Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Parlamento Europeu pede ajuda de emergência aos pescadores face à crise

O Parlamento Europeu pediu à Comissão Europeia a adopção de medidas de emergência de ajuda aos pescadores europeus, para fazer face à actual situação económica, designadamente em países com especiais dificuldades financeiras, caso de Portugal.

NOS DOIS PRIMEIROS MESES DO ANO

Receitas de turismo internacional atingem 124 milhões de dólares

As receitas de turismo internacional em todo o mundo ultrapassaram os 124 milhões de dólares nos dois primeiros meses de 2011. No mesmo período do ano passado, foram registrados 119 milhões de dólares, informa a rádio ONU.

Hotel flutuante na Suécia

Se está a pensar dar um pulo a Estocolmo e precisar de por lá pernoitar uns dias, aqui fica a sugestão para uma experiência diferente: um hotel flutuante.

INVESTIGAÇÃO

Pesca de pequena escala é mais rentável

Investigadores do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores fizeram estudo sobre o sector pesqueiro do arquipélado, confirmando que a pesca de pequena escala é mais sustentável do que a industrial. Mas os seus dados revelaram, sobretudo, que a primeira tem também maior valor económico e que, além de utilizar menos combustível, o que se traduz em menos gastos e menos custos ambientais, também faz menos capturas acidentais.

O anunciado naufrágio do Lago Chade

Já foi um dos maiores lagos do mundo. Mas nas últimas cinco décadas recuou 90 por cento e, caso nada seja feito, pode desaparecer dentro de 20 anos. Trinta milhões de pessoas dependem da sua água. Mas poucas lutam pela sua sobrevivência.

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE LICENÇA JÁ FOI LANÇADO

Cais de Entre os Rios terá novo equipamento hoteleiro

Foi publicado em Diário da República (II série, 26 Abril de 2011) o anúncio de concurso (35/2011) do instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, para atribuição de licença para exploração de estabelecimento de bebidas, no cais de Entre-os-Rios.

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS DA APOL

Promover a diferenciação

A Associação Portuguesa de Operadores Logísticos, APOL, apresentou no dia 4 de Maio o seu Código de Boas Práticas, um instrumento elaborado com o objectivo de “distinguir os operadores logísticos de excelência”.

JÁ SEGUE RUMO A FRANÇA – VEJA OS VÍDEOS

Pórtico gigante partiu esta quinta-feira do Porto de Aveiro

O pórtico de contentores STS-twin-lift post Panamax com destino ao porto francês de Sète partiu esta quinta-feira, do Porto de Aveiro, no navio Jumbo “Farplayer”. A estrutura gigante, pesando mil toneladas, foi integralmente montada no Porto de Aveiro pela empresa EUROCRANE, numa longa e delicada operação, iniciada no passado dia 3 de Janeiro, com a instalação dos estaleiros.

Logitrans em ano de consolidação

Mais 45% de área de exposição, mais expositores e o mesmo número de visitantes marcaram a quarta edição do Logitrans – salão profissional da logística, transportes, equipamentos e armazém, num ano que se revelou de consolidação para o evento.

Impacto da recessão económica na logística

Na recessão económica que tem afectado o país, e vários países do mundo, a logística é mais uma oportunidade do que um custo. Como referiu Carla Fernandes, presidente da APOL – Associação Portuguesa de Operadores Logísticos durante uma mesa redodnda do Logitrans, “pode e é uma oportunidade de maior margem das companhias”.

Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar recruta Formadores

O FOR-MAR, Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, pretende recrutar Formadores, em regime de prestação de serviços, para as suas Unidades Operacionais em Viana do Castelo, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Matosinhos, Ílhavo, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Lisboa, Sesimbra, Portimão e Olhão.

PIRATARIA

EMSA desenvolve sistema de monitorização de navios na costa da Somália

A Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), em conjunto com a European Maritime Safety Agency (EMSA), estão a desenvolver o designado MARSURV, um serviço marítimo de monitorização integrada que irá permitir à EUNAVFOR a localização de navios mercantes na área de alto risco da costa da Somália.

