Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Turismo do Douro faz parceria com a National Geographic

A Turismo do Douro pretende colocar a região no mapa da Rede Internacional de Destinos Geoturismo da National Geographic Society, com o objectivo “de fomentar boas práticas de turismo sustentável e contribuir para a internacionalização do destino”. Com vista a receber bem os visitantes, vai também investir no alargamento da rede de apoio ao visitante, com três novos Centros de Informação Turística (CIT), em Lamego, Penedo e Torre de Moncorvo.

EXPORTAÇÕES - ENERGIA RENOVÁVEL DE BAIXO CUSTO E ALTA PERFORMANCE

Quer trabalho? Há sectores que têm para dar

As exportações surgem como o único motor capaz de puxar pelo crescimento da economia portuguesa, conseguindo assim também atenuar, espera-se, o flagelo do desemprego. Nesse sentido, sectores como o do calçado, o da metalurgia ou o agro-alimentar registam uma performance em contraciclo com boas perspectivas de criação de novos postos de trabalho.
Veja-se o caso da área automóvel, com o rumor de que a Autoeuropa poderá abrir um terceiro turno em Palmela, ou o da Vieira de Castro, que abre nos próximos dias uma nova fábrica em Famalicão.
 

ÉPOCA BALNEAR

Câmaras cortam 30% na manutenção e limpeza das praias

No arranque da época balnear, as praias portuguesas vão contar com menos manutenção que em anos anteriores. As câmaras preparam-se para cortar cerca de 30% nas verbas para o sector. "Há cortes na requisição de pessoal. E isso é fatal", adianta ao Diário Económico Manuel Luz, membro do conselho directivo da Associação Nacional de Municípios e presidente da Câmara Municipal de Portimão.

BRUNO FREITAS TAMBÉM FOI ENTRONIZADO

D. Duarte é confrade do mar

No jantar do 2º aniversário da Confraria Marítima de Portugal, realizado a 26 de Maio na Messe da Marinha em Cascais, foram entronizados 12 novos confrades, entre os quais D. Duarte, Duque de Bragança, pela sua carreira de defensor da causa marítima e da sustentabilidade, o prof. Carvalho Rodrigues pelo dinamismo que tem imprimido à marinha do Tejo e à exposição mediática das embarcações típicas do Tejo, o almirante Boça Dionísio, director do Museu da Marinha, Bruno de Freitas, presidente dos Portos da Madeira, Luís Miguel Correia, conhecido historiador, fotógrafo e autor do blogue mais conhecido sobre o mar (Ships and the Sea, com um milhão e meio de visitas). Foram também criadas duas novas categorias: senhoras, a dra. Margarida Duarte, e estudantes, Manuel Arriaga, que tira engenharia naval no IST.

Gare Marítima da Madeira assinala 1.º aniversário

A Administração dos Portos da Madeira comemorou esta segunda-feira o primeiro aniversário da Gare Marítima da Região, tendo convidado os tripulantes e os passageiros do navio Blue de France, o único que escalou o Porto do Funchal a 30 de Maio, com 449 turistas a bordo, muitos deles brasileiros.

ESTA SEXTA-FEIRA, 3 DE JUNHO

Barreiro acolhe festejos dos 50 anos da Escola dos Fuzileiros

A cidade do Barreiro acolhe sexta-feira as comemorações dos 50 anos da Escola dos Fuzileiros, num programa de comemorações “só possível graças à vontade de muita gente, apesar da difícil situação económica e da falta de recursos”. Durante a apresentação oficial do programa, o comandante da escola, António Pereira Leite, acrescentou que a ajuda de várias entidades “possibilitará a existência de vários pontos altos no programa, que engrandecerão a escola e que tornarão mais colaborantes e dinamizadores os cidadãos activos”.

Exploração económica do mar acerta GPS para 41º 12'01.29 N - 8º 41'27.65 O

41º 12'01.29 N - 8º 41'27.65 O são as coordenadas do geoposicionamento por satélite (GPS) da maior concentração empresarial e de interessados pelo futuro da economia marítima do País, de 16 a 19 de Junho próximo. FÓRUM DO MAR é o nome do acontecimento e, durante quatro dias, terá na EXPONOR o seu “porto de abrigo”.

FÓRUM DO MAR

Fernando Ribeiro e Castro no espaço «Europa Entrevista»

Fernando Ribeiro e Castro, Secretário-Geral do Fórum Empresarial da Economia do Mar, no espaço "Europa Entrevista", disponibilizado no PODOMATIC.
A criação do Fórum foi inspirada num estudo do economista e ex-Ministro das Finanças Ernâni Lopes, e propõe-se criar um hipercluster da economia do mar - por forma a que o sector consiga valer 4 a 5% do PIB, até 2025.
 

A 2 DE JUNHO, EM SESIMBRA

MARGov - onde estamos e para onde vamos? - Fórum sobre Poluição e Modelos de Governância

A 2 de Junho decorre em Sesimbra uma sessão sobre Poluição e Modelos de Governância, iniciativa no âmbito do projecto MARGov . Pelas 18h, no Auditório Conde Ferreira. Na agenda, o debate e o trabalho conjunto de todos os participantes sobre questões relacionadas com a Poluição no Estuário do Sado e no Parque Marinho Luiz Saldanha.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

«Dr. Beach» lança ranking das 10 melhores praias de 2011

O ranking anual das 10 melhores praias dos Estados Unidos, eleitas pela afamado Stephen Leatherman, mais conhecido por "Dr. Beach ", já foi conhecido. Veja as imagens das vencedoras de 2011.

