Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTOS

Transporte de mercadorias caiu 6,3% no terceiro trimestre

O movimento de mercadorias nos portos nacionais diminuiu 6,3% no terceiro trimestre, sendo a queda ainda mais acentuada em Setembro, com uma descida de 18,5% no volume de carga movimentada, devido ao efeito da greve dos estivadores.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a redução de tráfego de 8,4% no terceiro trimestre, face ao período homólogo, reflectiu-se na variação negativa da dimensão das embarcações entradas (-3,7%) e no movimento de cargas (-6,3%), que atingiu 16,8 milhões de toneladas.

ALERTA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE LISBOA:

Podem faltar bens de Natal nas lojas este ano

A Associação Comercial de Lisboa alerta que há bens de Natal que podem este ano não chegar às lojas. Em causa a greve dos estivadores nos portos de Lisboa e Setúbal, prolongada até dia 17 de Dezembro. Os trabalhadores dos portos contestam o novo regime jurídico do trabalho portuário que deve ser aprovado na próxima quinta-feira do Parlamento. Para esse dia está marcada uma concentração.

GREVES PORTUÁRIAS

Governo fixa serviços mínimos para o período que vai até 5 de Dezembro

O Governo fixou esta terça-feira serviços mínimos para a greve nos portos de Lisboa e Setúbal, que se inicia na quarta-feira e se prolonga até 05 de dezembro, na sequência do falhanço das tentativas de acordo entre operadores e sindicatos. Segundo o Ministério da Economia, "esta decisão visa mitigar os efeitos prejudiciais para a economia da greve naqueles portos e surge na ausência de um acordo entre os operadores e as estruturas sindicais que entregaram os pré-avisos da paralisação".

NO PORTO DE SETÚBAL

Portucel Soporcel estima crescimento

O grupo Portucel Soporcel espera chegar aos 31.000TEUS à exportação, movimentados a partir do porto de Setúbal, avançou Gonçalo Vieira, director de logística da empresa, durante a conferência “Logística e Distribuição na Região de Setúbal”, organizada pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

Marinha abre concurso para licenciados até 27 anos de idade

Está aberto concurso, até ao dia 07 de dezembro, para admissão de voluntários para a prestação de serviço em regime de contrato na Categoria de Oficial Técnico Superior Naval (TSN) e Oficial Técnico Naval (TN) com licenciaturas em diversas áreas.

Empresa portuguesa recruta pessoal para cruzeiros

O grupo português Cotandre, vocacionado para a prestação de apoio a outras empresas e outras entidades relacionadas com o mundo marítimo, está a recrutar pessoal para trabalhar em navios de cruzeiro. A companhia procura empregados de mesa e de quarto e cozinheiros com o objetivo de reforçar as suas equipas.
 

APELO AO DIÁLOGO LANÇADO UMA VEZ MAIS

Comunidade Portuária de Aveiro alerta para «efeitos assaz perniciosos» das greves

A Direção da Comunidade Portuária de Aveiro (CPA) vem, publicamente, dar a conhecer os esforços que por sua iniciativa têm vindo a ser feitos no sentido de contribuir para que seja ultrapassada a situação insustentável que começa a sentir-se no Porto de Aveiro, fruto de uma estratégia continuada e concertada de greves dos trabalhadores do setor portuário, com incidência mais relevante no pessoal de estiva.

TOTALIZANDO 126 DIAS DE PARALISAÇÕES

Greve em alguns portos continua até 17 de Dezembro

O Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e do Sul de Portugal entregou novo pré-aviso de greve para o período entre as 8 horas do dia 10 de dezembro e as 8 horas do dia 17, traduzindo-se isto em mais oito dias de paralisações face ao anunciado anteriormente.

Sines e Leixões ajudam Governo no braço-de-ferro com estivadores

Sines e Leixões têm aguentado as exportações, escoando as cargas dos portos em greve. O Governo tem, por isso, a vida facilitada até à aprovação da nova lei do trabalho portuário e bastar-lhe-á que o PS se abstenha.

