Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




OS PIRATAS DA SOMÁLIA

Quem são os criminosos do mar hoje, por onde andam e o que fazem

Quem são os criminosos do mar hoje, por andam e o que fazem? Como agem? A revista brasileira "Veja" disponibiliza infografia respondendo a estas e outras perguntas sobre um tema que atormenta a comunidade internacional.

Actividades do «Creoula» em 2011

Conheça o planeamento operacional do Navio de Treino de Mar CREOULA para o ano de 2011.
O CREOULA participa nas comemorações do Dia da Marinha 2011 em Setúbal, em Maio próximo; vai mais uma vez estar ao serviço da EMAM, desta vez apoiando a estrutura de missão nas Desertas, Madeira, Formigas e Açores. Destaque também para uma viagem ao Mediterrâneo Ocidental em Agosto... Estão ainda previstas diversas viagens na costa portuguesa.
 

DE 16 A 19 DE JUNHO

Exponor debate o Mar durante quatro dias

A Exponor recebe, de 16 a 19 de Junho, o Fórum do Mar, evento que a Feira Internacional do Porto dedicará aos segmentos com actividades orientadas para a economia e conhecimento marítimos.
A realização resulta de uma parceria entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Oceano XXI – Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar. Esta última agrega cerca de 50 parceiros, envolvendo empresas, associações empresariais, universidades, centos de investigação e desenvolvimento (I&D) e outras organizações de carácter associativo.

Passeando por Veneza, Lido e Murano

Viaje connosco pelos míticos canais de Veneza, tendo como bónus uma visita a Murano, a capital do vidro local, e outra à estância balnear do Lido. E já sabe que estas viagens em vídeo não enjoam...

Trimarã GOJIRA no Funchal

O Porto do Funchal recebeu dia 4 um navio fora do habitual, não fosse ele um tipo de embarcação única, o MV GOJIRA, um trimarã mono casco de 35 metros propriedade da Sea Sheperd Conservation Society. O navio exerce funções de protecção contra a caça à baleia no conhecido santuário das baleias do sul, próximo da Antárctida, onde a referida prática é proibida.

17 praias do Centro vão hastear Bandeira Azul

Dezassete praias da Região Centro estão entre as 271 praias portuguesas que este ano vão hastear a bandeira azul, um número recorde no meio século de existência do galardão de qualidade. Vão ser hasteadas bandeiras na Figueira da Foz (Quiaios, Relógio, Cova Gala e Leirosa), Mira (Poço da Cruz e Mira), Cantanhede (Tocha), Ílhavo (Barra e Costa Nova), Vagos (Vagueira e Areão), Aveiro (S. Jacinto), Ovar (Esmoriz, Cortegaça e Furadouro), Pombal (Osso da Baleia) e Leiria (Pedrógão).

Crianças do IPO passeiam na Ria de Aveiro

A AVELA (Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro) e a Acreditar promoveram, recentemente, na caldeira do Forte da Barra, mais uma recepção às crianças do IPO (Instituto Português de Oncologia) do Porto, proporcionando-lhes um passeio na Ria e, desta vez, uma pequena saída ao mar.
 

16 praias da Madeira distinguidas com a Bandeira Azul

A Associação Bandeira Azul da Europa distinguiu, este ano, 271 praias com a Bandeira Azul, 16 são da Madeira e do Porto Santo.

 

Delegação Russa visita fronteira marítima de Sines

No âmbito da parceria entre a UE a OIM (International Organization for Migration) e a Federação Russa no projecto “Enhancement of Management of the Russian Federation Border Checkpoints”, uma delegação da Federação Russa, responsável pelo desenvolvimento da fronteira estadual russa – Rosgranitsa, deslocou-se ao Porto de Sines, no dia 3 de Maio, com o objectivo de observar as boas praticas existentes nesta infra-estrutura portuária, com vista à implementação de sistemas eficazes de gestão e procedimentos eficientes no controlo de fronteira marítima.

Governo quer o reforço dos meios do IPTM nos Açores

Segundo Vasco Cordeiro, há a “necessidade de se proceder a um reforço dos meios do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) na Região Autónoma dos Açores".
O Secretário Regional da Economia recordou que "já existe uma área inspectiva do IPTM em Ponta Delgada" pelo que "o esforço a fazer deve ser o de reforçar os meios humanos de forma a trazer maior celeridade às inspecções e dar resposta às solicitações dos açorianos que necessitam desses serviços".

