Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FIGUEIRA DA FOZ

Câmara aprova regulamento de utilização do portinho da Gala

A Câmara da Figueira da Foz aprovou por unanimidade o regulamento de utilização das infraestruturas do Núcleo Piscatório/Portinho da Gala, no braço sul do Mondego, que serve cerca de 70 pescadores artesanais.
À obra, iniciada em 2006 pelo Instituto Portuário de Transportes Marítimos e concluída pela Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), foi associada a edificação de infraestruturas terrestres de apoio, cuja gestão foi cedida a título definitivo, em Janeiro último, à autarquia.

 

AIP defende criação de fundo nacional para apoiar aumento das exportações

Este novo instrumento deveria ser criado se os bancos continuarem sem financiar o aumento das vendas portuguesas no estrangeiro, defende Rocha de Matos, dirigente da Associação Industrial Portuguesa (AIP).

COM CORAÇÃO NO PORTO DE PESCA LOCAL

Indústria conserveira está a ganhar uma nova vida em Olhão

Depois dos investimentos em novas fábricas da Companhia de Pescarias do Algarve, já em funcionamento, e da Freitasmar, em curso, está na calha uma nova unidade de congelamento nos terrenos da infraestrutura portuária olhanense, bem como a reativação da antiga fábrica da Bela Olhão.

17ª Intermodal South América bateu máximos de público e de negócios

Depois de três dias de intenso movimento, a principal feira de negócios dos setores de logística, transporte de carga e de comércio internacional, que S. Paulo recebeu, viu passar pelas suas portas um total de 45.265 pessoas (a organização projetou inicialmente um número a rondar as 43 mil pessoas), superando todas as expectativas iniciais e consolidando-se como um dos principais encontros do segmento no mundo.

DOUROAZUL

Oportunidades de emprego

A DouroAzul está a admitir, para a sua nova época de cruzeiros no Douro, colaboradores para uma série de funções: Director de Navio-Hotel, Chefe de Cozinha e Cozinheiro de 1ª, Terapeuta de SPA / Massagista, Assistente de Bordo/Recepcionista, Gerente de Restauração, Chefe de Sala, Empregado de Mesa, Empregado de Bar, Copeiro, Empregado de Quartos, entre outros.

Porto de Lisboa na Intermodal South América 2011 recebe visita do Ministro dos Portos do Brasil

No segundo dia da maior feira da América Latina do setor de transportes e logística, a Intermodal South América 2011, o stand do Porto de Lisboa contou com a visita do Ministro dos Portos do Brasil, Leônidas Cristini.

IDEIAS INCRÍVEIS PARA VIAGENS

Safaris no fundo do mar

A Deep Sea Voyages oferece expedições a navios naufragados, como o Titanic (a 3 775 metros de profundidade, no norte do Atlântico) e o Bismarck (principal navio alemão da Segunda Guerra Mundial, hoje a 4 550 metros da superfície, a oeste da França). No futuro, será possível ir a lugares ainda mais arriscados, como as Fossas Marianas, no Oceano Pacífico, a região mais profunda do planeta, a 11 quilómetros abaixo do nível do mar. “Cerca de 95% dos oceanos são desconhecidos, o que os torna um mercado promissor para o turismo”, afirma Scott Fitzsimmons, presidente da Deep Sea Voyages.


 

MARÇO FOI O MELHOR MÊS DE SEMPRE DO PORTO DE LEIXÕES

1,6 milhões de toneladas de mercadoria movimentada garante mais um recorde

O Porto de Leixões registou em Março o maior volume de mercadoria movimentada em qualquer mês da sua história. Mais de 1,6 milhões de toneladas de mercadorias passaram por Leixões só no mês passado, contribuindo decisivamente para que o Porto encerrasse o primeiro trimestre de 2011 com um crescimento de 12% na mercadoria movimentada face ao período homólogo do ano anterior.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 11 DE ABRIL

«Aurora» em Ponta Delgada

Esta segunda-feira, dia 11 de Abril, o elegante Aurora, da P&O Cruises, realiza a segunda de quatro escalas previstas para este ano em Ponta Delgada. O navio encontra-se em viagem para Southampton, vindo das Caraíbas, mais concretamente de Santa Lúcia. A sua chegada está prevista para as 07:00 e a partida ocorrerá pelas 13:00. Ainda este ano, o Aurora tem previstas mais duas escalas nas Portas do Mar.

Governo aumenta apoios aos armadores portugueses

Quatro milhões de euros para a contratação de tripulantes nacionais e 200 mil euros para a modernização da frota. Pelos menos no imediato, os cortes orçamentais impostos pela crise não chegam aos apoios previstos no PIDDAC para os armadores nacionais. Os anúncios para os incentivos à modernização da frota e à contratação de tripulantes nacionais já foram publicados em Diário da República. No caso da modernização da frota, o montante disponível para este ano é de 200 mil euros, valor que compara com os 150 mil euros do ano passado.

