Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CONSULTE AS APRESENTAÇÕES

A Euroace e a ligação ferroviária de mercadorias Sines-Caia-Madrid-Paris

Veja as apresentações do fórum de discussão "A Euroace e a ligação ferroviária de mercadorias Sines-Caia-Madrid-Paris", evento organizado pela Câmara Municipal de Vendas Novas a 21 de Junho.

ESTA QUARTA-FEIRA

Comemoração do 20.º aniversário do índice PSI 20 a bordo do Navio-Escola Sagres

Esta quarta-feira, 27 de Junho, a Marinha associa-se às comemorações do 20º aniversário do PSI 20, a bordo do NRP Sagres, na Base Naval de Lisboa, onde se vai assinalar simbolicamente o fechar da bolsa com o tocar simultâneo do Sino, centenário, da Bolsa de Lisboa e o sino do navio, que este ano comemora os 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa e 75 desde que foi lançado à água, juntando desta forma dois símbolos nacionais.

FUNDADOR E DIRECTOR DA «CARGO»

Faleceu Luís Filipe Duarte

Luís Filipe Duarte, fundador e director da Cargo Edições, faleceu este domingo no Hospital de São José (Lisboa), pelas 11.30h.
Natural de Aveiro, Luís Filipe Duarte, de 54 anos, manteve desde muito cedo colaborações jornalísticas várias, sendo posteriormente convidado a ingressar no extinto jornal “O Comércio do Porto” onde iniciou a profissão em 'full-time', com apenas 20 anos de idade. Em 1991 fundou a Cargo Edições, editora responsável pelo lançamento das Revistas CARGO e FROTA mas também de outras publicações ligadas ao sector dos transportes.

VÍTOR CALDEIRINHA SOBRE LUÍS FILIPE DUARTE:

«Um lutador contra tudo e contra todos, para poder manter o seu projecto com sucesso»

Faleceu o Luis Filipe Duarte.
Quando entrei para o sector, em 1994, já era a Cargo que divulgava os portos.
E o Luis Filipe Duarte já era um lutador contra tudo e contra todos, para poder manter o seu projecto com sucesso. Um projecto de serviço ao público, como aconteceu nestes 21 anos.
Quantas vezes teve que enfrentar muito para manter a Cargo e conseguiu. Dizia que não ganhava dinheiro com a revista e com o projecto, o que era fácil confirmar fazendo as contas, mas que lhe dava muito gozo e que gostava muito do sector.

J. AUGUSTO FELÍCIO SOBRE LUÍS FILIPE DUARTE

«Um lutador confiante, com princípios e valores»

Faleceu o ‘Filipe Duarte’
Faleceu o ‘Filipe Duarte’, o Senhor Filipe Duarte. Numa terra que enfatiza os títulos, possuía o mais nobre de todos, aquele que só alguns conseguem adquirir, obtido através do reconhecimento dos outros, que somos todos nós, pelo mérito e dignidade com que em momentos difíceis soube estar na vida e que nos bons desfrutava da suave sageza.

ESTA TERÇA-FEIRA, 26 DE JUNHO, EM LISBOA

«Portugal a crescer»

Inserido num ciclo de seminários, a Associação Industrial Portuguesa associa-se à iniciativa "Portugal a Crescer" na organização da sessão em Lisboa que decorre dia 26 de Junho, pelas 16H00, no Centro de Congressos de Lisboa. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.

ABC MERCADO CHINA - TERÇA E QUARTA-FEIRA, 27 E 28 DE JUNHO

Demasiado Grande para ignorar!

“ABC Mercado China –Demasiado Grande para ignorar!”, a realizar nos dias 27 e 28 de Junho 2012, respectivamente no auditório das instalações da AICEP, em Lisboa e no auditório da DRE-Norte, no Porto. Estarão presentes especialistas no mercado, incluindo o Responsável pelo Escritório de Pequim na China, Miguel Coelho e o Responsável pelo Escritório de Xangai, Filipe Costa.

Iate encalha nos Açores

Um iate de bandeira francesa, com cerca de 12 metros de comprimento, encalhou domingo à noite na zona do Pasteleiro, na costa sul da ilha do Faial, nos Açores, revelou Jorge Chixaro, capitão do Porto da Horta.
Os dois tripulantes da embarcação, um casal, alertaram as autoridades cerca das 00:00, tendo seguido para o local uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos e elementos dos Bombeiros Voluntários Faialenses.

TRANSPORTES

Região Centro desenvolve estratégia logística com Salamanca para potenciar economia

Uma estratégia conjunta de transportes e operações logísticas entre o Centro de Portugal e a região espanhola de Castela e Leão (Salamanca) foi debatida sexta-feira num seminário que concluiu pelo potencial da relação entre as duas regiões.
"Percebemos que há aqui um potencial em bruto que precisa de ser trabalhado. O seminário serviu para trabalhar uma estratégia de médio e longo prazo para potenciar redes de transporte, em que os portos marítimos são as portas de entrada", disse à agência Lusa José Luís Cacho, administrador dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

25 DE JUNHO

Dia do Marítimo

Em 2010, os Estados membros da IMO acordaram que a contribuição feita pelos marítimos de todo o mundo para o comércio internacional mundial, a Economia Mundial e a Sociedade Civil como um todo, deveria ser anualmente marcada pelo “Dia do Marítimo”.
A data escolhida foi 25 de Junho, o dia em que revisões marcantes no STCW e códigos associados foram adoptadas numa Conferência Diplomática que ocorreu em Manila, nas Filipinas.

