Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Logistel promoveu debate sobre o Plano Estratégico dos Transportes

O Hotel Cascais Miragem recebeu, esta terça-feira, uma sessão de trabalho subordinada ao tema "Plano Estratégico dos Transportes 2011-2015", numa organização da Logistel que promoveu um debate e uma análise crítica construtiva do Plano e dos problemas postos pela sua aplicação através da opinião de vários especistas do sector. A CARGO marcou presença e apresenta, no seu portal, de forma resumida, os principais pontos de destaque nas intervenções dos nove oradores convidados.
 

32 empresas do Estado cumprem princípios de bom governo a 100%

Em três anos quase que duplicaram as empresas com elevado grau de cumprimento dos princípios de bom governo, estando-se "mesmo perto de atingir os 100%", refere a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) no relatório em que avalia o cumprimento de medidas de boa governação pelas 97 empresas que no final de 2010 integravam a carteira de participações estratégicas do Estado.

HOJE, 24 DE JANEIRO

Plano Estratégico de Transportes de Portugal, 2011-2015, em debate na Logistel

Hoje, 24 de Janeiro de 2012, realiza-se uma sessão de trabalho na Logistel, SA subordinada ao tema "Plano Estratégico de Transportes de Portugal, 2011-2015".
Proceder-se-á a um debate sobre o Plano: análise crítica construtiva e problemas postos pela sua aplicação.
A sessão de trabalhos, que terá lugar no Hotel Cascais Miragem, das 9:00 às 12:30, será presidida por José Luís Brandão, Administrador do Grupo Barraqueiro, Presidente do Metro Transportes do Sul e Administrador da Logistel, SA e será moderada por Luís Filipe Pereira, ex-membro de vários Governos de Portugal, ex-Presidente Executivo da EFACEC e, actualmente, Administrador de várias empresas, entre as quais a Logistel, SA.

AÇORES

Sete missões de busca, resgate e evacuação desde 4ª feira

A Força Aérea Portuguesa realizou desde quarta-feira sete missões no arquipélago dos Açores, incluindo busca e salvamento, evacuações médicas e resgate em navios, num total superior a 46 horas de voo, foi hoje anunciado.
A mais recente missão decorreu no sábado e envolveu o resgate de um tripulante colombiano que sofreu um acidente vascular cerebral a bordo de um navio porta-contentores que se encontra a oeste da ilha das Flores. O marinheiro foi retirado do navio por um helicóptero EH101 Merlin e, depois, transferido para um avião C295M, que o transportou para a Terceira, onde deu entrada no hospital.

Estaleiros Navais de Viana deverão conhecer futuro até final do mês

Segundo noticia o Diário Económico, o Governo continua a negociar com o único candidato interessado na compra dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), sendo que até ao final de Janeiro deverá haver uma decisão.
O Económico acrescenta que o fundamento para esta 'deadline' passa pelas palavras do ministro da Defesa, Aguiar Branco, que no início do mês confirmou existir "uma negociação em fase final", admitindo, porém, que "todos os cenários estão em cima da mesa".

MENOS ATAQUES, MENOS REFÉNS, MAS PIRATAS ESTÃO MAIS AGRESSIVOS

Pirataria diminiu pela primeira vez em cinco anos

O flagelo da pirataria marítima abrandou ligeiramente em 2011, segundo revela um relatório da IMO. 439 ataques registados, 802 reféns. Em 2010 os registos evidenciam 445 casos reportados e 1181 reféns. Mas os piratas somalis estão mais agressivos.

AÇORES

Transmaçor transportou em 2011 mais de 402 mil passageiros

A empresa de transporte marítimo de passageiros Transmaçor transportou no ano passado um recorde de 402.791 passageiros entre as ilhas do Triângulo (Faial, Pico e S. Jorge), nos Açores, revelou fonte da administração.
Na rota mais movimentada, entre as ilhas do Faial e do Pico, foram transportados 349.312 passageiros, o que representa um aumento de quatro por cento relativamente ao ano anterior.

AÇORES

«Expresso do Triângulo» volta ao mar esta semana

A meados de Setembro de 2011, a administração da Transmaçor foi forçada a alterar os horários nas ligações entre o Faial, Pico e São Jorge, devido a uma reparação no "Expresso do Triângulo". A previsão inicial da empresa apontava para uma paralização do barco rápido de apenas duas semanas, tempo suficiente para reparar alguns componentes do motor, que tinham já provocado avarias temporárias.
Passados mais de quatro meses, o catamaran continua varado no porto da Horta, depois de terem sido efectuados melhoramentos que não estavam previstos inicialmente, nos propulsores e no isolamento do motor.
Uma fonte da administração da Transmaçor, contactada pela Antena 1/Açores, garante, no entanto, que o barco deverá estar operacional já na próxima semana.

TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE MERCADORIAS

Portugal vai passar pelos Pirinéus todas as semanas

O dia 3 de Fevereiro de 2012 vai ficar marcado a ferros na História de Portugal: a primeira sexta-feira do mês é a data prevista para o arranque de uma ligação regular de transporte ferroviário de mercadorias a passar os Pirinéus, seguindo directamente para um país fora do território ibérico. Após duas viagens de teste, ligando Portugal e a Alemanha, a DB Schenker decidiu arrancar com um serviço semanal entre os dois países.

APSS vende eletricidade à EDP

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA assinou com a EDP Comercial, SA no passado dia 15 de Dezembro, um contrato para a venda de energia elétrica produzida na cobertura do seu edifício sede, em Setúbal, por um conjunto de 78 painéis fotovoltaicos.

