Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Leixões mantém crescimento

O Porto de Leixões ultrapassou os 12 milhões de toneladas movimentadas no final do mês de Setembro, o que representa um novo recorde ao fim do 3º trimestre. Em relação a 2010, o crescimento vai além dos 10%, sendo particularmente notório nas exportações que cresceram 23% ao longo do ano. O balanço positivo acumulado até ao momento resulta sobretudo do aumento dos Granéis Sólidos (+31%), da Carga Geral Fraccionada (+77%), e da Carga Contentorizada (+9%). Argentina, Argélia e Angola são os mercados de exportação em maior destaque.

 

Sines recebe visita técnica da APLOG

Esta terça-feira, um grupo de participantes brasileiros do Congresso da APLOG efectuou uma visita técnica ao Porto de Sines, com o objectivo de conhecer o funcionamento desta infra-estrutura portuária que desde o passado mês de Julho oferece uma ligação regular directa entre Portugal e o Brasil.
Os congressistas, pertencentes ao sector brasileiro dos transportes, ficaram a conhecer o funcionamento da JUP – Janela Única Portuária, uma vez que pretendem desenvolver um sistema semelhante naquele país da América do Sul, e tiveram assim oportunidade de verificar as enormes vantagens da sua utilização para o aumento da eficiência portuária.

ESTA QUARTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO

Conferência «Economia do Mar - Uma Parceria para a Competitividade»

“Economia do mar – uma parceria para a competitividade” é o tema da conferência que se realiza esta quarta-feira, dia 12, na Universidade do Algarve, em Faro. No auditório da Faculdade de Economia, no Campus de Gambelas, a sessão integra-se no ciclo de conferências da Caixa Geral de Depósitos e do Jornal de Negócios. Como conferencistas, estará o consultor para o Ambiente, a Ciência e o Mar da Presidência da República, Tiago Pitta e Cunha, que intervirá sobre “A nova visão do Mar para Portugal” e, da Universidade do Algarve, Jorge Dias, que apresentará os “Desafios para o desenvolvimento sustentado da aquacultura: oportunidades para o empreendedorismo no meio académico”.

 

APSS

Certificação Ambiental do Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente em fase de conclusão

Após ter sido auditado com sucesso o Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente da APSS, SA, aguarda-se a sua plena integração e certificação após a conclusão da 2ª Fase da Auditoria de Concessão a ser realizada, em Novembro, pela Lloyd´s Register Quality Assurance. Deste modo, a gestão integrada da Qualidade e Ambiente passa a ser aplicada em cada processo, procedimento diário e em cada decisão assumida.
 

Propostas auto-estradas do mar para ligar Aveiro ao centro da Europa

O projecto para ligar o porto de Aveiro à Europa, através de duas linhas marítimas regulares, em que os camiões embarcam com as mercadorias que distribuem no destino, depois do desembarque, foi esta segunda-feira apresentado aos empresários.

ENCONTRO MARCADO PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 10, EM AVEIRO

Exportações por via marítima em debate

O Porto de Aveiro, em parceria com a AIDA (Associação Industrial do Distrito de Aveiro), vai promover um “working coffee” subordinado ao tema “Exportar Via Marítima: uma solução competitiva”. O encontro está marcado para amanhã, 10 de Outubro, pelas 16 horas, nas instalações do Hotel “As Américas”, e é dirigido a responsáveis de exportação, transporte e logística da indústria da região Centro, operadores logísticos, transitários, transportadores rodoviários, agentes de navegação, armadores e empresários em geral.

Pescadores temem acidentes com torre eólica da EDP ao largo da Póvoa de Varzim

O projecto de energia eólica WindFloat, a instalar ao largo da Póvoa de Varzim, poderá “pôr em causa a segurança dos pescadores”, alerta o presidente da Associação PróMaior Segurança dos Homens do Mar.

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA:

«Não fazemos questão do TGV, mas é necessária uma ligação de mercadorias»

O presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, afirma que tem uma “visão clara” sobre as potencialidades do Alentejo e enfatiza a ligação ferroviária de mercadorias.

TRANSPORTES

«Governo quer levar tudo à frente»

Os planos do governo para o sector dos transportes escalpelizados em dossier do diário "i".

DIA MUNDIAL DO MAR, EDIÇÃO DE 2011

IPTM disponibiliza comunicações

À semelhança dos anos anteriores, para assinalar o Dia Mundial do Mar, o IPTM, I.P. organizou/promoveu a 29 de Setembro as celebrações oficiais que integraram: Jornada Temática, subordinada ao tema "Pirataria Marítima: Articulando Respostas" e a sessão comemorativa.
O IPTM disponibiliza, no seu portal, todas as comunicações proferidas.

