Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«Multiusos» de Leixões «vira» terminal de contentores

O novo terminal de contentores que o Governo prevê implantar em Leixões deverá aproveitar o terminal Multiusos, originalmente concebido para o tráfego ro-ro e para as Auto-Estradas do Mar.
O terminal Multiusos, construído junto ao Molhe Sul do porto nortenho, é o único espaço actualmente disponível e com condições para permitir, depois de adaptado, a movimentação de contentores.

MINISTRO SANTOS PEREIRA:

«Bitola europeia melhorará competitividade da economia portuguesa»

Numa conferência subordinada ao tema "O Estado e a Competitividade da Economia Portuguesa", organizada em Lisboa pela Antena 1 e pelo Jornal de Negócios, Álvaro Santos Pereira voltou a destacar o "modelo de ferrovia de bitola europeia" que, na sua opinião, ajudará a "melhorar a competitividade da economia" portuguesa ao tornar as exportações mais baratas.

CONHEÇA A VERSÃO INTEGRAL DO DOCUMENTO

Linhas Orientadoras do Plano Estratégico dos Transportes

Divulgamos o documento com as Linhas Orientadoras do Plano Estratégico dos Transportes, aprovado a 14 de Outubro em Conselho de Ministros.

Administrador da CGD defende criação de fundo para apoiar iniciativas sobre economia do mar

Um administrador executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) propôs a criação de um fundo para financiamento de actividades do Mar e desafiou os empresários do sector a procurar o banco do Estado para se financiarem.
Nuno Fernandes Thomaz, que falava à agência Lusa à margem de uma conferência sobre economia do Mar na Universidade do Algarve, em Faro, considerou que a criação do fundo seria “uma belíssima ideia”, garantindo que, a concretizar-se, a CGD apoiará activamente a iniciativa.

Edifício Sede da APSS produz electricidade

A APSS instalou um conjunto de 78 painéis fotovoltaicos na cobertura do seu edifício-sede, em Setúbal, destinados à produção e venda de electricidade. A obra, a cargo de uma empresa da especialidade, importou em 14 869 euros (mais IVA). O sistema deverá produzir anualmente cerca de 6600 kWh, prevendo-se uma amortização do investimento em aproximadamente seis anos, cobrindo cerca de 5% dos custos totais com a energia do edifício.

Portos americanos dão sinais de fraqueza no consumo

Peças-chave da cadeia de fornecimento dos Estados Unidos têm notícias preocupantes: o tradicional pico de férias no transporte de cargas desapareceu.
Os portos de Los Angeles e de Long Beach, na Califórnia, que juntos respondem por mais de 40% das importações para os EUA, afirmam que o aumento nas remessas que geralmente começa em Julho e dura até o início do outono não aconteceu este ano.

Portinho de Vila Praia de Âncora vai ressurgir em 2012 virado para o lazer

Os problemas operacionais do portinho de Vila Praia de Âncora não impediram a segunda fase da obra de avançar. Apos vários avanços e recuos, em Julho do ano passado o IPTM lançava, por 5,7 milhões de euros, o arranjo da zona ribeirinha, área envolvente ao porto desta vila piscatória. Até 2012, a intervenção está a ser realizada na zona de pesca e área de lazer adjacente. Vai ser transformada a zona de estacionamento, a seco, das embarcações de pesca, para estendal das redes e deposição dos aprestos. Vários edifícios foram entretanto construídos.

TOP 3 dos maiores navios-tanque do mundo

Conheça os maiores navios-tanque do mundo, verdadeiros e impressionantes gigantes dos mares, num top da Marine Insight: Gasleys, Tembek e Frank A Shrontz.
 

Expedição vai procurar novas formas de vida na Antártida

Uma expedição inglesa vai partir esta semana para a Antártida, com o objectivo de estudar o lago Ellsworth, localizado três quilómetros abaixo do gelo. A equipa pretende recolher amostras do lago para obter mais pormenores sobre a evolução da vida na Terra e sobre o antigo clima.

Governo vai investir 2,5 mil milhões nos portos

O Governo pretende investir 2.455,15 milhões de euros em diversas infra-estruturas nos cinco maiores portos nacionais. O Económico apurou que grande parte deste esforço financeiro será aplicado na construção de três novos terminais de contentores nos portos de Lisboa, Leixões e Sines.

Delegação venezuelana no Porto de Lisboa

A Administração do Porto de Lisboa acolheu no dia 14 de Outubro a visita de uma comitiva institucional dos “Puertos del Litoral Central Venezuelano” acompanhada pelo Cônsul da Embaixada da Venezuela em Portugal, Edison Sanches. A recepção da delegação esteve a cargo de Luís Barroso, Vogal do Conselho de Administração da APL, bem como de Carlos Figueiredo, em representação da Liscont, SA.

