Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




INVESTIGAÇÃO NO MAR PROFUNDO, A MAIS DE 3 MIL METROS ABAIXO DA SUPERFÍCIE

Descobertas fontes hidrotermais a norte dos Açores

Uma expedição irlandesa descobriu, a norte dos Açores, um conjunto de enormes fontes hidrotermais, localizada a mais de 3.000 metros abaixo da superfície do mar, que até a data não tinha sido identificada. A descoberta vai ser emitida no canal televisivo da National Geographic.

EM DIRECTO DA CARAVELA VERA CRUZ

TSF por Peniche

Mais uma edição do programa "Terra a Terra", da TSF. Fernando Alves recebe os seus convidados na Caravela Vera Cruz, em Peniche.

Braga de Macedo deve ficar à frente da AICEP

Jorge Braga de Macedo, ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva, deverá ser o escolhido pelo Governo para liderar o organismo que resultar da fusão da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), avança o Sol.
 

DO CABO MONDEGO A S. PEDRO DE MOEL

Canadianos investem 49 milhões para descobrir petróleo

Ao 26º dia de prospecção no mar que decorre entre São Pedro de Moel (Marinha Grande) e Cabo Mondego (Figueira da Foz), o responsável sublinha que "as operações estão a correr muito bem" e "é difícil" que os dados recolhidos não confirmem a existência de petróleo na costa portuguesa.
A Mohave Oil & Gas, de capitais canadianos, opera em Portugal há 18 anos, tendo investido 42 milhões de euros, 16 milhões dos quais nos últimos dois anos.
A operação que está a decorrer no mar até meados de Setembro envolve uma embarcação que reboca dez cabos submergidos com seis quilómetros de comprimento e cem metros de distância entre cada um deles (um quilómetro de largura total).

FAROL DE SANTA MARTA

O tapete vermelho cheio de luzes

Onde se fala do Farol de Santa Marta, do tapete vermelho cheio de luzes, também do americano que descobriu tesouro no fundo do mar graças ao Google Maps, ainda dos piratas somalis que se acham “pescadores enfadados”...

Porto de Setúbal reforça liderança nacional no Ro-Ro

O Porto de Setúbal reforçou no 1º semestre a liderança nacional roll on-roll off, com a movimentação de quase 100 mil viaturas nos seus terminais. Este volume significa um crescimento de 12,7% em unidades relativamente ao período homólogo de 2010, e de 14,7% em tonelagem, neste segmento de carga.
O aumento registado repercutiu-se exclusivamente na vertente da exportação e deveu-se sobretudo à produção da fábrica da Volkswagen Autoeuropa.

Boluda liga Lisboa às Canárias

A Boluda iniciou, no passado domingo, a sua actividade no porto de Vilagarcia de Arousa através de um novo serviço regular entre Lisboa e Canárias.
Ao serviço desta nova linha está o navio Neuburg, com capacidade para 515 TEU, sendo que as escalas realizam-se a cada sexta-feira. Na sua primeira viagem foram movimentados 140 TEU de carga importada e 150TEU de produtos para exportação.
 

Hotéis madeirenses lideram a nível nacional a taxa média de ocupação

A hotelaria madeirense registou um aumento de 21% nas dormidas no passado mês de Junho, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os números revelados pelo Instituto Nacional de Estatistica, INE.
Durante o mês de Junho foram vendidas 523.333 noites, mais 90.811 do que no mês homólogo do ano anterior, em que esse número ficou-se pelas 432.522 dormidas, um reflexo da catástrofe de 20 de Fevereiro de 2010.
 

APL e Timestamp assinam acordo para comercialização conjunta de sistema de planeamento de acostagem de navios

A APL e a Timestamp SI celebraram um acordo para a comercialização conjunta do sistema informático DS-PLAN que suporta o planeamento e acostagem de navios no Porto de Lisboa. Este sistema de gestão está actualmente em exploração na APL e foi implementado pela Timestamp SI, no âmbito de um projecto de modernização portuária e tecnológica, sendo já um caso de sucesso internacional.

Conceição Estudante recebida pelo Secretário de Estado do Mar

Manuel Pinto Abreu, Secretário de Estado do Mar, reuniu-se terça-feira, em Lisboa, com Conceição Estudante, Secretária Regional do Turismo e Transportes da Madeira, para discutir o trasnporte marítimo na Madeira, noticia o Diário de Notícias local.

Derrame de substâncias químicas testado em simulacro no Porto de Aveiro

Para verificar o cumprimento das exigências legais em vigor aplicáveis ao seu tipo de actividade, a AVEIPORT - Sociedade Operadora Portuária de Aveiro, Lda organizou, terça-feira de manhã, nas suas instalações, no Terminal Norte do Porto de Aveiro, um simulacro, para o qual contou com a ajuda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. O exercício consistiu no derrame de substâncias químicas, seguido de incêndio.

