Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Naufrágios

As lágrimas escancaravam sorrisos, a dor de ontem já passou, se calhar há-de voltar porque eles querem voltar ao mar. O mar-sepultura tem muitas lápides de filhos de Caxinas, por vezes acontece assim, deixa-os abraçar a família mais uma vez, deixa-os regressar em festa, ouvir “A Portuguesa” à chegada.
Desta só morreu a “Virgem do Sameiro”, que Deus tenha em paz.
Há naufrágios e há naufrágios. Dedicamos-lhes a íntegra da webletter de hoje.

 

EXPRESSO DA MEIA-NOITE | VEJA AQUI O PROGRAMA

A Economia do Mar: Uma Saída para a Crise

O "Expresso da Meia-Noite", programa emitido pela SIC Notícias, foi esta noite dedicado ao tema "A Economia do Mar: Uma Saída para a Crise".
Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar, António Costa e Silva, presidente da Partex, João Pedro Matos Fernandes, Presidente da Administração do Porto de Leixões, e Tiago Pitta e Cunha, especialista em políticas dos oceanos participaram num debate com Ricardo Costa, director do jornal Expresso, e Nicolau Santos, director-adjunto do mesmo semanário.
 

GENTE FELIZ COM LÁGRIMAS

Caxinas recebe em festa os seus Heróis do Mar

Gente feliz com lágrimas, nas Caxinas, graças ao resgate dos pescadores. Depois de três dias de angústia, chega a melhor notícia que os familiares dos pescadores desaparecidos poderiam receber: os seis homens que seguiam no barco 'Virgem do Sameiro' agarraram-se à vida, depois de um naufrágio, e foram resgatados. “Isto é uma ressurreição”, desabafa o presidente da Junta de Vila do Conde. “Milagre!”, gritaram os familiares. Os novos heróis do mar seguiram para o Hospital de Leiria, tendo posteriormente regressado a suas casas, com excepção de um deles, que ficou em observação.

VILA PRAIA DE ÂNCORA

Monumento aos náufragos

O Âncora-Praia Futebol Clube, colectividade de Via Praia de Âncora, encetou uma campanha de angariação de fundos destinados a custear a construção de um monumento aos pescadores náufragos desta comunidade piscatória a situar no Portinho de pesca.
O trabalho será executado gratuitamente pelo artista Mário Rocha, sensibilizado para esta causa que teve como motivo próximo o naufrágio de um pesqueiro ancorense em Março passado, no qual pereceram seis marítimos de Vila Praia de Âncora, de uma tripulação de nove homens que se encontravam na faina do espadarte no mar dos Açores.

Porto de Faro reforça capacidade exportadora do Algarve

A exportação de materiais de construção de elevada qualidade, produzidos no Algarve, para o arquipélago de Cabo Verde e para o Norte de África está a ser, esta semana, reforçada com as escalas de dois navios de carga no Porto de Faro.
O navio N/M Zelek Star carregou 4700 tons de cimento e 24 tons de cimento cola, com destino ao Porto do Mindelo em São Vicente - Cabo Verde.
Neste final de semana, 3000 tons de cimento e 770 tons de telha lusa serão estivados nos porões do N/M Burhan Dizman II e transportados para o Porto de Tenes, na Argélia.

Portugal vai receber grande parte dos 4,5 mil milhões da UE para investir no Atlântico

A comissária europeia para os assuntos Marítimos e Pescas disse esta semana que a Europa previa gastar, entre 2007 e 2014, 4,5 biliões de euros no Oceano Atlântico, a que acrescem 16 milhões de euros para energias marítimas renováveis.
«Grande parte desse valor da Comissão Europeia virá para Portugal», afirmou Maria Damanaki aos jornalistas durante a conferência do Atlântico, acrescentando «haver a perspectiva de que o montante, numa segunda fase, seja ainda mais elevado». Uma decisão a ser tomada nos próximos dias, referiu.

Fundo de investimento vai financiar novos negócios no sector do mar

A economia do mar vai contar com um fundo de investimento vocacionado especificamente para o sector. O propósito foi avançado por Nuno Fernandes Thomaz, administrador executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que revelou ainda que este veículo financeiro destinado a apoiar novos projectos empresariais ligados ao mar terá o banco do Estado como "sponsor".

CLUSTER DO MAR

Grandes grupos económicos devem «olhar para o sector»

Tornar o cluster do mar atractivo a novos investimentos é um desafio. Pedem-se menos burocracia e a intervenção da banca e dos grandes grupos económicos.
O potencial existe e compreende, actualmente, 18 milhões de quilómetros de extensão marítima, que podem transformar-se no dobro. O que falta fazer? Tornar o País atractivo ao nível da economia do mar, defende o especialista Tiago Pitta e Cunha. Eliminar barreiras administrativas na aprovação de projectos, fazer com os grupos económicos portugueses se interessem pelo sector e criar condições para que a banca, desde que capitalizada, se vocacione também para o apoio a investimentos nesta área de negócios.

 

Ciência e economia do mar navegam de mãos dadas

São três empresas. Duas já em andamento, uma em fase de arranque. Em comum têm o facto de os seus promotores terem passado ou continuarem ligados à área da investigação na Universidade do Algarve.

Os novos desafios da aquacultura

Uma indústria global, que está em expansão e é incontornável. É deste modo que o biólogo marinho Jorge Dias vê a produção piscícola em aquacultura. Para o investigador da Universidade do Algarve, hoje não faz sentido discutir se o método produtivo é bom ou mau, porque esta é uma realidade relativamente à qual "não há volta a dar". Por isso defende que se há preocupações neste âmbito, não devem centrar-se em torno da existência deste tipo de projectos, mas em como garantir a sustentabilidade ambiental dos mesmos e a segurança alimentar do consumidor.

