Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Os novos desafios da aquacultura

Uma indústria global, que está em expansão e é incontornável. É deste modo que o biólogo marinho Jorge Dias vê a produção piscícola em aquacultura. Para o investigador da Universidade do Algarve, hoje não faz sentido discutir se o método produtivo é bom ou mau, porque esta é uma realidade relativamente à qual "não há volta a dar". Por isso defende que se há preocupações neste âmbito, não devem centrar-se em torno da existência deste tipo de projectos, mas em como garantir a sustentabilidade ambiental dos mesmos e a segurança alimentar do consumidor.

 

Câmara encontrada no oceano é devolvida ao dono

Um mergulhador canadiano encontrou recentemente uma máquina fotográfica no fundo de uma baía de Vancouver, Canadá. A máquina tinha estado mais de um ano debaixo da água mas as fotos do cartão SD estavam intactas pelo que o mergulhador tentou, com sucesso, encontrar o dono da máquina, recorrendo à ajuda das redes sociais.

BALANÇO DA CONFERÊNCIA NO PORTO DE LEIXÕES

O Corredor E-80 - Um Modelo de Território Logístico - O Projecto como Factor de Transferência Modal

A Conferência “O Corredor da E-80 um Modelo de Território Logístico. O Projecto como Factor de Transferência Modal”, foi a segunda do Projecto e continuou a promover a importância do transporte intermodal com destaque para acções institucionais e de agentes privados bem como a sua influência sobre o território.
Para o anfitrião, João Pedro Matos Fernandes, presidente da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, o sucesso da intermodalidade depende de uma adequada dotação de nós logísticos bem posicionados no território. “A Plataforma Logística de Leixões irá ordenar o conjunto actividades logísticas já existentes na envolvente do porto e complementar a actividade portuária, conferindo maior valor à sua operação.”

Portos crescem 8,5% no terceiro trimestre

Os portos portugueses registaram um aumento de actividade no terceiro trimestre de 2011. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o transporte de mercadorias por via marítima disparou 8,5% nos portos do continente em termos homólogos. Neste período, os portos do continente registaram um aumento de 1,5% no volume de carga entrada nos portos do continente e mais 8,5% de tonelagem de mercadorias em relação a igual período de 2010.

RTP

«Prós e Contras» debate Plano Estratégico dos Transportes

O programa "Prós e Contras", da RTP, foi esta semana dedicado ao Plano Estratégico dos Transportes.
"A revolução dos transportes. Cortar a direito ou falir. O Plano estratégico do Governo para travar o endividamento. Estradas, caminhos-de-ferro, portos e aeroportos. O que pensam os autarcas? O que defende o maior partido da oposição? O que querem os utentes? O maior debate da televisão portuguesa, reúne Governo e os grandes protagonistas do sector dos transportes. Caminho estreito..."
Se perdeu a emissão em directo, pode ver o programa no portal da RTP.

Porto de Sines inicia dragagem para receber os «megacarriers» de 18.000 TEU

O Porto de Sines prepara-se para receber os ULCS (Ultra Large Container Ships) de 18.000 TEU que os grandes armadores contemplam actualmente nas suas carteiras de encomendas e que chegarão ao mercado nos próximos anos. É este o grande objectivo que norteou a decisão de dragar os acessos marítimos e a zona de manobra ao Terminal de Contentores (TXXI) para os 17,5 m ZH, permitindo continuar a manter Portugal na primeira divisão do campeonato mundial do shipping de contentores.

PORTO DE SETÚBAL

Linha NYK leva veículos VW para a China

O Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal vai iniciar, a partir de hoje, 29 de Novembro, com a escala do navio “Themis Leader”, do operador de transporte marítimo NYK LINE, embarques quinzenais para exportação de viaturas fabricadas na Autoeuropa para o Extremo Oriente, nomeadamente, para os portos chineses de Shanghai e Tianjin Xingang.

FIGUEIRA DA FOZ

Porto quer atingir 1,70 milhões de toneladas

O porto comercial da Figueira da Foz, apesar da sua dimensão média, é um dos que regista maior crescimento a nível nacional, com uma sistemática subida do volume de mercadorias, dando assim razão aos que sempre pugnaram pela melhoria das infra-estruturas.

Transitários nacionais empregam 3468 colaboradores

Os transitários nacionais empregaram, no último ano, um total de 3.468 colaboradores. Esta é uma das conclusões retiradas do último Ranking e Atlas dos Transitários, elaborado pela Logística Moderna.
Além desta conclusão, o documento mostra ainda que das 116 empresas participantes, 39 alcançou um volume de facturação entre os 2,5 milhões de euros e os 10 milhões, seguindo-se 29 empresas que se localizam entre os 500.000 e os 2,5 milhões. Com mais de 40 milhões encontram-se nove empresas.

COM VÍDEO

Fernando Ribeiro e Castro faz a antevisão da «Lisbon Atlantic Conference»

Fernando Ribeiro e Castro faz a antevisão daquele que será provavelmente o maior congresso em Portugal sobre o mar, e uma importante referência futura da nossa identidade, sobordinado ao tema "Lisbon Atlantic Conference", que se realizará a 28 e 29 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL).
Segundo o Presidente do Congresso e do Fórum da Economia do Mar, até ao momento estão inscritos cerca de 1.200 participantes, podendo subir até aos 1.400.

