Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PARTICIPANTES NO 2.º SEMINÁRIO DO E-80 DEFENDEM

Reforço do transporte intermodal inevitável a médio e longo prazo

Integrado no ciclo de workshops a realizar ao longo de 2011, no âmbito do projecto “Intermodalidade E-80”, os portos de Aveiro, de Leixões e a Zaldeza organizaram a 11 de Fevereiro, em Salamanca, o 2.º Seminário do workshop ”A intermodalidade sob o ponto de vista dos operadores”.

Câmara Municipal adere à Comunidade Portuária de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai integrar a Comunidade Portuária do Porto de Viana do Castelo (APVC). A decisão foi tomada em reunião de executivo e tem como principal objectivo formar uma entidade que promova e dinamize o porto de mar de Viana do Castelo, considerado como “estratégico para o desenvolvimento do concelho” pelo Presidente da Câmara, José Maria Costa.

Universidades portuguesas criam submarino para o Brasil

As unidade de robótica do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) e do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) desenvolveram um robot submarino, o Trimares, que permite inspeccionar barragens e caracterizar as bacias hidrográficas e as suas infraestruturas, de modo a prever possíveis assoreamentos e danos nestas estruturas.

PORTO DE SINES

Viagem Inaugural do megacarrier «MSC Fabiola»

O Porto de Sines recebeu, a 11 de Fevereiro, no Terminal XXI, mais um megacarrier da MSC em viagem inaugural, o navio “MSC Fabiola”, um porta-contentores com bandeira da Libéria, que permite o transporte de 12.562 TEU e ostenta um comprimento fora-a-fora de 366 metros, uma boca de 48,4 metros e um porte bruto de 142.500 Toneladas.

PRODUÇÃO VAI SER ESCOADA PELO PORTO DE AVEIRO

Fábrica de baterias arranca em Cacia

O Primeiro-Ministro considera que Portugal precisa de mais fábricas, mais emprego e mais tecnologia. Em Cacia, no lançamento da primeira pedra da fábrica de baterias para carros elétricos da Nissan, a 11 de Fevereiro, José Sócrates sublinhou a importância deste investimento e da aposta nos carros eléctricos.
 

GARANTE CARLOS ZORRINHO

Portugal terá 1.ª torre eólica flutuante no Verão

A costa portuguesa vai ter no Verão, pela primeira vez, uma torre eólica flutuante, garantiu à agência Lusa, no Porto, o Secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho.
"Este Verão teremos a primeira torre eólica flutuante no mar e a seguir vamos abrir concurso para a colocação de mais torres", referiu Carlos Zorrinho, à margem do seminário "O Sector das Energias Renováveis em Portugal e França: Oportunidades e Parcerias", organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa.

SANTA MARIA DA FEIRA

Porto de Sines no Congresso das Exportações

A Presidente do Porto de Sines, Lídia Sequeira, integrou o painel “Logística e infra-estruturas” onde apresentou as principais características desta infra-estrutura, assim como os factores chave que fazem do Porto de Sines líder nacional no total de carga exportada por via marítima.

PARA DESCARREGAR BETUMES DE PETRÓLEO

STELLA ORION no Porto da Figueira da Foz

Depois do STELLA LIRA, coube agora a vez ao STELLA ORION de escalar o Terminal de Recepção de Produtos Betuminosos, da Asfalcentro (Grupo Isidoro), no Porto da Figueira da Foz.
Procedente do porto de Le Havre, em França, o navio, de pavilhão holandês, descarregou um total de de 2972,4 T de betumes de petróleo de duas densidades diferentes.
 

Porto de Leixões à conquista de novos mercados no Brasil

O Porto de Leixões vai participar na mostra de produtos portugueses que a AICEP organiza em São Paulo e em Belo Horizonte, em Maio e Junho, respectivamente. Tendo terminado o ano de 2010 com significativos aumentos do volume de tráfego de mercadorias e movimento de passageiros, o Porto de Leixões vai aproveitar a iniciativa da AICEP para recolher novos clientes naquele importante mercado de forma a manter a tendência de crescimento nos próximos anos.

PÓVOA DO VARZIM

Pescadores preocupados com segurança da barra

Os pescadores da Póvoa de Varzim dizem que a barra está assoreada e muito perigosa e exigem a intervenção do Instituto Portuário e Transportes Marítimos (IPTM). O alerta foi dado pelo presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar que manifesta estar "cansado desta situação que envolve a vida e a sobrevivência da classe piscatória".

