Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




RIA DE AVEIRO EM FOCO - ESTARREJA

«Gostos e Sabores» com José Eduardo Matos

Emissão do programa “Gostos e Sabores”, tendo como convidado o Dr. José Eduardo Matos, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja.
RTPN, 10 de Abril de 2011.

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ÍLHAVO

Ribau Esteves no «Gostos e Sabores»

Emissão do programa “Gostos e Sabores”, tendo como convidado o Eng. Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.
RTPN, 5 de Março de 2011.
Receitas: Chanfana de carneiro à moda de Ílhavo; Salada de favas com barriga de porco.

À PROCURA DO NAVIO LICORNE

Tintin inspira filme em 3D de Steven Spielberg

Como diria o Capitão Haddock: com mil borrascas! Estreia mundial a 26 de Outubro um filme sem meios-termos: muitos vão amá-lo ardentemente, mas os que o odiarão vão detestá-lo também com igual ardor. As primeiras fotos da produção correm mundo pela web, causando rebuliço por causa das expressões meio "borrachudas" dos personagens.

SUGESTÃO DE PASSEIO

Viagem pelo Mondego

Agora que a Primavera chegou, deixamos uma sugestão de passeio. Por exemplo, pelo rio Mondego, partindo da Figueira da Foz. A d´evento em popa tem um leque variado de ofertas à sua disposição.

Marinha dos EUA incendeia barco com raio laser

A Marinha dos Estados Unidos conseguiu incendiar um barco usando um disparo de raio laser. O laser de alta energia (ou Hel, em sua sigla em inglês) foi disparado de um navio de guerra na costa do Estado da Califórnia (costa oeste do país) e acertou num pequeno barco que estava próximo.

EXPORTAÇÃO É UM DOS OBJECTIVOS

Mais de 60 entidade integram já o Ecossistema de Transportes

Um conjunto de empresas portuguesas e entidades ligadas ao Estado juntaram-se para criar o Ecossistema de Transportes, um projecto de partilha de conhecimento para a sua transformação em produtos e serviços, ou seja, em valor, que possam ser exportados. O objectivo é fazer em Portugal uma Sillicon Valley.

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS COMEMORA-SE HOJE

«Água: Cultura e Património» é o tema deste ano

Celebra-se hoje o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e salvaguarda.
"Água: cultura e património" é o tema escolhido para 2011.
 

CENTRO DE MEMÓRIA | VILA DO CONDE | HOJE, 18 DE ABRIL

Um mergulho na História. Um navio do século XV. Ria de Aveiro A

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, hoje, 18 de Abril, o IGESPAR, I.P., o ICOMOS e o Município de Vila do Conde organizam diversas actividades, nelas se incluindo  a inauguração da exposição “Um mergulho na História – o navio do século XV, Ria de Aveiro A”. De salientar também a entrega formal, pelo IGESPAR, à Câmara Municipal de Vila do Conde, do cepo de âncora romano de Labruge.

Peniche comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2011: «ÁGUA: Cultura»

Hoje, 18 de Abril, o Município de Peniche associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, subordinado ao tema "ÁGUA: Cultura e Património".

CONSERVAÇÃO

Aquário Vasco da Gama liberta peixes para habitat natural

O Aquário Vasco da Gama libertou para o seu habitat natural 400 exemplares de ruivaco-do-oeste, uma espécie de peixe de água doce ameaçada e que só existe em Portugal, anunciou a Marinha. Os peixes, reproduzidos em cativeiro no aquário, foram libertados no rio Alcabrichel (Torres Vedras) entre as localidades de Ramalhal e Abrunheira, perto do local onde foram capturados os seus progenitores.

O MAR NAS LEGISLATIVAS

Ribeiro e Castro propõe comissão permanente para as políticas do mar na nova legislatura

O deputado do CDS Ribeiro e Castro e alguns representantes do sector do mar, que se reuniram a 15 de Abril, vão propor a constituição de uma comissão parlamentar permanente para as políticas do mar na próxima legislatura.
Ribeiro e Castro disse à Lusa que a ideia inicial era propor a criação de uma comissão eventual para as políticas do mar, que funcionaria durante um ano.

