Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTE SÁBADO

MINISTRA DO MAR NA ASSINATURA DA EXTENSÃO DO CONTRATO DE CONCESSÃO DO TERMINAL XXI DO PORTO DE SINES

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará este sábado, dia 12 de outubro, pelas 12h30, na cerimónia de assinatura do 5.º Aditamento ao Contrato de Concessão do Terminal XXI do Porto de Sines, entre a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a PSA Sines, que permitirá uma nova fase de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines.

Sines vai ficar ligado por cabo submarino a Fortaleza, no Brasil

Com a primeira transmissão de dados prevista para o final de 2020, a instalação de um cabo submarino transatlântico, num investimento de 170 milhões de euros, vai ligar Sines (Europa) a Fortaleza (Brasil).

Esta infraestrutura, denominada Ellalink, será implementada no âmbito do projeto BELLA (Building European Link to Latin America), que agrega as redes de ciência europeia e sul-americana, e é financiado pela Comissão Europeia e por fundos privados. O cabo submarino passará ainda por Cabo Verde e pela ilha da Madeira, instalando uma capacidade de transmissão de dados de 73 terabits por segundo.

ATÉ SÁBADO, NA TECHDAYS AVEIRO 2019

Porto de Aveiro e CPA apresentam «Piloto de Sistema de Controlo de Passagem de Nível 5G»

O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro marcam presença na TECHDAYS AVEIRO 2019, que decorre até sábado. O Projecto 5G para a ferrovia é, a par da Janela Única Logística, um dos destaques desta presença num evento em que a APA S.A. e a CPA surgem como "Silver Sponsors".
O Projeto 5Growth, parte integrante da terceira fase da Iniciativa Parceria Público-Privada de Infraestrutura 5G do Horizonte 2020, visa capacitar as indústrias verticais com soluções 5G automáticas e inteligentes.
 

Congresso da APAT reflecte sobre desafios da actividade transitária e lança o mote: «Impossível é nada»

O evento decorre em Portimão, sexta e sábado, dias 11 e 12, reunindo, mais uma vez, a nata do sector logístico e empresarial de Portugal, contando com um elenco de temas actuais que visam espoletar o debate, a reflexão e a compreensão da actividade transitária num contexto de metamorfoses induzidas pela Inovação e Economia Digital.

Porto das Lajes das Flores reaberto ao tráfego local

O Capitão do Porto de Santa Cruz das Flores anunciou esta quarta-feira, 9 de Outubro, que o porto comercial das Lajes das Flores abriu à navegação, de forma condicionada, permitindo assim a navegação diurna aos navios de tráfego local.

O porto comercial das Lajes das Flores é assim reaberto à navegação a navios com um máximo de 60 metros de comprimento e quatro metros de calado, após a passagem do Furacão Lorenzo, que deixou um rasto de destruição nas infraestruturas portuárias e nos acessos ao porto.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES NA M24 | PARA OUVIR EM PODCAST

Lançamento do Projecto-piloto da Janela Única Logística (JUL)

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24 assistiu ao lançamento do projecto-piloto da Janela Única Logística (JUL), no Porto de Sines, e ouviu alguns dos intervenientes sobre esta nova plataforma que gradualmente será estendida aos restantes portos nacionais.
O 'primeiro piloto' foi lançado, em abril deste ano, nos portos da região Autónoma da Madeira, vocacionado para a gestão das escalas de navios nos portos sob administração da APRAM, enquanto que o 'segundo piloto', apresentado no final de setembro, no Porto de Sines, apresenta novidades ao nível da ferrovia.

Promulgado diploma que passa Doca da Marinha para o domínio da Câmara de Lisboa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta segunda-feira o diploma que passa para o domínio da câmara de Lisboa a Doca da Marinha, onde irá ser construído um novo espaço de lazer.

“O Presidente da República promulgou [..] o diploma que estabelece a desafetação do domínio público militar e hídrico do imóvel denominado ‘Doca da Marinha’, com vista à sua integração no domínio público municipal, e integra o imóvel denominado ‘Doca de Santos’ no domínio público militar”, lê-se numa nota divulgada no ‘site’ da Presidência da República.

Operação logística de elevada complexidade decorre até Janeiro de 2020

Porto de Lisboa recebe 8.600 toneladas de Carril para a IP

O Porto de Lisboa vai receber 8.600 toneladas de Carril 54E1, adquiridas pela IP, destinadas à reabilitação e manutenção da Rede Ferroviária Nacional. O carril transportado desde Itália até Portugal por via marítima, será entregue faseadamente e envolve uma operação logística de elevada complexidade, que se realiza a partir do Terminal Multiusos do Beato (TMB), na Plataforma Oriental do Porto de Lisboa.

AÇORES

Cerca de 70% da área do terrapleno do Porto das Lajes das Flores já está limpa

Os trabalhos de limpeza e remoção dos destroços do Porto das Lajes das Flores, resultantes dos danos causados pela passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, tiveram início na quinta-feira, 3 de Outubro, estando actualmente já limpa 70% da área do terrapleno.