Duas ilhas desaparecem do mapa

Duas pequenas ilhas, Poomarichan e Villanguchalli, entre o Sri Lanka e a Índia, afundaram-se. As consequências da acção do homem na Terra começam a mudar a cartografia, do outro lado do globo. As mais recentes vítimas são Poomarichan e Villanguchalli: duas pequenas ilhas no Pacífico que já não aparecem em imagens de satélite. Os territórios que apenas estavam entre três e cinco metros acima do nível do mar ficaram submersos devido à excessiva exploração dos recifes de corais.

Conheça todas as praias com Bandeira Azul em Portugal

A época balnear 2011 conta com 271 galardões atribuídos, entre praias, incluindo as fluviais, marinas e portos de recreio, no continente e ilhas. A "Visão" oferece-lhe listagem do conjunto das praias eleitas.
 

ENERGIAS RENOVÁVEIS OFFSHORE:

Problema insolúvel ou futuro promissor?

Por ocasião da passagem do Dia Mundial da Energia, sugerimos visita ao site do Centro de Energia das Ondas, página referente ao evento "Energias Renováveis Offshore: Problema insolúvel ou futuro promissor?", que decorreu em 2010.
Nesta página encontra 15 comunicações, todas disponíveis para dowload, documentos que lhe poderão ser úteis se se interessa pelo tema.

Dia Mundial da Energia

O Dia Mundial da Energia foi criado para sensibilizar as pessoas e os líderes mundiais para a necessidade de poupança de energia e para a promoção das energias renováveis, mais amigas do ambiente, em substituição das energias fósseis, altamente popuentes e prejudiciais para a própria vida na Terra. É comemorado todos os anos no dia 29 de Maio.

DIA MUNDIAL DA ENERGIA

O conceito de «navio verde» da SIEMENS

Custos elevados e forte pressão competitiva significa que são necessários desenvolvimentos compatíveis com o ambiente na construção naval e funcionamento do navio. Com o seu conceito de Navio Verde, a Siemens integra diferentes soluções numa abordagem geral que reduz as emissões e poupa dinheiro através da gestão eficiente de energia.

E-Ship 1 permite economia de combustível entre 30 a 40%

O E-Ship 1 é equipado com nove geradores diesel Mitsubishi, com uma potência total de 3,5 MW. O navio possui caldeiras, que alimentam uma turbina a vapor da Siemens, que, por sua vez, aciona quatro rotores Enercon desenvolvidos pela Flettner. Estes rotores, que se assemelham a quatro grandes cilindros montados no convés do navio, têm 27 metros de altura e 4 metros de diâmetro. A unidade Flettner permite economia de combustível da ordem de 30 a 40% a uma velocidade de 16 nós. O E-Ship 1 esteve pela primeira vez em Portugal, no Porto de Leixões, em Setembro de 2010.
 

SAMMAX DA MAERSK

Poupar CO2 equivalente ao que é lançado por 600 mil carros que percorrem a distância de 100 KMS

Os Sammax foram construídos dentro do programa de sustentabilidade da Maersk, que estabeleceu como meta reduzir em 20% as emissões de gases geradores do efeito estufa até 2017 por contêiner. O motor conta com um sistema de recuperação de calor para viabilizar a produção de energia extra, consumindo menos combustível - item que representa até 50% dos custos da viagem. Segundo cálculos da Maersk, um navio Sammax poupa o equivalente a 5.182.781 gramas de CO2 por Teu numa volta ao mundo. Noutros termos, o equivalente ao que é lançado por 600 mil carros que percorrem a distância de 100 quilómetros.

 

Porto de Setúbal cresce 7% até Abril

O movimento de carga no Porto de Setúbal atingiu, de Janeiro a Abril de 2011, um crescimento de cerca de 7% em relação ao período homólogo de 2010, com um total de 2,4 milhões de toneladas e uma média mensal de 600 mil toneladas. Escalaram, neste período, 527 navios em actividade comercial o que significa, igualmente, um crescimento de 7% comparativamente ao 1º quadrimestre de 2010.

Sines atrai gigantes do mar

A duplicação da capacidade do Terminal XXI de contentores interessou os líderes mundiais do transporte marítimo. O terminal de contentores duplica a sua capacidade máxima para um milhão de contentores de 20 pés (TEUS) e além da MSC, passou a interessar os chineses da COSCO e os gigantes Maersk e CMA.
Em destaque no "EXPRESSO" deste sábado.

CCI CONTRA AUMENTO DE ATAQUES PIRATAS NA SOMÁLIA

Custo económico da pirataria situa-se entre os 5 e 8 mil milhões de euros

Num apelo à acção imediata para fazer face à pirataria, a Câmara de Comércio Internacional (CCI) exortou os governos a tomarem medidas contra o aumento de ataques de piratas que têm vindo a ocorrer na costa da Somália. Este apelo à acção foi divulgado no Fórum Anual de Transporte Internacional em Leipzig, na Alemanha, a decorrer entre 25 e 27 de Maio.

Total: 3660