Fórum «Maria Scientia» aberto para discussão

No dia 19 de Janeiro foi formalmente aberto o Fórum de Discussão Online sobre Assuntos do Mar da Linha de Investigação em Assuntos do Mar (LIAM) do IEP-UCP.
O primeiro tema do Fórum, aberto à discussão até final de Fevereiro, é "Avaliação de Políticas e Programas para o Mar", e conta com moderação do Professor Gonçalo Carneiro, investigador e consultor na área de políticas marítimas, actualmente radicado na Suécia.

TURQUIA

Colisão de cargueiros no Estreito do Bósforo

Um cargueiro colidiu esta sexta-feira, no Estreito de Bósforo, na Turquia, contra outros dois que estavam ancorados. A embarcação está em risco de se afundar e de derramar combustível.O cargueiro, com pavilhão da Serra Leoa, embateu contra dois porta-contentores durante a madrugada no mar de Marmara, à entrada do estreito do Bósforo, quando tentava manobrar para lançar a âncora, disse à agência Anatolia uma fonte da segurança costeira.

PORTO DE LEIXÕES A REMAR CONTRA A MARÉ

2011 foi o melhor ano de sempre

O Norte exportador olha-se ao espelho do Porto de Leixões e recebe uma imagem muito lisonjeira. 2011, o ano zero da grande e terrível crise que ninguém sabe quando nem como acabará, foi o melhor ano de sempre daquela infraestrutura portuária. Até apetece citar o saudoso Fernando Pessa: "E esta, ein?!

Pesca cresce nos portos de Setúbal e de Sesimbra

O volume de pescado transaccionado nos portos de Setúbal e de Sesimbra atingiu o total de 21,4 mil toneladas em 2011, uma marca 32% superior às 16 mil toneladas transaccionadas em 2010. A esta tonelagem de pescado correspondeu, em 2011, um valor de 26 milhões de euros, um crescimento de 5% face a 2010, ano em que o valor do pescado transaccionado se cifrou em 24,7 milhões de euros.
Deste volume, destaca-se a tonelagem de pescado transaccionada no Porto de Sesimbra, com um crescimento de 38% face a 2010, atingindo as 17,6 mil toneladas, sendo que, no Porto de Setúbal, se verificou um crescimento de 8%, com 3,8 mil toneladas.

Porto da Figueira da Foz com novo recorde em 2011

Depois de em 2010 se terem movimentado no Porto da Figueira da Foz 1.615.891,18 toneladas de mercadorias, um recorde que deixava bem para trás a última melhor marca alcançada em 2007, a movimentação voltou a crescer em 2011, desta feita «na ordem dos 6%», adianta José Luís Cacho, sendo que os números definitivos serão divulgados em breve. O presidente da APFF (Administração do Porto da Figueira da Foz) afirma que tal se deve «à estratégia delineada, aos investimentos realizados na estabilização e melhoria do porto e, claro, aos projectos das empresas privadas».

ALTA VELOCIDADE

Portos de Sines, Setúbal, Lisboa e Aveiro servidos via Salamanca

A aposta de Alta Velocidade portuguesa irá contemplar a ligação dos portos de Sines, Setúbal, Lisboa e Aveiro via Salamanca, deixando fora desta rede europeia, pelo menos para já, Leixões e Viana, deu a entender ontem em Bruxelas Carlo de Grandis, da Direcção-Geral de Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia.

Clientes a norte do Tejo mais perto do Porto de Setúbal

O Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal, concessionado à Sadoport, passou a receber, com uma frequência semanal, um comboio de contentores da CP Carga proveniente da Plataforma Logística de Cacia, com carga da Atlantic Lusofrete para exportação pela Linha Tarros.

Há menos sardinha nos mares e os pescadores podem ter de recolher as redes

A sardinha existente nas águas que os portugueses costumam navegar está a diminuir. Um recente relatório dá conta da redução de 20% da quantidade de peixe adulto, ou seja, aquele que pode ser pescado. Por causa disso, a pesca de cerco ficou com a sua certificação suspensa. As associações de produtores têm agora 90 dias para apresentar soluções que permitam reverter a suspensão.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Venezuela renegoceia contrato de aquisição de dois navios asfalteiros

Segundo declarações de fonte dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) à Lusa, o contrato de aquisição de dois navios asfalteiros pela Venezuela está a ser “renegociado” devido ao atraso que se verifica na sua construção, derivado da falta de aço.
“Verificou-se um atraso na construção, uma vez que o primeiro pagamento não foi aplicado pela anterior administração dos ENVC na aquisição do material necessário. Em função desse atraso, está a ser renegociado com a PDVSA o cronograma geral, estando previsto iniciar-se a construção dos dois navios ainda este ano e a entrega no prazo estipulado contratualmente”, acrescentou a mesma fonte.

COMISSÃO DE TRABALHADORES DOS ENVC:

Se negócio com Venezuela não avançar será «crime»

A Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) disse esta segunda-feira que se a construção de dois navios contratados pela Venezuela por 128 milhões de euros não avançar será um «crime».
«Se isso acontecer é um crime ainda pior do que o que foi o negócio com os navios para a Atlânticoline [Açores], que é um crime nacional, que devia envergonhar todos os políticos», apontou esta segunda-feira António Barbosa, no final de um plenário de trabalhadores.

Total: 4631
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 [175] 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232