Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




SESSÃO PÚBLICA PROMOVIDA PELA ADFERSIT ESTA SEGUNDA-FEIRA

«A estratégia de Espanha para a mudança da bitola»

A ADFERSIT realiza, esta segunda-feira (2 de Julho), uma sessão pública intitulada "A estratégia de Espanha para a mudança de bitola", a decorrer no auditório da Ordem dos Engenheiros (Região Norte), no Porto.
O evento, que conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros (Região Norte), tem como principal objectivo dar a conhecer a estratégia e experiência espanhola para a mudança/transição da bitola e é destinado aos associados da ADFERSIT e da OE, quadros do sector ferroviário e academia.

Bandeira Azul 2012 nas Praias de Ílhavo

Vinte e quatro anos desde a primeira atribuição da Bandeira Azul às Praias do Município de Ílhavo, as Praias da Barra e da Costa Nova foram galardoadas com a atribuição da Bandeira Azul 2012, tendo sido hasteadas esta sexta-feira pelos funcionários da Câmara Municipal de Ílhavo (CMI), juntamente com a Bandeira de Praia Acessível para Todos, com a Bandeira de Ouro (da Quercus) e com a Bandeira do Município de Ílhavo.

VINDA DA UCRÂNIA, TEM COMO DESTINO ANGOLA

Doca flutuante em Peniche

Dia 26 aportou a Peniche uma doca flutuante, tendo o casco/estrutura sido construído nos Estaleiros ZALIV, em Kerch, na Ucrânia. A doca permanecerá nos Estaleiros Navais de Peniche para fazer o aprestamento desta unidade. Após a conclusão dos trabalhos, a doca seguirá para a ENATIP – Empresa Nacional de Abastecimento Técnico Material da Indústria Pesqueira em Angola.

VOTAÇÃO PARA A ESCOLHA DO NOME TERMINA ESTA SEXTA-FEIRA

Leão marinho bebé: Pancho ou Tuga?

Um leão marinho recém-nascido no Zoomarine, em Albufeira, está à espera de saber as preferências do público que, até esta sexta-feira, dia 29, pode ajudar a escolher o nome. É um nome do país vizinho que lidera a lista de preferências, mas a corrida ainda não acabou. Enquanto isso, o leão marinho vai sendo tratado como exigem todos os recém-nascidos.
Mama, dorme e "chora", que é como quem diz, faz as vocalizações para que a mãe o reconheça. É um bebé muito internacional, mãe inglesa, a Irma. Pai espanhol, Anúbis; ele português. Nasceu há 13 dias e, apesar de ter barbatanas, ainda não sabe nadar.

A EUROACE E A LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DE MERCADORIAS SINES-CAIA-MADRID-PARIS

Porto de Sines participou no evento

A Administração do Porto de Sines (APS) participou no Fórum de Discussão “A EUROACE e a Ligação Ferroviária de Mercadorias Sines-Caia-Madrid-Paris” que teve lugar em Vendas Novas. Este fórum debateu a importância do eixo ferroviário de mercadorias entre o Porto de Sines, Espanha e resto da Europa.

DIVULGAMOS AS APRESENTAÇÕES

Seminário Ibérico «Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão»

Consulte ou descarregue os ficheiros de suporte das seis apresentações efectuadas no seminário ibérico subordinado ao tema “Estratégia Logística para a Região Centro e Castela e Leão”.
O seminário decorreu dia 22 de Junho, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Organizado pelo "Projecto de cooperação transfronteiriço Portugal-Espanha ‘Logística Cencyl”, teve como parceiros, do lado português, o Porto de Aveiro, as Câmaras Municipais da Figueira da Foz e da Guarda e, do lado espanhol, o Ayuntamento de Salamanca e a Associação Cylog.

CONSULTE AS APRESENTAÇÕES

A Euroace e a ligação ferroviária de mercadorias Sines-Caia-Madrid-Paris

Veja as apresentações do fórum de discussão "A Euroace e a ligação ferroviária de mercadorias Sines-Caia-Madrid-Paris", evento organizado pela Câmara Municipal de Vendas Novas a 21 de Junho.

ESTA QUARTA-FEIRA

Comemoração do 20.º aniversário do índice PSI 20 a bordo do Navio-Escola Sagres

Esta quarta-feira, 27 de Junho, a Marinha associa-se às comemorações do 20º aniversário do PSI 20, a bordo do NRP Sagres, na Base Naval de Lisboa, onde se vai assinalar simbolicamente o fechar da bolsa com o tocar simultâneo do Sino, centenário, da Bolsa de Lisboa e o sino do navio, que este ano comemora os 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa e 75 desde que foi lançado à água, juntando desta forma dois símbolos nacionais.

FUNDADOR E DIRECTOR DA «CARGO»

Faleceu Luís Filipe Duarte

Luís Filipe Duarte, fundador e director da Cargo Edições, faleceu este domingo no Hospital de São José (Lisboa), pelas 11.30h.
Natural de Aveiro, Luís Filipe Duarte, de 54 anos, manteve desde muito cedo colaborações jornalísticas várias, sendo posteriormente convidado a ingressar no extinto jornal “O Comércio do Porto” onde iniciou a profissão em 'full-time', com apenas 20 anos de idade. Em 1991 fundou a Cargo Edições, editora responsável pelo lançamento das Revistas CARGO e FROTA mas também de outras publicações ligadas ao sector dos transportes.

