Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




NRP VIANA DO CASTELO

Navio-patrulha de 2011 recebe artilharia nova

O NRP Viana do Castelo, o primeiro navio-patrulha construído nos estaleiros desta cidade para a Marinha, regressou à empresa para substituir a artilharia que levava a bordo, com 40 anos, montada de forma provisória.
Fonte da Marinha disse à Lusa tratar-se da substituição da peça de artilharia de 40 milímetros (mm) que foi "colocada provisoriamente a bordo", por uma outra, de 30 mm, "nova e conforme previsto desde a sua construção".

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Aberto concurso para concessionar Estaleiros Navais do Mondego por 20 anos

O Porto da Figueira da Foz abriu um concurso público para concessionar, pelo prazo de 20 anos, as instalações dos Estaleiros Navais do Mondego, actualmente em processo de insolvência, para actividades industriais de reparação naval e outras conexas.
O anúncio, publicado quarta-feira em Diário da República, foi revelado esta quinta-feira durante uma assembleia de credores dos estaleiros navais.

HOJE, 12 DE MAIO

Conferência «Porto de Setúbal: Realidades Marítimo-Portuárias»

A Concelhia do CDS-PP de Setúbal está a promover o 1º Ciclo de Conferências "Setúbal, Capital do Mar", no âmbito do qual decorre, este sábado, a conferência "Porto de Setúbal: Realidades Marítimo-Portuárias"; na Fundação Inatel (Setúbal), a partir das 15.30h.

Creoula e Santa Maria Manuela na objectiva de Luís Miguel Correia

Na tarde de 10 de Maio de 1937, dois belos navios gémeos destinados à pesca do bacalhau foram lançados à água no estaleiro da Administração Geral do Porto de Lisboa, após terem sidos construídos em 62 dias úteis pela Companhia União Fabril, a CUF de Alfredo da Silva: referimos-nos aos lugres de quatro mastros CREOULA e SANTA MARIA MANUELA, que se destinaram aos armadores Parceria Geral de Pescarias e Empresa de Pesca de Viana.

INVESTIMENTO DE 7 MILHÕES DE EUROS NO PORTO DE SINES

Terminal XXI já iniciou a construção do 6.º pórtico super-post panamax

A PSA Sines já iniciou a assemblagem do 6.º pórtico para o cais do Terminal XXI, estando os trabalhos a decorrer com vista à sua colocação em funcionamento no final do Verão. Trata-se de mais um pórtico super-post panamax que se juntará aos cinco já em funcionamento e que irá tirar partido da expansão do cais, recentemente inaugurada.

Empresários propõem plano director de transportes para Portugal e Espanha

Empresários portugueses e espanhóis reunidos esta quarta-feira na Cimeira Empresarial Luso-Espanhola decidiram propor, no âmbito do grupo de trabalho sobre cooperação transfronteiriça, um plano director de transportes comum aos dois países.
Na leitura das conclusões da discussão que ocorreu durante a manhã no Palácio da Bolsa, no Porto, enquanto decorria em simultâneo a Cimeira Ibérica na Alfândega, o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) referiu que uma das prioridades deve ser o estabelecimento de um plano director que tenha como objectivo olhar para o desenvolvimento das ligações Porto-Vigo e Aveiro-Salamanca.

NA EXPONOR, ATÉ SÁBADO

Fórum do Mar começa esta quinta-feira

O Fórum do Mar na EXPONOR começa esta quinta-feira, dia 10 de Maio e desenrolar-se-á até sábado. A feira está aberta a profissionais nos primeiros dois dias e ao público em geral no sábado.

ENGENHARIA NAVAL INCLUÍDA

40 empresas europeias procuram engenheiros nacionais

É uma boa montra para engenheiros em busca de emprego. Quinta e sexta-feira, 10 e 11 de Maio, 40 empresas de vários países europeus estão no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) para “divulgar oportunidades de emprego dirigidas a engenheiros”.
No Engineers Mobility Days, realizado pelo ISEL em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a rede EURES, é possível assistir a apresentações de empresas, no dia 10, participar em entrevistas de recrutamento (previamente marcadas) e ter acesso a informação sobre busca de emprego e condições de vida e trabalho nos países que estão a recrutar.

FÓRUM DO MAR

«Região de Aveiro: um Futuro com Mar»

Reforçando a aposta da região na promoção, divulgação e exploração do Mar como elemento diferenciador e estratégico de crescimento económico, a Região de Aveiro marca presença no Fórum do Mar 2012, uma iniciativa que decorrerá entre os dias 10 e 12 de Maio na Exponor – Feira Internacional do Porto, em Matosinhos, organizada pela Associação Oceano XXI – Cluster do Conhecimento e Economia do Mar, em parceria com a AEP – Associação Empresarial de Portugal.