Barreira contra pó da estilha de Leixões próxima da conclusão

Apesar da conclusão do projecto estar prevista para 15 de Setembro, João Pedro Neves salvaguarda que a barreira “já é efectiva” nesta altura. A maior parte dos contentores já está pintada de vermelho vivo, mas falta ainda reparar e pintar os restantes. A pintura a vermelho já melhora bastante a aparência da barreira, mas esta será ainda embelezada com motivos gráficos alusivos à Ode Marítima, de Álvaro de Campos.

VAGUEIRA

Dois contentores perdidos a 15 milhas da costa

A Capitania do Porto de Aveiro emitiu ontem, dia 9 de Agosto, um aviso a alertar a navegação para a existência de dois contentores perdidos no mar a cerca de 15 milhas da costa. De acordo com o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Coelho Gil, os contentores estão vazios e pertenciam ao navio Wec Brueghel. Terão caído à água ao largo da Vagueira (Vagos), a cerca de 15 milhas da costa, pelo que constituem um perigo para a navegação.

CONTENTORES

Por ano caem dez mil ao mar

Em média estima-se que caiam ao mar, todos os anos, dez mil contentores. Há quedas que não ficam na história mas outras que dão estórias engraçadas, como o navio que deixou cair ao mar um contentor com milhares de brinquedos de plástico para diversão das crianças no banho. Aconteceu em 1992, no Oceano Pacífico.
Uma tempestade esteve na origem da queda ao mar de outro contentor, este com 29 mil rãs verdes, tartarugas azuis, castores vermelhos, mais uns tantos patos. O navio havia saído de Hong Kong com destino a Tacoma, Washington.
 

HOJE NO PORTO DE AVEIRO

Simulacro Aveiport 2011

No Terminal Norte do Porto de Aveiro vai realizar-se hoje um simulacro de derrame de substâncias químicas, seguido de incêndio.
O início das operações está previsto para as dez da manhã, terminando duas horas mais tarde.
A AVEIPORT é a empresa responsável pela realização deste exercício, que conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

TSF

A vida no farol do Cabo da Roca

No farol do cabo da Roca, na ponta mais ocidental da Europa, vivem três homens que cuidam do seu funcionamento e avisam os navegantes da proximidade da costa. A TSF conversou com o faroleiro João Amaral, que vive há sete anos neste cabo.
Reportagem de Ricardo de Oliveira Duarte com as declarações dee João Amaral sobre a vida no Cabo da Roca. 
 

Faroleiro Martins dixit

O farol é como o pneu suplente dos carros. Na primeira altura em que uma roda está vazia pensamos logo: “Eh pá! O pneu suplente…” e vamos procurá-lo. Com os faróis passa-se exactamente o mesmo; ao primeiro percalço a primeira coisa que procura quem anda no mar é um ponto em terra para se orientar: o farol mais próximo. E, tal como o pneu suplente, se não estiver a funcionar convenientemente pode ser muito complicado…

VEJA O VÍDEO

Austrália afunda navio para formar recife artificial

Um navio desactivado da Marinha australiana foi afundado dia 13 deAbril na costa do país. A ideia é que ele forme a base de um recife artificial que atraia turistas e dividendos para o governo da Austrália. Centenas de pessoas na Praia de Avoca, no Estado de Nova Gales do Sul (sudeste da Austrália), acompanharam o evento, marcado por um espectáculo de fogo de artifício.

PORTOS DE SETÚBAL E SESIMBRA

APSS com ganhos de 2,4 milhões de euros no 1º semestre

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA obteve um resultado líquido de 2,4 milhões de euros no 1º semestre de 2011, o que representa um crescimento de 71,6%, em relação a igual período de 2010 (19,5% acima do valor em orçamento) e com os resultados operacionais de 3,2 milhões de euros a corresponderem a um aumento de 66%.

AFIRMA O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR

Mar: Investimento «traz retorno a longo prazo»

O Secretário de Estado do Mar destacou ontem no Porto de Leixões que o investimento no mar «traz retorno a um prazo relativamente longo» e não se limita às pescas.
«Algo que temos que ter consciência, e por vezes não há em Portugal, é que a actividade e o investimento no mar traz retorno a um prazo relativamente longo, mas temos de ser persistentes e determinados», afirmou Manuel Pinto de Abreu em visita ao Porto de Leixões, onde assinalou a adjudicação da construção do edifício do terminal de cruzeiros, orçado em 25 milhões de euros.
Sobre a empreitada, cuja conclusão está prevista para 2013, o responsável referiu que «pelo empenhamento de todos os envolvidos (da Administração dos Portos do Douro e Leixões, Universidade do Porto e Câmara Municipal de Matosinhos) será um projecto vencedor».

Total: 3902