Câmara de Comércio Moçambique-Portugal visita Sines

Uma delegação da Câmara de Comércio Moçambique-Portugal visitou o Porto de Sines no dia 14 de Outubro, acompanhada pela AES – Associação Empresarial de Sines. Esta visita conjunta teve como objectivo fomentar o interesse das PME’s localizadas na área de Sines a investir em Moçambique, aproveitando a experiência na prestação de serviços a grandes indústrias, de forma a alavancarem os projectos que estão a ser desenvolvidos naquele país.

CARTILHA APRESENTADA NO «PORTUGAL EXPORTADOR»

Tudo o que deve saber para começar a exportar

A AIP apresentou no Portugal Exportador uma lista com os dez passos que devem seguir todos os empresários que pretendam internacionalizar os seus negócios.
Ajudar quem ainda não começou a exportar e quer internacionalizar os seus negócios. Foi este o mote que ontem concentrou mais atenções na 5.ª edição do Portugal Exportador. No evento, que contou com a presença de mais de 1200 empresários, a Associação Industrial Portuguesa (AIP) apresentou um prospecto que pretende funcionar como um guia básico para quem está a dar os primeiros passos na exportação.

ÂNFORAS DO SÉC. VI TINHAM SIDO DESCOBERTAS «HÁ VÁRIAS SEMANAS»

Assessor de Putin revela que descoberta no Mar Negro foi uma encenação

A meio de Agosto, o primeiro-ministro russo foi filmado a retirar duas ânforas gregas do fundo de uma baía do Mar Negro. O vídeo mostrava um Putin aventureiro, em plena busca ao tesouro. Houve quem denunciasse que se tratava de um embuste e agora, menos de dois meses depois, um assessor confirma: foi tudo uma encenação.

Responsáveis dos Portos da Venezuela no Porto de Sines

Esta quinta-feira, 13 de Outubro, uma delegação dos Portos da Venezuela, liderada pela sua Presidente, Elsa Gutiérrez Graffe, visitou o Porto de Sines com o objectivo de conhecer o funcionamento desta infra-estrutura portuária. A Bolivariana de Puertos, SA, empresa pública venezuelana, é a entidade gestora dos principais portos comerciais daquele país da América Latina e tem por missão desenvolver e modernizar as operações portuárias na Venezuela.

Portos da Venezuela visitam o Porto de Leixões

Ontem, dia 12 de Outubro, uma delegação dos portos da Venezuela visitou o Porto de Leixões, numa iniciativa concertada com a Teixeira Duarte, OFM e Consulmar, empresas portuguesas com projectos naquele País.
A delegação, constituída por vários técnicos, foi chefiada pela Presidente e pelo Vice-Presidente da empresa Bolivariana de Puertos, entidade responsável pelos portos da Venezuela.

HOJE, DIA 13, EM LISBOA

Portugal Exportador 2011

O PORTUGAL EXPORTADOR 2011 realiza-se esta quinta-feira, dia 13 de Outubro, no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa da AIP-FCE.
A organização deste Fórum Anual da Internacionalização está a cargo da aicep Portugal Global, Associação Industrial Portuguesa – Feiras, Congressos e Eventos e do BES – Banco Espírito Santo.

XIV CONGRESSO DE LOGÍSTICA DA APLOG ENCERRA HOJE

Novos paradigmas como tema central

O 14º Congresso de Logística, organizado pela Associação Portuguesa de Logística (APLOG), arrancou ontem, dia 12 de Outubro. Durante dois dias, profissionais do sector estão reunidos em Lisboa para debater os “Novos Paradigmas Logísticos”.
Este ano, a organização tem como país convidado o Brasil. Com esta aposta, ao longo do evento, são várias as sessões que contam com profissionais brasileiros. De salientar a presença do embaixador do Brasil, Mário Vilalva, e de António Bustorff, presidente da CCILB, durante a sessão de abertura.

Porto de Leixões mantém crescimento

O Porto de Leixões ultrapassou os 12 milhões de toneladas movimentadas no final do mês de Setembro, o que representa um novo recorde ao fim do 3º trimestre. Em relação a 2010, o crescimento vai além dos 10%, sendo particularmente notório nas exportações que cresceram 23% ao longo do ano. O balanço positivo acumulado até ao momento resulta sobretudo do aumento dos Granéis Sólidos (+31%), da Carga Geral Fraccionada (+77%), e da Carga Contentorizada (+9%). Argentina, Argélia e Angola são os mercados de exportação em maior destaque.

 

Sines recebe visita técnica da APLOG

Esta terça-feira, um grupo de participantes brasileiros do Congresso da APLOG efectuou uma visita técnica ao Porto de Sines, com o objectivo de conhecer o funcionamento desta infra-estrutura portuária que desde o passado mês de Julho oferece uma ligação regular directa entre Portugal e o Brasil.
Os congressistas, pertencentes ao sector brasileiro dos transportes, ficaram a conhecer o funcionamento da JUP – Janela Única Portuária, uma vez que pretendem desenvolver um sistema semelhante naquele país da América do Sul, e tiveram assim oportunidade de verificar as enormes vantagens da sua utilização para o aumento da eficiência portuária.

Total: 4021