Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Governo disponível para rever Estatuto dos transitários

No encerramento do 13.º Congresso da APAT, Carlos Correia, em representação da tutela, manifestou a “abertura” do Governo para a revisão do estatuto da actividade transitária e das regras de acesso e exercício da categoria de director técnico.
As palavras do presidente do IMTT, que representou o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações no encontro de Tróia, deixaram satisfeito o presidente da Direcção da APAT. António Dias acredita agora que o processo de revisão da legislação “poderá estar concluído dentro de um ano”.

Japão vai voltar à Antárctida para caçar baleias, agora com escolta

O Japão anunciou esta terça-feira, 4 de Outubro, que vai regressar às águas da Antárctida, a partir de Dezembro, para caçar baleias. Mas desta vez, a frota baleeira terá uma escolta nipónica para a proteger dos navios ecologistas da Sea Shepherd.
A notícia foi dada em conferência de imprensa pelo ministro japonês das Pescas, Michihiko Kano, segundo o qual um navio patrulha da Agência de Pescas nipónica vai acompanhar a frota baleeira. Desta vez, a caça à baleia “será realizada com maior protecção contra obstruções”, citou a estação de televisão japonesa, NHK.

Pirataria custa 6,5 mil milhões por ano

A pirataria representa prejuízos anuais de 6,5 mil milhões de euros para o comércio marítimo mundial. A estimativa é dos proprietários de navios indianos, que exigiram esta segunda-feira que as Nações Unidas criem uma força marítima especial para travar os ataques piratas ao largo da costa da Somália e no Oceano Índico. Neste momento, os piratas somalis mantêm reféns 26 navios e 600 marinheiros.

PRIMEIRO POÇO AO LARGO DE PENICHE ARRANCA JÁ EM 2012

Petrobras e Galp iniciam exploração em Peniche

A Petrobras, em parceria com a Galp, vai mesmo avançar com a perfuração petrolífera em águas portuguesas, num sinal claro de que há fortes expectativas da existência de crude. O consórcio arrancará, já em 2012, com o primeiro poço ao largo de Peniche, cuja concessão, composta por quatro blocos, conta também com a participação da Partex. Alguns meses mais tarde será a vez da costa alentejana, onde os três blocos são partilhados apenas pela Petrobras e pela Galp, afirmou ao Diário Económico fonte do grupo brasileiro.

Trabalhadores dos Estaleiros de Viana garantem que empresa pode construir ferries para os Açores

Os trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo congratularam-se hoje com o pedido do Governo, aos Açores, para revisão do concurso para a construção de dois ferries e garante que a empresa está em condições de a levar a cabo.
“Nós estamos em condições para concorrer, como outros estaleiros portugueses, privados e públicos. O importante é que se permita essa hipótese”, disse à Lusa António Barbosa, da Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Contributo para um Plano Integrado de Transportes Nacional

Neste estudo, conclui-se que é fundamental a adopção da bitola europeia, para que Portugal não fique ferroviariamente isolado de Espanha e do resto da Europa, para ganhar competitividade e para se sintonizar com o objectivo comunitário de incentivar a utilização do caminho de ferro para a livre circulação de mercadorias (e passageiros) por todo o espaço europeu, não só por razões económicas, energéticas e ambientais, mas
também para melhoria da segurança e da qualidade na utilização das estradas.

Atlânticoline admite avançar com pedido para penhora aos ENVC

A Atlânticoline admitiu, no sábado, avançar para um pedido de penhora de bens dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), dando o prazo limite de «uma semana» para a resolução do pagamento de sete milhões de euros relativo aos navios Atlântida e Anticiclone.
«Os Estaleiros têm uma data limite até à qual aceitamos uma proposta, desde que realista. Esse prazo não acabou, mas obviamente que a tomada de posição de ontem (sexta-feira) só nos vem dar indícios de que não há qualquer interesse, dentro deste prazo, que ainda decorre, de uma solução», afirmou o presidente da Atlânticoline, Carlos Reis, numa conferência de imprensa.
 

PRINCIPALMENTE PELA CONTENÇÃO DOS ESPANHÓIS

Espanha tem saldo recorde da balança turística

O aumento da despesa em Espanha dos turistas estrangeiros que visitam o País está a ser o motor este ano da melhoria do saldo face a 2010, mas o que lhe permite ter um saldo líquido recorde este ano, superando 2008, é, principalmente, a queda da despesa dos espanhóis em viagens e turismo no estrangeiro.
Os dados publicados hoje pelo Banco de Espanha indicam que o País tem no final de Julho deste ano um excedente de 17.157,09 milhões de euros, 1.387,97 milhões de euros acima do período homólogo de 2008, que era o melhor de sempre para esta época do ano, embora o aumento das receitas entre 2008 e 2011 seja de apenas 146,1 milhões.

Plano Estratégico de Transportes está concluído

O governo diz que cumpriu o prazo assumido definido no memorando de entendimento assinado com a troika e que empunha a entrega de um novo Plano Estratégico de Transportes (PET) até ao fim deste mês - até ontem, portanto. O Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, vai apresentar publicamente o documento no Parlamento, “em data a definir por este órgão de soberania”.

