Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




A 20 DE OUTUBRO DE 2011

CCLBL organiza Seminário «Política Portuária e Logística»

A Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa, com o apoio das Embaixadas da Bélgica e do Grão-Ducado do Luxemburgo, organiza, a 20 de Outubro, em Lisboa, um Seminário subordinado ao tema “Política Portuária e Logística”.
O Seminário abordará duas grandes temáticas: “A Politica Portuária e a Intermodalidade"; “O Projecto Portugal Logístico”.

Frota global contará com navios maiores

De acordo com a Alphaliner, em meados de Agosto, 133 novos porta-contentores iniciaram serviços este ano, trazendo a frota global para 4.900 navios, o que representa uma capacidade de 15 milhões de Teus. Indica também que outros 659 porta-contentores, apresentando capacidade de outros 4,5 milhões de Teus, estão prontos a ser entregues.

As 10 áreas do mundo mais afectadas pela pirataria marítima

A "marineinsight" divulga, com infografias e bastantes detalhes, as dez áreas do mundo mais afectadas pela pirataria marítima. Para ver aqui.

Volkswagen Aqua Concept Car Design

O chinês Yuhan Zhang, formado pela Xihua Universty em design industrial, com apenas 21 anos, criou um conceito futurista de um veículo híbrido para a Volkswagen. Impulsionado por uma turbina de hidrogénio, a proposta do conceito é um veículo que se adapte a qualquer terreno chinês. Que consiga andar em lagos, rios, águas costeiras, estradas, zonas húmidas e neve.

Artlant PTA inicia operações no Porto de Sines

O Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Sines recebeu o navio “Atlantis Alhambra” para proceder à primeira operação de descarga de Paraxileno destinado à produção de ácido tereftálico purificado (PTA) na fábrica da Artlant PTA em Sines.
Esta matéria-prima base, teve como origem a refinaria da Galp Energia em Matosinhos e como destino a instalação de armazenagem que a Artlant PTA detém na área do Terminal de Granéis Líquidos, estando a ser ultimados os trabalhos de construção da fábrica situada na ZILS (Zona Industrial e Logística de Sines), cuja entrada em produção está prevista para o final do ano.

ALTA VELOCIDADE AVEIRO-SALAMANCA

«A melhor notícia desde a abertura da Barra»

O anúncio feito esta semana pelo Ministro da Economia de uma linha ferroviária de alta velocidade do Norte do país, a partir de Aveiro, que ligue através da linha Beira Alta para o resto da Europa, foi uma declaração bem recebida na Assembleia Municipal de Aveiro desta quinta-feira à noite, sendo que o presidente da Mesa, Capão Filipe, chegou a dizer que «é a melhor notícia desde a abertura da Barra».
O presidente da Câmara, Élio Maia, disse tratar-se de um projecto de «importância nuclear para Aveiro e a região, coloca Aveiro no centro da economia e num eixo prioritário de ligação à Europa». Esta ligação, para o autarca, permite olhar para o futuro com maior confiança»

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE OUTUBRO, ENTRE AS 9 E AS 13 HORAS

Ponte móvel da Rocha Conde d'Óbidos encerrada para reparações

O Porto de Lisboa informa que a ponte móvel da Rocha Conde d'Óbidos estará encerrada para reparações de manutenção, segunda-feira, dia 4.10.2011, entre as 09h00 e as 13h00.
Solicita-se aos utentes a tomada das medidas que considerem necessárias para minimizar eventuais perturbações no normal desenvolvimento da actividade que desenvolvem.

29 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DO MAR - EDIÇÃO DE 2011

Muitas actividades um pouco por todo o país






A
A

A
A

A

A
PROGRAMA GERAL 2011


Veja também o Programa da Jornada Temática e Sessão Solene

PALESTRA, EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E CONCERTO PELA BANDA DA ARMADA

Marinha também aborda temática da «Pirataria» no Dia Mundial do Mar

A Marinha associa-se às comemorações do Dia Mundial do Mar, que se assinalam esta quinta-feira, 29 de Setembro, através da realização de uma palestra e exposição fotográfica, no Museu de Marinha, intituladas “Operação ATALANTA: A resposta orquestrada” e de um concerto ao ar livre, em Cascais, pela Banda da Armada.

Passos Coelho confirma aposta na qualificação portuária e na ligação ferroviária

O Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho anunciou esta quarta-feira que a Comissão Europeia autorizou Portugal a aplicar os fundos que estavam destinados à alta velocidade ferroviária (TGV) na ligação em bitola europeia dos portos portugueses ao resto da Europa.
Durante o debate quinzenal no Parlamento, Passos Coelho afirmou que o Governo PSD/CDS-PP vai fazer "uma mudança de agulha" na área dos transportes, acrescentando: "Apostaremos, desta vez, não em mais estradas, mas na qualificação portuária e na ligação ferroviária que poderemos obter, nomeadamente a partir de Aveiro e a partir de Sines, não apenas para a plataforma ibérica, mas também para a plataforma continental europeia".

