Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




A 12 E 13 DE OUTUBRO DE 2011

14º Congresso de Logística da APLOG

O 14º Congresso de Logística da APLOG - "Novos Paradigmas Logísticos" - está marcado para os dias 12 e 13 de Outubro de 2011. Mais detalhes aqui.

CARLOS CÉSAR AVISA GESTORES DE NÚCLEOS DE RECREIO NÁUTICO

Marinas devem «criar riqueza e ser estruturas de negócio e não parques de estacionamento»

O presidente do Governo dos Açores considera que os núcleos de apoio ao recreio náutico existentes nos Açores não devem ser encarados como “parques de estacionamento ou estruturas de lazer”, mas antes como “estruturas que podem e devem servir para criar riqueza, para criar valor, para suscitar e motivar negócios com benefícios para todos em cada uma das nossas ilhas”.

CONSULTA PÚBLICA TERMINA HOJE, 15 DE JULHO

Simplex do Mar

Termina hoje a consulta pública referente ao conjunto de 27 medidas que integram o Simplex do Mar. O programa do Governo visa “simplificar, agilizar e tornar mais previsíveis, transparentes e proporcionais ao risco os procedimentos administrativos das actividades ligadas ao Mar”. Entre as propostas está a criação de um balcão único para o licenciamento de actividades ou um simulador de taxas e de tarifas devidas pela
movimentação de cargas nos portos nacionais.
 

Grupo de Golfinhos-comuns avistado no Estuário do Tejo

Foi avistado no passado sábado um grupo de golfinhos-comuns, Delphinus delphis, no Estuário do Tejo. O conjunto de 8 animais foi visto ao longe às 09h05 pelos passageiros da embarcação Zavia, dirigida pelo skipper Vítor Novais Gonçalves, tendo-se aproximado do veleiro e nadado junto à proa enquanto o barco se deslocava com o motor ligado, em frente a Caxias.

NO MUNDO

K+N lidera mercado transitário

Em 2010, a Kuehne+Nagel (K+N) liderou o ranking mundial de transitários ao nível das receitas provenientes da actividade marítima e aérea. Está é uma das conclusões do recente relatório Global Freight Forwarding 2011, divulgado pelo site especializado “Transport Intelligence”.
O mesmo documento revela que em segundo lugar está a DHL e em terceiro e quarto lugar estão as empresas DB Schenker e Panalpina, respectivamente.
 

SEGUNDO MAIOR ARMADOR MUNDIAL INICIOU ESTE MÊS ESCALA SEMANAL PARA A AMÉRICA DO SUL

Sines cresce com ligação directa ao Brasil

A ligação directa aos portos brasileiros, em particular, e da América do Sul, numa segunda fase, é mais um passo do porto de Sines no sentido de consolidar o crescimento da actividade no segmento de contentores. Mais uma vez, em associação com a MSC, o segundo maior armador mundial, iniciou-se este mês uma nova ligação directa regular à América do Sul. Esta ligação terá uma frequência semanal.

Porto da Figueira da Foz com melhor primeiro semestre de sempre

O primeiro semestre de 2011 passa a constituir o melhor primeiro semestre de sempre no porto da Figueira da Foz, ultrapassando o anterior máximo registado em 2010.
Movimentaram-se 861.1133,19 toneladas de mercadorias, perfazendo um crescimento, em relação a igual período de 2010, de 12,13% (mais 93.189,19 toneladas) e 56,44% (mais 164.189,40 toneladas) em relação ao primeiro semestre de 2009.
A carga geral e a contentorizada atingiram também os seus máximos valores de movimentação num primeiro semestre.
 

PROPOSTA DA COMISSÃO EUROPEIA TEM OPOSIÇÃO DE PORTUGAL

União Europeia quer acabar com ajudas ao abate de navios de pesca

A Comissão Europeia vai hoje abrir uma batalha negocial com vários países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, com as suas propostas de reforma da Política Comum de Pescas (PCP) que preconizam, entre outras medidas, o fim das ajudas ao abate de barcos de pesca.

Exportações escapam à crise e ajudam a reduzir défice externo

As exportações parecem fintar a crise, com o Banco de Portugal (BdP) a prever subidas de 7,7% em 2011 e 6,6% em 2012. Ainda assim, os dados apontam para uma desaceleração comparando com os dados de 2010 (8,8%). Juntando isso às quebras anuais das importações, a economia vai conseguir reduzir o défice externo de forma significativa.

Portos dos Açores concentrados numa única empresa

O Parlamento dos Açores aprovou por maioria a proposta do Governo regional de fusão das quatro empresas públicas de gestão dos portos da região autónoma na Portos dos Açores, S.A.. A fusão dita a extinção da Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental, da Administração dos Portos da Terceira e Graciosa e da Administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria. A holding Portos dos Açores, SGPS, que detinha a 100% as três administrações portuárias, é também extinta.

