Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Talento com Fibra | Desafio Mar

O Talento com Fibra é uma iniciativa da Portugal Telecom que desafia a tua inovação e empreendedorismo e que premeia as melhores ideias!
Esta iniciativa, que desafia a tua criatividade sob o tema Desafio Mar, decorre de maio a outubro de 2013 e convida-te a enviares propostas para a criação de empresas relacionadas com a Economia do Mar.

DN MAR - MIGUEL REAL, ESCRITOR

O turismo de mar deve revelar a nossa identidade

Para o escritor e também professor Miguel Real, o turismo ligado ao mar "devia ser uma aposta estratégica da economia nacional", considerando que para tal o País deverá tirar proveito da sua história e impulsionar o lazer de forma original.

DN MAR - CHAKALL, CHEFE DE COZINHA

O mar é a arma contra a crise

"Portugal e o mar estão completamente unidos". Estas são as palavras de Chakall, chefe de cozinha conhecido de todos os portugueses, afirmando que tal ligação pode ser mais uma "arma" para a saída da crise de Portugal.

Dragagens de manutenção na Doca de Recreio de jusante do Porto de Viana do Castelo

A APVC, S.A. vai iniciar a realização de uma dragagem de manutenção de fundos na Doca de Recreio de Jusante, visando o desassoreamento da Marina e a reposição das condições operacionais de acesso e manobra das embarcações de recreio.

Turcos revelam interesse pelos componentes automóveis e portos

O presidente da AICEP, Pedro Reis, diz que os empresários que vieram na comitiva de Abdullah Gül, manifestaram inclinação para aprofundar o conhecimento objectivo nos sectores dos "componentes de automóveis e portos".

Golfinhos vistos em Carcavelos

Um grupo de dezenas de golfinhos foi avistado domingo junto da praia de Carcavelos, no concelho de Cascais. Uma melhor qualidade da água nas praias da Linha do Estoril surge como uma das hipóteses para a presença, cada vez mais frequente, destes animais junto da costa.

Alentejo chega à Europa via Setúbal

O Terminal Termitrena do Porto de Setúbal recebeu, a 2 de maio, a primeira escala europeia do mais recente navio do armador Bertling Galicia Shipping, batizado com o nome português “Alentejo”. O navio, agenciado pela Seteshipping e operado pela Setefrete, carregou 30 mil toneladas de clinker da Cimpor, com destino ao porto de Suape, no Brasil.

Delegação de Empresários da Turquia visitou o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, esta segunda-feira, 6 de Maio, uma comitiva de empresários da Turquia com o objetivo aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento e as potencialidades oferecidas por esta infraestrutura portuária. Esta delegação, que integra a comitiva da visita oficial do Presidente da República daquele país a Portugal, identificou Sines como um dos locais a visitar com vista à promoção do comércio entre os dois países.

Actividade portuária espanhola cai 7%

O balanço da actividade portuária em Espanha no primero trimestre deste ano foi negativa. No total, o tráfego de mercadorias por via marítima decresceu 7%.

DE 20 A 24 DE MAIO

AIDA promove missão empresarial a Marrocos

No âmbito do Projecto INTERNACIONALIZAR + aprovado ao abrigo do QREN, a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, encontra-se a preparar uma Missão Empresarial Marrocos - Casablanca, para o período de 20 a 24 Maio de 2013.

BUSCA E SALVAMENTO NOS MARES

Os «Anjos dos Céus»

Reportagem especial da autoria de Pedro Miguel Costa sobre os 35 anos da Esquadra 751.São já perto de 2.800 vidas salvas, com muitos riscos pelo meio.

ADFERSIT debate futuro dos terminais de contentores em Portugal

"Terminais de Contentores em Portugal: Que Futuro como Polos de Desenvolvimento do País?" é a questão central de mais uma conferência da ADFERSIT que se vai realizar a 14 de maio, em Lisboa, inserida no Ciclo de Conferências "Conectividade e Competitividade".

LOGITRANS

A internacionalização pela exportação: Angola, Marrocos, Polónia e Turquia

A IFE – International Faculty for Executives e a revista Logística & Transportes Hoje organizam a 10.ª edição do LOGITRANS - Salão Profissional de Logística, Transportes, Equipamentos e Armazém, nos dias 15 e 16 de Maio, no Centro de Congressos do Estoril. Esta edição tem como tema a internacionalização pela exportação e serão quatro os países convidados: Angola, Marrocos, Polónia e Turquia.

HIPPOTRIP

Em Lisboa há autocarros no rio

Se vir por estes dias um "autocarro" a navegar rio Tejo acima, rio Tejo abaixo, olhe melhor. É que a ideia que Frank Lewis Alvarez teve em 2005 - enquanto fazia um MBA em Harvard - foi finalmente posta em prática.
Os primeiros negócios de turismo anfíbio começaram a aparecer em 1994 e a ideia de criar um projeto do género em Portugal nunca foi posta de parte.

CÉLIA RODRIGUES

Faz parte dos nossos hábitos culturais comer peixe

Célia Rodrigues faz questão de sublinhar que somos o quarto maior consumidor de peixe do mundo. "Consumimos 60 quilos de peixe per capita anual, quando a média comunitária são 24 quilos aproximadamente", explica ao DN esta engenheira de produção animal.

Acabaram-se os piratas na Somália?

As notícias dizem que sim, os títulos são taxativos, não há ponto de interrogação. Boas notícias, caso se confirme o fim do flagelo. O optimismo radica no facto do último sequestro de navios ao largo da costa da Somália ter ocorrido há quase um ano (12 de Maio de 2012).


 

EURICO REIS

É altura de aproveitar todos os recursos do País

Para Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), a solução para a atual "situação desastrosa" do País passa pelo "máximo aproveitamento dos recursos", afirmando que "o mar é um recurso que não temos explorado".

FERROVIA E EXPORTAÇÕES EM DESTAQUE

Abril foi o melhor mês de sempre no Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro ultrapassou pela primeira vez, em Abril, a barreira das 400.000,00 toneladas, movimentando 419.985,25 toneladas de mercadorias, passando este a ser o seu melhor mês de sempre.
“São números que nos deixam bastante satisfeitos, sinal de um crescimento sustentado, com um desempenho importante nas exportações. Importa frisar o excelente contributo que a ferrovia tem dado” – assinala José Luís Cacho.

NUNO VIEIRA E BRITO

Turismo ligado ao mar é um motor da economia

Para Nuno Vieira e Brito, secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, o turismo e a gastronomia mantêm uma ligação direta.

Porto da Figueira da Foz pela primeira vez acima do meio milhão de toneladas num trimestre

Pela primeira vez na história, o porto da Figueira da Foz ultrapassou a fasquia das 500 mil toneladas movimentadas num trimestre, feito alcançado nos três primeiros meses deste ano, quando processou 521 mil toneladas.

Total: 4083