Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Dinamarca vai reivindicar o Pólo Norte

A Dinamarca tenciona reivindicar o Pólo Norte, revela no seu site o jornal dinamarquês Information, citando um documento estratégico do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

 

APSS disponibiliza serviços no Portal do Cidadão

A APSS está presente no Portal do Cidadão, desde o início de 2011, como entidade prestadora de serviços. A partir do dia 11 de Maio, a empresa passou a disponibilizar um pacote de serviços electrónicos, sendo a primeira administração portuária a oferecer essa ferramenta aos utentes do Portal.

Porto de Leixões acelera crescimento em Abril

O movimento de mercadorias no Porto de Leixões soma 5,46 milhões de toneladas nos primeiros quatro meses do ano, mais 13%, ou cerca de 600 mil toneladas que em igual período do ano passado. Os granéis sólidos são os principais responsáveis pela boa performance do porto nortenho, com um aumento acumulado de 68% para os 1,01 milhões de toneladas (629 mil toneladas há um ano).

HOJE, 19 DE MAIO

Aveiro debate projecto de intermodalidade E-80, do programa Marco Polo II

O Porto de Aveiro leva a efeito hoje, dia 19 de Maio, o 1º workshop dos grupos de trabalho 1 e 2 do projecto “Intermodality E-80”, o qual se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns.

Pórtico panamax construído pela Eurocrane no Porto de Aveiro já chegou a Sète

Está já em fase final de preparação para entrar ao serviço o pórtico panamax construído pela Eurocrane no Porto de Aveiro. Perante a aceleração do crescimento do fluxo de tráficos contentorisados, a administração portuária de Sète investiu em conjunto com o GF Group neste pórtico, cujo custo ascendeu a 6,5 M€.

CRIAÇÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR PARA AS POLÍTICAS DO MAR

António Belmar da Costa assina petição

O Secretário-geral da AGEPOR (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal), António Belmar da Costa, assinou a Petição para a criação da Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar.
“Sendo o Mar um activo tão importante para o Pais considero crucial que as forças políticas se comprometam numa política integrada do aproveitamento de toda a riqueza que este recurso potencia. Uma Comissão Parlamentar com esse objectivo é sem dúvida uma resposta que me entusiasma”, explica o responsável.

 

A 20 DE MAIO, NO CAIS DO CERCO, PORTO DE PESCA DE PENICHE

A poesia anda por aí...

É já esta 6ª feira, 20 de Maio, pelas 21:30 que terá lugar mais uma sessão d’ A poesia anda por aí...
Desta vez será no Cais do Cerco, do Porto de Pesca de Peniche, um miradouro privilegiado para assistir à descarga do peixe pescado e ao colorido movimento dos barcos no cais...
O mar, tão cantado pelos poetas de língua portuguesa, será o tema de eleição desta noite, não só pelo local escolhido, mas também pelo facto de se celebrar em Maio (dia 31), o Dia do Pescador.

TCL é o único candidato ao terminal de contentores de Ferrol

A concessionária do terminal de contentores de Leixões é a única candidata a equipar e operar o novo terminal de contentores do porto exterior de Ferrol, na Corunha. A abertura das propostas só acontecerá no próximo dia 20, sexta-feira, mas terminado o prazo para apresentação das candidaturas é seguro que a Ferrol Container Terminal, controlada a 100% pela TCL, foi a única a responder ao concurso lançado em Março último pela autoridade portuária de Ferrol-San Cibrao.

DIA DA MARINHA | EMBARQUE NESTE EVENTO | 19 DE MAIO

De Sesimbra a Setúbal, no Navio-Escola SAGRES

As Comemorações do Dia da Marinha este ano realizam-se em Setúbal. Neste âmbito, a Marinha convida os orgãos de comunicação social a embarcarem no Navio Escola Sagres na viagem entre Sesimbra e Setúbal, vivendo a experiência de navegar à vela, bem como participar nas actividades de manobra num dos mais emblemáticos veleiros da Marinha Portuguesa e do Mundo.
 

