Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AFECTANDO A PRODUÇÃO PISCÍCOLA

Blooms de fitoplâncton ocorrem cada vez mais cedo

O pico do fitoplâncton está a ocorrer mais cedo, revela um estudo norte-americano publicado na revista Global Change Biology. Este facto pode provocar um desfasamento temporal na cadeia trófica em que o crescimento dos consumidores não será contemporâneo com o das microalgas, provocando uma diminuição na sua biomassa, que afectará posteriormente a produção piscícola.

CONCESSÃO DO EDIFÍCIO DO CAIS 3

APSS aceita manifestações de interesse

A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra SA, está a aceitar manifestações de interesse de potenciais investidores para a concessão do edifício do cais 3 ou parcelas, localizado entre a Doca de Recreio das Fontainhas e o Jardim da Beira-Mar, a poente dos Ferries, para a instalação de atividades relacionadas com o lazer, restauração/bar, lojas e esplanadas ou outras atividades ligadas ao mar e comerciais. Nesta fase, a manifestação de interesse não implica qualquer compromisso formal.

EM REUNIÃO NAS FINANÇAS

APOL questiona guias de transporte eletrónicas

As questões legais relacionadas com a certificação de programas informáticos para emissão de documentos de transporte foram o tema de uma reunião no Ministério das Finanças em Lisboa entre a presidente da direção da APOL – Associação Portuguesa de Operadores Logísticos e a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais. Três meses após a entrada em vigor do regime previsto na Portaria 22-A/2012, de 24 de janeiro levantaram-se dúvidas e perturbações nas relações entre operadores logísticos, seus clientes e autoridades fiscalizadoras/tributárias.

Porto de Setúbal ligado a Luanda

O operador de transporte marítimo Safmarine Containers Lines N.V., empresa do Grupo Maersk, está a ligar Setúbal a Luanda, com uma frequência quinzenal, através da linha de serviço regular "SAFMARINE MPV", que aceita o transporte de qualquer tipo de carga para quinze portos da costa ocidental africana, entre os quais cinco angolanos.

Movimentação no porto da Figueira da Foz cresce 6% no semestre

O porto da Figueira da Foz registou um crescimento de 6,05% no total de carga movimentada no primeiro semestre, movimentando um total de 897.426 toneladas de mercadorias, número acima do registo em período homólogo de 2011 (846.243 toneladas).
A Carga Geral foi a principal responsável para este crescimento, passando das 412.199 toneladas para as 502.645 ton.

Marinha salva 11 mergulhadores de embarcação à deriva

A Marinha portuguesa realizou terça-feira uma operação de salvamento de 11 mergulhadores de uma embarcação de recreio que se encontrava à deriva a uma milha náutica da Foz do rio Douro. A chamada de socorro foi recebida cerca das 20:15, com origem na embarcação de recreio "Barracuda", que dava conta da sua situação de emergência por se encontrar com um cabo enrolado no hélice e a afastar-se do local de mergulho.

Consórcio europeu prepara proposta no âmbito da Janela Única Marítima

A sede do IPTM recebeu, nos dias 4 e 5 de Julho, representantes de diferentes Estados Membros, para a preparação de um consórcio que irá apresentar uma proposta de um estudo à ‘call’ Multianual do Programa de Financiamento da Rede Transeuropeia de Transporte (RTE-T).
Esteve presente por parte de Portugal, para além de representantes do IPTM, a Autoridade Tributária e Aduaneira, com o estatuto de observador.

Movimento de carga no Porto de Faro cresceu 150% no primeiro semestre

Nos primeiros seis meses de 2012, o Porto de Faro movimentou cerca de 156 mil toneladas de mercadorias, o que representa um crescimento de 150% face a período homólogo de 2011. Este resultado enquadra-se num registo de crescimentos importantes, depois de no ano de 2011 ter registado um crescimento homólogo de 397%.
Com esta performance até meio do ano, é de esperar que o porto algarvio consiga alcançar a fasquia das 400 mil toneladas no final de 2012.
 

ALBUFEIRA

Campanha alerta banhistas para perigo da queda de arribas

Os veraneantes que frequentarem as praias de Albufeira no próximo mês e meio vão ser alertados para o perigo de derrocada de arribas, ao abrigo de uma campanha nas 25 zonas balneares do concelho, anunciou a câmara.
Sob o lema 'Proteja-se das Arribas', a campanha de sensibilização está a percorrer as praias do concelho com elementos da Proteção Civil, da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira e dos Escuteiros da cidade e de Paderne, que distribuem aos banhistas panfletos a advertir para o perigo de estarem debaixo de uma arriba.

