Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




VÍTOR CALDEIRINHA

«Investimento nos portos é fundamental para sairmos da crise»

Vítor Caldeirinha, especialista em Gestão Portuária, foi um dos oradores convidados para a Conferência "Mercadorias e Logística", onde abordou o sector portuário nacional. Numa entrevista à CARGO Vídeos, Vítor Caldeirinha analisou as medidas do PET assim como as potencialidades de um sector que poderá ajudar Portugal a ultrapassar a crise actual.

PESCA ILEGAL

700 quilos de amêijoa devolvidos ao rio Tejo

A Polícia Marítima deteve segunda-feira um cidadão que foi presente ao Tribunal do Seixal ontem, dia 22, na sequência de uma operação de fiscalização à pesca ilegal de amêijoas no estuário do rio Tejo, anunciou a Marinha.
Na mesma operação, realizada segunda-feira, foram autuados três mergulhadores e apreendidas quatro garrafas de oxigénio e dois fatos de mergulho.

Quase metade do litoral mediterrânico encontra-se urbanizado

Uma das conclusões marcantes dos trabalhos apresentados dias no I Congresso Ibero-americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais (GIAL), organizado pela UCA, é a perda do litoral Mediterrâneo por causa da urbanização. Fernando Prieto, pesquisador da AEVAL (Agência Estatal de Avaliação das Políticas Públicas e a Qualidade dos Serviços), apresentou no GIAL um trabalho que analisa a evolução dos espaços costeiros espanhóis desde 1987 até 2005. Este estudo destaca o processo acelerado e intenso de urbanização do solo nos primeiros quilómetros de litoral entre 1987 e 2005. Segundo o trabalho, neste período urbanizaram-se uma média de mais de 2 hectares a cada dia, nos primeiros 500 metros de litoral, passando de 58.000 hectares a 72.000 em apenas dezoito anos.

Danúbio branco

A vaga de ar frio que atravessa a Europa, com maior impacto a Leste, deu estes últimos dias mais uma prova do seu impacto, desta feita em Belgrado. A capital sérvia viu o Danúbio, o segundo maior rio europeu, a congelar com uma camada de gelo de mais de 30 centímetros de espessura.
A capital da nação balcânica, onde se cruzem o Danúbio e o Sava, tem assistido à formação de grandes blocos de gelo face ao congelamento dos rios.

Presidente da aicep Portugal Global visita Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, dia 17 de Fevereiro, a visita de uma delegação da aicep Portugal Global, liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, Pedro Reis. A visita pretendeu aprofundar o conhecimento da capacidade actual e futura do Porto de Sines, no sentido de aproveitar as suas potencialidades para o desenvolvimento da economia nacional e, simultaneamente, de o promover internacionalmente através da rede externa da aicep Portugal Global, que está presente em mais de quarenta países.

MÁRIO LOPES:

Ferrovia Aveiro-Vilar Formoso é imperativo nacional

Mais do que ser importante para os portos de Aveiro e Leixões, a ligação ferroviária Aveiro-Vilar Formoso, e consequentemente a Salamanca, Espanha, é fundamental para toda a economia nacional. Essa ideia ficou bem vincada no encontro que decorreu quinta-feira no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, numa organização do Porto de Aveiro, e que juntou vários especialistas. A conferência “E-80, Corredor Multimodal para a Europa” surgiu integrada no projecto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II.

Bruxelas vai rever normas de ajudas de Estado ao transporte marítimo

A Comissão Europeia (CE) abriu no dia 15 de Fevereiro uma consulta pública para decidir se revê as normas comunitárias sobre ajudas de Estado ao transporte marítimo ou se as mantém como estão na actualidade. Até ao dia 14 de Maio Bruxelas colherá as opiniões de todas as partes interessadas e, em função dos resultados, determinará se é necessário introduzir mudanças.

INDRA desenvolve avião ligeiro de vigilância marítima

A empresa aposta numa aeronave que ofereça as capacidades de vigilância mais avançadas a um custo de aquisição competitivo. O projecto está a ser desenvolvido em colaboração com o fabricante aeronáutico italiano TECNAM.

A força da mulher marítima

A dureza da vida no mar não é só para homens; no Brasil é bem recente a chegada da mulher ao mercado de trabalho aquaviário. Primeiro começou pela guarnição, no final dos anos 80, mas sem muito alarde; bem mais tarde as mulheres começaram a ser aceites nos cursos de formação de oficiais.

Ergonomia e prevenção das doenças laborais dos operadores de empilhadores

Num estudo realizado em 1993 pelo TKF “ Swedish Transport Research Institute” e o fabricante de empilhadores Atlet, verificaram que em média, num turno, o operador de um retráctil pode fazer mais de 10.000 movimentos giratórios com a cabeça e mais de 20.000 movimentos com os braços, isto para não falar dos movimentos com as pernas, pés etc.

 

Santa Catarina documenta o primeiro caso de toninha albina no mundo

Pesquisadores do Projecto Toninhas registaram a presença de um filhote albino de toninha (Pontoporia blainvillei) na Baía da Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina. Este é o primeiro caso documentado de albinismo para esta espécie de cetáceo no mundo.

