Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Contentores crescem 16% nos portos nacionais até Março

Os portos nacionais registaram uma subida de 16,5% na movimentação de contentores, medida em TEU, no primeiro trimestre do ano. Contabilizaram-se 387 134 TEU, contra 332 349 há um ano.

Um peixe que custa tanto como um carro de luxo

Um peixe dragão vermelho, cujo preço é comparado pelos vendedores ao custo de um carro de luxo, está à venda numa loja de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, noticiou o diário West China Metropolis. O peixe, oriundo da Indonésia, tem um comprimento de 55 centímetros e pesa 1,5 quilogramas, e a sua raridade deriva do facto de ter as barbatanas e as escamas vermelhas, uma propriedade rara já que a maioria dos peixes desta espécie são amarelos ou prateados.

DIA DA MARINHA

«Navegar, navegar» vence concurso

A Marinha deu aos cibernautas a possibilidade de escolherem uma música para ser interpretada no alinhamento do concerto ao ar livre da Banda da Armada, que deocrreu no passado dia 20 de Maio no Anfiteatro Largo José Afonso, em Setúbal, nas comemorações do Dia da Marinha 2011.
"Navegar, navegar" foi a vencedora.

 

SESIMBRA

Cais de embarque na Praia do Ouro já está a ser construído

Já está em curso a construção do cais de acostagem na Praia do Ouro, em Sesimbra. Prevê-se que os trabalhos estejam concluídos no final do mês de Maio. O equipamento, destinado a embarcações marítimo-turísticas e de recreio, até sete metros de comprimento, ficará localizado na ponta do molhe, fronteiro ao Hotel do Mar, voltado para o porto de Abrigo, e terá uma estrutura flutuante de acostagem com 20 metros.

ESTA QUARTA-FEIRA

Cem jovens estudantes de Portimão vão limpar praia e ria de Alvor

A AESCV – Associação de Escolas de Surf da Costa Vicentina está a promover na região algarvia a campanha "Unidos a proteger e a preservar", que esta quarta-feira, 25 de Maio, se propõe proceder à limpeza e recolha de lixo na Praia e na Ria de Alvor, com a colaboração de cem alunos dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário de Portimão.

Unidade japonesa prevê investimento de 80 milhões em Sines

A aicep Global Parques assinou, a 16 de maio, com a Greenprod – Indústria de Reciclagem Lda, um acordo de reserva de Direito de Superfície de uma área de cerca de 2ha no loteamento da Zona 1 da ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines, para a futura instalação de uma unidade industrial de reciclagem química e mecânica de plástico.

Energias renováveis podem «alimentar» o mundo em 2050

Dentro de quatro décadas, as energias renováveis poderão satisfazer cerca de 80% das necessidades energéticas globais, de acordo com um relatório apresentado pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas.

«INOVAR PARA COMPETIR» - 23 DE MAIO

Ílhavo acolhe hoje o I Fórum Atlântico do Projecto Aux-Navália

O Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo acolhe hoje, segunda-feira, 23 de Maio, o I Fórum Atlântico no âmbito do Programa Aux-Navália, que decorre sob o lema “Inovar para Competir”.
O Projecto Aux-Navália é participado pela Associação das Indústrias Navais - AI Navais, conjuntamente com parceiros do Reino Unido e de Espanha. Este Fórum Atlântico, que deverá constituir o primeiro de uma série continuada de “fora” anuais, visa manter activas e incrementar as relações e interactividade internacional, no âmbito daquele Projecto, nomeadamente sobre a inovação e a competitividade no sector da construção naval.
 

SERVIÇO «TANGIER SHUTTLE»

Porto de Lisboa recebe nova linha da CMA CGM

O Porto de Lisboa passou a receber uma nova linha regular, denominada “Tangier Shuttle”, do armador CMA CGM. A sua escala inaugural realizou-se a 11 de Maio, com o navio “OUED ZIZ” que tem uma capacidade para mais de 500 TEU.

Porto da Figueira da Foz com melhor primeiro quadrimestre de sempre

No período de Janeiro a Abril de 2011 movimentaram-se no Porto da Figueira da Foz 518.384,00 toneladas de mercadorias. Trata-se do melhor primeiro quadrimestre de sempre no Porto da Figueira da Foz. 43,04% do total movimentado foi carga geral, num total de 223.119,00 toneladas, o que significa um crescimento de 37.931,92 (20,48%) em relação a 2009.

