Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EMPREENDIMENTO CONSTRUÍDO EM RÉPLICA DE NAVIO-FANTASMA

Almoce com tubarões ao seu lado

Se quer comer uma refeição num cenário exótico, o Cargo Hold, em Durban, na África do Sul, pode dar uma ajuda. Uma alternativa curiosa de turismo gastronómico, o Cargo Hold é um restaurante especializado em frutos do mar, onde podemos almoçar enquanto contemplamos a vida marinha da costa sul-africana, por exemplo tubarões brancos nadando ao nosso lado.

A CULPA É DA SUPER-LUA!

Cinco navios encalharam na costa britânica devido ao fenómeno lunar

A super-lua foi "acusada" de causar o encalhe de cinco navios em poucas horas numa das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. Os navios colidiram com bancos de areia que normalmente não se encontram expostos, no Solent, entre a Ilha de Wight e a costa de Hampshire, já que o fenómeno originou profundidades menores.

DIMAS ALMADA

«Shiplover» da Madeira tem mais de 40 mil postais

Dimas Almada adora navios e colecciona postais, muitos postais das embarcações com que se vai cruzando, a bordo das quais sobe, e já subiu a muitas, postais dos navios em que viaja. A colecção já ultrapassa as quarenta mil unidades.
Tudo começou no miradouro das Cruzes, que ficava perto da casa dos avós. Dali contemplava o frenético movimento diário do Porto do Funchal, em tempo de passagem de muitos paquetes soviéticos.

ESTE DOMINGO, NA PRAIA DE SANTA EULÁLIA

3.º Campeonato Nacional de Salvamento Aquático

Este domingo, 10 de Abril, a Praia de Santa Eulália vai servir de cenário ao 3.º Campeonato Nacional de Salvamento Aquático, uma prova organizada pela Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores em conjunto com a Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA).

EXPOMAR, EM OLHÃO, TERMINA ESTE DOMINGO

Demonstrações com cães de água e seminários sobre o litoral

Sessões de demonstração com cães de água, seminários sobre zonas costeiras ou a degustação de conservas e “patés” regionais são algumas das iniciativas da Expomar, cuja inauguração aconteceu quinta-feira, em Olhão.
Durante quatro dias, a oitava edição da Feira do Mar e das Actividades Náuticas mostra as últimas novidades naquela área de negócio, estando prevista a presença de 20 empresas do sector.

 

ACTIVIDADE AMBIENTAL NA PRAIA VASCO DA GAMA

APS colabora na iniciativa promovida por um grupo de alunos da Escola Poeta Al Berto

No dia 6 de Abril, um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária Poeta Al Berto, de Sines, organizou, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, uma actividade de carácter ambiental que envolveu a comunidade sineense em geral. Esta actividade apresentou duas vertentes, em que uma consistiu na limpeza e recolha de lixo da praia de Vasco da Gama, na zona do areal, e a segunda na recolha de lixo marinho na zona do Porto de Recreio de Sines, com recurso a mergulhadores.

A601 MONGE

No Funchal, navio único na Europa

No Porto do Funchal encontra-se um navio da armada francesa que suscita grande curiosidade. As missões em que este navio está envolvido fazem com que seja único na Europa. O “Monge” tem quase 230 metros de comprimento e 26 de largura. O navio apoia missões de combate que envolvem mísseis.
Telejornal-Madeira, RTP Madeira, 7 de Abril de 2011.
 

DE 20 A 25 DE ABRIL

Marina de Vilamoura Boat Show

Marina de Vilamoura recebe a segunda edição do Marina de Vilamoura Boat Show, a maior mostra nacional de barcos de recreio na água. Aberta ao público em geral, a exposição reúne, entre 20 e 25 de Abril, as mais conceituadas marcas mundiais de iates com presença em Portugal, numa mostra que permite que as embarcações sejam visitadas, experimentadas e adquiridas no momento.
 

SINES

Terminal XXI cresce 50% no primeiro trimestre

O terminal de contentores de Sines movimentou 115 mil TEU nos primeiros três meses do ano, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS a presidente da administração portuária. Relativamente ao período homólogo de 2010, o Terminal XXI cresceu 50%, acrescentou Lídia Sequeira.
O resultado alcançado, sendo muito forte, está em linha com o conseguido no ano passado (quando o Terminal XXI avançou 50% para os 380 mil TEU) e com o orçamentado para o ano corrente: um movimento global de 480 mil TEU.

 

Aproveitamento dos recursos do estuário do Tejo no Fórum do Mar

O Fórum Empresarial da Economia do Mar promoveu, a 30 de Março, um concorrido workshop para apresentar os projectos para o porto e estuário do Tejo, o maior empreendimento em curso nos estuários ibéricos.

