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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Empresários chineses visitam Sines

Mais um grupo de empresários chineses visitou o Porto de Sines no dia 08 de Julho, com o objectivo de verificar as condições de utilização desta infra-estrutura portuária e da sua Zona de Actividades Logísticas.
Foram estudadas as vantagens de utilização dos serviços regulares ao Extremo Oriente, Américas e Europa e o respectivo posicionamento de Sines no cruzamento destas rotas, utilizando os navios porta-contentores de última geração cujas fortes economias de escala permitem obter cadeias logísticas mais competitivas.

 

PORTO MONIZ

Barcos de recreio passam a dispor de melhores condições de atracação

O porto de Porto Moniz dispõe a partir de agora de um pontão com 48 metros de extensão, que visa failitar a atracção de embarcações de recreio nesta infra-estrutura portuária do Norte da Madeira. O investimento de 75 mil euros da APRAM mereceu a visita da secretária que tutela o sector, Conceição Estudante, que salientou a importância desta nova infra-estrutura de apoio às pequenas embarcações, como forma até de potenciar o turísmo nautico na Costa Norte da Ilha.

 

Linha Tarros reforça oferta no porto de Setúbal

A Linha de Serviço Regular Tarros aumentou a sua oferta no Porto de Setúbal, em Junho, com uma ligação ao porto de Mersin, na Turquia, porta de entrada do Mediterrâneo para o Oriente. Deste modo, a Tarros passa a ligar regularmente, no sentido Leste, desde o porto de Setúbal, os portos de La Spezia e Salerno (Itália). Piraeus (Grécia), Istanbul e Mersin (Turquia), e, para Oeste, desde Mersin, os portos de Alexandria (Egipto), Nápoles e La Spezia (Itália), Casablanca (Marrocos), e Setúbal.

 

VALENTE DE OLIVEIRA:

«Cidades e regiões perspicazes precisam de portos inteligentes»

Na sequência das edições anteriores, realizadas em Aarhus e Génova, a terceira reunião de Clusters da Auto-Estradas do Mar (MOS) decorreu em Madrid no início de Junho com a participação do Coordenador Europeu para as auto-estradas do mar, Luís Valente de Oliveira. No seu discurso, Valente de Oliveira destacou que, tendo em conta a forte complementaridade entre o transporte terrestre (Rodoviário e ferroviário) e o marítimo, os portos e os futuros corredores multimodais constantes da Rede Europeia de Transportes (RTE-T) devem estar devidamente interligados. Valente de Oliveira sublinhou ainda que as relações entre as Administrações locais e nacionais com as Administrações Portuárias assumem um papel fundamental no contexto de planeamento urbano e do território bem como na procura de soluções mais eficientes. "Cidades e regiões perspicazes precisam de portos inteligentes", concluiu o coordenador.

Sagres deixa o Funchal rumo a Cabo Verde

O porto mais visitado pela Sagres foi o Porto do Funchal, onde quarta-feira este navio-escola da Marinha Portuguesa findou a sua trigésima terceira escala neste porto, após uma estadia de seis dias, quando o navio esteve aberto à população e a outras iniciativas oficiais mais restritas.
O último dia foi dedicado a dezenas de jovens da região que tiveram a oportunidade de viajar ao largo da costa sul da Madeira naquele que é considerado um dos mais belos veleiros do mundo.

 

ATÉ DOMINGO, EM AVEIRO

Feira Internacional de Sal

Até domingo, 10 de Julho, o Largo do Rossio, em Aveiro, recebe mais uma edição da Feira Internacional de Sal. O certame visa promover o sal artesanal de Aveiro, conta com 14 expositores e promete novidades.

CE investiga ajudas do Estado espanhol à aquisição de navios

A Comissão Europeia abriu, a 1 de julho de 2011, uma investigação sobre financiamento do Estado espanhol à compra de navios, através de benefícios fiscais. Em causa está a compatibilidade com as regras comunitárias relativas aos auxílios estatais. Segundo um comunicado da Comissão, "o plano permitiria as companhias de navegação em certas condições, a compra de navios a preços 20 a 30% inferior ao de mercado".

62 MARINHEIROS PERDERAM A VIDA NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS

Pirataria: escala de violência em crescendo

Gangues somalis estão a elevar a pirataria a uma escala industrial - o número de marítimos mortos tem aumentado. 62 marinheiros perderam a vida nos últimos quatro anos, por meio de assassinato deliberado por piratas, o suicídio durante o período de cativeiro, a morte por desnutrição e doenças, a morte por afogamento, ou insuficiência cardíaca logo após o sequestro ", disse a organização SaveOurSeafarers SOS.
Os piratas estão a recolher milhões de dólares em resgates, são cada vez mais violentos, e capazes de ficar no mar por longos períodos e em todas as condições meteorológicas utilizando navios mercantes capturados como naves-mãe.

 

PIRATARIA MARÍTIMA

Wallenius terá guardas em navios que atravessam áreas de risco

Perante o crescimento de acções piratas no Golfo de Aden e em rotas no leste de África, o armador sueco Wallenius Wilhelmsen Lines tomou uma decisão defensiva: colocará guardas armados nos seus navios que percorrem tais regiões, para os proteger de qualquer ataque. A decisão foi tomada logo depois de o governo sueco elaborar um estudo sobre a segurança dos navios que operam sob sua bandeira, questionando se estes deveriam ou não incluir guardas armados no seu corpo de funcionários.

