Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA:

«Não fazemos questão do TGV, mas é necessária uma ligação de mercadorias»

O presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, afirma que tem uma “visão clara” sobre as potencialidades do Alentejo e enfatiza a ligação ferroviária de mercadorias.

TRANSPORTES

«Governo quer levar tudo à frente»

Os planos do governo para o sector dos transportes escalpelizados em dossier do diário "i".

DIA MUNDIAL DO MAR, EDIÇÃO DE 2011

IPTM disponibiliza comunicações

À semelhança dos anos anteriores, para assinalar o Dia Mundial do Mar, o IPTM, I.P. organizou/promoveu a 29 de Setembro as celebrações oficiais que integraram: Jornada Temática, subordinada ao tema "Pirataria Marítima: Articulando Respostas" e a sessão comemorativa.
O IPTM disponibiliza, no seu portal, todas as comunicações proferidas.

Lisboa apuesta por las mercancías pero no aclara el futuro del AVE

Pocas certezas y muchas dudas. Se esperaba que ayer el ministro portugués de Obras Públicas, Álvaro Santos Pereira, explicará de una vez la postura final de su Gobierno respecto al proyecto de alta velocidad entre Madrid y Lisboa que pasa por Extremadura.
Sin embargo, su intervención no resultó concluyente. De lo poco que se pudo extraer de sus palabras se deduce que dará prioridad al transporte de mercancías entre Portugal y Europa a través de Madrid, y por lo tanto de Badajoz.

Conheça a Ilha de Motiti

Em 2011, o porta-contentores Rena encalhou no recife "Astrolabe", a cerca de 12 milhas náuticas do Porto de Tauranga, na Nova Zelândia. O recife fica muito perto da paradisíaca ilha de Motiti, local de sonho para actividades de mergulho. Motiti fica a 10 minutos de voo de Tauranga. É habitada por 27 pessoas, menos seis que no census de 2001. Apesar de tão reduzido número de habitantes, há quem defenda a sua independência.

1.ª Estrutura do Projecto Windfloat já saiu do Porto de Setúbal

A primeira estrutura integrante do Projecto Windfloat da EDP - Electricidade de Portugal, EP saiu, no dia 30 de Setembro, dos estaleiros da Lisnave onde se procedeu à sua montagem. A estrutura irá ser rebocada até ao local da sua instalação, ao largo da Póvoa do Varzim.

VTS COSTEIRO E PORTUÁRIO

OFICIAISMAR toma posição

Na sequência de notícias vindas a público na comunicação social sobre o sistema nacional de controlo de tráfego marítimo costeiro e portuário, o Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante – OFICIAISMAR difundiu comunicado que revela a "posição inequívoca" da estrutura sobre este tema.

PORTO DE SETÚBAL

Contentores batem recorde de 2010 a um trimestre do final do ano

O Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal, concessionado à Sadoport, bateu o recorde absoluto de 2010 na movimentação de contentores ao atingir, de Janeiro a Setembro de 2011, 54 048 TEU, ultrapassando já em 6,5% o anterior máximo anual, de 50 744 TEU, quando ainda faltam três meses para o final do ano. Só no mês de Setembro de 2011, foram movimentados 11 052 TEU, um crescimento de 161,5% comparativamente aos 4 227 TEU do mesmo mês, em 2010.

ÀS 16:00, NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Plano Estratégico dos Transportes é apresentado hoje

O Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, apresenta esta sexta-feira à tarde, no Parlamento, o Plano Estratégico dos Transportes. Segundo a informação disponível na página do Parlamento na Internet, a audição, pedida pelo ministro que tutela a área dos transportes, está agendada para as 16:00, na Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas.

CARLOS LOPES:

«NATALIA A permitirá estreitar a ligação do Porto de Setúbal ao Médio Oriente»

O Porto de Setúbal passou a receber, desde o final de Setembro, um novo navio com ligações ao Médio Oriente, de forma a aumentar “significativamente a oferta do porto aos clientes e operadores”. Carlos Lopes, presidente do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), afirma que o novo serviço oferecido pelo “Natalia A” vai permitir “estreitar a ligação do porto de Setúbal ao Médio Oriente”.

XIII CONGRESSO DA APAT

Transitários facturam 1,5 mil milhões

O sector transitário nacional teve, em 2010, um volume de negócios de perto de 1,5 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 0,9% do PIB desse ano, situado nos 169 mil milhões de euros. Esta é uma das conclusões de um estudo baseado em informações da D&B Informa, apresentado no XIII Congresso Nacional de Transitários, que decorreu a semana passada em Tróia.

