Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Logistics & Supply Chain Meeting 2012

O Logistics & Supply Chain Meeting é um evento com características inéditas em Portugal. Dedicado em exclusivo aos profissionais do sector da Supply Chain e da Logística, é composto por três áreas diferentes que decorrem em simultâneo, realizando-se no espaço mais adequado para a ocasião: uma nave logística.

 

RUI ROQUE:

Vila Real de Santo António é referência na construção naval

Rui Roque, engenheiro, proprietário da Nautiber e da Rui Vilar, um volume de negócios de seis milhões de euros, razoável carteira de encomendas, um gestor de empresas com alto valor de inovação tecnológica. Adquiriu recentemente os estaleiros da Conafi. O JGB sobre os planos de expansão estrutural da Nautiber, da barra do Guadiana, da zona industrial norte de Vila Real de Santo António e da Área de Negócios do Sotavento do Algarve, no mercado internacional e das possibilidades de expansão das empresas sob a sua alçada.

Pescadores de Caxinas que sobreviveram a naufrágio entregaram terço no Santuário de Fátima

Os seis pescadores de Caxinas que sobreviveram ao naufrágio da "Virgem do Sameiro", entregaram, este sábado, no Santuário de Fátima, o terço com que rezaram durante os três dias em que permaneceram na balsa de onde foram resgatados pela Força Aérea.
A cerimónia de entrega do terço foi marcada por grande emoção e muitas lágrimas. O terço, que entregaram fechado numa pequena caixa de madeira no final do rosário, vai ficar entre as relíquias do Santuário, disse o pároco que conduziu as celebrações, na Capelinha das Aparições.

MSC

Novo serviço directo Sines – América do Sul/Costa Este

No seguimento da sua expansão em Portugal e no porto de Sines em particular, A MSC – Mediterranean Shipping Company SA vai iniciar a partir de 26 de Janeiro de 2012, um novo serviço directo em Sines com destino aos portos da América do Sul Costa Este.

«EEMS TRANSPORTER» em Peniche

O que há uns anos seria notícia de primeira página, os Estaleiros Navais de Peniche ENP tornaram-na num acontecimento banal. Mas… de banal nada tem esta notícia, pois o recém chegado navio “EEMS TRANSPORTER“, com 90mts de comprimento, traz a bordo os três módulos de produção de energia a partir das correntes submarinas do fundo do oceano (WAVE ROLLER) para serem instalados na zona piloto near shore do mar de Peniche.

Porto de Setúbal parceiro do Projecto CASSANDRA

A APSS passou a integrar o projecto CASSANDRA, referente ao 7º Quadro da Comissão Europeia, call security. Teve lugar, no edifício sede da APSS, a reunião de arranque do Living – Lab Setúbal – Norte África, com a presença de diversos parceiros, nomeadamente, uma representação diplomática de Marrocos, AICEP, Autoridade Tributária e Aduaneira, Grupo Orey (Atlantic Lusofrete), TARROS, SADOPORT, GMV, TNO, Tu Delft e ATOS.

Mercado de armazéns e logística mais dinâmico que em 2010

No final de 2011 é evidente um ligeiro aumento nos indicadores da oferta e procura de espaços de armazenagem e logística na Grande Lisboa face ao período homólogo de 2010, apurou o último research da CBRE. A consultora concluiu que estes indicadores foram originados «sobretudo pela ocupação de imóveis negociados numa fase anterior ao actual período de instabilidade».

Estaleiros de Viana precisam de 57 milhões de euros já no início de 2012

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) precisam de um aumento de capital de €37 milhões e de mais €20 milhões para tesouraria. Vão terminar 2011 com um passivo de 263 milhões de euros e necessitam no início de 2012 de um aumento de capital e injecção de tesouraria num total de 57 milhões.

Criação do Instituto da Mobilidade e Transporte já em Diário da República

O Governo publicou na passada quinta-feira, em Diário da República, o diploma que cria o Instituto da Mobilidade e Transportes, I.P. (IMT), que tem por missão regular, fiscalizar e exercer funções de planeamento das actividades dos sectores das infra-estruturas rodoviárias e regular a actividade dos portos comerciais e transportes marítimos. Mas também estende a sua influência ao sector ferroviário.

ESPO pede transparência e equidade nas concessões portuárias

Em meados de Dezembro a Comissão Europeia publicou uma proposta de directiva sobre a modernização dos contratos públicos, que inclui disposições para aumentar a transparência e a equidade dos procedimentos de concessão de subvenções públicas, incluindo as relativas a áreas portuárias.
De acordo com a Organização Europeia dos Portos Marítimos (ESPO), ainda não está claro que impacto terá a directiva sobre os procedimentos para a atribuição de zonas portuárias.