Lisboa apuesta por las mercancías pero no aclara el futuro del AVE

Pocas certezas y muchas dudas. Se esperaba que ayer el ministro portugués de Obras Públicas, Álvaro Santos Pereira, explicará de una vez la postura final de su Gobierno respecto al proyecto de alta velocidad entre Madrid y Lisboa que pasa por Extremadura.
Sin embargo, su intervención no resultó concluyente. De lo poco que se pudo extraer de sus palabras se deduce que dará prioridad al transporte de mercancías entre Portugal y Europa a través de Madrid, y por lo tanto de Badajoz.

Conheça a Ilha de Motiti

Em 2011, o porta-contentores Rena encalhou no recife "Astrolabe", a cerca de 12 milhas náuticas do Porto de Tauranga, na Nova Zelândia. O recife fica muito perto da paradisíaca ilha de Motiti, local de sonho para actividades de mergulho. Motiti fica a 10 minutos de voo de Tauranga. É habitada por 27 pessoas, menos seis que no census de 2001. Apesar de tão reduzido número de habitantes, há quem defenda a sua independência.

1.ª Estrutura do Projecto Windfloat já saiu do Porto de Setúbal

A primeira estrutura integrante do Projecto Windfloat da EDP - Electricidade de Portugal, EP saiu, no dia 30 de Setembro, dos estaleiros da Lisnave onde se procedeu à sua montagem. A estrutura irá ser rebocada até ao local da sua instalação, ao largo da Póvoa do Varzim.

VTS COSTEIRO E PORTUÁRIO

OFICIAISMAR toma posição

Na sequência de notícias vindas a público na comunicação social sobre o sistema nacional de controlo de tráfego marítimo costeiro e portuário, o Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante – OFICIAISMAR difundiu comunicado que revela a "posição inequívoca" da estrutura sobre este tema.

PORTO DE SETÚBAL

Contentores batem recorde de 2010 a um trimestre do final do ano

O Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal, concessionado à Sadoport, bateu o recorde absoluto de 2010 na movimentação de contentores ao atingir, de Janeiro a Setembro de 2011, 54 048 TEU, ultrapassando já em 6,5% o anterior máximo anual, de 50 744 TEU, quando ainda faltam três meses para o final do ano. Só no mês de Setembro de 2011, foram movimentados 11 052 TEU, um crescimento de 161,5% comparativamente aos 4 227 TEU do mesmo mês, em 2010.

ÀS 16:00, NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Plano Estratégico dos Transportes é apresentado hoje

O Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, apresenta esta sexta-feira à tarde, no Parlamento, o Plano Estratégico dos Transportes. Segundo a informação disponível na página do Parlamento na Internet, a audição, pedida pelo ministro que tutela a área dos transportes, está agendada para as 16:00, na Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas.

CARLOS LOPES:

«NATALIA A permitirá estreitar a ligação do Porto de Setúbal ao Médio Oriente»

O Porto de Setúbal passou a receber, desde o final de Setembro, um novo navio com ligações ao Médio Oriente, de forma a aumentar “significativamente a oferta do porto aos clientes e operadores”. Carlos Lopes, presidente do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), afirma que o novo serviço oferecido pelo “Natalia A” vai permitir “estreitar a ligação do porto de Setúbal ao Médio Oriente”.

XIII CONGRESSO DA APAT

Transitários facturam 1,5 mil milhões

O sector transitário nacional teve, em 2010, um volume de negócios de perto de 1,5 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 0,9% do PIB desse ano, situado nos 169 mil milhões de euros. Esta é uma das conclusões de um estudo baseado em informações da D&B Informa, apresentado no XIII Congresso Nacional de Transitários, que decorreu a semana passada em Tróia.

LÍDIA SEQUEIRA:

Sines apto a receber navios de 18 000 TEU

No final de Novembro, o Terminal XXI de Sines terá acessos marítimos com fundos de -17,5 metros, confirmou Lídia Sequeira. Nessa altura, acrescentou a presidente da administração portuária, o terminal de contentores de Sines ficará capaz de receber, sem restrições, os navios de 18 000 TEU, os Triple-E, que a Maersk tem encomendados.
“Igual a Sines, na Europa, só teremos Roterdão”, reforçou aquela dirigente, que salientou ainda o facto de, desde Julho, o porto alentejano ser também “líder nacional na movimentação de contentores”.

20 ANOS EM PORTUGAL

MSC edita newsletter comemorativa

Já se encontra disponível a edição n.º 7 da newsletter “MSC News”. Trata-se de edição renovada, comemorativa do 20º aniversário da MSC em Portugal.
Para folhear aqui
 

Total: 4083