Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




UNIVERSIDADE DO ALGARVE

Workshop define estratégias para fortalecimento do Cluster do Mar

O Centro Regional para a Inovação do Algarve - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Plataforma do Mar do Algarve vão organizar um workshop “Para o Fortalecimento da Economia do Mar nas Regiões do Espaço Atlântico”. O evento decorre às 9h30 do dia 30 de Setembro, na CCDR Algarve, em Faro.

VÍDEO

Há novos tesouros marinhos?

Há tesouros no fundo do mar que poderão ficar na posse de Portugal. Foram descobertos depósitos de cobre, ouro, prata e até mesmo gás natural e petróleo para lá da nossa zona económica exclusiva. Mas com o alargamento da plataforma continental, em breve teremos pleno direito sobre a exploração dos minérios. Descubra um novo mundo de oportunidades que o mar pode oferecer. Desde as novas auto-estradas do mar, que fizeram crescer a actividade portuária, ao turismo ligado à náutica de recreio. Tudo isto com tecnologias made in Portugal que já estão a ser exportadas.

COMEÇA HOJE, EM HAMBURGO

Seatrade Europe 2011 procurando soluções ambientais sustentáveis

O Seatrade Europe 2011, que começa hoje e se prolonga até 29 de Setembro, em Hamburgo, na Alemanha, reunirá líderes da indústria de cruzeiros para discutir soluções ambientais. Hoje, primeiro dia dos trabalhos, decorre a sessão "European Rules", que vai abordar novas regras, tecnologias e procedimentos operacionais sustentáveis.
 

DECLARAÇÕES FEITAS NA CONFERÊNCIA «POLÍTICA MARÍTIMA PORTUGUESA», NO CASINO FIGUEIRA

Manuel Pinto de Abreu admite a criação de uma «loja do cidadão para os assuntos do mar»

Na primeira conferência de um ciclo que pretende dar a conhecer as diferentes, e eventualmente complementares, respostas, o Secretário de Estado do Mar deixou claros alguns vectores de orientação: regulamentar de forma integrada todos os sectores ligados ao mar, simplificar procedimentos e licenciamentos de foma a evitar perder oportunidades, por mais pequenas, admitindo mesmo a criação de uma «loja do cidadão para os assuntos do mar».

SMM conclui empreitada de 40 milhões num projecto para o porto de Roterdão

A SMM – Sociedade de Montagens Metalomecânicas concluiu uma empreitada no valor de 40 milhões de euros no Terminal Gate, de Gás Natural Liquefeito (GPL), do porto de Roterdão, Holanda, o maior a nível europeu. A nova infra-estrutura, inaugurada dia 23, foi adjudicada em 2008 e previa a montagem de três tanques criogénicos de Gás Natural Liquefeito (GNL), com uma capacidade de 180.000 metros cúbicos cada.

VÍDEO

O satélite Jason 2 mede constantemente a topografia dos oceanos

O Jason 2 é um satélite de observação do nível das águas do mar, fruto da cooperação entre várias agências europeias e norte-americanas. Uma órbita a cerca de mil e trezentos quilómetros de altitude, permite-lhe medir constantemente a topografia dos oceanos.

Envisat regista rotas de poluição de navios

Um mapa criado com imagens de satélite obtidas ao longo de sete anos registou, em 2009, um dos maiores poluidores ocultos do planeta: os milhares de navios que cruzam os oceanos, invisíveis da maioria das pessoas. Dois pesquisadores da empresa francesa CLS usaram imagens de radar feitas pelo satélite europeu de monitoramento do ambiente Envisat e produziram uma imagem da densidade das rotas de navios em torno da Europa.
A concentração de navios correspondeu perfeitamente aos pontos críticos de poluição sobre o continente por óxidos de nitrogénio, em geral também associados a áreas de intensa industrialização. Esses compostos lançados no ar, quando combinados com água, podem produzir chuva ácida.

MEDINDO O NÍVEL DE SALINIDADE DOS OCEANOS

Satélite Aquarius/SAC-D

A agência espacial americana NASA anunciou na primeira quinzena de Setembro que as medidas do nível de salinidade dos oceanos já estão a ser realizadas pelo satélite SAC-D/Aquarius. O satélite foi lançado em Junho, da base de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos.
A principal missão do satélite é medir o nível de salinidade dos oceanos por meio de um radiómetro e escaterómetro construído pelo Jet Propulsion Laboratory e Goddard Space Flight Center, da NASA. Até hoje, os dados de salinidade dos mares eram registados apenas em amostras locais, com o uso de barcos e bóias.

CARVALHO RODRIGUES, «PAI» DO SATÉLITE PORTUGUÊS

Agora dedica-se a preservar canoas do Tejo

Passaram quase 17 anos desde que o PoSAT-1 partiu da Guiana Francesa para entrar em órbita e por lá ficar. O carinho com que a novidade foi recebida levou à personificação dessa caixa de metal do tamanho de uma mesa de esplanada: o primeiro satélite português tinha um pai, Fernando Carvalho Rodrigues, figura simpática de laço ao pescoço com voz (e cara) de tenor. O programa espacial português ficou por terra.
Hoje, enquanto o satélite anda "lá em cima, com os componentes todos comidos pelas radiações", Carvalho Rodrigues dedica-se a outra paixão, de nome Ana Paula. É uma canoa do Tejo.
 

