Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




QUINTA E SEXTA-FEIRA, 19 E 20 DE ABRIL

ISCIA promove VII Encontro Nacional de Riscos

O auditório do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) recebe, estas quinta e sexta-feira, o VII Encontro Nacional de Riscos e I Fórum, numa organização conjunta entre o ISCIA e a Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança.
O Secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d’Ávila, preside à Sessão Inaugural deste evento, marcada para as 9.30h.

HOJE, NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

"O significado da celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”, “As Nossas Paisagens Litorâneas: O Património Geológico Costeiro do Continente”, e ”As Paisagens do Tejo” são as palestras agendadas para hoje na Sociedade de Geografia de Lisboa, integradas em sessão comemorativa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

RUMO: GUINÉ-BISSAU

Corveta Baptista de Andrade na Madeira

A corveta Baptista de Andrade, da Força de Reacção Imediata (FRI) para um eventual resgate de portugueses da Guiné-Bissau fez esta terça-feira uma escala de duas horas no Porto do Caniçal, na Madeira, para reabastecimento logístico. Terminado o reabastecimento, a corveta prosseguiu a sua missão junto da FRI que inclui ainda uma fragata e um avião P-3 Orion.

CMA-CGM inicia serviço no Porto de Sines

O primeiro serviço da CMA-CGM no Porto de Sines teve início dia 13 de abril com a escala do navio “Jumme Trader” no Terminal XXI, onde movimentou 1.651 TEU. A recepção do primeiro navio da CMA-CGM, o terceiro armador mundial de contentores, reveste-se da maior importância no processo de desenvolvimento comercial do Terminal XXI, ocorrendo alguns dias depois da inauguração das obras de expansão deste terminal, em cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro.

2011

Movimento de mercadorias nos portos portugueses atingiu maior valor de sempre

O movimento de mercadorias nos sete principais portos do Continente atingiu, no ano passado, cerca de 66,8 milhões de toneladas. O que correspondeu a um aumento de 2,8%, face ao exercício anterior, tendo constituído o maior valor anual de sempre. O comportamento foi positivo nos portos de Leixões, Lisboa, Sines e Figueira da Foz. No segmento dos contentores, o aumento foi ainda mais significativo (11%), sendo positivo em todos os portos, de acordo com os dados do Instituto Portuário dos Transportes Marítimos.

ENTREVISTA A CARLOS GOUVEIA LOPES

Investimentos tornaram Porto de Setúbal competitivo a nível ibérico

O Porto de Setúbal tem conseguido contrariar a conjuntura adversa e obtido resultados muito promissores. Tal não fica a dever-se exclusivamente ao crescimento das exportações. Têm sido realizados investimentos consideráveis, facto que tornou aquele porto muito competitivo, sobretudo relativamente ao país vizinho, como afirmou à Vida Económica Carlos Gouveia Lopes, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).

Porto de Setúbal escolhido pela KIA

Foram descarregadas pela primeira vez no Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal, dia 10 de Abril, 295 veículos da marca sul-coreana KIA, no que constituiu o arranque dos desembarques de viaturas da KIA em Portugal exclusivamente pelo Porto de Setúbal, que anteriormente se faziam em Tarragona.

CMA-CGM inicia operação de comboios no Porto de Sines

No dia 11 de Abril ocorreu a primeira operação ferroviária sob responsabilidade da CMA-CGM no Porto de Sines, utilizando para o efeito o operador de transporte ferroviário CP Carga. O comboio saiu do terminal da Bobadela na manhã do dia 11 com contentores da CMA-CGM e com destino ao Terminal XXI do Porto de Sines, tendo regressado no sentido inverso na tarde do mesmo dia, também exclusivamente com contentores daquele operador francês.

Entrevista a João Braga da Cruz, director de obras do Porto de Leixões

Em Matosinhos, a RTP entrevista João Braga da Cruz, director de obras do Porto de Leixões, que dá conta dos trabalhos visando fazer baixar os níveis do gás para os padrões de segurança. Braga da Cruz menciona também o erro cometido no cálculo de riscos, que esteve na origem do acidente.
 

Porto de Aveiro e «Santa Maria Manuela» de mãos dadas

O Porto de Aveiro e a empresa proprietária do lugre “Santa Maria Manuela” assinaram esta quinta-feira um protocolo visando colaboração futura entre as duas entidades.
Pertencente à Frota Branca Portuguesa (Portuguese White Fleeg), o lugre “Santa Maria Manuela” é símbolo vivo de um período mítico da pesca do bacalhau, de inestimável valor histórico e cultural, tendo sido restituído ao património identitário nacional e regional pela empresa Pascoal & Filhos, S.A., que, no ano de 2010, concluiu o projecto de recuperação e exploração do navio.