A 23 DE MAIO, EM ÍLHAVO

I Fórum Atlântico para a Inovação no Naval

A cidade de Ílhavo acolhe, a 23 de Maio, o "I Fórum Atlântico para a Inovação no Naval - INOVAR PARA COMPETIR". Mais detalhes aqui

ÍNDICO

NRP Vasco da Gama afugentou suposto navio-mãe pirata

Durante a manhã da passada sexta-feira a fragata NRP Vasco da Gama, que comanda a EU NAVFOR, a força da União Europeia que atua em patrulha naval anti-pirataria ao largo da Somália, conseguiu intercetar um Dhow que alegadamente funcionava como um navio-mãe pirata.

TRANSPORT AND LOGISTIC 2011

Portugueses com balanço positivo

Torrestir, LogZ e Porto de Leixões foram as três empresas nacionais que marcaram presença na conceituada feira ‘Transport and Logistic 2011’, que teve lugar entre 10 e 13 de maio em Munique. A CARGO também esteve na Alemanha e falou com os responsáveis nacionais presentes no evento, que fizeram um balanço muito positivo da participação nesta feira.

LAZER

Abriu a temporada de 2011 para visitas às Berlengas

Abriu a temporada de 2011 para visitas às Berlengas. Desde há muito eleitas como principal ponto de mergulho com escafandro da costa portuguesa, as águas das Berlengas escondem tudo o que o imaginário humano pode criar.

VÍDEOS

Berlengas, paraíso do mergulho

A Ilha da Berlenga dista cerca de 7 milhas do Porto de Peniche, com comprimento e largura máximos de 1500 e 800 metros respectivamente, um perímetro de 4000 metros, 88 metros de altitude máxima e -30 de mínima. Seleccionámos alguns vídeos para que se possa deleitar com as belezas naturais deste recanto de Portugal. E trate já de marcar a sua visita.

Submarino de titânio e carbono chegará a 8.000 m de profundidade

Um submarino para descer às profundezas nunca vistas do oceano é a última iniciativa do multimilionário britânico Richard Branson, presidente do grupo Virgin Galactic. O submarino foi construído em titânio e fibra de carbono. A embarcação é feita para suportar a pressão a mais de 8,6 mil metros de profundidade.

Parlamento Europeu pede ajuda de emergência aos pescadores face à crise

O Parlamento Europeu pediu à Comissão Europeia a adopção de medidas de emergência de ajuda aos pescadores europeus, para fazer face à actual situação económica, designadamente em países com especiais dificuldades financeiras, caso de Portugal.

NOS DOIS PRIMEIROS MESES DO ANO

Receitas de turismo internacional atingem 124 milhões de dólares

As receitas de turismo internacional em todo o mundo ultrapassaram os 124 milhões de dólares nos dois primeiros meses de 2011. No mesmo período do ano passado, foram registrados 119 milhões de dólares, informa a rádio ONU.

Hotel flutuante na Suécia

Se está a pensar dar um pulo a Estocolmo e precisar de por lá pernoitar uns dias, aqui fica a sugestão para uma experiência diferente: um hotel flutuante.

INVESTIGAÇÃO

Pesca de pequena escala é mais rentável

Investigadores do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores fizeram estudo sobre o sector pesqueiro do arquipélado, confirmando que a pesca de pequena escala é mais sustentável do que a industrial. Mas os seus dados revelaram, sobretudo, que a primeira tem também maior valor económico e que, além de utilizar menos combustível, o que se traduz em menos gastos e menos custos ambientais, também faz menos capturas acidentais.

O anunciado naufrágio do Lago Chade

Já foi um dos maiores lagos do mundo. Mas nas últimas cinco décadas recuou 90 por cento e, caso nada seja feito, pode desaparecer dentro de 20 anos. Trinta milhões de pessoas dependem da sua água. Mas poucas lutam pela sua sobrevivência.

Total: 3523