Gestão do porto de pesca de Viana poderá ser concessionada em 2013

A Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC) admite concessionar a gestão do porto de pesca da cidade no próximo ano, depois de concluída a construção da nova doca.
"O que queremos é concessionar o porto de pesca a uma entidade do setor, que possa fazer melhor do que nós. Gostaria que isso acontecesse em 2013, é uma possibilidade, temos trabalhado nisso", admitiu à agência Lusa Vasco Cameira, administrador da APVC.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Hasta Pública para regularização de terreno

Vai realizar-se uma Hasta Pública para regularização de uma parcela de terreno na Morraceira à cota 5 m (Z.H.), com cerca de 32000metros cúbicos de inertes provenientes de dragagens e dos muros de retenção dos mesmos. A Hasta Pública terá lugar na sede da empresa, no dia 11 de dezembro de 2012, pelas 11h00m. O Processo pode ser descarregado aqui.

Estivadores estrangeiros aderem ao protesto de quinta-feira

Na quinta-feira, dia em que vai ser votada na generalidade a nova lei sobre o regime jurídico do trabalho portuário, os estivadores vão para a frente da Assembleia da República protestar contra a medida. O presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, Vítor Dias, disse ao PÚBLICO que o objectivo é tentar “abrir uma janela de oportunidade para o assunto ser discutido” com os trabalhadores, já que nos dias seguintes a lei será discutida e aprovada na especialidade.

Porto de Sines no 22.º Congresso das Comunicações da APDC

A Administração do Porto de Sines (APS) marcou presença no 22º Congresso das Comunicações da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 21 e 22 de Novembro. João Franco, Administrador da APS, foi um dos oradores do painel “As TIC e o Mar”, num certame cujo tema central foi “Um Mar de Oportunidades”.

CONGRESSO «ÂNCORA - O MAR COM OS PÉS ASSENTES NA TERRA»

Apresentações, fotos e vídeos disponíveis na web

Já se encontram disponíveis, no site do Fórum Empresarial da Economia do Mar, as apresentações, fotos e vídeos do Congresso "Âncora - o mar com os pés assentes na terra", realizado dia 22 de Outubro.
REPORTAGEM DETALHADA PARA VER AQUI

Autoridade Marítima detém e aplica medidas por infracção a esquema de separação de tráfego de navio cipriota

Na sequência de um ilícito praticado em agosto, ao regime jurídico dos Esquemas de Separação de Tráfego (EST), o navio porta-contentores de bandeira cipriota “SKIRNER”, com armador de nacionalidade alemã e comandante de nacionalidade ucraniana, ficou retido no Porto de Sines nos dias 22 e 23 de Novembro.

Movimentação de Camiões e Carga no Porto de Leixões

Nos últimos dois meses o Porto de Leixões registou um acréscimo súbito e significativo na movimentação de cargas, devido às greves que se têm verificado noutros portos nacionais.
Apesar do esforço que o Porto de Leixões e, em particular, todas as entidades que operam nesta infra-estrutura portuária têm dedicado a esta situação extraordinária, é facto que o volume de entrada de viaturas (mais 10.000 camiões do que a média mensal de 30.000) tem causado algum transtorno aos utilizadores do porto.

VASCO CAMEIRA:

Exportações a partir do Porto de Viana devem crescer entre 8 a 10% este ano

O Porto de Viana do Castelo deverá registar, no final de 2012, um crescimento nas exportações entre os 8 e os 10%, o que significará o segundo ano consecutivo de crescimento de carga para exportação nesta infra-estrutura portuária. Recorde-se que em 2011 o porto movimentou meio milhão de toneladas, com 55% para exportação.

ANTÓNIO NABO MARTINS:

Portos são muito importantes para a CP Carga

António Nabo Martins, Responsável da Área de Transporte Combinado e Internacional da CP Carga, foi um dos oradores convidados pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) para intervir no segundo painel da Conferência 'Logística e Distribuição na Região de Setúbal'.

GREVES NOS PORTOS COMEÇARAM HÁ 102 DIAS

Mais um prolongamento

O Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e do Sul emitiu novo pré-aviso de greve, desta feita para o período de 5 a 9 de dezembro, prolongando desta forma a paralisação por mais quatro dias. Recorde-se que o conflito laboral estende-se desde meados de agosto.

ESPANHA

Governo, patronato e sindicatos defendem a actual Lei de Portos em Bruxelas

“Puertos Del Estado” anunciou que vai solicitar à Comissão Europeia a prorrogação do prazo, de molde a poder apresentar antes do Natal novos argumentos a favor do actual modelo de estiva espanhol.
A informação é do “EL VIGIA”.

Total: 3768