Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS:

«Há muito que Matosinhos fez os trabalhos de casa em matéria de Economia do Mar»

Guilherme Pinto defende que “Matosinhos reúne todas as condições para ser o centro nevrálgico do Norte do País a nível económico”, contribuindo, desta forma, para que “Portugal deixe de estar na periferia da Europa e assuma um lugar de destaque”. “Há muito que Matosinhos fez os trabalhos de casa em matéria de Economia do Mar”, afirmou o autarca, realçando a “parceria dinâmica” com a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL). Os acessos ao Porto de Leixões, a qualificação urbana, o ordenamento do território, as plataformas logísticas, o Terminal de cruzeiros ou o Pólo do Mar da Universidade do Porto são o fruto da “teimosia e criatividade” do Executivo a que preside.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 20 DE JUNHO

Embaixador do Luxemburgo visita a Zona Industrial e Logística de Sines

O Embaixador do Luxemburgo em Portugal visita, esta segunda-feira, dia 20 de Junho, a Zils - Zona Industrial e Logística de Sines - com o objectivo de conhecer a maior zona para localização industrial e logística da Península Ibérica, gerida pela aicep Global Parques. Paul Schmit será recebido, às 11H00, pelo Administrador Executivo da aicep Global Parques, Miguel Fontes, no Edifício do Centro de Negócios da Zils, onde se realizará uma apresentação antes da visita no terreno.

 

Navio espião escala Lisboa

Um navio da marinha militar francesa, último grito em tecnologia de ponta para a guerra electrónica e nuclear, escalou recentemente o porto de Lisboa, tendo lançado âncora no novo cais de paquetes do Jardim do Tabaco. O "Monge" tem como missão principal seguir os objectos lançados durante testes de mísseis balísticos M45 e M51, ou tácticos. Também é utilizado na vigilância do espaço (satélites, detritos espaciais, etc) para o Centro de Estudos Espaciais (CNES) e outros organismos militares.

Porto de Leixões apresenta-se a empresários de Leiria

O Porto de Leixões, com o apoio da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, promoveu, a 16 de Junho, uma apresentação aos empresários da região, no âmbito de uma iniciativa comercial e de informação, que visa dar a conhecer as valências e potencialidades de Leixões aos seus actuais e futuros utilizadores.

Porto de Lisboa com nova Linha Regular do armador Maersk

O Porto de Lisboa tem uma nova linha regular, denominada “MAERSK W9A Service” do armador MAERSK. A sua escala inaugural realizou-se no passado dia 4 de Junho, com o navio “Safmarine Pantanal” com uma capacidade de mais de 1.100 TEU.

ÉPOCA ALTA DE CRUZEIROS NO PORTO DO FUNCHAL

Balanço muito positivo

A época alta de cruzeiros no Porto do Funchal que terminou no passado mês de Maio cresceu em todas as variantes, tendo o movimento de passageiros atingido mais de meio milhão de turistas, traduzindo-se num aumento percentual na ordem dos 12%, em comparação com a época anterior.
Os meses de Setembro a Maio do ano seguinte são a época por excelência dos cruzeiros, uma vez que é reduzido o número de navios que escala o Porto do Funchal em Junho, Julho e Agosto.

MARINA DA QUINTA DO LORDE - MADEIRA

Exercício de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos

A 16 de Junho decorreu na Marina da Quinta do Lorde um exercício de Combate à Poluição do Mar por
Hidrocarbonetos, em cooperação com a Autoridade Marítima, o qual envolveu 25 pessoas das duas
entidades e diversos meios de combate a derrames de hidrocarbonetos.

TIAGO PITTA E CUNHA:

Empreendedorismo no mar exige menos burocracias

“A geografia é um facto consumado e vai sempre sobrepor-se à falta de visão. Já fizemos tantas coisas erradas em relação ao mar que podemos ter a certeza de estarmos mais perto de acertar”, resume Tiago Pitta e Cunha, actual consultor do presidente da República para os Assuntos do Mar, com um extenso currículo em comissões, convenções e missões nacionais e internacionais relacionadas com o mar.

Fórum Empresarial da Economia do Mar e Associação Nacional de Cruzeiros celebram chegada do veleiro Thor VI da «Volta ao Mundo»

Um barco, dois tripulantes, três oceanos deram o mote ao projecto Thor VI na sua viagem de circum-navegação à volta do mundo que termina a 23 de Junho com o regresso do Rui Évora Soares ao Porto de Recreio de Oeiras e à qual se juntam a Associação Nacional de Cruzeiros (ANC), o Fórum Empresarial da Economia do Mar e o Fórum Permanente dos Assuntos do Mar.

CRIAÇÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR PARA AS POLÍTICAS DO MAR

Conselho Português de Carregadores assina petição

O Presidente da Direcção do Conselho Português de Carregadores (CPC), Pedro Galvão, assinou a Petição para a criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar.
De acordo com o responsável do CPC, “A criação de uma Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar é imprescindível, de forma a haver Membros do Parlamento especializados nesta área que possam dar o seu contributo a alterações de legislação”.
 

ATÉ 19 DE JUNHO, EM MATOSINHOS

Fórum do Mar na EXPONOR

Matosinhos acolhe até 19 de Junho o Fórum do Mar, evento transversal que espelhará a importância económica, científica e social dos recursos marinhos para o nosso país. Trata-se de uma realização conjunta das associações Empresarial de Portugal (AEP) e Oceano XXI - Cluster do Conhecimento e Economia do Mar e engloba feira de negócios, conferência internacional e actividades de animação sociocultural e desportiva.

PROJECTO AUX-NAVALIA

Encerramento no Fórum do Mar, hoje, 16 de Junho, pelas 16:00

O Fórum do Mar, na Exponor, em Matosinhos, é o palco da sessão de encerramento do projecto Aux-Navalia, subordinado ao tema 'Desenvolver a Inovação e a Competitividade da Indústria Naval', a decorrer hoje, dia 16 de Junho.

ESTALEIROS NAVAIS DO MONDEGO

Celebrado um novo contrato para a construção de uma embarcação de pesca para a Figueira da Foz

Os ENM - Estaleiros Navais do Mondego, SA e a Sociedade de Pesca Pedro & Renato Lda. acabam de celebrar um Contrato para a construção de uma nova embarcação para pesca de sardinha, com recurso à arte de cerco. O casco desta embarcação, com 22 metros de comprimento e 6,20 metros de boca, será construído em aço naval Gr. A, recorrendo à mais recente tecnologia e à tradição dos Estaleiros Navais do Mondego, localizados na Figueira da Foz.

COMEÇA HOJE E VAI ATÉ DOMINGO, 19 DE JUNHO

IX Encontro de Embarcações Tradicionais de Vila do Conde/Rio Ave 2011

Integrado nas FESTAS DE SÃO JOÃO DE VILA DO CONDE, a Associação de Ex-Marinheiros da Armada de Vila do Conde, com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Conde, da Junta de Freguesia de Vila do Conde e da Comissão de Festas de São João, leva a efeito, de hoje a domingo, o seu IX Encontro de Embarcações Tradicionais de Vila do Conde/Rio Ave 2011. 

Crise obriga exportadoras a diversificar mercados

A solução para as empresas portuguesas fugirem à crise que se instalou no país e que deverá perdurar pelo menos nos próximos dois anos é diversificar os mercados de exportação. Os mercados de língua portuguesa, com destaque para o Brasil, podem ser uma boa aposta para aumentar as exportações nacionais.

A 25 DE JUNHO

Dia da Marinha do Tejo

O Dia da Marinha do Tejo comemora-se a 25 de Junho, no Cais das Colunas. Consulte aqui o programa dos festejos.

MADEIRA

Dia de Portugal celebrado com um novo investimento no sector marítimo-turístico

Os ENM - Estaleiros Navais do Mondego, SA e a Empresa Brisa Clássica Lda. celebraram no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas um Acordo que prevê a construção de uma nova embarcação para a actividade marítimo-turística na Ilha da Madeira. Esta embarcação, do tipo Catamaran, será construida em alumínio naval, recorrendo à mais recente tecnologia e à tradição dos Estaleiros Navais do Mondego, localizados na Figueira da Foz.

A 30 DE SETEMBRO, E 1 E 2 DE OUTUBRO, EM TRÓIA

APAT: XIII Congresso Nacional de Transitários

A APAT vai realizar, nos próximos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro, o XIII Congresso Nacional de Transitários, que terá lugar no Hotel Aqualuz, em Tróia. O evento contará com oradores nacionais e internacionais de reconhecida competência.

Ofertas de trabalho em Espanha

Algumas ofertas de trabalho em Espanha, na área dos transportes. Consulte as ofertas aqui

MAIS DE 300 POSTES DE AMARRAÇÃO

Ferragudo com nova marina em 2014

Só Ferragudo terá, em 2014,uma nova marina com mais de 300 postes de amarração e este será o próximo grande investimento da região a abrir portas ao mar na área das marinas, dando ao Arade mais uma infra-estrutura do género na margem poente.
Lagos prepara, entretanto, as obras de requalificação da marina e de toda a sua envolvente. Uma obra que, garante Brandão Pires, “avançará em breve” e que, com base no Plano Sectorial de Lagos fará o equipamento ganhar um novo hotel e dará lugar a uma recomposição do porto de pesca e da lota, além de um reposicionamento da zona do clube de vela.
 

Total: 3656