizado no antigo porto de Montreal, no Canadá, o cardápio do Muvbox oferece lagostas, camarão, peixes e saladas. Tudo fresco e feito na hora.

TCL «aluga» terminal Multiusos de Leixões

O TCL vai utilizar parte do terrapleno do Terminal Multiusos de Leixões para parquear contentores, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS. O acordo com a APDL prevê o pagamento de uma renda pela utilização do espaço igual à praticada no terminal de contentores.

TCL vai instalar mais um pórtico de cais e outro de parque

O Terminal de Contentores de Leixões (TCL) acaba de encomendar mais um pórtico de cais panamax e um pórtico de parque, num investimento global de 8,2 milhões de euros. Ambos os equipamentos serão instalados no Terminal de Contentores Sul, que assim passará a dispor de quatro pórticos de cais, três dos quais panamax.

JAPÃO

O poder avassalador do tsunami

Não será habitual, nem tão pouco sabemos se se tratou de uma estreia na geolocalização de navios oferecida pelo marinetraffic.com. Um navio galgando o cais do porto de Kamaishi. É um registo fotográfico que atesta a força avassaladora do recente tsunami no Japão.
O “Asia Symphony”, de bandeira panamiana, tem de porte bruto GT 6175 toneladas (dimensões 97x17m).
As fotos são de 12 de Março de 2011.
 

Novo contentor é dobrável e feito de plástico

Uma nova empresa, a Cargoshell oferece uma alternativa aos convencionais contentores de metal. Por ser feito de plástico reforçado com fibras, o Cargoshell é mais leve do que os contentores comuns. Por causa disso, os motores de camiões ou meios de transporte fazem esforço menor e, portanto, queimam menos combustível, o que resulta em uma menor emissão de CO2 na atmosfera. Além disso, o produto é dobrável e, quando vazio e dobrado, ocupa 75% menos espaço do que quando está aberto.

 

REGISTANDO A QUARTA MAIOR CARTEIRA DE ENCOMENDAS DE NAVIOS PETROLEIROS DO MUNDO

Brasil terá o seu primeiro sistema de navegação digital

O Brasil possui a quarta maior carteira de encomendas de navios petroleiros do mundo, segundo dados do Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore). Diante da demanda crescente, a empresa Technomaster, em parceria com a CIENTEC (Fundação de Ciência e Tecnologia - RS), desenvolveu o SISNAVEGA, um sistema de navegação inteligente com tecnologia digital equiparado aos mais modernos do mundo, que apresenta ainda mais integração.

Lançada petição para linha por navio ferry entre Ponta Delgada-Açores, Madeira e Continente

Por iniciativa de um grupo de açorianos está a correr na rede uma petição ao Governo Regional dos Açores para criar condições de logística no Porto de Ponta Delgada, em especial uma rampa RO/RO para as operações de navio ferry.

 

HOJE, 15 DE MARÇO, EM CIUDAD RODRIGO

Empresas portuguesas e espanholas trocam ideias e experiências

Esta terça-feira, 15 de Março, realiza-se a Jornada de Cooperação Empresarial, no Hotel Conde Rodrigo II, na Cidade Rodrigo, em Espanha. Esta iniciativa, promovida pelo CEC - Câmara do Comércio e Indústria do Centro, reúne 65 empresas portuguesas e espanholas, dos clusters agro-indústria/alimentar e transportes/logística, no âmbito do Projecto ACTION. Partilhar experiências, identificar oportunidades de cooperação e debater a colaboração transfronteiriça são os principais objectivos.

China muda perfil do comércio internacional, nem sempre para melhor

Há dez anos atrás, a China não era o principal parceiro comercial de nenhuma das economias que formam o Grupo dos 20. Hoje, é o maior parceiro comercial de seis delas (Austrália, Japão, Coreia do Sul, Índia, Rússia e África do Sul), substituiu os Estados Unidos como o maior mercado para exportações de uma sétima (Brasil) e tornou-se um dos maiores importadores de todos os demais países do grupo.

VÍDEOS JÁ DISPONÍVEIS NO YOUTUBE

Reunião de trabalho com empresas exportadoras da área de influência do Porto de Aveiro

Já se encontram disponíveis, no Canal do Porto de Aveiro no Youtube, os vídeos reportando a reunião de trabalho com empresas exportadoras da área de influência do Porto de Aveiro, realizada a 11 de Março de 2011 e presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Tendo como tema central “Porto de Aveiro: Contributo para a Competitividade das Exportações das Indústrias da Região Centro”, contou ainda com a presença do Secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca, tendo sido moderada por António Nogueira Leite, Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro.
 

RECONFIGURAÇÃO DA BARRA DE AVEIRO

« Um projecto que beneficia a economia nacional e regional» - considera António Mendonça

A cerimónia de apresentação do concurso público para ampliação do Molhe Norte do Porto de Aveiro decorreu esta sexta-feira, 11 de Março, no Hotel de Ílhavo, tendo sido presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, que realçou, em declarações aos jornalistas, o esforço financeiro feito para suportar este projecto de obra em Aveiro, "um projecto que beneficia a economia nacional e regional directamente”.
 

Obras do Porto de Sines suscitam o interesse de empresários chineses

As obras projectadas para o Porto de Sines estão a suscitar "grande interesse" na China, disse Luís Sáragga Leal, sócio-fundador da Sociedade de Advogados PLMJ, num primeiro balanço de dez dias de contactos com dezenas de empresas chinesas em Pequim.

TCL já leva 6,3% de ganhos nos dois primeiros meses

Cumpridos os dois primeiros meses de 2011, o Terminal de Contentores de Leixões (TCL) soma 79.167 teu movimentados, o que representa um crescimento de 6,3% relativamente ao período homólogo de 2010.
 

ESTA SEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO, COM A PRESENÇA DO MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

Lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro

Esta sexta-feira, dia 11 de Março, pelas 12:00, vai proceder-se ao lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro.
A cerimónia, a decorrer no Hotel de Ílhavo, será presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, contando também com a presença do Secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca.
 

Presidente da EMSA visita Leixões

Por ocasião da Apresentação do Projecto MIELE (Multimodal Interoperability E-Services for Logistics and Environment Sustainability), no qual participam os portos de Leixões, de Lisboa e o IPTM – Instituto Portuário dos Transportes Marítimos, o Presidente da EMSA (European Maritime Safety Agency), Sr. Willem de Ruiter visitou, a 10 de Março, o Porto de Leixões.

Total: 3902