PORTO DE AVEIRO

José Luís Cacho reage com satisfação ao anúncio de linhas ferroviárias de alta-velocidade entre Aveiro e Salamanca

A Administração do Porto de Aveiro diz que se abre uma nova era no sector da logística portuária e dos transportes, com a ligação Aveiro - Salamanca que o Ministro da Economia anunciou no programa “Prós e Contras” da RTP.

Autoeuropa defende linha ferroviária europeia em Portugal

O director-geral da Volkswagen Autoeuropa, António de Melo Pires, defendeu terça-feira a necessidade de uma linha ferroviária de bitola europeia em Portugal. O director-geral, que falava numa conferência de imprensa realizada na fábrica de Palmela, acredita que esta linha poderá reduzir bastante os custos de transporte da construtora automóvel para os países do Norte da Europa, eliminando a necessidade de transição dos comboios de bitola ibérica para bitola europeia em território espanhol, de acordo com a agência Lusa.

LISBOA, LEIXÕES E AÇORES TAMBÉM MARCAM PRESENÇA

Porto de Portimão na Seatrade Europe

O Porto de Portimão é um dos portos portugueses a fazer-se representar na Seatrade Europe 2011 que hoje termina em Hamburgo. A delegação portuguesa naquela que é uma das principais feiras do sector de cruzeiros integra igualmente os portos de Lisboa, Leixões e Açores.

Grimaldi estreia o «Grande Sierrra Leone» no Portugal-Angola

A Grimaldi acaba de colocar em operação o “Grande Sierra Leone”, o último de uma série de 12 navios Con-Ro encomendados a estaleiros croatas e sul-coreanos. Desses, seis estão alinhados no Potugal-Angola, que este ano cumpre o jubileu.

SINES-MADRID E AVEIRO-SALAMANCA

Santos Pereira defende criação de duas linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha

Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia, esteve esta segunda-feira no programa televisivo "Prós & Contras", da RTP, onde defendeu as linhas de passageiros e mercadorias de Sines a Madrid e de Aveiro a Salamanca, aproveitando os portos aí existentes.
O ministro da Economia acrescentou que a intenção de criar duas linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha consta do Plano Estratégico dos Transportes que vai ser apresentado esta semana, denotando uma aposta do Governo pelos portos marítimos e pelas linhas ferroviárias de bitola europeia, para o transporte de passageiros e mercadorias.

APSS assina protocolo com Associação de Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a AAPCS – Associação de Armadores de Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul assinaram um protocolo de colaboração para a utilização de quarenta caixas destinadas à guarda de aprestos marítimos e um empilhador eléctrico para a sua movimentação.
A cerimónia decorreu no passado dia 5 de Setembro, no Porto de Sesimbra, pelas 17.00horas, na qual a APSS entregou formalmente as caixas e o empilhador à AAPCS, que procederá à sua distribuição pelos seus associados.

Porto de Lisboa acolhe XXVI Assembleia Geral Anual da Federação Internacional de Ligas e Associações Marítimas e Navais

No âmbito da XXVI Assembleia Geral Anual da Federação Internacional de Ligas e Associações Marítimas e Navais, FIDALMAR, organizada este ano pela Confraria Marítima de Portugal, deslocou-se ao Porto de Lisboa uma delegação composta por representantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Curaçau, Espanha, Peru e República Dominicana.

ENTRE AS 9 E AS 13 HORAS

Ponte móvel da Rocha Conde d'Óbidos encerrada para reparações

O Porto de Lisboa informa que a ponte móvel da Rocha Conde d'Óbidos estará encerrada para reparações de manutenção, hoje, dia 28.09.2011, entre as 09h00 e as 13h00.
Solicita-se aos utentes a tomada das medidas que considerem necessárias para minimizar eventuais perturbações no normal desenvolvimento da actividade que desenvolvem.
A APL agradece a melhor compreensão para os constrangimentos causados.

INFOGRAFIA

Guerra contra a pirataria marítima

Uma infografia que detalha, em números, os esforços para combater a pirataria marítima, flagelo que se tem adensado nos últimos anos e que é tema do Dia do Mundial do Mar, que amanhã se comemora.

Fernando Ribeiro e Castro repudia novo concurso para aquisição de ferries pela Atlânticoline

O secretário-geral do Fórum Empresarial da Economia do Mar, Fernando Ribeiro e Castro, repudia o novo concurso para a aquisição de ferries lançado pela Atlânticoline, empresa detida pelo Governo da Região Autónoma dos Açores. Neste novo concurso, a empresa define como requisitos mínimos para as propostas que os candidatos tenham construído e entregue nos últimos três anos, pelo menos dois navios monocasco, com comprimento mínimo de 30 metros, assim como um volume de construção anual médio, nesses mesmos três anos, igual ou superior a quinze milhões de euros.
Estes dois requisitos excluem assim toda a indústria naval portuguesa.

Total: 3660