 

Câmara encontrada no oceano é devolvida ao dono

Um mergulhador canadiano encontrou recentemente uma máquina fotográfica no fundo de uma baía de Vancouver, Canadá. A máquina tinha estado mais de um ano debaixo da água mas as fotos do cartão SD estavam intactas pelo que o mergulhador tentou, com sucesso, encontrar o dono da máquina, recorrendo à ajuda das redes sociais.

BALANÇO DA CONFERÊNCIA NO PORTO DE LEIXÕES

O Corredor E-80 - Um Modelo de Território Logístico - O Projecto como Factor de Transferência Modal

A Conferência “O Corredor da E-80 um Modelo de Território Logístico. O Projecto como Factor de Transferência Modal”, foi a segunda do Projecto e continuou a promover a importância do transporte intermodal com destaque para acções institucionais e de agentes privados bem como a sua influência sobre o território.
Para o anfitrião, João Pedro Matos Fernandes, presidente da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, o sucesso da intermodalidade depende de uma adequada dotação de nós logísticos bem posicionados no território. “A Plataforma Logística de Leixões irá ordenar o conjunto actividades logísticas já existentes na envolvente do porto e complementar a actividade portuária, conferindo maior valor à sua operação.”

Portos crescem 8,5% no terceiro trimestre

Os portos portugueses registaram um aumento de actividade no terceiro trimestre de 2011. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o transporte de mercadorias por via marítima disparou 8,5% nos portos do continente em termos homólogos. Neste período, os portos do continente registaram um aumento de 1,5% no volume de carga entrada nos portos do continente e mais 8,5% de tonelagem de mercadorias em relação a igual período de 2010.

RTP

«Prós e Contras» debate Plano Estratégico dos Transportes

O programa "Prós e Contras", da RTP, foi esta semana dedicado ao Plano Estratégico dos Transportes.
"A revolução dos transportes. Cortar a direito ou falir. O Plano estratégico do Governo para travar o endividamento. Estradas, caminhos-de-ferro, portos e aeroportos. O que pensam os autarcas? O que defende o maior partido da oposição? O que querem os utentes? O maior debate da televisão portuguesa, reúne Governo e os grandes protagonistas do sector dos transportes. Caminho estreito..."
Se perdeu a emissão em directo, pode ver o programa no portal da RTP.

Porto de Sines inicia dragagem para receber os «megacarriers» de 18.000 TEU

O Porto de Sines prepara-se para receber os ULCS (Ultra Large Container Ships) de 18.000 TEU que os grandes armadores contemplam actualmente nas suas carteiras de encomendas e que chegarão ao mercado nos próximos anos. É este o grande objectivo que norteou a decisão de dragar os acessos marítimos e a zona de manobra ao Terminal de Contentores (TXXI) para os 17,5 m ZH, permitindo continuar a manter Portugal na primeira divisão do campeonato mundial do shipping de contentores.

PORTO DE SETÚBAL

Linha NYK leva veículos VW para a China

O Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal vai iniciar, a partir de hoje, 29 de Novembro, com a escala do navio “Themis Leader”, do operador de transporte marítimo NYK LINE, embarques quinzenais para exportação de viaturas fabricadas na Autoeuropa para o Extremo Oriente, nomeadamente, para os portos chineses de Shanghai e Tianjin Xingang.

FIGUEIRA DA FOZ

Porto quer atingir 1,70 milhões de toneladas

O porto comercial da Figueira da Foz, apesar da sua dimensão média, é um dos que regista maior crescimento a nível nacional, com uma sistemática subida do volume de mercadorias, dando assim razão aos que sempre pugnaram pela melhoria das infra-estruturas.

Transitários nacionais empregam 3468 colaboradores

Os transitários nacionais empregaram, no último ano, um total de 3.468 colaboradores. Esta é uma das conclusões retiradas do último Ranking e Atlas dos Transitários, elaborado pela Logística Moderna.
Além desta conclusão, o documento mostra ainda que das 116 empresas participantes, 39 alcançou um volume de facturação entre os 2,5 milhões de euros e os 10 milhões, seguindo-se 29 empresas que se localizam entre os 500.000 e os 2,5 milhões. Com mais de 40 milhões encontram-se nove empresas.

COM VÍDEO

Fernando Ribeiro e Castro faz a antevisão da «Lisbon Atlantic Conference»

Fernando Ribeiro e Castro faz a antevisão daquele que será provavelmente o maior congresso em Portugal sobre o mar, e uma importante referência futura da nossa identidade, sobordinado ao tema "Lisbon Atlantic Conference", que se realizará a 28 e 29 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL).
Segundo o Presidente do Congresso e do Fórum da Economia do Mar, até ao momento estão inscritos cerca de 1.200 participantes, podendo subir até aos 1.400.

Plano de Emergência responde bem a acidente simulado no Porto de Aveiro

O simulacro que no sábado de manhã testou a capacidade de resposta e a prontidão do Plano de Protecção e do Plano de Emergência do Porto de Aveiro “decorreu dentro do planeado”, disse ao Diário de Aveiro o comandante Armando Santos, que coordenou as operações. O exercício, designado de “Proseg Porto de Aveiro 2011” e promovido pela Administração do Porto de Aveiro, aconteceu a partir de um alarme lançado do Terminal de Granéis Líquidos (TGL), cerca das 9.30 horas. Era simulado, mas podia ser real: tinha acabado de acontecer um acidente seguido de explosão e incêndio nas instalações da empresa “Prio” e ainda num navio que se encontrava atracado no porto.

Total: 4112