Plano de Emergência responde bem a acidente simulado no Porto de Aveiro

O simulacro que no sábado de manhã testou a capacidade de resposta e a prontidão do Plano de Protecção e do Plano de Emergência do Porto de Aveiro “decorreu dentro do planeado”, disse ao Diário de Aveiro o comandante Armando Santos, que coordenou as operações. O exercício, designado de “Proseg Porto de Aveiro 2011” e promovido pela Administração do Porto de Aveiro, aconteceu a partir de um alarme lançado do Terminal de Granéis Líquidos (TGL), cerca das 9.30 horas. Era simulado, mas podia ser real: tinha acabado de acontecer um acidente seguido de explosão e incêndio nas instalações da empresa “Prio” e ainda num navio que se encontrava atracado no porto.

CONFERÊNCIA DO MAR, ORGANIZADA PELO «EXPRESSO»

Governo fala em reformas na legislação do sector marítimo-portuário

O governo vai introduzir “várias reformas na legislação que regula o sector marítimo-portuário, revendo o regime e o papel que desempenha o Instituto Portuário dos Transportes Marítimos", anunciou esta sexta-feira o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.
O “objectivo último”, explicou o governante, “é separar a actividade de regulação da actividade da gestão dos portos” em Portugal. “A actividade portuária deve ser assegurada pela iniciativa privada, mas regulada por poderes públicos, que garantam o desenvolvimento correcto dos serviços concessionados”, acrescentou o ministro da Economia, numa intervenção na Conferência do Mar 2011, organizada pelo jornal Expresso.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Regulamento de Exploração da APFF publicado em Diário da República

Já foi publicado, em Diário da República ( 2.ª série, n.º 213, de 07 de Novembro de 2011), o Regulamento de Exploração da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.).
Consulte o documento aqui.

A 29 DE NOVEMBRO

Conferência do Projecto E-80 no Porto de Leixões

A conferência "O Corredor E-80 – Um Modelo de Território Logístico. O Projecto como factor de Transferência Modal", inserido no projecto Intermodalidade E-80 do Programa Marco Pólo II da União Europeia, vai decorrer no dia 29 de Novembro, pelas 09H30, no Auditório do Centro de Formação do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira.

Nazaré quer governo empenhado na sustentabilidade das pescas

O executivo nazareno volta a unir-se na defesa do equilíbrio das condições económicas dos profissionais de um sector vital para o concelho. Esta não é a primeira vez que a autarquia nazarena lança um alerta sobre as condições em que se encontram os que dependem das pescas para viver, sobretudo depois do aumento dos descontos do sector para a Segurança Social, com uma nova fórmula de cálculo que entrou em vigor no início do ano.

VÍDEO

Portugal está a exportar mais, sobretudo para fora da União Europeia

No terceiro trimestre deste ano, as vendas para o exterior aumentaram 13 por cento face ao ano passado e o ritmo de crescimento das importações abrandou para 3,6%.
 

Porto de Lisboa apresenta no Brasil programa inovador de gestão para acostagem de navios

No passado dia 7 de Novembro esteve em Brasília uma comitiva portuguesa para uma reunião de trabalho na sede da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A comitiva, que foi recebida por Tiago Lima, Director da ANTAQ, era liderada por Luís Barroso, Vogal do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, sendo também constituída por Luísa Fragoso, Conselheira da Embaixada de Portugal em Brasília e por Pedro Ferreira, Administrador da Timestamp, empresa responsável pelo desenvolvimento do novo sistema de coordenação portuária do Porto de Lisboa (DS-PLAN, Docking Ships Planning – Space & Time Management).

PORTO DE SINES

Terminal XXI recebe «MSC Rapallo» em viagem inaugural

O Terminal XXI do Porto de Sines recebeu, no dia 14 de Novembro, o porta-contentores “MSC Rapallo” em viagem inaugural. Com capacidade para transportar 13.050 TEU e exigindo um calado máximo de 16 metros, este navio está incluído no Lion Service, serviço regular da MSC - Mediterranean Shipping Company, que faz a ligação entre o Extremo Oriente e a Europa.
Saído no passado mês de Outubro dos estaleiros da Daewoo Shipbuilding, na Coreia do Sul, este “gigante dos mares” tem bandeira da Libéria, apresenta um comprimento de 365,8 metros, boca de 48,4 metros e Deadweight de 154.538 MT.

PORTO DE FINES FOI ANFITRIÃO

Seminário «A Eurorregião EUROAAA e o seu papel na Europa do Mar»

A Administração do Porto de Sines recebeu no seu auditório, a 16 de Novembro, o seminário “A Eurorregião EUROAAA e o seu papel na Europa do Mar”, sob a coordenação da CCDR Alentejo. O encontro, organizado pela parceria Alentejo-Algarve-Andaluzia, que compõe a Eurorregião EUROAAA, desenvolveu-se com o objectivo de promoção das actividades relacionadas com o mar, recurso fundamental para as economias destas três regiões.

Sindicato critica ausência de verbas para construção de porto na Trafaria

O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul critica a ausência de verbas no Orçamento de Estado para a construção de um porto na Trafaria, após o desmantelamento da Doca de Pedrouços. «Neste momento, todo o Estuário do Tejo está sem um porto de abrigo com condições de dar guarida aquelas embarcações», afirmou o sindicalista Jorge Amorim.
Em declarações à TSF, Jorge Amorim adiantou ainda que «muitas das traineiras que descarregavam o pescado na Doca de Pedrouços hoje têm de vir a Setúbal ou Sesimbra descarregar aumentando os custos de produção».

Total: 4083