As 10 melhores praias da Europa

Chipre, Itália, Grécia e Espanha têm duas cada neste TOP 10. As escolhas foram feitas pelos utilizadores do site internacional de turismo Tripadvisor.

Marinha alerta para o cumprimento das regras nas praias antes da época balnear

A Marinha Portuguesa, que superintende as acções de salvamento nas praias, alertou hoje banhistas para a necessidade de cumprirem as regras de segurança fora da época balnear, numa altura em que muitas pessoas têm afluído àqueles locais, graças às elevadas temperaturas e às férias escolares.

PARLAMENTO EUROPEU

Comissão das Pescas em São Miguel

A Comissão das Pescas do Parlamento Europeu visitou, a 15 de Abril, o porto de Ponta Delgada em sequência a uma visita a Portugal que já levou os eurodeputados de vários países da União Europeia e visitarem Peniche e Faial.
 

Porto de Setúbal cresce 7,4% no 1º trimestre

O movimento de carga no Porto de Setúbal atingiu, no 1º trimestre de 2011, um crescimento de 7,4%, que se traduz num total de 1,7 milhões de toneladas, ou seja, um acréscimo de 119 mil toneladas em relação ao período homólogo de 2010.

XXV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Docentes mostram interesse pela importância do Porto de Sines no desenvolvimento do país

Iniciou-se a 14 de Abril, em Sines, o XXV Encontro Nacional dos Professores de Geografia. A cidade foi estrategicamente escolhida pelos professores com o intuito de festejarem da melhor forma as bodas de prata do encontro e conhecerem o complexo industrial e tecnológico de grande sucesso, que desde sempre foi uma aposta como a porta para o desenvolvimento do território e das actividades nacionais e que actualmente é o território nacional com o maior índice de investimento e trabalhos em curso.

Porto de Sines mantém crescimento de 50% nos contentores

O Porto de Sines fechou o 1º trimestre de 2011 com um crescimento de 50% no movimento de contentores, face ao período homólogo e mantendo o crescimento verificado em 2010. Nos três primeiros meses, foram movimentados 114.492 TEU contra 76.500 TEU em igual período de 2010.

AGENCIADA EM LISBOA PELA NAVEX

OPDR liga semanalmente Portugal e países do Norte de África

A OPDR, armador alemão que mantém linhas marítimas regulares ligando nomeadamente a Península Ibérica e o Norte da Europa desde há mais de cem anos, vai em abril inaugurar dois novos serviços que ligarão semanalmente Portugal e países do Norte de África. O primeiro iniciou-se no passado dia 1, ligando Lisboa e Tunis, com um transit time de cinco dias na importação e de seis dias na exportação e escalando Lisboa todas as quintas-feiras.

EM MAIO E JUNHO, DOIS IMPORTANTES FÓRUNS, EM VIGO E MATOSINHOS

Noroeste da Península mais virado para o mar

O Noroeste Peninsular está definitivamente virado para o mar. Em menos de um mês, vão realizar-se em Vigo e em Matosinhos, em Maio e Junho próximos, dois eventos dedicados ao aproveitamento e valorização do mar, como causa de sustentabilidade e factor económico.

LISNAVE

Empresa exportou 1.450 milhões desde 1997

O ano passado foi o primeiro da segunda década da Lisnave desde que a empresa foi reestruturada. Com a saída do Grupo José de Mello e a entrada dos actuais accionistas para a empresa gestora dos estaleiros navais da Mitrena, ocorreu um profundo processo de reestruturação, iniciado a partir do segundo semestre de 1997. Desde essa data e até 2010, a Lisnave reparou e/ou manteve 1.738 navios, provenientes de mais de 50 países.

Total: 3523