Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Setúbal cresce 7,4% no 1º trimestre

O movimento de carga no Porto de Setúbal atingiu, no 1º trimestre de 2011, um crescimento de 7,4%, que se traduz num total de 1,7 milhões de toneladas, ou seja, um acréscimo de 119 mil toneladas em relação ao período homólogo de 2010.

XXV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Docentes mostram interesse pela importância do Porto de Sines no desenvolvimento do país

Iniciou-se a 14 de Abril, em Sines, o XXV Encontro Nacional dos Professores de Geografia. A cidade foi estrategicamente escolhida pelos professores com o intuito de festejarem da melhor forma as bodas de prata do encontro e conhecerem o complexo industrial e tecnológico de grande sucesso, que desde sempre foi uma aposta como a porta para o desenvolvimento do território e das actividades nacionais e que actualmente é o território nacional com o maior índice de investimento e trabalhos em curso.

Porto de Sines mantém crescimento de 50% nos contentores

O Porto de Sines fechou o 1º trimestre de 2011 com um crescimento de 50% no movimento de contentores, face ao período homólogo e mantendo o crescimento verificado em 2010. Nos três primeiros meses, foram movimentados 114.492 TEU contra 76.500 TEU em igual período de 2010.

AGENCIADA EM LISBOA PELA NAVEX

OPDR liga semanalmente Portugal e países do Norte de África

A OPDR, armador alemão que mantém linhas marítimas regulares ligando nomeadamente a Península Ibérica e o Norte da Europa desde há mais de cem anos, vai em abril inaugurar dois novos serviços que ligarão semanalmente Portugal e países do Norte de África. O primeiro iniciou-se no passado dia 1, ligando Lisboa e Tunis, com um transit time de cinco dias na importação e de seis dias na exportação e escalando Lisboa todas as quintas-feiras.

EM MAIO E JUNHO, DOIS IMPORTANTES FÓRUNS, EM VIGO E MATOSINHOS

Noroeste da Península mais virado para o mar

O Noroeste Peninsular está definitivamente virado para o mar. Em menos de um mês, vão realizar-se em Vigo e em Matosinhos, em Maio e Junho próximos, dois eventos dedicados ao aproveitamento e valorização do mar, como causa de sustentabilidade e factor económico.

LISNAVE

Empresa exportou 1.450 milhões desde 1997

O ano passado foi o primeiro da segunda década da Lisnave desde que a empresa foi reestruturada. Com a saída do Grupo José de Mello e a entrada dos actuais accionistas para a empresa gestora dos estaleiros navais da Mitrena, ocorreu um profundo processo de reestruturação, iniciado a partir do segundo semestre de 1997. Desde essa data e até 2010, a Lisnave reparou e/ou manteve 1.738 navios, provenientes de mais de 50 países.

FIGUEIRA DA FOZ

Câmara aprova regulamento de utilização do portinho da Gala

A Câmara da Figueira da Foz aprovou por unanimidade o regulamento de utilização das infraestruturas do Núcleo Piscatório/Portinho da Gala, no braço sul do Mondego, que serve cerca de 70 pescadores artesanais.
À obra, iniciada em 2006 pelo Instituto Portuário de Transportes Marítimos e concluída pela Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), foi associada a edificação de infraestruturas terrestres de apoio, cuja gestão foi cedida a título definitivo, em Janeiro último, à autarquia.

 

AIP defende criação de fundo nacional para apoiar aumento das exportações

Este novo instrumento deveria ser criado se os bancos continuarem sem financiar o aumento das vendas portuguesas no estrangeiro, defende Rocha de Matos, dirigente da Associação Industrial Portuguesa (AIP).

COM CORAÇÃO NO PORTO DE PESCA LOCAL

Indústria conserveira está a ganhar uma nova vida em Olhão

Depois dos investimentos em novas fábricas da Companhia de Pescarias do Algarve, já em funcionamento, e da Freitasmar, em curso, está na calha uma nova unidade de congelamento nos terrenos da infraestrutura portuária olhanense, bem como a reativação da antiga fábrica da Bela Olhão.

17ª Intermodal South América bateu máximos de público e de negócios

Depois de três dias de intenso movimento, a principal feira de negócios dos setores de logística, transporte de carga e de comércio internacional, que S. Paulo recebeu, viu passar pelas suas portas um total de 45.265 pessoas (a organização projetou inicialmente um número a rondar as 43 mil pessoas), superando todas as expectativas iniciais e consolidando-se como um dos principais encontros do segmento no mundo.