 

ERIC CANTONA É O ÁRBITRO

Futebol no porão

O site especializado em marketing AdFreak seleccionou os dez melhores anúncios televisivos sobre o futebol. Um dos anúncios, com uma constelação de estrelas jogando futebol no porão de um navio de carga, integra a lista. Eric Cantona arbitra a partida.

Um porto a que muitos chegam por engano

É verdade, e não chegam por mar. O porto inglês de Goole ganhou bastante visibilidade, imaginem só, graças ao Google. E isto sem que os seus administradores tivessem que gastar uma libra em publicidade no poderoso motor de busca.

LEIXÕES

TCL com o melhor primeiro trimestre de sempre

No espaço de três meses, em Janeiro e em Março, o TCL bateu duas vezes o recorde de movimentação de contentores em Leixões. Em Março, o TCL movimentou 28 438 contentores (44 537 TEU), valor que supera o anterior máximo de 28 116 fixado em Janeiro.
Relativamente ao mês homólogo do ano passado, o resultado de Março representa um crescimento de 12% em contentores e de 8% em TEU movimentados.
 

NAVIO GIGANTESCO TERÁ UNIVERSIDADE, HOSPITAL, E CABINES MILIONÁRIAS PARA OS SEUS «HABITANTES»

Cidade Flutuante

Morar numa cidade flutuante e navegar por todo o mundo não é mais uma idéia possível de acontecer só no cinema. O projecto de uma real cidade marítima já foi feito e é questão de tempo para esta super construção ter início.
A ideia foi do engenheiro Norman Nixon e da empresa Freedom Ship International. Eles pretendem construir um gigantesco navio de proporções que até hoje não foram alcançadas.

EMPREENDIMENTO CONSTRUÍDO EM RÉPLICA DE NAVIO-FANTASMA

Almoce com tubarões ao seu lado

Se quer comer uma refeição num cenário exótico, o Cargo Hold, em Durban, na África do Sul, pode dar uma ajuda. Uma alternativa curiosa de turismo gastronómico, o Cargo Hold é um restaurante especializado em frutos do mar, onde podemos almoçar enquanto contemplamos a vida marinha da costa sul-africana, por exemplo tubarões brancos nadando ao nosso lado.

A CULPA É DA SUPER-LUA!

Cinco navios encalharam na costa britânica devido ao fenómeno lunar

A super-lua foi "acusada" de causar o encalhe de cinco navios em poucas horas numa das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. Os navios colidiram com bancos de areia que normalmente não se encontram expostos, no Solent, entre a Ilha de Wight e a costa de Hampshire, já que o fenómeno originou profundidades menores.

DIMAS ALMADA

«Shiplover» da Madeira tem mais de 40 mil postais

Dimas Almada adora navios e colecciona postais, muitos postais das embarcações com que se vai cruzando, a bordo das quais sobe, e já subiu a muitas, postais dos navios em que viaja. A colecção já ultrapassa as quarenta mil unidades.
Tudo começou no miradouro das Cruzes, que ficava perto da casa dos avós. Dali contemplava o frenético movimento diário do Porto do Funchal, em tempo de passagem de muitos paquetes soviéticos.

ESTE DOMINGO, NA PRAIA DE SANTA EULÁLIA

3.º Campeonato Nacional de Salvamento Aquático

Este domingo, 10 de Abril, a Praia de Santa Eulália vai servir de cenário ao 3.º Campeonato Nacional de Salvamento Aquático, uma prova organizada pela Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores em conjunto com a Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA).

EXPOMAR, EM OLHÃO, TERMINA ESTE DOMINGO

Demonstrações com cães de água e seminários sobre o litoral

Sessões de demonstração com cães de água, seminários sobre zonas costeiras ou a degustação de conservas e “patés” regionais são algumas das iniciativas da Expomar, cuja inauguração aconteceu quinta-feira, em Olhão.
Durante quatro dias, a oitava edição da Feira do Mar e das Actividades Náuticas mostra as últimas novidades naquela área de negócio, estando prevista a presença de 20 empresas do sector.

 

ACTIVIDADE AMBIENTAL NA PRAIA VASCO DA GAMA

APS colabora na iniciativa promovida por um grupo de alunos da Escola Poeta Al Berto

No dia 6 de Abril, um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária Poeta Al Berto, de Sines, organizou, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, uma actividade de carácter ambiental que envolveu a comunidade sineense em geral. Esta actividade apresentou duas vertentes, em que uma consistiu na limpeza e recolha de lixo da praia de Vasco da Gama, na zona do areal, e a segunda na recolha de lixo marinho na zona do Porto de Recreio de Sines, com recurso a mergulhadores.

Total: 3523