Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Incentivo às empresas exportadoras que utilizam o Porto de Viana do Castelo

O Conselho de Administração do Porto de Viana do Castelo, na sua reunião de 14 de Setembro, aprovou a politica tarifária para o ano de 2012.
Na política tarifária para o próximo ano, foi decidido não aumentar os tarifários referentes à exportação de mercadorias. De salientar que já no ano anterior houve uma discriminação positiva que contribuiu para o aumento das exportações e para um maior equilíbrio na balança geral do movimento de mercadorias pelo porto de Viana do Castelo. É objectivo central contribuir para o reforço da competitividade das empresas que utilizam o porto, dando desta forma um contributo importante para o sector exportador nacional.

MSC anuncia aumento dos preços de fretes entre Portugal e EUA

A Mediterranean Shipping Company (MSC) começará a aplicar, em Outubro, um aumento dos preços para cargas ("Bunker Adjustment Factor") em algumas rotas marítimas que opera no Mediterrâneo. A partir de 15 de outubro, cada contentor de Portugal para os Estados Unidos passará a custar mais 300 dólares.

XIII CONGRESSO NACIONAL DE TRANSITÁRIOS

Primeiro dia de trabalhos abre com o painel «A Voz do Mar»

A organização do XIII Congresso Nacional de Transitários propõe no primeiro dia de trabalhos um painel com o título “A Voz do Mar”, onde estarão presentes especialistas reconhecidos na área do transporte marítimo, tanto no plano das infra-estruturas, como das políticas para o sector e também no plano das empresas e operações.

 

Porto de Lisboa incentiva a exportação

O Porto de Lisboa decidiu continuar a dar um forte contributo para a competitividade do tecido empresarial exportador durante o próximo ano. Nos contentores de exportação as taxas de uso do porto (TUP/C) praticadas pelo Porto de Lisboa são inferiores em 20% (para contentores de 20`) e em 35% (para contentores de 40`) relativamente aos contentores de importação.
O Porto de Lisboa mantém ainda todas as taxas de uso do porto (TUP/C) para 2012, nos níveis de 2008.

 

Sim Kallas anuncia novo «pacote» portuário para 2013

O comissário dos Transportes e vice-presidente da Comissão Europeia anunciou em Roterdão a intenção de avançar em 2013 com um novo “pacote” de medidas legislativas para o sector portuário, tal como previsto na revisão do Livro Branco.
Sim Kallas avançou que as iniciativas a lançar incidirão em três áreas: os serviços portuários, a simplificação de processos e a desburocratização dos portos, e a transparência no financiamento dos investimentos portuários.

AO LARGO DA PÓVOA DO VARZIM

EDP investe 20 milhões em projecto eólico que pode criar 8 mil empregos

O projecto de energia eólica WindFloat, da EDP, um investimento de 20 milhões de euros que vai ser testado na Póvoa de Varzim, poderá permitir a criação de cerca de «oito mil postos de trabalho» em Portugal. A convicção é do director do departamento EDP Inovação, declarações feitas numa sessão de esclarecimento para apresentação desta estrutura que está a ser montada na Lisnave, em Setúbal, e que dentro de pouco tempo vai ser submersa ao largo da Póvoa de Varzim.

O factor humano nos acidentes marítimos

A análise de acidentes e incidentes marítimos que têm ocorrido nos últimos 30 anos levou a comunidade marítima internacional, e os vários sectores envolvidos com a segurança da navegação, a evoluir a partir de uma abordagem que se centra sobre os requisitos técnicos para a concepção de navios e equipamentos para outra que visa reconhecer e mais plenamente abordar o papel dos factores humanos na segurança marítima no âmbito de toda a indústria naval. Essas análises indicaram que, dado o envolvimento do ser humano em todos os aspectos da actividade marítima, incluindo a concepção, fabricação, gestão, operação e manutenção das embarcações de todos os tipos, quase todos os acidentes e incidentes envolvem factores humanos.

Janela Única Portuária apresentada na IMO

A Janela Única Portuária (JUP) portuguesa esteve esta semana em debate no “Facilitation Commitee” da Organização Marítima Internacional. Perante representantes de quase todos os estados-membros da IMO, a comitiva portuguesa, presidida por João Carvalho, apresentou a arquitectura da Janela Única Portuária e os resultados da sua implementação.

OMT DIVULGA BARÓMETRO MUNDIAL DO TURISMO

440 milhões de turistas viajaram no 1º Semestre

As chegadas internacionais de turistas aumentaram 4,5% no primeiro semestre do ano, para 440 milhões de turistas, o que representa mais 19 milhões, em comparação com período homólogo em 2010, diz a actualização do Barómetro Mundial de Turismo, divulgado pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
À excepção da África do Norte (-13%) e do Médio Oriente (-11%), pela situação política que se tem vivido desde o início do ano, registaram crescimentos.

A 12 E 13 DE SETEMBRO, EM ZAGREB, NA CROÁCIA

Especialistas debatem a relação entre media e turismo

Especialistas em turismo internacional e meios de comunicação representativos de várias partes do mundo vão juntar-se para a semana, na 1ª Conferência Internacional da Organização Mundial do Turismo (OMT) sobre Turismo e Media. O objectivo é discutir o posicionamento do turismo nos media como um elemento condutor da economia, emprego e desenvolvimento. O evento vai decorrer de 12 a 13 de Setembro, em Zagreb, na Croácia.

