Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE SETÚBAL

West Med-Atlantic-Canaries obtém estatuto de Linha Regular

A linha de navegação West Med-Atlantic-Canaries do armador Flota Suardiaz, agenciada no Porto de Setúbal pela L. Branco-Navegação e Trânsitos, Lda recebeu a classificação de Serviço de Linha Regular para o segmento Roll-on Roll-off. A carga base da linha é constituída por veículos fabricados na Autoeuropa, completada por veículos e maquinaria de outros fabricantes, com transporte de e para estes destinos.

A CONSTRUIR NO PORTO DE VIANA DO CASTELO

Sessão de apresentação do projecto da unidade fabril da Royal Lankhorst Euronete

A 5 de Março realiza-se uma sessão de apresentação do projecto da unidade fabril que a empresa Royal Lankhorst Euronete vai construir no porto de Viana do Castelo, destinada à produção de cabos de amarração para plataformas petrolíferas.

HOJE, QUARTA-FEIRA, 29 DE FEVEREIRO

Tertúlia «A Fuga à Lota e a Fiscalização da Pesca em Portugal»

A LPN e a Sciaena organizam esta quarta-feira, 29 de Fevereiro, a segunda tertúlia mensal dedicada às pescas de 2012.
Em Portugal, a primeira venda do peixe fresco deve ser feita obrigatoriamente em lota no chamado leilão de primeira venda. No entanto, há muito peixe que não chega à lota, sendo vendido clandestinamente a consumidores, familiares e a restaurantes, constituindo assim uma ameaça à sustentabilidade da pesca e representando perdas de rendimento para o Estado ao não serem cobradas as taxas devidas.

JANEIRO 2012

Porto de Barcelona desce na movimentação global e cresce nas exportações

O Porto de Barcelona fechou Janeiro com um total de 3,2 milhões de toneladas na movimentação de mercadorias, 16% menos que no exercício do mês homólogo de 2011. A principal queda deu-se no tráfego de contentores (menos 28%), com um total de 143.270 TEU’s movimentados.

ESTUDO ANALISOU NÍVEIS DE SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS NA SARDINHA, CARAPAU E CAVALA

Comer peixe português é seguro

Inserido na tese de doutoramento de Maria João Ramalhosa, o estudo sobre a qualidade do pescado português traz boas notícias para os consumidores. O peixe da costa portuguesa, nomeadamente a sardinha, o carapau e cavala, são de consumo seguro, contendo níveis muito inferior ao permitido permitido de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH), explicou a investigadora em conversa com o «Ciência Hoje».

«Costa Allegra» deve chegar esta quinta-feira à principal ilha das Seicheles

O navio italiano de cruzeiros Costa Allegra deve chegar esta quinta-feira à ilha de Mahe, a principal do arquipélago das Seicheles, para onde está a ser conduzido por dois rebocadores. O navio perdeu as fontes de energia, depois de um incêndio na casa das máquinas, ocorrido na segunda-feira, tendo ficado à deriva, sem máquinas, luzes e ar condicionado, em águas onde se verifica a presença de piratas.
O operador afirmou, em comunicado, que "a velocidade do navio [resultante da rebocagem], apesar do clima quente e húmido, cria uma brisa ligeira que ajuda a tornar a situação mais confortável".

Presidente da Carris visita o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, a 24 de Fevereiro, a visita institucional do Presidente do Conselho de Administração da Carris, José Manuel Silva Rodrigues, acompanhado por Fernando Moreira da Silva, Vogal do mesmo Conselho de Administração.

PORTO DE SESIMBRA

APSS lança concursos para licenças de utilização de armazéns

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA lançou dois concursos para a atribuição de licenças de utilização de quatro armazéns localizados no porto de abrigo de Sesimbra, sendo três destinados preferencialmente à actividade marítimo-turística/lazer e o outro à construção, reparação e manutenção de embarcações e armazenagem de aprestos.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Impasse nos radares costeiros põe em risco rede europeia

O atraso na conclusão do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SMCC) da GNR pode comprometer um projecto europeu de segurança global nas fronteiras dos Estados membros. Portugal, através da GNR, foi este mês abordado pela Frontex - aagência da União Europeia (UE) de gestão da cooperação operacional nas fronteiras externas - para, juntamente com Espanha, ser protagonista de um projecto-piloto para controlo das fronteiras marítimas, através da interligação dos respectivos sistemas de radares de vigilância costeira.

HOJE, TERÇA-FEIRA, DIA 28

Presidente da AICEP é convidado da Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa

A Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa, em estreita colaboração com a Câmara de Comércio Luso-Britânica, realizam, esta terça-feira, 28 de Fevereiro, em Lisboa, um almoço-debate como o presidente da AICEP. Pedro Reis abordará o tema "Desafios à internacionalização da Economia".