DOUROAZUL

Oportunidades de emprego

A DouroAzul está a admitir, para a sua nova época de cruzeiros no Douro, colaboradores para uma série de funções: Director de Navio-Hotel, Chefe de Cozinha e Cozinheiro de 1ª, Terapeuta de SPA / Massagista, Assistente de Bordo/Recepcionista, Gerente de Restauração, Chefe de Sala, Empregado de Mesa, Empregado de Bar, Copeiro, Empregado de Quartos, entre outros.

Porto de Lisboa na Intermodal South América 2011 recebe visita do Ministro dos Portos do Brasil

No segundo dia da maior feira da América Latina do setor de transportes e logística, a Intermodal South América 2011, o stand do Porto de Lisboa contou com a visita do Ministro dos Portos do Brasil, Leônidas Cristini.

IDEIAS INCRÍVEIS PARA VIAGENS

Safaris no fundo do mar

A Deep Sea Voyages oferece expedições a navios naufragados, como o Titanic (a 3 775 metros de profundidade, no norte do Atlântico) e o Bismarck (principal navio alemão da Segunda Guerra Mundial, hoje a 4 550 metros da superfície, a oeste da França). No futuro, será possível ir a lugares ainda mais arriscados, como as Fossas Marianas, no Oceano Pacífico, a região mais profunda do planeta, a 11 quilómetros abaixo do nível do mar. “Cerca de 95% dos oceanos são desconhecidos, o que os torna um mercado promissor para o turismo”, afirma Scott Fitzsimmons, presidente da Deep Sea Voyages.


 

MARÇO FOI O MELHOR MÊS DE SEMPRE DO PORTO DE LEIXÕES

1,6 milhões de toneladas de mercadoria movimentada garante mais um recorde

O Porto de Leixões registou em Março o maior volume de mercadoria movimentada em qualquer mês da sua história. Mais de 1,6 milhões de toneladas de mercadorias passaram por Leixões só no mês passado, contribuindo decisivamente para que o Porto encerrasse o primeiro trimestre de 2011 com um crescimento de 12% na mercadoria movimentada face ao período homólogo do ano anterior.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 11 DE ABRIL

«Aurora» em Ponta Delgada

Esta segunda-feira, dia 11 de Abril, o elegante Aurora, da P&O Cruises, realiza a segunda de quatro escalas previstas para este ano em Ponta Delgada. O navio encontra-se em viagem para Southampton, vindo das Caraíbas, mais concretamente de Santa Lúcia. A sua chegada está prevista para as 07:00 e a partida ocorrerá pelas 13:00. Ainda este ano, o Aurora tem previstas mais duas escalas nas Portas do Mar.

Governo aumenta apoios aos armadores portugueses

Quatro milhões de euros para a contratação de tripulantes nacionais e 200 mil euros para a modernização da frota. Pelos menos no imediato, os cortes orçamentais impostos pela crise não chegam aos apoios previstos no PIDDAC para os armadores nacionais. Os anúncios para os incentivos à modernização da frota e à contratação de tripulantes nacionais já foram publicados em Diário da República. No caso da modernização da frota, o montante disponível para este ano é de 200 mil euros, valor que compara com os 150 mil euros do ano passado.

 

ERIC CANTONA É O ÁRBITRO

Futebol no porão

O site especializado em marketing AdFreak seleccionou os dez melhores anúncios televisivos sobre o futebol. Um dos anúncios, com uma constelação de estrelas jogando futebol no porão de um navio de carga, integra a lista. Eric Cantona arbitra a partida.

Um porto a que muitos chegam por engano

É verdade, e não chegam por mar. O porto inglês de Goole ganhou bastante visibilidade, imaginem só, graças ao Google. E isto sem que os seus administradores tivessem que gastar uma libra em publicidade no poderoso motor de busca.

LEIXÕES

TCL com o melhor primeiro trimestre de sempre

No espaço de três meses, em Janeiro e em Março, o TCL bateu duas vezes o recorde de movimentação de contentores em Leixões. Em Março, o TCL movimentou 28 438 contentores (44 537 TEU), valor que supera o anterior máximo de 28 116 fixado em Janeiro.
Relativamente ao mês homólogo do ano passado, o resultado de Março representa um crescimento de 12% em contentores e de 8% em TEU movimentados.
 

NAVIO GIGANTESCO TERÁ UNIVERSIDADE, HOSPITAL, E CABINES MILIONÁRIAS PARA OS SEUS «HABITANTES»

Cidade Flutuante

Morar numa cidade flutuante e navegar por todo o mundo não é mais uma idéia possível de acontecer só no cinema. O projecto de uma real cidade marítima já foi feito e é questão de tempo para esta super construção ter início.
A ideia foi do engenheiro Norman Nixon e da empresa Freedom Ship International. Eles pretendem construir um gigantesco navio de proporções que até hoje não foram alcançadas.

Total: 3768