José Apolinário é o novo presidente da Docapesca

José Apolinário vai tomar posse como presidente do Conselho de Administração da Docapesca na próxima semana. O ex-presidente da Câmara de Faro era até há pouco tempo Director Geral das Pescas, tendo agora sido escolhido para gerir a empresa pública responsável pelas lotas portuguesas.
O novo presidente da Docapesca tem uma larga experiência nesta área das pescas.

PORT STATE CONTROL

Glintt desenvolve portal para Agência de Segurança Marítima Europeia

Desde o célebre acidente do Titanic que a comunidade internacional tem vindo a desenvolver standards e convenções que procuram garantir a segurança das vidas no mar e a preservação dos ecossistemas marinhos. Porém, catástrofes como o Prestige (Galiza) ou, recentemente, o Costa Concordia (Itália), continuarão a preencher as agendas dos decisores políticos em todo o mundo e com elas a demanda de alinhar a tecnologia aos objectivos e necessidades da Agência Europeia e dos Estados Membros que apoia.
A Glintt desenvolveu o sistema que implementa o regime de inspecções de Port StateControl da região do Memorando de Paris que compreende a cobertura do espaço marítimo de toda a Europa e costa atlântica do Canadá e Rússia.

LISBOA E VALE DO TEJO aposta nos produtos ligados ao mar

A Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (TLVT) já assinou este mês dois protocolos que têm como objectivo o desenvolvimento e a estruturação dos produtos turísticos ligados ao mar.
No dia 1, a entidade assinou um protocolo com os municípios de Setúbal, Grândola e com o Turismo do Alentejo Litoral, “formalizando uma parceria tendo o Sado e o conjunto de recursos e produtos turísticos que o envolvem como razão, prevendo intervenções ao nível da estruturação do produto e da promoção turística”.

TSF

Cavala, um peixe que não chega aos mercados portugueses

A cavala é um peixe português que não é olhado como nobre e mesmo que encha as redes da "Princesa de Sesimbra", a embarcação que mais pescou cavala em 2001, não chega às ementas dos restaurantes porque pura e simplesmente também não chega aos mercados em Portugal.
Quase um quarto do peixe que é vendido nas lotas em Portugal pertence a uma espécie que raramente chega às bancas das peixarias.

TSF

Histórias da traineira que mais pescou cavala em 2011

A bordo da traineira que mais pescou cavala no ano passado, a TSF escutou histórias de redes que quase rebentam de tão cheias, mas também ficou a saber da dor de alma do mestre com a falta de aproveitamento da cavala.
A "Princesa de Sesimbra" é uma traineira nova, em fibra de vidro em vez da madeira tradicional. Esta é a embarcação que mais cavala pescou no país. É comandada pelo mestre António Cagica que todos os dias lança o cerco à cavala.

Ancoradouro do Porto de Sesimbra mais apelativo

A APSS aprovou a alteração do Regulamento e Tarifário do Ancoradouro de Sesimbra no que diz respeito ao estacionamento anual e mensal, tendo ainda sido prevista a renovação automática deste último tipo de estacionamento.
Para maior comodidade do cliente, está contemplada a disponibilização do impresso, tarifário e regulamento na página da internet da APSS. Ainda nesta óptica, o tarifário inclui a possibilidade de conferir um desconto apreciável, no caso do pagamento a pronto da taxa anual de estacionamento

VALENTE DE OLIVEIRA, NA GAFANHA DA NAZARÉ:

Os eixos transeuropeus da nova RTE-T vão começar e acabar num porto da rede nuclear

Os eixos transeuropeus da nova "Redes Transeuropeias de Transporte" (RTE-T) vão começar e acabar num porto da rede nuclear, mas cobrirão todos os portos da rede integrada, revelou em Aveiro Valente de Oliveira, coordenador europeu das Auto-estradas do Mar desde Setembro de 2007.
Valente de Oliveira falava na conferência “E-80, Corredor Multimodal para a Europa” que ontem decorreu no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, e justificou a opção de iniciar e concluir os grandes eixos com o facto de “90% do transporte de mercadorias à escala global se efectuar por mar. A rede nuclear incluirá os três grandes portos (Leixões, Lisboa e Sines); os restantes farão parte da denominada rede integrada.”

TCL

«Santa Giovanna» estreia-se como navio da semana

O “Santa Giovanna” destacou-se na semana n.º 6 de 2012 como o navio que mais contentores movimentou no Terminal de Contentores de Leixões (TCL). Foi, por isso, o "Navio da Semana". Uma estreia para o navio da Mediterranean Shipping Company.
O “Santa Giovanna” esteve em Leixões no dia 10 de Fevereiro, tendo sido operado entre as 8h28 e as 22h46.
Nesse intervalo foram descarregados/carregados 944 TEU, à cadência média de 44 movimentos em cada hora de trabalho efectivo.

PORTO DE LEIXÕES

TCL teve o melhor Janeiro de sempre

No Terminal de Contentores de Leixões, o ano de 2012 começou como acabou 2011: em grande.
Janeiro foi o melhor Janeiro de sempre do TCL, tendo superado o realizado no ano passado, que já havia sido excepcional. Desta feita, movimentaram-se 44.462 TEU, mais 1% que há um ano. Considerando o número de contentores, o crescimento foi ainda mais significativo – chegou aos 2,4%, com um total de 28.786 movimentos.

Total: 4077