A 20 DE OUTUBRO DE 2011

CCLBL organiza Seminário «Política Portuária e Logística»

A Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa, com o apoio das Embaixadas da Bélgica e do Grão-Ducado do Luxemburgo, organiza, a 20 de Outubro, em Lisboa, um Seminário subordinado ao tema “Política Portuária e Logística”.
O Seminário abordará duas grandes temáticas: “A Politica Portuária e a Intermodalidade"; “O Projecto Portugal Logístico”.

Frota global contará com navios maiores

De acordo com a Alphaliner, em meados de Agosto, 133 novos porta-contentores iniciaram serviços este ano, trazendo a frota global para 4.900 navios, o que representa uma capacidade de 15 milhões de Teus. Indica também que outros 659 porta-contentores, apresentando capacidade de outros 4,5 milhões de Teus, estão prontos a ser entregues.

As 10 áreas do mundo mais afectadas pela pirataria marítima

A "marineinsight" divulga, com infografias e bastantes detalhes, as dez áreas do mundo mais afectadas pela pirataria marítima. Para ver aqui.

Volkswagen Aqua Concept Car Design

O chinês Yuhan Zhang, formado pela Xihua Universty em design industrial, com apenas 21 anos, criou um conceito futurista de um veículo híbrido para a Volkswagen. Impulsionado por uma turbina de hidrogénio, a proposta do conceito é um veículo que se adapte a qualquer terreno chinês. Que consiga andar em lagos, rios, águas costeiras, estradas, zonas húmidas e neve.

Artlant PTA inicia operações no Porto de Sines

O Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Sines recebeu o navio “Atlantis Alhambra” para proceder à primeira operação de descarga de Paraxileno destinado à produção de ácido tereftálico purificado (PTA) na fábrica da Artlant PTA em Sines.
Esta matéria-prima base, teve como origem a refinaria da Galp Energia em Matosinhos e como destino a instalação de armazenagem que a Artlant PTA detém na área do Terminal de Granéis Líquidos, estando a ser ultimados os trabalhos de construção da fábrica situada na ZILS (Zona Industrial e Logística de Sines), cuja entrada em produção está prevista para o final do ano.

ALTA VELOCIDADE AVEIRO-SALAMANCA

«A melhor notícia desde a abertura da Barra»

O anúncio feito esta semana pelo Ministro da Economia de uma linha ferroviária de alta velocidade do Norte do país, a partir de Aveiro, que ligue através da linha Beira Alta para o resto da Europa, foi uma declaração bem recebida na Assembleia Municipal de Aveiro desta quinta-feira à noite, sendo que o presidente da Mesa, Capão Filipe, chegou a dizer que «é a melhor notícia desde a abertura da Barra».
O presidente da Câmara, Élio Maia, disse tratar-se de um projecto de «importância nuclear para Aveiro e a região, coloca Aveiro no centro da economia e num eixo prioritário de ligação à Europa». Esta ligação, para o autarca, permite olhar para o futuro com maior confiança»

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE OUTUBRO, ENTRE AS 9 E AS 13 HORAS

Ponte móvel da Rocha Conde d'Óbidos encerrada para reparações

O Porto de Lisboa informa que a ponte móvel da Rocha Conde d'Óbidos estará encerrada para reparações de manutenção, segunda-feira, dia 4.10.2011, entre as 09h00 e as 13h00.
Solicita-se aos utentes a tomada das medidas que considerem necessárias para minimizar eventuais perturbações no normal desenvolvimento da actividade que desenvolvem.

29 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DO MAR - EDIÇÃO DE 2011

Muitas actividades um pouco por todo o país






A
A

A
A

A

A
PROGRAMA GERAL 2011


Veja também o Programa da Jornada Temática e Sessão Solene

PALESTRA, EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E CONCERTO PELA BANDA DA ARMADA

Marinha também aborda temática da «Pirataria» no Dia Mundial do Mar

A Marinha associa-se às comemorações do Dia Mundial do Mar, que se assinalam esta quinta-feira, 29 de Setembro, através da realização de uma palestra e exposição fotográfica, no Museu de Marinha, intituladas “Operação ATALANTA: A resposta orquestrada” e de um concerto ao ar livre, em Cascais, pela Banda da Armada.

Passos Coelho confirma aposta na qualificação portuária e na ligação ferroviária

O Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho anunciou esta quarta-feira que a Comissão Europeia autorizou Portugal a aplicar os fundos que estavam destinados à alta velocidade ferroviária (TGV) na ligação em bitola europeia dos portos portugueses ao resto da Europa.
Durante o debate quinzenal no Parlamento, Passos Coelho afirmou que o Governo PSD/CDS-PP vai fazer "uma mudança de agulha" na área dos transportes, acrescentando: "Apostaremos, desta vez, não em mais estradas, mas na qualificação portuária e na ligação ferroviária que poderemos obter, nomeadamente a partir de Aveiro e a partir de Sines, não apenas para a plataforma ibérica, mas também para a plataforma continental europeia".

PORTO DE AVEIRO

José Luís Cacho reage com satisfação ao anúncio de linhas ferroviárias de alta-velocidade entre Aveiro e Salamanca

A Administração do Porto de Aveiro diz que se abre uma nova era no sector da logística portuária e dos transportes, com a ligação Aveiro - Salamanca que o Ministro da Economia anunciou no programa “Prós e Contras” da RTP.

Total: 3537