LÍDIA SEQUEIRA:

Sines apto a receber navios de 18 000 TEU

No final de Novembro, o Terminal XXI de Sines terá acessos marítimos com fundos de -17,5 metros, confirmou Lídia Sequeira. Nessa altura, acrescentou a presidente da administração portuária, o terminal de contentores de Sines ficará capaz de receber, sem restrições, os navios de 18 000 TEU, os Triple-E, que a Maersk tem encomendados.
“Igual a Sines, na Europa, só teremos Roterdão”, reforçou aquela dirigente, que salientou ainda o facto de, desde Julho, o porto alentejano ser também “líder nacional na movimentação de contentores”.

20 ANOS EM PORTUGAL

MSC edita newsletter comemorativa

Já se encontra disponível a edição n.º 7 da newsletter “MSC News”. Trata-se de edição renovada, comemorativa do 20º aniversário da MSC em Portugal.
Para folhear aqui
 

Governo disponível para rever Estatuto dos transitários

No encerramento do 13.º Congresso da APAT, Carlos Correia, em representação da tutela, manifestou a “abertura” do Governo para a revisão do estatuto da actividade transitária e das regras de acesso e exercício da categoria de director técnico.
As palavras do presidente do IMTT, que representou o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações no encontro de Tróia, deixaram satisfeito o presidente da Direcção da APAT. António Dias acredita agora que o processo de revisão da legislação “poderá estar concluído dentro de um ano”.

Japão vai voltar à Antárctida para caçar baleias, agora com escolta

O Japão anunciou esta terça-feira, 4 de Outubro, que vai regressar às águas da Antárctida, a partir de Dezembro, para caçar baleias. Mas desta vez, a frota baleeira terá uma escolta nipónica para a proteger dos navios ecologistas da Sea Shepherd.
A notícia foi dada em conferência de imprensa pelo ministro japonês das Pescas, Michihiko Kano, segundo o qual um navio patrulha da Agência de Pescas nipónica vai acompanhar a frota baleeira. Desta vez, a caça à baleia “será realizada com maior protecção contra obstruções”, citou a estação de televisão japonesa, NHK.

Pirataria custa 6,5 mil milhões por ano

A pirataria representa prejuízos anuais de 6,5 mil milhões de euros para o comércio marítimo mundial. A estimativa é dos proprietários de navios indianos, que exigiram esta segunda-feira que as Nações Unidas criem uma força marítima especial para travar os ataques piratas ao largo da costa da Somália e no Oceano Índico. Neste momento, os piratas somalis mantêm reféns 26 navios e 600 marinheiros.

PRIMEIRO POÇO AO LARGO DE PENICHE ARRANCA JÁ EM 2012

Petrobras e Galp iniciam exploração em Peniche

A Petrobras, em parceria com a Galp, vai mesmo avançar com a perfuração petrolífera em águas portuguesas, num sinal claro de que há fortes expectativas da existência de crude. O consórcio arrancará, já em 2012, com o primeiro poço ao largo de Peniche, cuja concessão, composta por quatro blocos, conta também com a participação da Partex. Alguns meses mais tarde será a vez da costa alentejana, onde os três blocos são partilhados apenas pela Petrobras e pela Galp, afirmou ao Diário Económico fonte do grupo brasileiro.

Trabalhadores dos Estaleiros de Viana garantem que empresa pode construir ferries para os Açores

Os trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo congratularam-se hoje com o pedido do Governo, aos Açores, para revisão do concurso para a construção de dois ferries e garante que a empresa está em condições de a levar a cabo.
“Nós estamos em condições para concorrer, como outros estaleiros portugueses, privados e públicos. O importante é que se permita essa hipótese”, disse à Lusa António Barbosa, da Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Contributo para um Plano Integrado de Transportes Nacional

Neste estudo, conclui-se que é fundamental a adopção da bitola europeia, para que Portugal não fique ferroviariamente isolado de Espanha e do resto da Europa, para ganhar competitividade e para se sintonizar com o objectivo comunitário de incentivar a utilização do caminho de ferro para a livre circulação de mercadorias (e passageiros) por todo o espaço europeu, não só por razões económicas, energéticas e ambientais, mas
também para melhoria da segurança e da qualidade na utilização das estradas.

Atlânticoline admite avançar com pedido para penhora aos ENVC

A Atlânticoline admitiu, no sábado, avançar para um pedido de penhora de bens dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), dando o prazo limite de «uma semana» para a resolução do pagamento de sete milhões de euros relativo aos navios Atlântida e Anticiclone.
«Os Estaleiros têm uma data limite até à qual aceitamos uma proposta, desde que realista. Esse prazo não acabou, mas obviamente que a tomada de posição de ontem (sexta-feira) só nos vem dar indícios de que não há qualquer interesse, dentro deste prazo, que ainda decorre, de uma solução», afirmou o presidente da Atlânticoline, Carlos Reis, numa conferência de imprensa.
 

Total: 4532
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 [182] 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227