PORTO DE LEIXÕES COM NOVO VALOR RECORDE DE MERCADORIAS

Mais de 8 milhões de toneladas de carga fazem o melhor semestre de sempre

O movimento de mercadorias no Porto de Leixões atingiu no primeiro semestre de 2012 um valor recorde de 8,3 milhões de toneladas, um crescimento de 2,1% face ao período homólogo de 2011, alicerçado no aumento de 14% das exportações realizadas a partir de Leixões.
As exportações via Porto de Leixões totalizaram neste primeiro semestre cerca de 2,5 milhões de toneladas de carga, tendo como principais mercadorias os produtos refinados/aromáticos, o ferro/aço, os paralelepípedos, o papel e as bebidas. Os destinos da carga exportada dividem-se entre Angola, Reino Unido, Marrocos, Argélia e os Estados Unidos da América.

PORTO DE LISBOA

Resultado líquido da APL aumentou 32% no semestre

A Administração do Porto de Lisboa (APL) registou, durante o primeiro semestre de 2012, um Resultado Líquido de 3 milhões de euros, o que representa um aumento homólogo de 32%. Para este incremento contribuiu a redução verificada nos Gastos Operacionais (-14,7 por cento) destacando-se os Fornecimentos e Serviços Externos com uma redução de 20,2 por cento face ao mesmo período de 2011.

Nova Associação Zarco nasceu na Gare Marítima da Madeira

A Gare Marítima da Madeira foi esta segunda feira o palco escolhido para a tomada de posse da nova associação Zarco, um centro de estudos de desenvolvimento e desporto, virado para a investigação, partindo do pressuposto que as actividades deportivas podem ser factor de desenvolvimento regional.

APDL E APVC

Nota de pesar pelo falecimento de Silveira Ramos

O Conselho de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões e da APVC – Administração do Porto de Viana do Castelo associa-se a este momento de pesar pelo falecimento do Eng. Fernando Silveira Ramos e presta homenagem a um técnico de grande prestígio que desde sempre esteve ligado a importantes obras portuárias.

Evacuação médica de três feridos do «MSC FLAMINIA» devido a explosão

A Marinha, através do seu Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou este domingo a evacuação médica de três cidadãos de nacionalidade filipina, que apresentavam vários ferimentos provocados por uma explosão a bordo do navio porta-contentores “MSC FLAMINIA”, que se encontrava acerca de 550 milhas náuticas (1018 Km) a norte da Ilha Terceira. Os pacientes foram transportados para o Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, onde deram entrada às 09 horas e 45 minutos.

Porto de Setúbal participa em exercício de protecção portuária

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA participou no exercício de Proteção Portuária, promovido pelo Oficial de Proteção da Instalação Portuária, envolvendo o Centro Coordenador de Operações de Proteção do Porto (CCOPP), realizado no dia 29 de junho, no Terminal da Secil no Porto de Setúbal.

Novo gabinete vai investigar acidentes marítimos

Os acidentes e incidentes marítimos vão passar a ser investigados por um novo gabinete que tem ainda a missão de formular recomendações sobre segurança marítima, segundo diploma agora publicado em Diário da República.
O Decreto-Lei n° 140 vem criar o Gabinete de Prevenção e de Investigação de Acidentes Marítimos (GPIAM), atribuindo a este serviço a missão de investigar os acidentes e incidentes marítimos, com a maior eficácia e rapidez possível, visando identificar as respectivas causas .

DE 14 A 18 DE OUTUBRO

APDL organiza missão comercial a Angola

A APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, está a organizar uma Missão Comercial do Porto de Leixões a Angola, que decorrerá de 14 a 18 de Outubro e que se destina a todas as empresas e entidades que constituem a Comunidade Portuária de Leixões.

ENVC

Venda dos Estaleiros de Viana concluída até Setembro

O processo de reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) deve estar concluído até ao final de Setembro. A garantia foi dada esta quinta-feira pelo ministro da Defesa, Aguiar Branco, no dia em que o conselho de ministros aprovou a reprivatização da empresa através da venda directa a um investidor que se torne accionista de referência.

ENVC

Autarca de Viana espera manutenção dos postos de trabalho

O presidente da câmara de Viana do Castelo aplaude o anúncio de que o Executivo vai reprivatizar os Estaleiros Navais. José Maria costa espera que os postos de trabalho sejam protegidos. Ouvido pela TSF, o presidente da câmara da Viana do Castelo disse esperar que o processo seja «bem sucedido», sublinhando que o importante nos estaleiros é a manutenção dos postos de trabalho.

«MSC Renee» em Sines na viagem inaugural

O Porto de Sines recebeu, no dia 9 de julho, mais um navio em viagem inaugural. O “MSC Renee”, construído nos estaleiros da Hyundai Heavy Industries, na Coreia do Sul, é um porta-contentores de última geração com capacidade para transportar 13.092 TEU, que apresenta um comprimento fora-a-fora de 366 metros, exigindo um calado máximo de 15,5 metros.

Total: 4123