Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Da tradição dos barcos em madeira para o uso de novos materiais

Vila Real de Santo António, no Algarve, foi durante muitos anos referência na construção naval, mas hoje há apenas um empresário que ainda se mantém neste sector. Nem tudo são facilidades para os empresários deste ramo.

AÇORES

Vasco Cordeiro destaca importância do sector marítimo-turístico na região

O secretário regional da Economia dos Açores destacou esta semana a importância do sector marítimo-turístico na região, que gera uma volume de negócios anual de cerca de três milhões de euros e emprega mais de três centenas de pessoas.
Vasco Cordeiro, que falava na inauguração do Edifício de Apoio ao Recreio Náutico das Velas, em S. Jorge, salientou a importância que o executivo atribui ao mar enquanto gerador de "novas oportunidades de negócios e criação de emprego".

FUNCHAL

Novo cais: Júri propôs a exclusão de todas as propostas em concurso

O Júri que analisou as quatro propostas para a empreitada de construção do novo cais de cruzeiros na frente de protecção marítima do depósito de inertes, criado a nascente do cais do Funchal, propôs no Relatório Preliminar a não adjudicação desta obra, uma vez que todos os concorrentes apresentaram valores superiores ao preço base fixado no caderno de encargos.
O preço base fixado pela APRAM para este concurso situava-se nos 15 milhões de euros.

PORTO DE SETÚBAL

Terminais de serviço público crescem 23,2% em 2011

Os terminais de serviço público do Porto de Setúbal consolidaram o crescimento em 2011, com um movimento de 4,1 milhões de toneladas, um resultado superior em 23,2% comparativamente ao total alcançado em 2010.
O Terminal Multiusos Zona 1, concessionado à Tersado, foi o que mais tonelagem movimentou em 2011, tendo atingido um total de 1,7 milhões de toneladas, o que significou um aumento de 12,9% em relação a 2010.

Criado Fórum para a Simplificação de Procedimentos no Porto de Setúbal

Foi criado, no dia 1 de Fevereiro, em reunião realizada no auditório do edifício sede da APSS, o Fórum para a Simplificação de Procedimentos no porto. O fórum é composto por representantes de entidades e agentes económicos que exercem actividade no Porto de Setúbal, tendo como objectivo melhorar os procedimentos relativos ao movimento dos navios e das cargas.

8 DE FEVEREIRO

Navio-escola Sagres celebra 50 anos ao serviço de Portugal

Hoje, 8 de Fevereiro de 2012, o Navio-escola Sagres comemora 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa e de Portugal. Para assinalar tão importante data na vida do Navio, decorrem diversas actividades de natureza social e cultural até 12 de Fevereiro, com o navio atracado no cais de Alcântara, em Lisboa.
Para comemorar a efeméride, a edição de hoje da webletter da Associação dos Portos de Portugal é integralmente dedicada ao prestigiado estandarte flutuante de Portugal.

Sines supera os 48.000 TEU em Janeiro e oferece novo serviço directo via Canal do Panamá

Esta segunda-feira, 6 de Fevereiro, teve início o “California Express”, um novo serviço regular que liga o Porto de Sines directamente à costa Oeste da América do Norte, através do Canal do Panamá, tocando portos dos Estados Unidos da América e terminando em Vancouver, no Canadá.

Visita Virtual ao Porto de Lisboa

Convite para uma visita virtual pelo Porto de Lisboa, onde irão conhecer de forma apelativa e lúdica as actividades de um porto, no que diz respeito à movimentação das mercadorias, aos cruzeiros e ao turismo náutico, ou seja, a multiplicidade de actividades que se desenvolvem num grande porto.
Recorrendo a imagens 3D, fotografias e filmes, pretendeu-se dar uma abordagem esclarecedora e educativa, divulgando-se o papel fundamental que um porto desempenha no dia-a-dia dos cidadãos e o seu contributo essencial ao desenvolvimento da economia da região e do país.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

«Guerra» entre ministérios trava segurança da costa

Falta de sistema de comunicações, localização dos radares em terrenos de outras entidades e uma aparente descoordenação governamental para ultrapassar estes problemas, estão a comprometer seriamente o avanço e conclusão do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC). A empresa fornecedora do equipamento já indicou até que não exclui a hipótese de processar o Estado.

31 DE JANEIRO DE 2012 | NAUFRÁGIO DO «SAMEIRO» | COM VÍDEO

18 famílias ficam sem ganha-pão

O «Sameiro» fez a sua última viagem, num dia de mar calmo, partindo do Porto de Ponta Delgada em direcção ao banco de pesca Princesa Alice.
A embarcação com cerca de onze metros e cinco anos existência estava no seguro.
Nas buscas participaram a corveta Jacinto Cândido e um helicóptero da Força Aérea Portuguesa que transportou os náufragos para o hospital de Ponta Delgada, de onde teriam alta pouco depois.