 

Aicep ambiciona que exportações alcancem 40% do PIB

O presidente da Agência Portuguesa para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) destacou hoje, 8 de Fevereiro, a retoma da trajetória de crescimento das exportações portuguesas em 2010, apontando a «ambição» de, «a médio prazo», aumentar o seu peso no PIB para 40 por cento.

RTP 1

Governo anuncia novo programa de apoio a exportações

A medida, no valor de 275 milhões de euros, foi anunciada no Congresso das Exportações em Santa Maria da Feira, a 08.02.2011. Perante uma plateia de 1.400 empresários, o Primeiro-Ministro José Sócrates reafirmou que o sector é prioritário para a economia nacional e estabeleceu uma nova meta. Em 2020, as vendas para o exterior deverão representar 40 por cento do PIB.

AVEIRO

Pesca local quer dispensar coletes obrigatórios

A comunidade piscatória da região de Aveiro, uma das mais numerosas de águas interiores e costeiras, aceita com muita relutância a obrigatoriedade de usar coletes de salvamento que entra hoje, 8 de Fevereiro, em vigor.

PARA MATOS FERNANDES, DA APDL

Congresso das Exportações seduz portos nacionais

Os portos nacionais poderão encontrar novas oportunidades de expansão no Congresso das Exportações, que reúne hoje dezenas de empresários no Europarque, em Santa Maria da Feira.
Em declarações à Lusa, João Pedro Matos Fernandes, presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), destacou a originalidade de um congresso concentrado nas exportações, "fundamental para os portos perceberem quais as expectativas e necessidades" dos seus clientes. 

APRAM homenageada pelo Clube dos Entusiastas dos Navios

O Clube dos Entusiastas dos Navios (CEN), homenageou neste fim-de-semana a Administração de Portos da Madeira (APRAM) e a Agência de Navegação Blandy pelo recorde de escalas e de passageiros de navios de cruzeiro que visitaram o Porto do Funchal durante o ano de 2010.

RTP MADEIRA

CEN distingue Portos da Madeira e Blandy

Reportagem da RTP Madeira referente à homenagem prestada pelo Clube dos Entusiastas de Navios (CEN) à APRAM e Agência Blandy.
Declarações de Cris Blandy, administrador da Agência Blandy, e de Bruno Freitas, Presidente da APRAM (Portos da Madeira).
Telejornal Madeira, 5 de Fevereiro de 2010.

NA PAPUA NOVA-GUINÉ

Começou primeira corrida ao ouro no mar, a 1600 metros de profundidade

A empresa Nautilus Minerals teve a concessão para extrair ouro e outros minérios do fundo do mar, em águas da Papua-Nova Guiné. A companhia, com sede em Toronto, no Canadá, é a primeira a ganhar direito de explorar o fundo marinho e vai realizar os trabalhos a 1600 metros de profundidade depois de vários anos a fazer a prospecção e a realizar estudos ambientais naquela região, adianta o jornal espanhol El País.

AVEIRO

Aficcionados por comboios estreiam-se na ligação Cacia/Porto de Aveiro

Um grupo de 90 pessoas de várias nacionalidades que partilham a paixão por comboios, passou, sábado, por Aveiro, no âmbito de uma excursão ferroviária de quatro dias, com saída do Porto (sexta-feira, dia 4) e tendo como destino a cidade de Sines, onde chegarão esta segunda-feira, 7 de Fevereiro.
A viagem, promovida pela empresa britânica PTG Tours, constitui já a 26.a em 13 anos.

Obras no cais norte do Porto do Funchal

Devem ser inauguradas antes de Outubro as obras no cais norte do porto do Funchal, da responsabilidade da Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento. É pelo menos esse o objectivo, como revelou o Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira, João Cunha e Silva.

SANTA LUZIA, TAVIRA

IPTM remove embarcações parcialmente afundadas e estrutura de embarque degradada

Desde há muito que os habitantes de Santa Luzia e os visitantes da capital do polvo se habituaram, desgostosamente, a ver parcialmente afundados na frente ribeirinha da localidade barcos da ligação fluvial às ilhas-barreira situadas em frente.
De acordo com o IPTM, que detém competência nesta matéria, “a remoção das embarcações avança já este mês” e, mais do que isso, “os trabalhos a realizar englobam também a remoção integral da estrutura do cais”.
 

Total: 3656