Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MADEIRA

Dia de Portugal celebrado com um novo investimento no sector marítimo-turístico

Os ENM - Estaleiros Navais do Mondego, SA e a Empresa Brisa Clássica Lda. celebraram no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas um Acordo que prevê a construção de uma nova embarcação para a actividade marítimo-turística na Ilha da Madeira. Esta embarcação, do tipo Catamaran, será construida em alumínio naval, recorrendo à mais recente tecnologia e à tradição dos Estaleiros Navais do Mondego, localizados na Figueira da Foz.

A 30 DE SETEMBRO, E 1 E 2 DE OUTUBRO, EM TRÓIA

APAT: XIII Congresso Nacional de Transitários

A APAT vai realizar, nos próximos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro, o XIII Congresso Nacional de Transitários, que terá lugar no Hotel Aqualuz, em Tróia. O evento contará com oradores nacionais e internacionais de reconhecida competência.

Ofertas de trabalho em Espanha

Algumas ofertas de trabalho em Espanha, na área dos transportes. Consulte as ofertas aqui

MAIS DE 300 POSTES DE AMARRAÇÃO

Ferragudo com nova marina em 2014

Só Ferragudo terá, em 2014,uma nova marina com mais de 300 postes de amarração e este será o próximo grande investimento da região a abrir portas ao mar na área das marinas, dando ao Arade mais uma infra-estrutura do género na margem poente.
Lagos prepara, entretanto, as obras de requalificação da marina e de toda a sua envolvente. Uma obra que, garante Brandão Pires, “avançará em breve” e que, com base no Plano Sectorial de Lagos fará o equipamento ganhar um novo hotel e dará lugar a uma recomposição do porto de pesca e da lota, além de um reposicionamento da zona do clube de vela.
 

Deitadas fora 70 milhões de toneladas de peixe na última década

A primeira década deste século foi “devastadora” para os mares, denuncia uma organização internacional. Nesses dez anos, 70 milhões de toneladas de peixe foram deitadas fora e apenas um por cento das espécies marinhas em extinção tem planos de conservação. Se não forem tomadas acções decisivas a curto prazo, “os danos serão irreversíveis”, alerta a Oceana, organização internacional para a conservação da vida marinha, em comunicado.

As Vantagens de comer Peixe

Por serem ricos em aminoácidos essenciais (substâncias não produzidas pelo nosso organismo), os peixes possuem proteínas com valor nutritivo ligeiramente superior às das carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.

FARO

Porto Comercial «renasce» com cargas de cimento, sal e alfarroba

Depois de anos de letargia e diversos planos de requalificação não concretizados, o porto comercial de Faro vê contratadas escalas para transporte de cimento, sal e alfarroba. Uma escala semanal de um navio de 2.500 toneladas de porte bruto, ao logo de um ano, para transporte de cimento exportado para Cabo Verde, representa um movimento que há longos anos não acontecia no porto comercial de Faro.

1,88 MILHÕES

Movimento de passageiros na Ria Formosa bate recordes

O fluxo de passageiros registado nos cais da Ria Formosa, no ano de 2010, ultrapassou em 11,4 por cento o movimento verificado em 2009. Este Verão, a tendência deve continuar ascendente, muito à conta dos novos investimentos em infraestruturas. De acordo com dados do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), de Janeiro a Dezembro de 2010 foram transportados, nas 10 carreiras fluviais da ria, cerca de 1,88 milhões de passageiros, mais 233 mil (11,4 por cento) do que em todo o ano de 2009.

 

Protocolo de Cooperação aproxima Sines e a Extremadura espanhola

A Administração do Porto de Sines (APS) e a Plataforma Logística del Suroeste Europeo (PLSWE) assinaram, em Badajoz, um Protocolo de Cooperação com o objectivo do desenvolvimento de acções que potenciem o aumento dos fluxos de mercadorias entre a Extremadura espanhola e o porto português. O acordo foi assinado por Lídia Sequeira e Agustín Plaza, Presidentes dos Conselhos de Administração da APS e da PLSWE, representando um marco determinante nas relações de cooperação iniciadas entre ambas as entidades há cerca de dois anos.

Polis Ria Formosa e IPTM investem 3,6 milhões em novos cais

As ilhas-barreira, em Olhão, e as ilhas da Culatra (Povoação e Farol) e Armona já dispõem de novas pontes-cais de acesso e estão preparadas para esta época balnear. A empreitada implicou um investimento de 3,6 milhões de euros, suportados pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e pelo Programa de Investimentos do Turismo.