PORTO DE LISBOA

Zona para embarcações de pesca em Santos

A APL - Administração do Porto de Lisboa promoveu a reutilização de uma zona portuária adjacente ao cais das carreiras do estaleiro da Rocha e ao travessão de Santos com o objectivo de criar uma zona de abrigo para embarcações de pesca.
É um pouco um regresso às origens pois antes de se ter inaugurado a Docapesca, então chamada Porto de Pesca de Lisboa, era um pouco mais a montante, entre Santos e o Cais do Sodré, que se descarregava o peixe em Lisboa.

Mais 230 novos navios porta-contentores em 2012

Ao longo do próximo ano entrarão ao serviço mais 230 navios porta-contentores, dos quais 59 com mais de 10 000 TEU de capacidade. Será um ano recorde, prevê a Braemar Seascope. Juntos, os novos navios representarão um acréscimo de capacidade de 1,5 milhões de TEU, ou 9,5% do total mundial actual, superando com isso o anterior máximo, registado em 2007, imediatamente antes da crise que afectou o sector e a economia mundial.

Porto de Setúbal realizou simulação de ameaça de bomba

No passado dia 29 de junho, o Porto de Setúbal realizou uma simulação de ameaça de bomba (Bomba-Set 2011), sob a égide da APSS (Autoridade Portuária) e da Capitania do Porto de Setúbal (Autoridade Marítima), que teve como objectivo garantir as competências do porto em funções de protecção que lhes estão atribuídas.

Os guardiões da Barra do Tejo

Não há embarcação - com excepção dos navios das Forças Armadas nacionais -, que entre ou saia da Barra do Tejo sem a ajuda dos pilotos do Porto de Lisboa. Guardiões do rio, trabalham 24 horas, 7 dias por semana.

ESTUDO «AÇORES LOGÍSTICO» SOBRE TRANSPORTES MARÍTIMOS

Ganhos de 15 milhões de euros na solução de duas placas giratórias

O relatório final do estudo ‘Açores Logístico – Competitividade Logística para a Região Autónoma dos Açores’, elaborado a pedido da câmara do Comércio e Indústria dos Açores, aponta para a criação de duas plataformas logísticas do transporte marítimo em Ponta Delgada e Praia da Vitória e a separação dos transportes marítimos com o exterior do transporte inter-ilhas.
Defende a criação de uma ‘pool’ de operadores para o transporte marítimo com o exterior, operando navios e contentores de maior dimensão e mais rápidos, permitindo uma frequência bissemanal, “hoje impossível mesmo sem tocar todas as ilhas, a custo controlado”, lê-se no estudo.
 

OPORTUNIDADE - EMPREGO - SINES

Gestor de Transhipment – (Segmento Marítimo) - (m/f)

A oferta de emprego vem de organização internacional focalizada no transporte marítimo, que, no seguimento da sua estratégia de crescimento para Portugal, pretende recrutar para a sua delegação de Sines um Gestor de Transhipment.

AICEP fica sob a tripla tutela dos Ministérios da Economia, dos Negócios Estrangeiros e das Finanças

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) vai ficar sob a alçada do ministro da Economia e do Emprego, mas a definição das suas orientações e o acompanhamento da sua execução serão feitas em articulação com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas. Isto sem prejuízo das competências legais já atribuídas ao ministro das Finanças e ao Conselho de Ministros, segundo a nova lei orgânica do Governo.

Empresários chineses visitam Sines

Mais um grupo de empresários chineses visitou o Porto de Sines no dia 08 de Julho, com o objectivo de verificar as condições de utilização desta infra-estrutura portuária e da sua Zona de Actividades Logísticas.
Foram estudadas as vantagens de utilização dos serviços regulares ao Extremo Oriente, Américas e Europa e o respectivo posicionamento de Sines no cruzamento destas rotas, utilizando os navios porta-contentores de última geração cujas fortes economias de escala permitem obter cadeias logísticas mais competitivas.

 

PORTO MONIZ

Barcos de recreio passam a dispor de melhores condições de atracação

O porto de Porto Moniz dispõe a partir de agora de um pontão com 48 metros de extensão, que visa failitar a atracção de embarcações de recreio nesta infra-estrutura portuária do Norte da Madeira. O investimento de 75 mil euros da APRAM mereceu a visita da secretária que tutela o sector, Conceição Estudante, que salientou a importância desta nova infra-estrutura de apoio às pequenas embarcações, como forma até de potenciar o turísmo nautico na Costa Norte da Ilha.

 

Linha Tarros reforça oferta no porto de Setúbal

A Linha de Serviço Regular Tarros aumentou a sua oferta no Porto de Setúbal, em Junho, com uma ligação ao porto de Mersin, na Turquia, porta de entrada do Mediterrâneo para o Oriente. Deste modo, a Tarros passa a ligar regularmente, no sentido Leste, desde o porto de Setúbal, os portos de La Spezia e Salerno (Itália). Piraeus (Grécia), Istanbul e Mersin (Turquia), e, para Oeste, desde Mersin, os portos de Alexandria (Egipto), Nápoles e La Spezia (Itália), Casablanca (Marrocos), e Setúbal.

 

Total: 4112