Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DOSSIER DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO DE LISBOA

Há sinais de recuperação no turismo português

Dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que em 2010 se registou uma recuperação no sector turístico, face aos resultados de 2009, e que Lisboa liderou o crescimento em termos de dormidas.
Leia o detalhado dossier publicado pelo Observatório de Turismo de Lisboa.

Barra da Fuzeta será reaberta dentro de um mês

A reabertura da nova barra da Fuzeta deverá acontecer em Abril, no mesmo local onde, há pouco mais de dois meses, a força do mar desfez uma das mais recentes obras do programa Polis, que tinha custado cerca de um milhão de euros.
 

PESAVA 250 QUILOS

Salvo merlim preso em plataforma da Petrobrás

São imagens impressionantes de um merlim preso numa plataforma submarina da Petrobrás, e resgatado através de um ROV (veículo de operação remota). Tudo graças a um engenheiro que trabalha na companhia e desconfiou da instabilidade da plataforma.

 

UM UNIVERSO DE DIVERSÃO QUE VAI DOS PORTOS AO FUNDO DOS OCEANOS

iPad 2 chega hoje a Portugal

A nova versão do tablet da Apple, o iPad 2, chega hoje a Portugal. Após o seu lançamento no passado dia 11 nos Estados Unidos, a Apple confirmou que o iPad 2 vai chegar a mais 25 países esta sexta-feira, Portugal incluído.
No dia do lançamento do tablet de que todos falam, e que milhões anseiam, deixamos-lhe algumas sugestões tendo o mar como denominador comum.
 

Solidal participa na instalação da primeira torre eólica flutuante no mar

A Solidal vai participar na instalação da primeira torre eólica montada em plataforma flutuante na costa portuguesa, um projecto do grupo EDP que se propõe a implementar esta inovação mundial, até ao Verão, nas águas do mar da Aguçadoura (Póvoa de Varzim).

Navio Lança Cabos «Seven Oceans» no Porto de Lisboa

Está no Porto de Lisboa o navio Lança Cabos "Seven Oceans". Trata-se de um navio de bandeira inglesa, com 157,30 m de comprimento, que tem despertado a curiosidade de todos os que desde dia 21 deste mês passam junto ao Cais Avançado de Alcântara.

 

Navegação no Douro abre esta sexta-feira

A navegação no rio Douro vai ser permitida já a partir desta sexta-feira, 25 de Março, depois do IPTM ter dado a “garantia” de que a sinalética será reposta até ao final da semana e de que os operadores podem iniciar os cruzeiros fluviais, indicou a DouroAzul.
A empresa de Mário Ferreira informou, ainda, que a navegação só será permitida até ao Pinhão, pois o canal navegável a montante só será reaberto na terça-feira, 29 de Março.
 

Turexpo Galicia vai ter 90 expositores internacionais

A segunda edição da Feira Internacional de Turismo da Galiza (Turexpo Galicia) arranca esta sexta-feira, em Silleda (Pontevedra), com a presença de 90 operadores turísticos internacionais, oriundos de 22 países, e com 20 outros nacionais. A feira decorre até domingo.
A Bolsa de Contratação Turística, que este ano contará com mais operadores, será o ponto alto do evento e “a maior alguma vez realizada”.
 

AUTO-ESTRADAS MARÍTIMAS VERDES

Responsáveis comunitários discutem-nas hoje em Sines

A PSA Sines é anfitriã do 4º Encontro Regional do Fórum Supergreen que se realiza esta quinta-feira no Auditório do Porto de Sines, um encontro em que serão avaliadas as tecnologias verdes e analisadas as formas de desenvolver corredores de transporte sustentáveis logística e ambientalmente através do Velho Continente.

INVESTIMENTO DE 4 MILHÕES DE EUROS

Pólo do Mar vai albergar 37 empresas

Ao comemorar 100 anos, a Universidade do Porto faz uma aposta no mar, acreditando que este recurso tem elevado potencial económico, o que a leva a investir quatro milhões de euros no Pólo do Mar.
Integrado no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), o Pólo do Mar é uma parceria com a Câmara de Matosinhos e com a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), que está a funcionar em instalações provisórias, no Porto de Leixões, tendo seis empresas incubadas.
 