Porto de Leixões tem lucros superiores a 10 milhões de euros

O Porto de Leixões encerrou o ano de 2011 com o melhor desempenho económico de sempre, ultrapassando pela primeira vez a fasquia dos 10 milhões de euros de lucro, um aumento de 59% em relação a 2010. O resultado líquido record de 10,3 milhões de euros foi obtido através do crescimento do volume de negócios em 6% e da redução de custos em pessoal e fornecimento e serviços externos de 14% face ao ano anterior.

TMCD espanhol conta com novo simulador de cadeias de transporte

A Associação Espanhola de Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância (SPC-Spain), acaba de apresentar um simulador de cadeias de transporte actualizado.

E-80, CORREDOR MULTIMODAL PARA A EUROPA

Apresentações disponíveis na web

Já se encontram disponíveis, na web, no Canal do Porto de Aveiro no SLIDESHARE, as apresentações de suporte às intervenções efectuadas na conferência "E-80, CORREDOR MULTIMODAL PARA A EUROPA", realizada a 16 de Fevereiro de 2012 no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.

ALCINO CLEMENTE

Uma vida entregue ao mar

No Jornal "Aurinegra", 17.02.2012, "Uma Vida Entregue ao Mar", entrevista ao Mestre Alcino Clemente. É a décima segunda entrevista da série "Heróis do Mar", que o jornal tem estado a dedicar aos pescadores da região da Gândara (Mira e Cantanhede), que no século XX andaram na pesca longínqua do bacalhau.

PORTO DE SETÚBAL

APSS lança concurso para licenças de utilização de armazéns no Trem Naval

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA lançou um concurso para a atribuição de licenças de utilização privativa de três armazéns localizados no Trem Naval do Porto de Setúbal, em Santa Catarina, destinados preferencialmente ao exercício de actividades relacionadas com o sector portuário, logístico e marítimo ou outras actividades complementares.

PORTO DE LEIXÕES

«Primus» voltou a ser o primeiro, no TCL

O “Primus” foi o navio que mais contentores movimentou no TCL entre 13 e 19 de Fevereiro. E com isso repetiu a proeza de ser o Navio da Semana, agora na semana n.º 7.
O “Primus”, ao serviço da Lin Lines, chegou a Leixões proveniente de Namibe, e permaneceu no Terminal de Contentores de Leixões entre os dias 15 e 17 de Fevereiro.

PORTO DE VIANA DO CASTELO

Dragagens da zona de navegação concluídas

As dragagens da zona de navegação no porto de mar de Viana do Castelo, agora mais profunda e para servir as exportações da alemã Enercon, estão concluídas e esta semana o mesmo acontecerá com o canal de acesso.
A informação foi avançada esta quarta-feira à Agência Lusa pelo administrador do porto de mar, Vasco Cameira, que explicou que no cais do Bugio, entre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e as instalações fabris da multinacional de componentes eólicos, as dragagens foram concluídas nos últimos dias, permitindo estabelecer uma zona de profundidade de 5,50 metros.

VÍTOR CALDEIRINHA

«Investimento nos portos é fundamental para sairmos da crise»

Vítor Caldeirinha, especialista em Gestão Portuária, foi um dos oradores convidados para a Conferência "Mercadorias e Logística", onde abordou o sector portuário nacional. Numa entrevista à CARGO Vídeos, Vítor Caldeirinha analisou as medidas do PET assim como as potencialidades de um sector que poderá ajudar Portugal a ultrapassar a crise actual.

PESCA ILEGAL

700 quilos de amêijoa devolvidos ao rio Tejo

A Polícia Marítima deteve segunda-feira um cidadão que foi presente ao Tribunal do Seixal ontem, dia 22, na sequência de uma operação de fiscalização à pesca ilegal de amêijoas no estuário do rio Tejo, anunciou a Marinha.
Na mesma operação, realizada segunda-feira, foram autuados três mergulhadores e apreendidas quatro garrafas de oxigénio e dois fatos de mergulho.

Quase metade do litoral mediterrânico encontra-se urbanizado

Uma das conclusões marcantes dos trabalhos apresentados dias no I Congresso Ibero-americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais (GIAL), organizado pela UCA, é a perda do litoral Mediterrâneo por causa da urbanização. Fernando Prieto, pesquisador da AEVAL (Agência Estatal de Avaliação das Políticas Públicas e a Qualidade dos Serviços), apresentou no GIAL um trabalho que analisa a evolução dos espaços costeiros espanhóis desde 1987 até 2005. Este estudo destaca o processo acelerado e intenso de urbanização do solo nos primeiros quilómetros de litoral entre 1987 e 2005. Segundo o trabalho, neste período urbanizaram-se uma média de mais de 2 hectares a cada dia, nos primeiros 500 metros de litoral, passando de 58.000 hectares a 72.000 em apenas dezoito anos.

Total: 3973