VÍTOR CALDEIRINHA SOBRE LUÍS FILIPE DUARTE:

«Um lutador contra tudo e contra todos, para poder manter o seu projecto com sucesso»

Faleceu o Luis Filipe Duarte.
Quando entrei para o sector, em 1994, já era a Cargo que divulgava os portos.
E o Luis Filipe Duarte já era um lutador contra tudo e contra todos, para poder manter o seu projecto com sucesso. Um projecto de serviço ao público, como aconteceu nestes 21 anos.
Quantas vezes teve que enfrentar muito para manter a Cargo e conseguiu. Dizia que não ganhava dinheiro com a revista e com o projecto, o que era fácil confirmar fazendo as contas, mas que lhe dava muito gozo e que gostava muito do sector.

J. AUGUSTO FELÍCIO SOBRE LUÍS FILIPE DUARTE

«Um lutador confiante, com princípios e valores»

Faleceu o ‘Filipe Duarte’
Faleceu o ‘Filipe Duarte’, o Senhor Filipe Duarte. Numa terra que enfatiza os títulos, possuía o mais nobre de todos, aquele que só alguns conseguem adquirir, obtido através do reconhecimento dos outros, que somos todos nós, pelo mérito e dignidade com que em momentos difíceis soube estar na vida e que nos bons desfrutava da suave sageza.

ESTA TERÇA-FEIRA, 26 DE JUNHO, EM LISBOA

«Portugal a crescer»

Inserido num ciclo de seminários, a Associação Industrial Portuguesa associa-se à iniciativa "Portugal a Crescer" na organização da sessão em Lisboa que decorre dia 26 de Junho, pelas 16H00, no Centro de Congressos de Lisboa. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.

ABC MERCADO CHINA - TERÇA E QUARTA-FEIRA, 27 E 28 DE JUNHO

Demasiado Grande para ignorar!

“ABC Mercado China –Demasiado Grande para ignorar!”, a realizar nos dias 27 e 28 de Junho 2012, respectivamente no auditório das instalações da AICEP, em Lisboa e no auditório da DRE-Norte, no Porto. Estarão presentes especialistas no mercado, incluindo o Responsável pelo Escritório de Pequim na China, Miguel Coelho e o Responsável pelo Escritório de Xangai, Filipe Costa.

Iate encalha nos Açores

Um iate de bandeira francesa, com cerca de 12 metros de comprimento, encalhou domingo à noite na zona do Pasteleiro, na costa sul da ilha do Faial, nos Açores, revelou Jorge Chixaro, capitão do Porto da Horta.
Os dois tripulantes da embarcação, um casal, alertaram as autoridades cerca das 00:00, tendo seguido para o local uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos e elementos dos Bombeiros Voluntários Faialenses.

TRANSPORTES

Região Centro desenvolve estratégia logística com Salamanca para potenciar economia

Uma estratégia conjunta de transportes e operações logísticas entre o Centro de Portugal e a região espanhola de Castela e Leão (Salamanca) foi debatida sexta-feira num seminário que concluiu pelo potencial da relação entre as duas regiões.
"Percebemos que há aqui um potencial em bruto que precisa de ser trabalhado. O seminário serviu para trabalhar uma estratégia de médio e longo prazo para potenciar redes de transporte, em que os portos marítimos são as portas de entrada", disse à agência Lusa José Luís Cacho, administrador dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

25 DE JUNHO

Dia do Marítimo

Em 2010, os Estados membros da IMO acordaram que a contribuição feita pelos marítimos de todo o mundo para o comércio internacional mundial, a Economia Mundial e a Sociedade Civil como um todo, deveria ser anualmente marcada pelo “Dia do Marítimo”.
A data escolhida foi 25 de Junho, o dia em que revisões marcantes no STCW e códigos associados foram adoptadas numa Conferência Diplomática que ocorreu em Manila, nas Filipinas.

«Eixo de mercadorias de Sines para a Europa é vital»

A importância estratégica para o Alentejo e Estremadura espanhola do eixo ferroviário de mercadorias entre Sines e a fronteira, com ligação ao resto da Europa, foi defendida quinta-feira num fórum realizado em Vendas Novas. O encontro, com a presença de responsáveis de Portugal e de Espanha, abordou a necessidade do avanço desta ligação ferroviária de mercadorias para o território da EUROACE, formado pelas regiões portuguesas do Alentejo e do Centro e a espanhola da Estremadura.

APSS participa no Life-MOS Gloss

A APSS participou na 6ª edição do Curso Prático Life-MOS Gloss destinado a promover o uso do Transporte Marítimo de Curta Distância (TMCD). Esta administração encara com bastante interesse o desenvolvimento desta modalidade de transporte, cujo objectivo principal é aliviar o tráfego de mercadorias nas estradas europeias, com evidentes ganhos ambientais e económicos. Hoje, o Porto de Setúbal posiciona-se como o principal porto nacional no TMCD pelas vantagens competitivas no transporte intermodal, quer em preço, quer em transit time, oferecidas aos armadores e importadores/exportadores. Ainda nesse sentido, o tarifário da APSS contempla incentivos ao TMCD, com descontos na TUP-carga entre os 10 e os 30%.

«NECESSIDADE URGENTE», ALERTAM AUTARCAS

Câmara de Caminha defende desassoreamento das barras de Caminha e de Vila Praia de Âncora

O vice-presidente do Município de Caminha participou no Fórum “A segurança dos homens do mar e o impacto da economia local” organizado pela Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, na Póvoa de Varzim. Flamiano Martins referiu a importância da pesca na economia local e a urgência do dessassoreamento das barras de Caminha e de Vila Praia de Âncora.

ESTE SÁBADO, 23 DE JUNHO

Dia da Marinha do Tejo 2012

Este sábado, 23 de Junho, a Marinha do Tejo, que o Governo institucionalizou como pólo vivo do Museu de Marinha, assinala mais um aniversário. A cerimónia decorre junto ao Cais das Colunas, em Lisboa, e estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Secretário de Estado do Mar, o Chefe do Estado-Maior da Armada e o Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Total: 4568
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 [156] 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229