Embaixador do Uruguai visita Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, esta quinta-feira, dia 2 de Fevereiro, a visita do Embaixador do Uruguai, José Ignacio Korzeniak, com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre a infraestrutura portuária. A visita acontece numa altura em que foi iniciado um novo serviço regular directo que liga o Terminal XXI de Sines e o Porto de Montevideu, no Uruguai.

Movimento de navios no Porto de Faro

No mês de Janeiro o Porto de Faro foi escalado por 3 navios de carga; o primeiro, no dia 4, foi o n/m “ALSTERDIEP”, transportando 3.767,000tons de sal marinho com destino à indústria de Olhão.
No dia 20 entrou em porto o n/m “OSLO BULK8, para carregar 5.600,000tons de cimento em saco, destinadas a Bejaia (Argélia).
 

CONSTITUIÇÃO DA APLOP FOI UM DOS EVENTOS EM DESTAQUE

Porto de Lisboa aposta nas relações institucionais com portos internacionais

O Porto de Lisboa encerrou o ano de 2011 com um total significativo de encontros, reuniões e iniciativas com os responsáveis de alguns dos principais portos mundiais. Com a preocupação de manter a proximidade com as principais ligações portuárias e potenciais parceiros a nível global, o Porto de Lisboa visa cimentar relações com alguns dos seus congéneres.
Entre as diversas iniciativas que ocorreram em 2001, é de destacar a constituição da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), em Maio. O objectivo principal foi, precisamente, o reforço dos laços de cooperação e o aumento das trocas comerciais entre os países de língua oficial portuguesa.
 

PARA A MSC

CP Carga opera mais 12 comboios semanais em Sines

O Porto de Sines vai ser servido por mais dozes comboios semanais, seis em cada sentido, que transportarão carga para a MSC – Mediterranean Shipping Company. Operados pela CP Carga, alguns dos comboios destinam-se ao terminal da Bobadela e outros ao terminal do Entroncamento da MSC. Estas circulações vêm juntar-se a outras dez diárias, cinco em cada sentido, que a CP Carga opera neste eixo, tendo como principal cliente a MSC.

LIGAÇÃO TEM INÍCIO HOJE

Portugal vai passar pelos Pirinéus todas as semanas

A DB Schenker Rail e a DB Schenker Portugal decidiram desenvolver a ligação ferroviária entre Portugal e a Alemanha a fim de satisfazer a procura dos clientes. O serviço regular arranca esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, com a partida simultânea de comboios de Portugal (Lisboa) e da Alemanha (Braunschweig).
Com saídas semanais, e um tempo de trânsito de três dias para percorrer os 2700 Kms que separam o ponto de partida e o ponto de chegada, as viagens efectuam-se durante o fim-de-semana.

02.02.2012 | 240 PESSOAS SALVAS, DEZENAS DESAPARECIDAS

Naufrágio na Papua-Nova Guiné

O ferry de passageiros naufragou a 16 quilómetros da costa com cerca de 350 pessoas a bordo. Doze horas depois já haviam sido socorridas 240 pessoas mas dezenas continuam desaparecidas. O vizinho governo australiano enviou barcos e aviões para a área mas reconhece que o número de mortos poderá ultrapassar a centena.
“É uma enorme tragédia”, afirmou a primeira-ministra australiana, Julia Gillard. “A bordo do navio naufragado seguiam cerca de 350 pessoas. A perda de vidas deverá ser elevada,” acrescentou.

João Carvalho promovido a presidente do IPTM

Ex- responsável pela Associação Nacional de Armadores nomeado novo presidente do Instituto Portuários e dos Transportes Marítimos (IPTM), sucedendo desse modo a Miguel Sequeira.

A PENSAR NO AUMENTO DE NAVIOS DE CRUZEIRO NO PORTO DE LEIXÕES

Taxistas de Matosinhos aprendem a falar inglês

O Porto de Leixões vai começar a receber mais navios de cruzeiro a partir de Abril de 2010. Com a chegada dos turistas chegam também novas oportunidades de negócio. Muitos taxistas voltaram à escola para aprender inglês. Declarações de António Parada, Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos.

RECORD ABSOLUTO NOS CONTENTORES

Porto de Setúbal ultrapassa 77 000 TEU

A movimentação de carga por contentor no Porto de Setúbal ultrapassou os 77 000 TEU (Twenty-feet Equivalent Unit), em 2011, o que significa um aumento de 52% em relação a 2010 e um recorde absoluto neste tipo de carga. Os máximos absolutos também foram batidos em tonelagem, com 735,7 mil toneladas, um crescimento de 47,7%, face a 2010.
Releva-se que, das 735,7 mil toneladas totais movimentadas, 608 mil toneladas correspondem a mercadoria exportada, ou seja, 82,6% da tonelagem total, o que reforça o posicionamento do Porto de Setúbal como um porto exportador também por contentor.

Lisnave reparou 101 navios em 2011

Apesar da crise financeira que afecta as várias economias do mundo, os estaleiros navais da Mitrena mantiveram um volume de reparações que ultrapassou uma centena. Um decréscimo de treze navios em comparação com 2010.

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