ORGANIZAÇÃO DA DOCAPESCA

«Conversas em Rede» hoje, no Navio-Museu Santo André

Com o apoio do Grupo de Acção Costeira da Região de Aveiro, a Docapesca – Portos e Lotas, SA promove hoje, 8 de Maio, um debate sobre o tema "A Valorização do Pescado em Portugal e a Fuga à Lota".
O evento tem início previsto para as , pelas 17:00 no Navio Museu Santo André, Jardim Oudinot, Ílhavo.
A estrutura da acção tem formato de tertúlia, com oradores que abordarão a temática, abrindo depois a discussão à audiência. Oradores: José Ribau Esteves (GAC da Região de Aveiro), Adelino Palão (APARA), Miguel Cunha (ADAPI), e representantes da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR , da Capitania do Porto de Aveiro e de uma ONG ambiental.

Onde os quilómetros se medem em milhas náuticas

A VISÃO acompanhou uma uma ação de fiscalização a bordo do NRP Orion, da Marinha Portuguesa.
"Contornado o Cabo Espichel e com o mar mais manso, é abordada uma embarcação de recreio em plena zona de proteção total do Parque Marinho Luís Saldanha (Arrábida). São cientistas autorizados a estudar espécies no local. A papelada está toda em ordem, ou melhor, quase toda... Falta pagar o imposto de circulação."
 

José Manuel Viegas nomeado secretário-geral do ITF

O consultor em transportes e professor do Instituto Superior Técnico, José Manuel Viegas, foi eleito para o cargo de secretário-geral do ITF – International Transport Fórum, organização internacional que faz parte da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e que todos os anos junta os Ministros dos Transportes de 53 países.

COMUNICAÇÃO DE ISABEL MOURA RAMOS

O Papel dos Portos no Short Sea Shipping

Divulgamos o powerpoint de suporte à intervenção de Isabel Moura Ramos na Conferência Internacional de Investigação Científica sobre o Transporte Marítimo de Curta Distância (TMCD) – SSS 2012, que decorreu no Estoril a 2 e 3 de Abril.
Isabel Moura Ramos (Business Development Management – Porto de Aveiro), abordou o papel dos portos no Short Sea Shipping (SSS). Intervenção em representação da Associação dos Porto de Portugal (APP).

COMUNICADO DA APDL

Acidente no Molhe Sul do Porto de Leixões a 12 de Abril

A Administração dos Portos do Douro e Leixões, SA (APDL), difundiu esta quarta-feira um comunicado dando conta, com detalhe, dos procedimentos seguidos no que concerne ao acidente verificado a 12 de Abril.

Polícia alerta para droga escondida em contentores

As autoridades portuguesas estão vigilantes em relação à cocaína que chega a Portugal dissimulada entre carga. É um método fácil e pouco dispendioso.

Detido grupo que capturava coral raro e valioso nas costas do Algarve

Três portugueses e três espanhóis foram detidos pela Polícia Marítima (PM) de Lagos e Portimão quando capturavam ilegalmente um tipo raro de coral vermelho de águas profundas. De acordo com o comandante Cruz Martins, da capitania do porto de Portimão, “é a primeira vez que há conhecimento de uma situação destas no Algarve e provavelmente em todo o país”.

BBC

Corrida ao fundo dos oceanos

Nova corrida para revisita da Fossa das Ilhas Marianas: a 11 km de profundidade, veja o excelente trabalho da "BBC: News Science & Enviromental". AQUI.

PARCEIRA DA GOOGLE

Conheça a DOER MARINE

Fundada em 1992 como uma empresa de consultoria marítima. Em 1995, o âmbito e as capacidades da empresa em serviços de apoio a veículos telecomandados (VTC) e submersíveis cresceram, obrigando a uma capacidade de engenharia e operações completa.

SIMULAÇÃO DA EVOLUÇÃO DE DERRAME DO PAQUETE NAUFRAGADO

O acidente do Costa Concordia poderá transformar-se num desastre ecológico?

SIMULAÇÃO DA EVOLUÇÃO DE DERRAME DO COSTA CONCORDIA: O acidente do navio Costa Concordia poderá transformar-se num desastre ecológico? Esta é uma questão para a qual investigadores do Centro de Investigação em colaboração com a restante equipa internacional do projeto ARGOMARINE procuram dar respostas.

Porto de Faro cresce 1500% no primeiro trimestre de 2012

Durante o primeiro trimestre de 2012, o Porto de Faro movimentou 60.072 toneladas de carga em 15 navios, o que corresponde a um crescimento de cerca 1500% em relação ao período homólogo de 2011.
Dos produtos exportados, destaca-se a salgema, o cimento, a telha, o ferro e aço, e que tiveram como principais destinos a Argélia, Cabo Verde e Marrocos.

Total: 4083