VOLKSWAGEN É A MAIOR EXPORTADORA AUTOMÓVEL

Mais de 98% dos veículos produzidos em Portugal foram para exportação

A Volkswagen Autoeuropa é a maior exportadora nacional do sector automóvel. No primeiro trimestre deste ano, a fábrica portuguesa exportou 33.420 veículos, de uma produção total de 33.875 carros. No total, e segundo dados da Associação Automóvel de Portugal, foram exportados 51.527 veículos, de uma produção de 52.382 unidades entre Janeiro e Março de 2011. Ou seja, 98,4% da produção que saiu das fábricas Peugeot Citroën, Toyota Caetano, Mitsubishi Fuso Truck e V.N. Automóveis destina-se à exportação.

Multimilionário brasileiro lança maior porto das Américas

A chamada Auto-Estrada para a China é um dos primeiros projectos de infra-estruturas no Brasil construídos a uma escala só comparável ao país ao qual foi buscar o nome. Conhecida oficialmente como Açu Superport, estas instalações prolongam-se mar adentro na costa do estado do Rio de Janeiro e são o elemento mais ambicioso da carteira de Eike Batista, o homem mais rico do Brasil.

CONFERÊNCIA DE 6 DE MAIO DO PROJECTO MARCO POLO II

Apresentações já disponíveis na web

Já se encontram disponíveis no site do Projecto Marco Polo II as apresentações relacionadas com a conferência realizada em Salamanca a 6 de Maio de 2011. O programa contemplava apresentações da rede Cylog (sobre o modelo de gestão integrada de plataformas logísticas em Castela e Leão), da PLAE – Plataforma Logística da Aquitânia-Euskadi (sobre a promoção do Corredor Ferroviário Atlântico) e do ACTE (sobre optimização da rede de “nós” logísticos).

PORTO DE AVEIRO

Pórtico da Eurocrane destinado a Sète já está no convés do Fairplayer

O pórtico de contentores STS-twin-lift post Panamax com destino ao porto francês de Sète já se encontra no convés do navio Jumbo “Farplayer”. A operação, que em Portugal nunca tinha sido efectuada, esteve a cargo da Socarpor (Aveiro), e demorou cerca de uma semana mais do que o previsto, devido a circunstâncias várias inerentes a uma operação com um grau de complexidade elevado.

 

Kallas quer portos mais transparentes e abertos

Na conferência anual da ESPO, European Sea Ports Organisation, que decorre em Chipre, o comissário de Transportes Siim Kallas afirmou que a Europa vai fazer todo o possível para eliminar os últimos obstáculos ao acesso aos serviços portuários.

Setúbal «limpou» endividamento bancário

Um após outro, os principais portos nacionais estão a reduzir a nada o seu endividamento, confirmando-se como excepções no Sector Empresarial do Estado. Agora foi a vez da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.
No início de 2007, o endividamento bancário da APSS atingia os 10,7 milhões de euros. No início de 2011 ficava-se pelos 800 mil euros e a empresa presidida por Carlos Gouveia Lopes antecipou o seu pagamento, reduzindo a zero o passivo.

 

Exportações aumentaram 17% no primeiro trimestre

As exportações aumentaram 17 por cento no primeiro trimestre do ano em comparação o mesmo período do ano passado. As importações também cresceram 8,5 por cento, refere o INE. Esta evolução resultou num saldo para a balança comercial de 342 milhões de euros.
A subida das exportações em 17 por cento, apesar do aumento das importações em 8,5 por cento, representa uma atenuação do saldo negativo da balança comercial para 4.271 milhões de euros.
 

PORTO DO FUNCHAL

Maio com três navios de expedição

Maio poderá ser o mês dos navios de expedição na Madeira, tendo hoje, 10 de Maio, aportado o Plancius, procedente de Cabo Verde, com 35 passageiros e 38 tripulantes que desembarcaram no Porto do Funchal, uma vez que o navio seguiu para estaleiro.
Sob o comando de Han Tiemes, este cruzeiro teve por objectivo a observação de pássaros em locais como as ilhas Falklands, o sul da Georgia, Ushuaia, na Argentina, Santa Helena, Cabo Verde e Madeira.

Total: 3660