HOJE, DIA 8, NA ESCOLA DE HOTELARIA DE LISBOA

Exposição «Um Regresso Ao Futuro»

Há não muito tempo atrás existia mais peixe, mais embarcações, mais pescadores e mais comunidades piscatórias na Europa. Os nossos ecossistemas marinhos eram mais saudáveis, mas a sobrepesca veio alterar esta realidade. A reforma da Política Comum das Pescas que está neste momento em curso representa uma oportunidade única para “um regresso ao futuro”.
Venha conhecer o passado e o presente das pescas numa exposição de fotografias e infografias sobre a evolução desta actividade nos mares europeus: desde os anos de abundância do início do século XX, passando por uma fase de melhoria de condições de trabalho e capacidade tecnológica, até à realidade actual, marcada pelo aumento das rejeições e diminuição acentuada das capturas.

TERMINA HOJE, 8 DE JUNHO

Artemar Estoril 2011

Desde 14 de Maio, o Passeio Marítimo da Costa do Estoril torna-se o palco de novos talentos artísticos: sete esculturas originais, criadas a partir de resíduos retirados do Mar ou que o representem, vão estar em exposição, junto à Praia das Moitas, no Monte Estoril.

AUTOMÓVEIS

Fábricas portuguesas exportam 98,3% da produção

As cinco fábricas automóvel em Portugal aumentaram em 30,4% a produção conjunta nos primeiros quatro meses do ano. Das 66.662 unidades, 98,3% destinaram-se à exportação. "Este acréscimo da produção foi determinado, exclusivamente, pelo crescimento da produção de veículos ligeiros de passageiros, que registou um acréscimo de 13,3%", explica a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Só em Abril foram produzidos mais 9% de veículos que no mesmo mês de 2010, num total de 14.280 unidades.

Google utiliza água do mar para arrefecer novo data center na Finlândia

A gigante Google vai utilizar unicamente água do mar para arrefecer o seu novo centro de processamento de dados, que está a ser erguido em Hamina, na Finlândia. O data center está situado numa antiga fábrica de papel, construída em 1950 junto ao Golfo da Finlândia e adquirida no ano passado pela multinacional.

Lisboa com mais 25% de cargas em Abril

Desde o início do ano, o Porto de Lisboa já movimentou 4,1 milhões de toneladas, mais de 350 mil toneladas, ou perto de 10% acima do realizado no período homólogo de 2010. Em Abril passaram pelo porto da capital perto de 1,2 milhões de toneladas, 25% mais do que no mesmo mês do ano passado. A maior subida verificou-se nos granéis sólidos, que avançaram quase 48% para as 482 mil toneladas.

 

PORTO DE SESIMBRA

Pontão Espadarte entrou em funcionamento

Entrou em funcionamento no Porto de Sesimbra, no dia 3 de Junho, o pontão Espadarte, instalado pela APSS entre as pontes cais 1 e 2 (lado Norte). Trata-se de um equipamento destinado à acostagem de embarcações que se dedicam ao exercício das actividades marítimo-turísticas.

TEM INÍCIO HOJE, EM MILÃO

2.º Workshop organizado pelo consórcio ORECCA

Tem início hoje, 7 de Junho, em Milão, o 2.º Workshop organizado pelo consórcio ORECCA, “Outlining the Vision for Future Renewable Energy Conversion Platforms in Europe”, aberto ao público.
O Centro de Energia das Ondas é uma das 28 entidades que integram o consórcio Europeu ORECCA (Off-shore Renewable Energy Conversion platforms – Coordination Action), liderado pelo Instituto Alemão Fraunhofer Institute for Wind Energy and Energy System Technology (IWES). Este projecto, financiado pelo 7º Programa Quadro, iniciou-se em Março de 2010, e deverá ser concluído em Julho deste ano.
 

Rui Raposo assina petição para criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar

O Presidente da Associação de Armadores da Marinha de Comércio (AAMC), Rui Raposo, assinou a Petição para a criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar. “O espaço por excelência para serem debatidos os assuntos relacionados com o mar é na Casa da Democracia”, explica o responsável.

Novo canal do Panamá vai mudar rotina da navegação

A expansão do Canal de Panamá, com custo estimado em US$ 5,25 mil milhões, pode ser considerada um dos megaprojectos em curso no mundo. E não só pela óptica da engenharia, dado o porte da obra, que requer trabalhos simultâneos em países das Américas, Europa e Ásia. Mas sobretudo pelo potencial impacto no transporte marítimo internacional, em especial no segmento de contentores, a partir do fim de 2014, quando se espera que a expansão do canal esteja concluída.

ACORDO EUROPEU RELATIVO AO TRANSPORTE INTERNACIONAL DE MERCADORIAS POR ESTRADA

Apat realiza sessões de esclarecimento sobre o «ADR 2011»

A APAT vai realizar sessões de esclarecimento sobre o tema “ADR 2011” que já se encontra em vigor na ordem jurídica internacional, aguardando-se a respectiva publicação no Diário da República. Estas sessões terão lugar em Perafita – Delegação da APAT, a 8 de Junho e em Lisboa, sede da APAT, a 21 de Junho.

Total: 3660