 

Clube Naval de Ponta Delgada forma novos Marinheiros

O Clube Naval de Ponta Delgada acaba de formar novo grupo de navegadores de recreio na categoria de marinheiro. As provas de exame decorreram nas instalações do Clube Naval de Ponta Delgada, entidade credenciada pelo I.P.T.M. (Instituto Portuário Transportes Marítimos).

INICIATIVA DA APLOG

Visita Técnica à PlazaLogística de Saragoça e ao Porto e ZAL de Barcelona

No âmbito das actividades previstas pela APLOG para o ano 2011 e englobada no Plano de Actividades dos seus 20 anos, a APLOG promove uma Visita Técnica à PlazaLogística de Saragoça e ao Porto e ZAL de Barcelona.
A deslocação iniciou-se quarta-feira, 6 de Abril, com conclusão prevista para dia 9.

ESTA QUINTA-FEIRA, DIA 7 DE ABRIL

III – Seminário Náutico do Município de Ílhavo

Esta quinta-feira, 7 de Abril, realiza-se no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré o III Seminário Náutico do Município de Ílhavo, com acções destinadas aos Dirigentes, Treinadores e Atletas das modalidades náuticas, Técnicos Municipais de Desporto, Alunos e a todos os interessados em temáticas náuticas.

NO ALGARVE

Já há praias com apoios abertos

O Verão ainda vem longe... ou talvez só no calendário, que os últimos dias mais parecem de Agosto que das tradicionais chuvas mil de Abril.
Vai daí, no Algarve já se encontram abertos cinco apoios balneares, praias onde os "veraneantes" poderão tomar banho em segurança.

TERMINA HOJE, EM SÃO PAULO

Portos de Lisboa e Leixões participam na Intermodal South America, em São Paulo

Mais de trinta grandes portos internacionais, entre eles os de Lisboa e Leixões, estão reunidos em São Paulo para negociar com empresas brasileiras. O encontro decorre na Intermodal South America, principal feira de negócios dos sectores de logística, transporte de carga e de comércio internacional, que se realiza no Transamérica Expo Center e termina esta quinta-feira, 7 de Abril.

APDL adquire dois novos Rebocadores

A APDL adjudicou esta segunda-feira, 4 de Abril, a aquisição de dois rebocadores, com um comprimento de 25 m e uma capacidade de tracção de 60 tn, à empresa Astilleros Armon, S.A. Este investimento, na ordem dos 12 milhões de euros, vem reforçar o equipamento marítimo do Porto de Leixões e constitui um acréscimo da qualidade dos serviços que o porto presta, em particular para dar resposta às exigências dos navios de maior dimensão previstos para escalar Leixões.

 

Portos espanhóis facturaram mil milhões em 2010

As 28 administrações portuárias espanholas coordenadas pela Puertos del Estado terão atingido no ano passado um volume de negócios de mil milhões de euros, de acordo com os dados provisórios divulgados pelo Ministério do Fomento.
As taxas cobradas aos navios, às cargas e aos passageiros ascenderam a 539,8 milhões de euros, enquanto as rendas de concessões ou de ocupações privativas do domínio público portuário ascenderam a 378 milhões de euros.

Brasil quer comprar mais produtos portugueses

Os brasileiros identificaram 205 artigos que Portugal produz e poderia passar a exportar para o Brasil. Azeite, bacalhau e peras. Vá-se lá saber porquê, nestes últimos meses as peras suplantaram o vinho. Estes produtos constituem o grosso das exportações portuguesas para o Brasil. Chamam-lhes, e com razão, o 'mercado da saudade'.

 

DIA DO PORTO DE AVEIRO – EDIÇÃO DE 2011

Vídeo e fotos na web

Já se encontra disponível na web site contendo a reportagem fotográfica da edição de 2011 do Dia do Porto de Aveiro, comemorado a 3 de Abril. Às 41 fotos publicadas no portal do Arquivo Histórico do Porto de Aveiro há a acrescentar um vídeo disponibilizado no canal que esta administração portuária mantém no Youtube.
O evento, que decorreu no Centro Cultural de Ílhavo, foi organizado pela Comunidade Portuária de Aveiro e pela Casa do Pessoal do Porto de Aveiro.

 

Volcán de Tamadaba de regresso ao Funchal

O ferry Volcán de Tamadaba, da Naviera Armas, substituiu o Volcán de Tijarafe na linha Canárias-Madeira-Portimão, enquanto neste último se repara a amura da proa, danificada aquando da colisão verificada há dias atrás, na Pontinha.

Total: 3768