Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




BBC

Corrida ao fundo dos oceanos

Nova corrida para revisita da Fossa das Ilhas Marianas: a 11 km de profundidade, veja o excelente trabalho da "BBC: News Science & Enviromental". AQUI.

PARCEIRA DA GOOGLE

Conheça a DOER MARINE

Fundada em 1992 como uma empresa de consultoria marítima. Em 1995, o âmbito e as capacidades da empresa em serviços de apoio a veículos telecomandados (VTC) e submersíveis cresceram, obrigando a uma capacidade de engenharia e operações completa.

SIMULAÇÃO DA EVOLUÇÃO DE DERRAME DO PAQUETE NAUFRAGADO

O acidente do Costa Concordia poderá transformar-se num desastre ecológico?

SIMULAÇÃO DA EVOLUÇÃO DE DERRAME DO COSTA CONCORDIA: O acidente do navio Costa Concordia poderá transformar-se num desastre ecológico? Esta é uma questão para a qual investigadores do Centro de Investigação em colaboração com a restante equipa internacional do projeto ARGOMARINE procuram dar respostas.

Porto de Faro cresce 1500% no primeiro trimestre de 2012

Durante o primeiro trimestre de 2012, o Porto de Faro movimentou 60.072 toneladas de carga em 15 navios, o que corresponde a um crescimento de cerca 1500% em relação ao período homólogo de 2011.
Dos produtos exportados, destaca-se a salgema, o cimento, a telha, o ferro e aço, e que tiveram como principais destinos a Argélia, Cabo Verde e Marrocos.

PORTO DE SETÚBAL

Linha Tarros reforçada com mais um destino

A Linha de Serviço Regular da Tarros ”Great Pendulum Service” que, recentemente, passou a ter de uma frequência semanal no Porto de Setúbal, em vez dos anteriores dez dias, com a afectação de mais um navio à linha, fruto da colaboração com a Arkas Line, adicionou agora à sua rotação o porto italiano de Génova.

TOTAL DE MERCADORIAS CRESCE 22%

Exportações com novo máximo histórico no Porto de Sines

O Porto de Sines fechou o 1.º trimestre de 2012 com um crescimento global de 22,2% no movimento de mercadorias relativamente a igual período do ano anterior. Nos primeiros três meses do corrente ano foram movimentadas 6,96 milhões de toneladas de mercadorias, com os principais segmentos de carga a registarem um comportamento muito positivo.

Presidente da APDL renuncia ao cargo e lamenta indefinição no sector

O presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), Matos Fernandes, renunciou ao cargo, lamentando "profundamente" a "ausência de decisões nas restantes empresas do sector". "A ambição de Leixões não é compatível com a indefinição de mandatos e a minha saída, voluntária, tem como objectivo garantir a nomeação de um novo conselho de administração a 21 de Maio", afirmou o gestor, em declarações escritas à agência Lusa.

DE 10 A 12 DE MAIO, NA EXPONOR

Temáticas centrais do Fórum do Mar já são conhecidas

São já oficiais as quatro grandes temáticas que dinamizarão o programa de conferências do Fórum do Mar 2012. O evento decorre de10 a 12 de Maio, na Exponor, e centrar-se-à nos temas: Tecnologias energéticas “offshore”; segurança marítima; internacionalização da economia do mar; cooperação inter-regional.

6500 escuteiros comemoraram no Porto de Peniche o dia de São Jorge

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, através da Junta Regional de Lisboa, promoveu no domingo, na cidade de Peniche, a sua Festa Anual integrada nas comemorações do Dia de S. Jorge – Patrono Mundial do Escutismo.
O evento, que incluiu a realizarão diversas actividades ao longo da Península de Peniche, contou com a colaboração do IPTM, da Câmara Municipal de Peniche, Capitania do Porto de Peniche, Bombeiros Voluntários de Peniche, Polícia Marítima, Polícia de Segurança Pública entre outras entidades.

LOGITRANS 2012

«Potenciar a logística como modelo de crescimento económico de Portugal»

“Há que potenciar a nossa localização geográfica e potenciar a logística como modelo de crescimento económico de Portugal”. As declarações são do Presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), Carlos Correia que no dia 18 de Abril encerrou a nona edição do Logitrans - Salão Profissional de Logística, Transportes, Equipamentos e Armazéns.