TERMINAL DE GÁS NATURAL LIQUEFEITO DA REN NO PORTO DE SINES

Expansão pronta em 2012

A partir do próximo ano, o terminal de gás natural liquefeito da REN no porto de Sines disporá de uma capacidade de armazenagem de 390 mil metros cúbicos. O projecto de expansão, orçado em perto de 200 milhões de euros, acrescentará 150 mil metros cúbicos à capacidade de armazenagem actualmente existente.
À medida que aquela capacidade seja disponibilizada ao mercado, o preço do abastecimento do País em GNL poderá baixar, defende o presidente da REN, fruto da concorrência e do maior recurso ao transporte marítimo.

Sobre o Terminal de GNL de Sines

O Terminal de GNL de Sines está situado na costa atlântica portuguesa, na zona industrial do Porto de Sines, aproximadamente a 120 km a sul de Lisboa e compreende instalações portuárias de recepção e descarga de navios metaneiros, dois tanques de armazenamento de GNL, instalações de processamento de GNL e de despacho de gás natural para o gasoduto que liga o Terminal de GNL de Sines à rede de transporte de gás natural.

Portugal mantém-se na missão de combate à pirataria

O Ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, disse esta quinta-feira que no próximo ano Portugal vai manter a sua participação na missão de combate à pirataria da União Europeia (UE), embora não adiantando de que forma.
Falando à agência Lusa no final de um encontro dos ministros da Defesa do Partido Popular Europeu (PPE), que antecedeu um jantar de recepção aos governantes que participam no encontro de ministros da União Europeia, Aguiar-Branco afirmou que a intenção é "continuar" na Operação Atalanta e que o "Governo português já reflectiu" sobre o que irá ser feito em relação às Forças Nacionais Destacadas (FND).

AÇORES

Atlânticoline relançou concurso para a construção de dois ferrys

A Atlânticoline, tal como fora anteriormente anunciado, relançou, no dia 20 de Setembro, o concurso para construção de dois navios para operar nas ilhas do Triângulo.
Os dois navios agora a concurso vão sofrer alterações no tamanho, passando de 37 para 40 metros. Face a esta modificação, o primeiro navio, que teria capacidade para transportar 6 viaturas e 300 passageiros, terá agora capacidade para 8 viaturas e 333 passageiros.

NO «EMMA MAERSK»

O maior motor diesel do mundo

É o maior motor diesel do mundo, capaz de gerar 109 mil cv de potência. Chamado RTA96-C e produzido pela Wärtsilä-Sulzer, o motor pesa cerca de 2.300 toneladas e tem 13 metros de altura por 27 metros de comprimento. Só o virabrequim pesa 300 toneladas.
O navio que utiliza este motor, o Emma Maersk, tem quase 400 metros de comprimento, pesa cerca de 171 toneladas e capacidade de carregar 11 mil contentores de seis metros cada a uma velocidade de 31 nós (58 km/h).
 

APRESENTAÇÃO HOJE, ÀS 14H, NO AUDITÓRIO DA APS

Porto de Sines recebe scanner de detecção no interior de contentores

Na presença do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, a Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo apresenta, hoje, pelas 14 horas, no auditório da Administração do Porto de Sines, o scanner que irá operar no Terminal XXI.
Este sistema de inspecção não intrusiva permite a detecção, no interior dos contentores, de materiais orgânicos e inorgânicos utilizando sofisticados processos de tratamento das imagens obtidas através da utilização de feixes de raios X.
 

DADOS DO INSTITUTO HIDROGRÁFICO E DO PORTO DE LISBOA REVELAM:

Marés vivas podem provocar inundações no Seixal

Dados do Instituto Hidrográfico e do Porto de Lisboa revelam que poderão ocorrer cheias e inundações rápidas junto à Baía do Seixal, especialmente na freguesia do Seixal, bem como a formação de lençóis de água na estrada, entre os dias 27 e 29 de Setembro, das 16h00 às 17h30 horas. Esta possibilidade deve-se às marés vivas que se vão registar nesses dias e que poderão atingir os 4,3 metros de altura na preia-mar.

A 12 E 13 DE OUTUBRO

APLOG debate novos paradigmas logísticos

O Centro de Congressos da Junqueira, em Lisboa, acolhe, a 12 e 13 de Outubro, o 14º congresso da APLOG – Associação Portuguesa de Logística, subordinado ao tema “Novos Paradigmas Logísticos”, tendo o Brasil como país convidado.

Santos Pereira defende que bitola europeia deve ir para além de Madrid

Álvaro Santos Pereira, Ministro da Economia e do Emprego, confirmou que os planos do Governo para a alta velocidade deverão ser conhecidos no âmbito do plano estratégico de transportes, que está a ser finalizado pelo Governo e deverá ser apresentado no final de Setembro.
As declarações de Santos Pereira surgiram durante um almoço promovido pela Associação Comercial de Lisboa, onde o ministro salientou ainda que o mais importante para o Governo é que a ligação em bitola europeia para mercadorias seja feita rapidamente até Irun, na fronteira espanhola com a França.

VIANA DO CASTELO

Russos interessados nos Estaleiros

José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, admitiu esta segunda-feira o interesse de investidores russos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, confirmando contactos com uma empresa de consultadoria internacional que representará investidores russos na área das energias.

HOJE, NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA

Reflexão inicial sobre «A Nova Política Comum das Pescas»

Hoje, 22 de Setembro, decorre na Sociedade de Geografia de Lisboa, uma sessão aberta ao público sobre "A Nova Política Comum das Pescas".
Com início marcado para as 14:30, esta sessão tem como objectivo promover a reflexão sobre a definição de uma posição portuguesa perante a política europeia para o sector das pescas e para todas as matérias que lhe são afins, referentes às áreas litorais, no horizonte do próximo enquadramento internacional, que deverá entrar em vigor em 1 de Janeiro de 2013.

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