«Eixo de mercadorias de Sines para a Europa é vital»

A importância estratégica para o Alentejo e Estremadura espanhola do eixo ferroviário de mercadorias entre Sines e a fronteira, com ligação ao resto da Europa, foi defendida quinta-feira num fórum realizado em Vendas Novas. O encontro, com a presença de responsáveis de Portugal e de Espanha, abordou a necessidade do avanço desta ligação ferroviária de mercadorias para o território da EUROACE, formado pelas regiões portuguesas do Alentejo e do Centro e a espanhola da Estremadura.

APSS participa no Life-MOS Gloss

A APSS participou na 6ª edição do Curso Prático Life-MOS Gloss destinado a promover o uso do Transporte Marítimo de Curta Distância (TMCD). Esta administração encara com bastante interesse o desenvolvimento desta modalidade de transporte, cujo objectivo principal é aliviar o tráfego de mercadorias nas estradas europeias, com evidentes ganhos ambientais e económicos. Hoje, o Porto de Setúbal posiciona-se como o principal porto nacional no TMCD pelas vantagens competitivas no transporte intermodal, quer em preço, quer em transit time, oferecidas aos armadores e importadores/exportadores. Ainda nesse sentido, o tarifário da APSS contempla incentivos ao TMCD, com descontos na TUP-carga entre os 10 e os 30%.

«NECESSIDADE URGENTE», ALERTAM AUTARCAS

Câmara de Caminha defende desassoreamento das barras de Caminha e de Vila Praia de Âncora

O vice-presidente do Município de Caminha participou no Fórum “A segurança dos homens do mar e o impacto da economia local” organizado pela Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, na Póvoa de Varzim. Flamiano Martins referiu a importância da pesca na economia local e a urgência do dessassoreamento das barras de Caminha e de Vila Praia de Âncora.

ESTE SÁBADO, 23 DE JUNHO

Dia da Marinha do Tejo 2012

Este sábado, 23 de Junho, a Marinha do Tejo, que o Governo institucionalizou como pólo vivo do Museu de Marinha, assinala mais um aniversário. A cerimónia decorre junto ao Cais das Colunas, em Lisboa, e estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Secretário de Estado do Mar, o Chefe do Estado-Maior da Armada e o Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Porto de Setúbal recebe visita do Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia

O Porto de Setúbal recebeu, dia 20 de Junho, a visita de James Correia, Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, acompanhado por representantes da indústria e comércio, com o objectivo dar a conhecer o Estado da Bahia e os seus portos, bem como tomar contacto com as potencialidades do Porto de Setúbal, com vista à criação de futuras sinergias.

ORÇADAS EM 16 MILHÕES DE EUROS

Governo dos Açores adjudicou obras de ampliação do Porto de Rabo de Peixe

O Governo dos Açores decidiu adjudicar esta quinta-feira ao consórcio TECNOVIA Açores/SOMAGUE Ediçor as obras de ampliação, reordenamento e beneficiação do Porto de Rabo de Peixe, em S. Miguel, orçadas em 16 milhões de euros.
A obra, com um prazo de execução de 730 dias, pretende melhorar as condições de abrigo da zona portuária e prevê a criação de 100 postos de acostagem para embarcações de pesca, de actividades marítimo-turísticas e de recreio náutico.

Embaixador da Noruega recebido no Porto de Sines

Ove Thorsheim, Embaixador da Noruega em Portugal, visitou recentemente o Porto de Sines. Acompanhado pelo Primeiro Secretário da Embaixada Real da Noruega, David Charles Jourdan, o diplomata mostrou-se particularmente interessado nas potencialidades de Sines à escala europeia, e nas novas oportunidades de negócio que Sines pode aportar entre os dois países.

DEBATE HOJE EM VENDAS NOVAS

A Euroace e a ligação ferroviária de mercadorias Sines-Caia-Madrid-Paris

A Câmara Municipal de Vendas Novas organiza hoje, dia 21, um fórum de discussão subordinado ao tema "A Euroace e a Ligação ferroviária de mercadorias Sines-Caia-Madrid-Paris", evento a decorrer no Auditório Municipal de Vendas Novas a partir das 14h. A promoção deste evento está também a cargo da CCDR Alentejo, numa iniciativa Euroace.

Tridente participa em exercício norte-americano

O NRP Tridente encontra-se nos Estados Unidos da América desde 14 de Junho, após cumprir aquela que foi a primeira viagem transatlântica de um submarino português.
Desde dia 19 e até 29 de junho o Tridente participa no exercício multinacional Fleet Training Exercise War of 1882 (FLEETEX) juntamente com mais de 20 navios e aeronaves de vários países como o Brasil, Dinamarca, Alemanha, Noruega, Canadá, Reino Unido e os anfitriões, EUA.

Portos portugueses mais que duplicam lucros, para 35,5 milhões de euros

Depois de ter levado para casa 90% dos lucros gerados pelos portos em 2010, o Estado decidiu este ano ficar, na maioria dos casos, com 50% dos resultados.
Com a troika a pressionar o Governo para acelerar a reforma do sistema portuário, surgindo a alteração do modelo de gestão dos portos como prioritária, regista-se agora que o Estado decidiu baixar este ano para quase metade o encaixe dos lucros gerados pelas autoridades portuárias. Depois de ter levado para casa quase 90% dos lucros conseguidos por Leixões, Sines e Setúbal em 2010, este ano aprovou uma distribuição de dividendos da ordem dos 50% sobre os resultados líquidos obtidos pelos portos no último exercício.

Total: 4123