 

COMEÇA HOJE EM PENICHE, E VAI ATÉ 17 DE JULHO

XII edição do Festival Sabores do Mar

De 8 a 17 de Julho, Peniche acolhe a XII edição do Festival Sabores do Mar e a II edição da ExpoPeniche, iniciativas de divulgação da gastronomia, das actividades económicas e da cultura locais. A oferta gastronómica terá como ”Rainha da Festa” a famosa sardinha de Peniche.

Contentores crescem 10% em Leixões

O movimento de contentores no porto de Leixões cresceu 10% no primeiro semestre, em termos homólogos, anunciou a empresa concessionária. Em Junho o TCL movimentou 44 945 TEU (mais 8% que no mesmo mês de 2010) e com isso elevou para 256 053 TEU o resultado acumulado do primeiro semestre. Depois de um primeiro trimestre muito forte, em que cresceu 8% e em que fixou um novo recorde mensal da concessão (em Março), o TCL logrou manter a boa performance, e até acelerar o ritmo.

A PARTIR DA PLATAFORMA DE CACIA

CP Carga transporta primeira carga de madeira com destino a Zaragoza

A CP Carga S.A. efectuou, no passado dia 20 de Junho, o primeiro comboio internacional de madeira, do cliente TorrasPapel, a partir da Plataforma de Cacia, com destino a Zaragoza. Esta remessa contou com uma composição de 20 vagões com 780 Toneladas Líquidas. A perspectiva de transporte é assegurar a realização de 1 comboio/semana durante os próximos 3 anos.

Escola Europeia de SSS organiza primeiro «LIFE Rail» para portugueses

Promover a integração das soluções ferro-marítimas nas cadeias logísticas é o objectivo do curso “LIFE Rail”, promovido pela Escola Europeia de Short Sea Shipping. A primeira edição dedicada aos portugueses está agendada para Novembro.
A exemplo do que acontece com os cursos sobre o SSS e as AEM, o curso “LIFE Rail” será ministrado a bordo de um comboio, no caso uma composição (de passageiros) da FEVE (Ferrocarriles Españoles de Via Estrecha), numa viagem entre Bilbau e Saragoça.

Como serão os contentores em 2060?

Como serão os contentores em 2060? O que o Homem quiser, não? Sim, porque os transportes modernos são-no graças à imaginação, criatividade e espírito inventivo do ser humano.
A CARGOTEC, através do Projecto PORT2060, abre a discussão sobre o tema. Leia, veja o vídeo, participe na discussão. A Sandra já o fez...

Assegurada a vigilância das praias de Ílhavo

A Câmara Municipal de Ílhavo, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro (APA) ea Associação dos Concessionários de Praia da Beira Litoral assinaram, ao final da tarde de anteontem, um protocolo de colaboração para a vigilância das praias da Barra e Costa Nova. As quatro entidades vão repartir responsabilidades, no sentido de colmatar a falta de concessionários em algumas praias.

Embaixada Britânica de visita ao Porto de Sines

No passado 1 de Julho, o Porto de Sines recebeu uma visita da Embaixada Britânica. A comitiva mostrou-se particularmente interessada no posicionamento de Sines à escala internacional, principalmente no que respeita as ligações directas desta infra-estrutura portuária aos principais mercados internacionais, que recentemente passaram também a incluir a América do Sul (Brasil).

PORTIMÃO

Centro do Mar abre em 2013 se chegarem fundos

O Porto Cruzeiro na cidade de Portimão pode ter em 2013 um Centro do Mar, projecto camarário com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), que terá um investimento de cinco milhões de euros.
"O Centro do Mar é um projecto com que nos candidatámos aos fundos comunitários. O investimento são cinco milhões de euros, com uma parceria entre a Câmara e o IPTM e os fundos comunitários deverão garantir dois milhões de euros", disse o presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, à Lusa.

O escafandro que transforma homens em peixes

Os humanos já provaram ser bons a imitar o que os outros animais fazem. Aprendemos a voar como os pássaros, trepar como os macacos e perfurar como as toupeiras. Os únicos que ainda não conseguimos imitar são os peixes. A invenção das botijas de ar comprimido permitiu-nos respirar debaixo de água, mas não a grandes profundidades.
Por causa da nossa incapacidade em resolver alguns problemas técnicos, mergulhar abaixo dos 70 metros ainda é, quase sempre, extremamente perigoso.

SEGUNDO O JORNAL «PÚBLICO»

Tiraram o mar à Defesa na orgânica do novo Governo e a Marinha não gostou

O ambiente é de orfandade silenciosa. A transferência dos Assuntos do Mar do Ministério da Defesa para o da Agricultura mexeu com os militares. Principalmente da Marinha.
Afinal, desde há anos que eram eles a face visível da batalha pela Extensão da Plataforma Continental que se desenrola nos corredores da ONU. Eram os seus navios hidrográfi cos que realizavam os estudos que suportam a candidatura e era, muitas vezes, o seu pessoal que executava.
No seio da Marinha existe o sentimento que se perdeu a tutela de uma área onde deram muito.
 

TERMINAL DE CONTENTORES DE LEIXÕES

Mais de 2.600 teu movimentados num só dia

Sete foram os navios operados no dia 25 de Junho no Terminal de Contentores de Leixões. Um registo normal. Menos normal – e mais elucidativo da capacidade operacional do TCL – foi o número de contentores movimentados no cais nesse mesmo dia: 1.651, equivalentes a 2.655 TEU!
O dia 25 de Junho revelou-se, assim, fundamental para o bom resultado conseguido pelo TCL na semana n.º 26. Uma semana que ficou também marcada pelos 10.460 TEU movimentados, resultado da operação de 22 navios e da movimentação de 6.546 contentores no cais.
 

Total: 3768