 

HOJE, SEXTA-FEIRA

Salamanca acolhe 1.ª conferência do projecto E-80

“O papel dos corredores de mercadorias no fomente da intermodalidade” é o tema da 1.ª Conferência do Projecto Intermodalidade E-80, que se realiza hoje, 6 de Maio, em Salamanca. Com este evento, os promotores do Projecto E-80 pretendem difundir entre os operadores interessados uma visão do “estado da arte” e das perspectivas de desenvolvimento futuro da intermodalidade nas regiões abrangidas, ou seja, o Norte e Centro de Portugal, Castela e Leão e o Norte de Espanha até além-Pirinéus.
 

ENTRADA DE 12 NOVAS PRAIAS

Recorde de 271 bandeiras azuis em praias portuguesas neste ano

A bandeira azul vai estar hasteada este ano em 271 praias portuguesas, um número recorde nos 25 anos de existência da Associação Bandeira Azul da Europa, afirma o presidente José Archer. “Pela primeira vez ultrapassamos as 250 praias. É um recorde”, constatou na conferência de imprensa para apresentar as praias galardoadas.
Este ano há a registar a entrada de 12 novas praias, de 28 regressos e de 10 praias que deixaram de ter a bandeira azul.

 

HOJE, SEXTA-FEIRA, 6 DE MAIO

Sessão de debate «Tejo a Pé, naturalmente»

A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo organiza hoje, 6 de Maio, uma sessão de debate intitulada "Tejo a Pé, naturalmente". Com início marcado para as 09h30, a sessão terá lugar no Centro Náutico de Constância.

AÇORES

Obras no porto da Urzelina concluídas em Junho

O Subsecretário das Pescas do Governo Regional dos Açores visitou o porto da Urzelina e deixou a garantia de que as obras ficam concluídas durante o próximo Mês de Junho. Declarações de Marcelo Pamplona, Subsecretário das Pescas.

Reforma do trabalho portuário prevista no acordo com a «troika»

Flexibilizar o enquadramento legal do trabalho portuário é um dos objectivos-obrigações acordados entre o Governo e a “troika” que negociou a ajuda externa (ver aqui o texto integral do acordo). O assunto está expressamente referido no acordado firmado em Lisboa, na parte relativa aos portos, que contempla quatro medidas.

 

COM MAIS DE MIL NOTÍCIAS

Portal da APP oferece-lhe 25 dossiers

O portal da Associação dos Portos de Portugal oferece-lhe a secção “Dossiers”, que integra o leque de 35 menus disponíveis, beneficiando das cerca de quinze mil notícias publicadas neste espaço web da APP.
“Dossiers” agrupa tematicamente as notícias sobre um mesmo assunto, pretendendo-se recurso útil para os cibernautas que necessitem de efectuar pesquisas em âmbitos específicos.

 

A 28 E 29 DE JUNHO, NA PÓVOA DE SANTA IRIA

Logistics & Supply Chain Meeting

A edição 2011 do Logistics & Supply Chain Meeting, evento anual organizado pela Logística Moderna, decorre nos dias 28 e 29 de Junho, na Póvoa de Santa Iria, Marinhas de D. Ana, a 20km de Lisboa.
Ao longo dos dois dias, os visitantes são confrontados com todas as vertentes da logística, nomeadamente ao nível da formação, produtos e serviços, últimas tendências aplicadas à logística e principais desafios e estratégias que afectam a área.

Porto de Sines já tem comunidade portuária

Na manhã da passada quinta-feira constituiu-se a Comunidade Portuária de Sines que integra as principais empresas da região (carregadores e importadores), os terminais, os agentes de navegação, a Câmara dos Despachantes e o principal transportador local: a Tracogás.
A escritura teve lugar na sala do Conselho de Administração da APS, cedida para o efeito. A APS não integra a Comunidade Portuária que é constituída exclusivamente pelos agentes económicos privados que operam no Porto de Sines ou para os quais este porto é fundamental.

 

Porto de Sines recebeu Auditores dos Cursos de Defesa Nacional

O Porto de Sines recebeu, no passado dia 30 de Abril, a visita da Associação dos Auditores dos Cursos de Defesa Nacional (AACDN). Aos cerca de 30 participantes no evento foram apresentados os principais indicadores de actividade desta infra-estrutura portuária, assim como os factores críticos de sucesso que fazem do Porto de Sines líder nacional em carga movimentada, numa comunicação apresentada por João Franco, Administrador da APS.

PONTA DELGADA

Noordam esta quinta-feira nas Portas do Mar

Na senda dos emblemáticos navios que visitam as Portas do Mar, esta 5.ª feira, 5 de Maio, é o dia previsto para a escala do navio de cruzeiros Noordam, da centenária companhia Holland America Line. O elegante paquete holandês encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Civitavecchia, na Itália. Além da cidade açoriana, o roteiro inclui paragens em Cádiz, Almeria, Valência, Barcelona e Monte Carlo.

Total: 3537