O MAR A BANHAR O INTERIOR

Berrelhas assegura transporte para praia de Mangualde

A Empresa Berrelhas vai ser a transportadora oficial da primeira praia artificial da Europa, em Mangualde, tendo assinado um contrato de exclusividade com a promotora da infraestrutura de lazer, a Live It Well Events. A transportadora vai assegurar o transporte da população da região até ao recinto do Live Beach.

Dia da Marinha tem este domingo o seu ponto alto

As comemorações do Dia da Marinha, que decorrem na cidade de Setúbal, têm o seu ponto alto este domingo, 22 de Maio, e contarão com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello e do Almirante-Chefe do Estado-Maior da Armada, José Saldanha Lopes.
O programa completo das comemorações deste domingo tem uma forte agenda de actividades. Pelas 10h00, na Igreja de S. Julião, realiza-se uma missa em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos. Segue-se às 11h30 a Cerimónia Militar na Zona Ribeirinha de Setúbal, junto da Capitania do Porto de Setúbal, durante a qual o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes, irá proferir uma alocução.

SEGUNDO A GREENPEACE

Conserveira açoriana comercializa o atum «mais sustentável do mundo»

O atum capturado pelo sistema 'salto e vara' nas embarcações da Conserveira Santa Catarina, em S. Jorge (Açores), é "o mais sustentável do mundo", segundo a organização ambientalista Greenpeace, que distinguiu a marca que o comercializa em Inglaterra.
"É um prémio importante porque, num mundo onde a concorrência é cada vez maior, arranjamos maneira de ver valorizado e publicitado o nosso produto", afirmou Pedro Pessanha, administrador da conserveira, em declarações à Lusa.

Jornalistas navegaram na «Sagres»

A convite da Marinha, os jornalistas foram levados a visitar o navio-escola "Sagres" e a navegar do Porto de Sesimbra até Setúbal, onde decorrem várias actividades comemorativas do Dia da Marinha que tem o seu ponto alto este domingo.
Sardinha Monteiro comanda o navio há poucos dias e não esconde o orgulho que tem: "Estive no ‘Sagres' pela primeira vez, em 1988, tinha 19 anos. Era cadete. Agora volto como comandante do mais emblemático navio da Marinha Portuguesa. É um grande orgulho".
 

AVEIRO

Região recebe 32 eventos náuticos nos próximos meses

O Turismo do Centro anunciou esta sexta-feira a realização de 32 eventos náuticos na região da ria de Aveiro nos próximos meses. O cartaz compreende um “conjunto de eventos com impacto na economia turística regional que afirma o centro de Portugal como um destino de excelência para o turismo náutico”, disse o presidente da instituição, Pedro Machado.

Missão Oficial de Zhuhai e de Macau visita Sines

A delegação pretendeu conhecer as condições desta área com vista à potencial instalação de empresas orientais na ZILS, utilizando o Porto de Sines como porta de entrada e saída de mercadorias.

Porto de Setúbal ligado à A2

O Porto de Setúbal já está ligado à auto-estrada A2 por uma via dedicada sem passagem por zonas urbanas, concluídos que estão os trabalhos de construção da ligação entre o Alto da Guerra (EN10) e a A12 – Auto-estrada Setúbal/Montijo, abrindo à circulação no passado dia 19.

Carlos Vasconcelos defende «complementaridade» no transporte do Corredor E-80

Aveiro foi o palco escolhido para o primeiro Workshop do Grupo de Trabalho 1 do Projeto Intermodalidade E80, congestionada via de trânsito internacional que une a costa Atlântica portuguesa com a Europa Central e Setentrional, atravessando a Península Ibérica. O projecto junta importantes agentes do Corredor E-80: APA, APDL e ZALDESA.

Santos Silva quer facilitar actividade económica ligada ao mar

O ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, defendeu a necessidade de facilitar as actividades económicas ligadas aos recursos marinhos e apelou à participação na consulta pública do programa "simplex do mar".
O Ministro da Defesa Nacional discursava na cerimónia comemorativa do Dia Europeu do Mar que se assinalou ontem, 20 de Maio, nas instalações da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, em Oeiras.

APRESENTAÇÕES JÁ DISPONÍVEIS NA WEB

Workshop do projecto de intermodalidade E-80, do programa Marco Polo II, em Aveiro

Já se encontram disponíveis, na web, os ficheiros de suporte (pdf e powerpoint) às apresentações efectuadas no 1º workshop dos grupos de trabalho 1 e 2 do projecto “Intermodality E-80”. Inserido no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns, que decorreu dia 19 de Maio, em Aveiro.

Total: 3660