MATOS FERNANDES, PRESIDENTE DA APDL

«Portos deixaram de vender complexidade e passaram a vender serviços»

Matos Fernandes enfatiza a evolução registada nos últimos anos nos portos, os quais “deixaram de vender complexidade e passaram a vender serviços”, destacando o papel extremamente importante que os sistemas de informação tiveram neste âmbito. Porém, Matos Fernandes refere que muitas vezes a aparente facilidade dos processos e da actividade portuária não passa de uma ilusão de óptica, uma vez que “um porto não deixou de ser um nó muito complexo na cadeia logística, constituindo-se como um espaço de encontro de diversas actividades”, muitas vezes de áreas que nada têm a ver umas com as outras.

PORTO DE LEIXÕES

Março foi o melhor mês de sempre em contentores

Março foi o melhor mês de sempre do Terminal de Contentores de Leixões (TCL), ficando a constituir um novo máximo nacional. Foram ali movimentados 50.192 TEU, marca que passa a constituir um novo máximo mensal absoluto na história da concessão e da movimentação de contentores no País.

Navio derrama 15 metros cúbicos de óleo em acidente nos estaleiros da Lisnave

Um navio que se preparava para atracar na Lisnave ao final da tarde derramou 15 metros cúbicos de óleo, mas a poluição foi contida dentro dos estaleiros da empresa de reparação naval, informou a Polícia Marítima de Setúbal.
"O navio Karma, com pavilhão de Antígua e Barbados, embateu na muralha e fez um rombo que deu origem a um derrame de cerca de 15 metros cúbicos de óleo hidráulico”, disse o 2.º Comandante da Polícia Marítima de Setúbal, Cruz dos Santos.

Preço do pescado cresceu quatro vezes mais do que o da alimentação

O preço do pescado comercializado em Portugal no ano passado cresceu quase quatro vezes mais do que o custo da alimentação no seu conjunto. Os preços médios da alimentação tiveram, em 2011, um incremento médio de 2,1%, enquanto os dos peixes, dos crustáceos e moluscos aumentaram 7,8%, segundo o INE. O peixe seco ou curado em sal aumentou ainda mais – quase 11,5%.
Há várias razões que justificam esta evolução diferente entre os preços do peixe e da alimentação. A principal, no entanto, é o recuo 3% no total de pescado descarregado em Portugal no ano passado.

Sines recebe viagem inaugural de mais dois megacarriers

O Porto de Sines continua a receber novos navios porta-contentores de última geração. No espaço de cinco dias, dois megacarriers escalaram o Terminal XXI em viagem inaugural, integrados no Lion Service, serviço regular da MSC – Mediterranean Shipping Company, que liga semanalmente o Extremo Oriente à Europa.

DENUNCIANDO «CAMPANHA DE DESINFORMAÇÃO»

Adfersit esclarece que bitola europeia terá continuidade em Espanha

Em resposta às recentes notícias sobre a possibilidade da ligação em bitola europeia entre o porto de Sines e Badajoz não ter continuidade em território espanhol, a Adfersit emitiu um comunicado esclarecendo que essa hipótese não se coloca e que se tem assistido a "uma campanha de desinformação sobre as ligações ferroviárias internacionais em bitola europeia".

REPORTAGEM DA SIC NOTÍCIAS

Há cada vez mais pescadores clandestinos Ria de Aveiro

Na Ria de Aveiro há cada vez mais pescadores clandestinos. O desemprego pode justificar o aumento das pessoas sem licença, que tentam fazer da pesca um modo de ganhar a vida.

Crise empurra famílias para a pesca

O desemprego e a perda de poder de compra estão a empurrar os portugueses e imigrantes para a água. Desde o início do ano, só em Aveiro e no Minho há mais de 4000 novos pescadores.

SEGUNDO O «SOL»

Espanha garante linha de mercadorias a Portugal

O NOVO Governo de Espanha comprometeu-se com Portugal a completar a ligação ferroviária para mercadorias que irá levar os produtos de Sines e Lisboa até França, na reunião entre a ministra da tutela espanhola e o ministro luso da Economia, realizada em Fevereiro, em Lisboa.
Desta forma, não há o risco de Portugal fechar a ligação até à fronteira e de as mercadorias ficarem em Madrid. Os últimos pormenores serão acertados ainda este mês, numa reunião entre os executivos português, espanhol e francês.
As mercadorias vão sair de Sines, continuarão por Badajoz até Madrid, pela linha do TGV, seguindo pela linha de mercadorias Madrid-Ávila-Vitoria-Irún, confirmou ao SOL fonte oficial do gabinete do secretário de Estado dos Transportes.

Guarda costeira dos EUA afunda «navio fantasma» do tsunami do Japão

A Guarda Costeira dos Estados Unidos afundou um navio japonês que estava à deriva há um ano, desde o sismo e tsunami de 11 de Março de 2011 no Japão, e que tinha sido avistado ao largo da costa da Colúmbia Britânica há cerca de duas semanas.

Total: 4112