PORTO DA NAZARÉ

Aprovadas verbas para reabilitação dos armazéns de aprestos

Foi aprovada a candidatura a fundos comunitários, no valor de 650 mil euros, para a reabilitação e ampliação dos armazéns de aprestos do Porto da Nazaré. O anúncio foi feito por Ricardo Esteves, representante do Instituto Portuário e Transportes Marítimos (IPTM), a armadores e pescadores da Nazaré, durante a sessão da entrega de coletes de salvação que teve lugar dia 19 de Março.

Presidente da AICEP no Porto de Leixões

O Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, visitou hoje, dia 21 de Março, o Porto de Leixões. Esta visita teve como principal objectivo dar conhecer os últimos resultados do maior porto exportador do país, bem como os dados que revelam o crescimento de Leixões, nomeadamente na exportação de mercadorias.

Beluga aposta em nova classe de embarcações

A Beluga Shipping divulgou maiores detalhes sobre as novas unidades da classe PS3, actualmente em estágio de desenvolvimento. De acordo com a companhia, as embarcações devem elevar as operações com carga de projecto a um novo nível, em confluência com a demanda crescente advinda do sector da energia renovável.

Nissan desenvolve embarcação verde

A Nissan anunciou o lançamento do The City of St. Petersburg, uma nova embarcação ro-ro (roll on-roll off) de 21 mil dwts, com capacidade para 2 mil dos carros eléctricos produzidos pela companhia.
De acordo com a empresa, o navio foi projectado sob o conceito de eco-friendly design, com o intuito de evitar danos ao meio ambiente. Construído pela japonesa Kuokuyo Shypyard, dispõe de uma proa em formato semi-esférico para cortar a resistência do ar em 50%, reduzindo assim o consumo de combustível em cerca de 800 toneladas ao ano.

Oceana aplaude os avanços que estão a acontecer na energia eólica marinha em Portugal e Espanha

Durante 2010 foram instalados, na Europa, novos aerogeradores marinhos, pelo que a potência instalada ascendia, no fim do ano, a 2.946 MW. Esta quantidade de MW encontra-se distribuída por 9 países do norte do continente, com uma clara liderança do Reino Unido. No entanto, ainda não existe nenhum parque eólico offshore no Mediterrâneo, em parte pelo menor recurso eólico disponível, em parte pelas grandes profundidades perto da costa e em parte pela pouca iniciativa e impulso dos diferentes governos.

Ferry ro-pax «Volcán del Teide» estreia-se na linha Portimão-Funchal-Canárias

Este fim de semana o ferry "Volcán del Teide" estreia-se na linha Las Palmas de Gran Canária, Tenerife, Funchal e Portimão, substituindo por uma viagem / rotação o "Volcan de Tijarafe”. Chegará ao Funchal, numa primeira escala, a 19, e na segunda-feira dia 21, sendo a escala em Portimão no domingo, dia 20.

Praia artificial de Mangualde com retorno de 13 milhões de euros

A praia artificial de Mangualde, que vai ser inaugurada a 15 de Junho, terá um impacto de 13 milhões de euros na região durante os próximo seis anos. As contas são da consultora Wkb, a quem a empresa responsável pela praia, Live It Well Events, encomendou um estudo do impacto económico que a Live Beach terá naquela zona do Interior.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 21 DE MARÇO

Basílio Horta visita o Porto de Leixões

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, vai visitar o Porto de Leixões (APDL) esta segunda-feira, dia 21, pelas 11 horas, com o objectivo de conhecer os últimos resultados do maior porto exportador do país.

Fórum do Mar e Arco Ribeirinho Sul apresentam projecto para nova Marina de Almada

O Fórum Empresarial da Economia do Mar e o Arco Ribeirinho Sul apresentaram o projecto para a nova Marina de Almada, cujo investimento será feito em regime de concessão e integralmente suportado por capitais privados. Nos antigos estaleiros da Lisnave vai nascer aquela que será a primeira marina localizada na Margem Sul do Tejo.

«Queen Elizabeth» vem a Leixões este ano

Em Novembro, o “Queen Elizabeth”, o navio-almirante da Cunard, escalará o porto de Leixões. Uma estreia só possível com o novo cais de cruzeiros. A pouco mais de um mês da inauguração do novo cais de cruzeiros do porto de Leixões, a APDL promove uma primeira conferência sobre as perspectivas para o turismo na área metropolitana e na região Norte.

 

 

Total: 3656