Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Movimento de carga nos portos nacionais cresceu 10% no primeiro trimestre

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de estatística (INE), o movimento de mercadorias nos portos nacionais cresceu 10% no primeiro trimestre de 2012.
O Porto de Sines foi o que mais cresceu (+22,8%). Leixões (+4,8%) e Lisboa (+0,1%), também registaram subidas entre Janeiro e Março deste ano. Já o Porto de Aveiro apresentou uma quebra de 7,3%. O Porto da Figueira da Foz melhorou o volume de mercadorias movimentadas (+25,8%), assim como Setúbal (+0,9%)
 

Bruxelas quer ferrovia entre Sines e Madrid que suporte velocidade de 200 km/h

A Comissão Europeia enviou uma carta aos governos de Portugal e de Espanha a defender a construção de uma linha ferroviária, quanto antes, entre Sines, Lisboa e Madrid, que possa suportar velocidades de, pelo menos, 200 quilómetros por hora, segundo o jornal El Periódico de Extremadura.
O jornal refere que a carta, datada de 18 de Maio, foi enviada pelo coordenador de Transportes da Comissão Europeia, o italiano Carlo Sechhi, ao ministro português da Economia, Álvaro Santos Pereira, e à ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor.

Costa portuguesa perde 55% de sardinha em dez anos

A quantidade de sardinha diminuiu mais de 50% na costa portuguesa nos últimos dez anos, sendo o Centro e o Sul do país as zonas mais afectadas, segundo dados do Ministério da Agricultura e das Pescas. O volume de sardinha nas águas portuguesas decresceu em média 55% entre 2002 e 2011, revelou à agência Lusa o ministério, com base nos dados das campanhas de investigação do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR).

CONCRETIZAÇÃO DAS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS RÁPIDAS AO RESTO DA EUROPA

«Essencial para o desenvolvimento do porto de Sines», defende Cavaco Silva

O Presidente da República sublinhou esta segunda-feira, 28 de Maio, que a concretização das ligações ferroviárias rápidas ao resto da Europa é essencial para o desenvolvimento do porto de Sines. O ministro da Economia garante que Cavaco não se referia ao TGV.
Numa visita ao Porto de Singapura, Cavaco Silva encontrou-se com o presidente da PSA, Fock Siew Wah, empresa que gere este porto e um terminal de contentores do porto de Sines, acompanhado pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e pela presidente do Porto de Sines, Lídia Sequeira.

ENVC

Portugal procura apoio do governo brasileiro para investimento nos Estaleiros de Viana

Investimentos nos estaleiros navais de Viana do Castelo, reforço da cooperação na área da Defesa e passagem em revista da situação internacional, com destaque para a Guiné Bissau e o papel da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estiveram no centro das conversações mantidas dia 24 em Brasília, pelo ministro da Defesa português, Aguiar Branco, com o homólogo brasileiro, Celso Amorim.

APSS e Direcção Geral dos Serviços Prisionais cumprem protocolo

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a Direcção Geral dos Serviços Prisionais, têm vindo a accionar um protocolo de cedência de detidos em regime de prisão aberta para a execução de algumas tarefas na empresa.
É uma acção que se enquadra no âmbito das obrigações de responsabilidade social da APSS, já que contribui para a reintegração destas pessoas na sociedade, às quais é atribuída uma remuneração que se encontra definida em lei específica para as empresas e entidades que se associam a este tipo de acção de relevante valor social.

PORTO DE SESIMBRA

APSS lança concurso para prestação de serviço de «vai vem»

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA vai lançar um concurso público para contratar a prestação de serviços de “vai vem” motorizado no ancoradouro do Porto de Sesimbra, pelo prazo de três anos.
As condições de elaboração da proposta, incluindo a data limite para a sua apresentação, encontram-se patentes na sede da APSS.

MADEIRA

Marcha pela Saúde leva muita gente ao Porto do Funchal

A Marcha pela Saúde promovida pela Administração dos Portos da Madeira juntou no fim da tarde desta sexta-feira muita gente no Porto do Funchal para uma caminhada do porto ao cais da cidade e regresso ao ponto de partida em prol não só da saúde, mas também da solidariedade. A participação nesta marcha custava uma rifa de um euro, com direito ao sorteio final de sete prémios.

Protótipo para aproveitar a água do mar exposto na marina de Cascais

Uma empresa alemã apresentou, em Cascais, o protótipo de uma central de dessalinização de água do mar para uso em sistemas de rega, limpeza urbana e combate a incêndios. O presidente da câmara, Carlos Carreiras, considera que "o futuro vai passar por este tipo de solução", mas defende o estudo do enquadramento legal "da captação de um recurso público".

APSS na 1.ª edição da Feira da Sustentabilidade

A APSS participou na 1ª edição da Feira da Sustentabilidade, que decorreu de 18 a 20 de Maio na Casa da Baía e na Placa Central da Avenida Luísa Todi. Organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, constou, para além de uma zona de exposição através de stands, da realização de um seminário. O evento pretendeu cruzar as realidades económicas e ambientais de relevantes entidades da região de Setúbal que, com a partilha das suas experiências, contribuem para o desenvolvimento sustentável através da adopção de comportamentos e soluções mais responsáveis.

I ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA DE ESPANHA SOBRE CORREDORES DA REDE TRANSEUROPEIA DE TRANSPORTES

Porto de Aveiro presente em Madrid

O Porto de Aveiro participou, esta quinta-feira, no I Encontro de Profissionais de Transporte e Logística de Espanha Sobre Corredores da Rede Transeuropeia de Transportes, que decorreu em Madrid.
A organização do encontro pertenceu à ACTE (Asociación de Centros de Transporte y Logística de España), em colaboração com a CETM (Confederación Española de Transporte de Mercancías) e com a Comisión de Intermodalidad del Consejo Nacional del Transporte.

APVC responsabiliza Real Iate por fracasso na concretização da concessão das marinas de Viana

A APVC acaba de resolver o contrato de concessão das marinas de Viana do Castelo e “responsabiliza Real Iate por fracasso na concretização da concessão”. Em comunicado, a APVC explica, em 12 pontos, os motivos que a levaram a cancelar a concessão das marinas de Viana e avança que vai propor à Câmara de Viana a criação de uma parceria para desenvolver o projecto.

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA

Submarino português atravessa o Atlântico Norte

Pela primeira vez em 99 anos de existência de submarinos na Marinha Portuguesa, um submarino nacional vai realizar a travessia do Atlântico Norte. A convite da Marinha norte-americana, o NRP Tridente parte esta sexta-feira, 25 de Maio, da Base Naval de Lisboa para uma missão que durará cerca de três meses, com o objectivo de participar no “War of 1812 – FleetEx” - exercício aeronaval que decorrerá na costa leste dos Estados Unidos, ao largo de Norfolk, entre 19 e 29 de Junho, e que contará com mais de vinte navios e aeronaves de oito países.

ESTA SEXTA-FEIRA, 25 DE MAIO, NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

CONFERÊNCIA: O financiamento de projectos inovadores de investigação do mar

O principal objectivo da Política Marítima Integrada para a União Europeia [COM(2007) 575] consiste em maximizar a exploração sustentável dos mares e oceanos, sem pôr em causa o crescimento da economia marítima e das regiões costeiras. Neste contexto é fundamental que se estabeleçam plataformas de cooperação entre as universidades e as empresas para que sejam criadas soluções mais sustentáveis e competitivas nas cadeias de valor da inovação da economia do mar.

Marinha faz balanço muito positivo das comemorações do seu Dia

A Marinha registou uma elevada adesão às actividades de comemoração do Dia da Marinha, que este ano tiveram lugar em Almada, com a realização de várias ações culturais, desportivas e de lazer, e que tiveram o seu auge, no dia 20, com uma cerimónia militar, em Cacilhas.

Porto da Figueira da Foz cresce 12% no quadrimestre

De Janeiro a Abril de 2012, o Porto da Figueira da Foz registou 581.136 toneladas de mercadorias movimentadas, um crescimento de 12,11% (mais 62.752 toneladas) em relação a igual período de 2011 e de 12,11% (mais 99.109 toneladas) do que no período homólogo de 2010.
As exportações superaram as importações, constituindo 60,89% (353.810 toneladas) do movimento total. O total de importações foi de 227.327 toneladas, 39,12% do movimento total.

IPTM RESPONSÁVEL PELA COORDENAÇÃO TÉCNICA

Projecto COSTA-LNG apresentado em Gotemburgo

No âmbito do Dia do Mar e das Autoestradas do Mar, foi apresentado na manhã desta quarta-feira, em Gotemburgo, na Suécia, o Projecto COSTA-LNG.
O IPTM desempenha aqui um papel de relevo, assumindo a coordenação técnica do projecto, que visa a redução da emissão de gases poluentes no transporte marítimo. Criar condições que viabilizem a utilização de gás natural liquefeito (LNG) como combustível no transporte marítimo é o objectivo do Projecto COSTA-LNG.

Porto de Setúbal recebe visita da APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição

O Porto de Setúbal recebeu, no dia 17 de Maio, duas representantes da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, tendo por objectivo dar a conhecer as infraestruturas portuárias e os serviços oferecidos. A APED é uma associação patronal nacional que engloba as empresas que desenvolvem actividade retalhista de venda de produtos de grande consumo.

Porto de Sines recebeu aicep Capital Global

O Porto de Sines recebeu, recentemente, a vista da aicep Capital Global, liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, José Epifânio da Franca. Na reunião, a Presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, apresentou os factores críticos de sucesso do Porto de Sines, assim como a evolução dos principais indicadores de actividade que fazem desta infraestrutura portuária uma referência nacional. No encontro esteve também presente Francisco Nunes e Sá, Presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, empresa gestora da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines.

Delegação americana do Beacon Council visita o Porto de Sines

Uma delegação dos Estados Unidos da América visitou o Porto de Sines com o objectivo de conhecer as potencialidades desta infraestrutura portuária. Os participantes na visita são dirigentes do Beacon Council, uma agência oficial do Miami-Dade County que apoia o desenvolvimento económico da região, tendo como missão atrair investimentos geradores de emprego para a comunidade e, ao mesmo tempo, apoiar as empresas locais e os seus esforços de expansão.

Total: 4021