PORTO DE SETÚBAL

2011, Um Ano de Consolidação

Num ano difícil para o País, o Porto de Setúbal contrariou a conjuntura adversa, obtendo excelentes resultados, tendo 2011 sido o segundo melhor ano de sempre na movimentação de carga, perto do record dos 7 milhões de toneladas. Estes números confirmam assim o Porto de Setúbal como pólo importante para a economia nacional e para o seu sector exportador, consolidando-se como porto moderno nos segmentos da carga de elevado valor, contentores e veículos.

CONFRARIA DO BACALHAU DE ÍLHAVO

«Gostos e Sabores» Com João Madalena

Emissão do programa “Gostos e Sabores”, tendo como convidado João Madalena, Grão-Mestre da Confraria do Bacalhau de Ílhavo.
RTPN, 2 de Abril de 2011.
 

Porto de Setúbal comemorou 88 anos

A APSS comemorou, no dia 19 de Dezembro, o 88.º Aniversário do Porto de Setúbal. Como tem sido habitual, foi oferecido um lanche no auditório do Edifício Sede. Marcaram presença no convívio, os membros do Conselho de Administração da APSS e mais de uma centena de colaboradores da empresa.

PORTO DE SETÚBAL

Exportação Ro-Ro com o melhor ano desde 2006

O embarque de viaturas no Porto de Setúbal ultrapassará as 115 mil unidades em 2011, número que constituirá o melhor valor da exportação do segmento Ro-Ro desde 2006. De Janeiro a Novembro, já foram embarcadas 104 mil viaturas, o que significa um crescimento de 44,5% face às 72 mil viaturas carregadas em igual período de 2010.

PORTO DE SETÚBAL

Terminal Multiusos Zona 1 ultrapassou 1,7 milhões de toneladas

A movimentação de mercadorias no Terminal Multiusos Zona 1 do Porto de Setúbal, concessionado à Tersado, já atingiu 1,7 milhões de toneladas, o que coloca o desempenho do terminal, em 2011, ainda a algumas semanas de terminar o ano, como o segundo melhor de sempre, muito perto do recorde de 2007, em que foram movimentadas 1,85 milhões de toneladas.

6.º PÓRTICO SERÁ INSTALADO EM 2012

PORTO DE SINES - 5º pórtico já está no cais do Terminal XXI

No âmbito do plano de expansão do Terminal XXI do Porto de Sines foi já colocado no cais o 5º pórtico super-post panamax. Trata-se de mais um equipamento de última geração que permite um alcance de 22 fiadas de contentores a bordo dos navios, estando assim vocacionado para operar os megacarriers de última geração inseridos nas principais rotas marítimas intercontinentais, bem como os de 16.000 e 18.000 TEU que estão agora a ser construídos.

PAPEL

Portucel é a maior exportadora através do Porto de Leixões

O tráfego de cargas no Porto de Leixões está a bater recordes consecutivos este ano, estando as exportações em destaque nessas taxas de crescimento. Só entre Janeiro e final de Novembro, as mercadorias exportadas através de Leixões aumentaram 33,4%, num total de 4,1 milhões de toneladas, segundo dados da Administração dos Portos do Douro e de Leixões (APDL) a que o Diário Económico teve acesso.

MATOS FERNANDES:

«Temos sido eficientes a movimentar a carga e por isso temos sido escolhidos»

Matos Fernandes, presidente da Administração do Porto de Leixões (APDL), referiu esta terça-feira que durante o ano de 2011 o porto de Leixões exportou mais 27% do que no ano anterior, números que contribuiram para os mais de 500 mil contentores movimentados só neste ano, uma marca ontem celebrada pela administração portuária.
"Temos sido bastante eficientes a movimentar a carga e por isso temos sido escolhidos", referiu Matos Fernandes acrescentando que esta marca do meio milhão de teu's representa "que há cada vez um maior número de empresas neste espaço territorial a exportar, sendo que também exportam para destinos que estão fora da Zona Euro".

PORTO DE SETÚBAL

Concluída Empreitada de Execução da Cobertura do Cais 3

Já se encontra concluída a empreitada de concepção/execução de cobertura do edifício do Cais 3 do Porto de Setúbal. A obra, que consistiu na colocação de uma cobertura autoportante, visando proteger o edifício das intempéries, representou um investimento de 185 mil euros.

Cargueiro onde marinheiro português foi encontrado morto está registado na ilha da Madeira

O cargueiro "Autoprestige", onde foi encontrado morto um marinheiro português, tem registo na ilha da Madeira e tem como armador a empresa United European Car Carriers, Unipessoal Lda., disse fonte da Marinha Portuguesa à Agência Lusa.

Total: 3786