EDIÇÃO N.º 109

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Setembro 2019

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 109. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Porto de Aveiro continua a bater records

O movimento acumulado do Porto de Aveiro no período de janeiro a agosto de 2019 foi de 3 733 053 toneladas, valor que constitui novo máximo no que diz respeito ao tráfego de mercadorias neste período do ano. O anterior máximo, estabelecido em 2018, foi ultrapassado em 1.98%.

AÇORES

Governo regional atribuiu meio milhão de euros para estudos e consultadoria de dois portos

O Governo Regional acaba de atribuir mais de meio milhão de euros para “serviços de consultadoria, estudos e projectos relacionados com o desenvolvimento do porto da Praia da Vitória e do terminal de passageiros do porto de São Roque do Pico, assim como a cooperação entre ambas as partes no âmbito dessa promoção”.
A determinação vem publicada no Jornal Oficial, num despacho assinado pela Vice-Presiência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial e Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas.

AÇORES

Porto das Lajes das Flores deverá ser aberto à navegação «muito em breve»

O Governo Regional dos Açores prevê que o Porto das Lajes das Flores, destruído pelo furacão "Lorenzo", possa ser aberto à navegação "muito em breve", tendo sido já limpa "70% da área do terrapleno". "Tendo em conta os trabalhos já desenvolvidos, estima-se que, muito em breve, o Porto Comercial das Lajes das Flores possa ser aberto à navegação, pelo menos para navios até 60 metros e calado até cinco metros", adianta o executivo açoriano, numa nota de imprensa.

AÇORES

Projecto JUL partilha informação sobre portos nacionais

As infraestruturas portuárias dos Açores vão ser integradas, em 2020, no projecto nacional Janela Única Logística (JUL), que pretende criar uma plataforma digital comum com informações destinadas aos diferentes operadores logísticos.
O ponto da situação do projeto JUL, que já está a ser implementado em alguns portos no continente, foi efetuado em sessões realizadas, esta semana, no Faial, Terceira e São Miguel, destinadas à comunidade portuária.

AÇORES

Marinha mostra primeiras imagens subaquáticas do Porto das Lajes

A Marinha Portuguesa divulgou, este sábado, as primeiras imagens subaquáticas do Porto das Lajes, registadas pelo navio NRP Setúbal, que se encontra em missão no arquipélago dos Açores.

Em comunicado, a Marinha informa que "o NRP Setúbal, que se encontra em missão no arquipélago dos Açores, navegou para a Ilha das Flores esta sexta-feira para auxiliar nos trabalhos de recuperação do Porto das Lajes e prestar apoio logístico, após a passagem do furacão Lorenzo".

Yilport Leixões cresce 11,1% nos primeiros sete meses de 2019

O Terminal de Contentores de Leixões, gerido pela Yilport Leixões, voltou a reforçar a sua quota de mercado, avaliados que estão os primeiros sete meses de 2019. No período Janeiro-Julho, a infra-estrutura do Porto de Leixões movimentou 408 317 TEU, um registo que ultrapassa, em mais 11,1%, o desempenho registado no mesmo período do ano transacto.

Lorenzo arrasou Porto das Lajes

Será preciso projectar «um porto novo», diz Miguel Costa

O arquipélago dos Açores foi fortemente atingido pelo furacão Lorenzo, e um dos principais visados foi o porto comercial das Lajes das Flores, o principal centro de abastecimento do grupo ocidental da região – na ressaca da passagem do Lorenzo, o porto ficou arrasado.

Segundo Miguel Costa, presidente da entidade Portos dos Açores, responsável pela gestão das estruturas portuárias açorianas, será mesmo necessário «projectar um porto novo». Deixando um rasto de destruição, o Lorenzo forçará o realojamento de mais de 50 pessoas. Entre as nefastas consequências está também a possibilidade de estar em risco o abastecimento das ilhas do grupo Ocidental, Flores e Corvo.

Porto de Sines e ZILS em conversações com Canal do Suez para cooperação no âmbito da JUL e JUP

O Porto de Sines e a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) iniciaram conversações com o Canal do Suez no sentido de promover a cooperação tecnológica e prestação de serviços com base nos sistemas portugueses JUP -Janela Única Portuária e JUL -Janela Única Logística por um lado, e os negócios, com ênfase na logística intercontinental de produtos agrícolas e alimentares por outro.

Governo dos Açores avalia estragos provocados pelo furacão Lorenzo em portos de pesca e zonas costeiras

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através das direções regionais das Pescas e dos Assuntos do Mar, já começou a fazer o levantamento, ilha a ilha, dos danos causados pela passagem do furacão Lorenzo nos portos de pesca e nas zonas costeiras.

O Secretário Regional do Mar salientou que, no que respeita a portos e infraestruturas de apoio à pesca, foi na ilha das Flores que se constataram “mais prejuízos, com o Porto das Lajes a necessitar de obras profundas”, assegurando que estão a ser planeadas “várias intervenções de apoio a todos os pescadores açorianos afetados pelo furacão”.

FURACÃO «LORENZO» | COM VÍDEO

Único porto comercial das Flores ficou completamente destruído

A força do mar destruiu aquele que é o único porto comercial da ilha das Flores, nos Açores, por onde chegam alimentos e combustíveis. A destruição provocada pela passagem do furacão Lorenzo foi captada pelo enviado especial da SIC, André Palma.

Total: 4030