TOMADA DE POSIÇÃO DA APVC

Parque de estacionamento junto ao Gil Eannes

A APVC – Administração do Porto de Viana do Castelo divulgou tomada de posição na sequência de comunicado emitido pelo Sport Clube Vianense (SCV), em 19/04/2012, relativo ao denominado Parque de Estacionamento do Gil Eannes.

IberCoal inaugurou novas instalações no Porto de Sines

A IberCoal, empresa de origem norueguesa que opera na área de processamento, transformação e comercialização de carvão especializado para a indústria de ligas metálicas, inaugurou as novas infra-estruturas fabris, localizadas na área de jurisdição do Porto de Sines, num evento que contou com a presença do Embaixador da Noruega em Portugal, Ove Thorsheim.

IPTM NORTE E DOURO

Requalificação do Cais do Pinhão

No âmbito da melhoria de acolhimento e segurança dos clientes da via navegável, a delegação Norte e Douro do IPTM lançou o concurso que possibilitará a requalificação do cais do Pinhão, situado no concelho de Alijó, enquadradas estas intervenções no âmbito do Programa ON.2 - O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013), num investimento de cerca de 612.000 mil euros.

APSS

1ª AP a aprovar contas de 2011

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA foi uma das primeiras administrações portuárias a realizar, no passado dia 30 de Março, a Assembleia Geral com o accionista Estado. A reunião, que decorreu no edifício sede da APSS onde foi aprovado o Relatório de Gestão e Contas de 2011, cumpriu, desta forma, o prazo legalmente definido.

Porto de Lisboa espera continuar a crescer este ano

Os responsáveis do Porto de Lisboa estão optimistas. Acreditam que existe maior competitividade e que as exportações vão contribuir para um aumento da carga movimentada. Os investimentos realizados têm sido fundamentais para colocarem o Porto de Lisboa ao nível dos melhores dos seus congéneres europeus.

QUINTA E SEXTA-FEIRA, 19 E 20 DE ABRIL

ISCIA promove VII Encontro Nacional de Riscos

O auditório do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) recebe, estas quinta e sexta-feira, o VII Encontro Nacional de Riscos e I Fórum, numa organização conjunta entre o ISCIA e a Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança.
O Secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d’Ávila, preside à Sessão Inaugural deste evento, marcada para as 9.30h.

HOJE, NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

"O significado da celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”, “As Nossas Paisagens Litorâneas: O Património Geológico Costeiro do Continente”, e ”As Paisagens do Tejo” são as palestras agendadas para hoje na Sociedade de Geografia de Lisboa, integradas em sessão comemorativa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

RUMO: GUINÉ-BISSAU

Corveta Baptista de Andrade na Madeira

A corveta Baptista de Andrade, da Força de Reacção Imediata (FRI) para um eventual resgate de portugueses da Guiné-Bissau fez esta terça-feira uma escala de duas horas no Porto do Caniçal, na Madeira, para reabastecimento logístico. Terminado o reabastecimento, a corveta prosseguiu a sua missão junto da FRI que inclui ainda uma fragata e um avião P-3 Orion.

CMA-CGM inicia serviço no Porto de Sines

O primeiro serviço da CMA-CGM no Porto de Sines teve início dia 13 de abril com a escala do navio “Jumme Trader” no Terminal XXI, onde movimentou 1.651 TEU. A recepção do primeiro navio da CMA-CGM, o terceiro armador mundial de contentores, reveste-se da maior importância no processo de desenvolvimento comercial do Terminal XXI, ocorrendo alguns dias depois da inauguração das obras de expansão deste terminal, em cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro.

2011

Movimento de mercadorias nos portos portugueses atingiu maior valor de sempre

O movimento de mercadorias nos sete principais portos do Continente atingiu, no ano passado, cerca de 66,8 milhões de toneladas. O que correspondeu a um aumento de 2,8%, face ao exercício anterior, tendo constituído o maior valor anual de sempre. O comportamento foi positivo nos portos de Leixões, Lisboa, Sines e Figueira da Foz. No segmento dos contentores, o aumento foi ainda mais significativo (11%), sendo positivo em todos os portos, de acordo com os dados do Instituto Portuário dos Transportes Marítimos.

Total: 3523