Leixões e Salamanca acordam presença nas Plataformas Logísticas

Na sequência de um longo processo de aproximação e conhecimento recíproco e que havia já dado lugar à celebração de um protocolo, o Porto de Leixões, através da APDL, e a Zaldesa – Zona de Actividades Logísticas de Salamanca, assinaram ontem, naquela cidade um Acordo visando uma recíproca presença nas respectivas plataformas logísticas.
Em concreto, a APDL disponibilizará uma área de cerca de 5.000 metros quadrados para instalação da Zaldesa na sua Plataforma portuária e, em contrapartida, Leixões irá dispor de um espaço na Plataforma Logística de Salamanca, incluindo a possibilidade de vir a participar no capital da Zaldesa.

HOJE, EM HAMBURGO

NexCon 2011: a importância da energia eólica nos portos internacionais

A Quidgest realiza hoje, 8 de Setembro, em parceria com algumas associações alemãs, o evento NexCon 2011 que terá lugar em Hamburgo, na Alemanha. O tema principal do congresso é as energias renováveis, nomeadamente a energia eólica offshore.
Este ano Portugal é o país convidado e conta com a presença do Cônsul-Geral em Hamburgo, António José Alves de Carvalho.
O objectivo do congresso é estabelecer parcerias com portos e organizações alemãs para, num futuro próximo, colaborar em conjunto em projectos de energia eólica.
 

Tarros Line faz um upgrade ao serviço de linha regular do Mediterrâneo

A Tarros Line informa que no fim de Setembro o Great Pendulum Service, que actualmente liga Portugal a Itália (La Spezia, Salerno e Nápoles), Mediterrâneo Oriental (Grécia, Turquia, Egipto) e Mediterrâneo Ocidental (Marrocos), terá ao serviço um novo navio, o M/V Natalia A (disponibilizado pela Arkas Line), a acrescentar aos 3 navios até agora operados pela Tarros Line: Vento di Tramontana (capacidade de 870 TEUs x 14t de tonelagem bruta), Vento di Nortada (715 TEUs x14 t), Vento di Zefiro (712 TEUs x14 t). O espaço a bordo será partilhado, na proporção da contribuição de cada um, ficando ao dispor da Tarros Line cerca de 75% do espaço disponível em cada navio e o restante ao dispor da Arkas Line.

Turismo na Europa tem crescido mais do que a nível mundial

No primeiro semestre deste ano o turismo europeu cresceu 6%, acima da média mundial (5%), de acordo com o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai. Nesse período em análise, as chegadas de turistas internacionais a nível global atingiram os 440 milhões. “É importante que a Europa cresça acima da média mundial”, disse o responsável, citado pela agência Europa Press, acrescentando que, no ano passado, o continente europeu registou um crescimento de 4%, abaixo dos 7% a nível mundial.

Caranguejos gigantes estão a invadir o fundo do mar na Antárctida

Uma espécie voraz de caranguejo estará a invadir os fundos marinhos em redor da península antárctica. Um estudo publicado hoje alerta que estes grandes predadores estão a ganhar terreno por causa do aumento das temperaturas. O “intruso” estudado pela equipa de biólogos marinhos é o caranguejo real (Neolithodes yaldwyn), de cor vermelha.

Movimento de contentores acelera em Julho

Depois de ter dado sinais de fraqueza em Junho, o movimento de contentores nos principais portos nacionais começou o segundo semestre em força, puxado por Sines e por Lisboa. Contando com Leixões, movimentaram-se 130 425 TEU, um ganho de 14%. Sines esteve em destaque, com o melhor registo de sempre, nos 43 986 TEU. Um salto de quase 42% que lhe permitiu disputar com Lisboa a posição de primeiro porto nacional na movimentação de contentores.

Subida nas encomendas leva Autoeuropa a novo aumento de produção

O reforço de encomendas que tem chegado à Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, já levou a empresa a rever em alta, pela quarta vez este ano, as previsões de produção até ao final de 2011. Depois de no início do ano, o director-geral da Autoeuropa, António Melo Pires, ter avançado com uma estimativa de atingir os 121 mil carros produzidos, as novas previsões para que sejam fabricadas 134 mil unidades.

Estado foi ao mar procurar petróleo sem cuidar da pesca

Há um vendaval de mal-estar na voz de muitos pescadores do Norte do país, que estiveram quase para entrar Lisboa adentro na passada sexta-feira, exigindo do Governo compensações pelos dias de pesca perdidos entre 16 de Julho e 21 de Agosto. Nesse período, a subsidiária portuguesa da Mohave Oil and Gas realizou uma aquisição de dados sismícos, tarefa que antecede a prospecção de petróleo, numa extensa área de costa, ao largo do cabo Mondego. O país até pode vir a ganhar com o que ali vier a ser descoberto, mas, para já, contam-se os prejuízos de quem, ao longo de mais de um mês, foi impedido de trabalhar na zona.

Português eleito para a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos

Foi eleito na 17ª sessão da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA), em Kingston, na Jamaica, o Professor Doutor Pedro Madureira, candidato de Portugal, como membro da Comissão Jurídica e Técnica da Autoridade, para um mandato de 5 anos, com início a 1 de Janeiro de 2012.

Decisão sobre futuro dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo adiada para Outubro

Ficou adiada a decisão sobre o futuro dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que deveria ser anunciada esta sexta-feira, em Lisboa, na assembleia-geral da EMPORDEF, a holding do Estado responsável pelo equipamento das Forças Armadas. Anteontem à tarde, da reunião entre o director executivo da holding e o Governo, saiu um adiamento para Outubro, com a garantia de que até lá, os postos de trabalho estão salvaguardados.
 

Total: 3768