Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Leixões e Setúbal fixam novos records de volume de TEU no período Janeiro-Setembro

Os portos de Leixões e de Setúbal seguem de vento em popa no que à movimentação de contentores diz respeito: segundo os dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), os dois portos voltaram a fixar recordes no segmento (registando volumes de TEU mais altos de sempre em Janeiro-Setembro) assim dando um contributo significativo para a recuperação dos volumes globais do sistema portuário nacional.

Instituições Europeias: Concurso público na área da economia azul

O Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) lançou um concurso público na área da economia azul: o "2020 Blue Economy Window - BlueInvest Grants", que conta com um montante total de 20 milhões de euros.

A call para o Blue Economy Window - BlueInvest Grants está aberta de 12 de novembro de 2020 até 16 de fevereiro 2021

Porto de Sines reforça liderança e alcança «quota maioritária absoluta» de 50,5%

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) divulgou os resultados da movimentação de cargas nos portos do Continente no período Janeiro-Setembro de 2020: o Porto de Sines reforçou a sua liderança nacional, alcançando uma «quota maioritária absoluta» de 50,5%.

Grupo de trabalho estuda soluções para avarias na ponte móvel de Leixões

Na sequência das avarias ocorridas na Ponte Móvel de Leixões e da repercussão pública que esta circunstância tem vindo a causar, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) dá nota pública do rigoroso cumprimento dos contratos de manutenção com empresas da especialidade e da realização de vistorias semanais ao funcionamento da ponte móvel.

NUNO ARAÚJO:

«Vamos fazer o maior investimento do sector marítimo dos últimos anos»

«Vamos fazer o maior investimento do sector marítimo dos últimos anos, no total de 147 milhões de euros», afiança Nuno Araújo, Presidente da APDL, realçando que os investimentos em curso visam «aumentar a sua competitividade, contribuindo para criar soluções logísticas de apoio à indústria». O plano de investimentos, frisou, passa «pela transição energética e pela digitalização». A intenção, explica, é «aumentar a digitalização do nosso negócio, através de investimento partilhado, mobilizado pela autoridade portuária».

Comboios de 740 metros: a chave para obter uma maior competitividade «a curto prazo»

O painel ‘A interoperabilidade ibérica e europeia. O Corredor Atlântico’, que integrou o 14º Congresso da ADFERSIT, debateu a ferrovia e as questões prementes ligadas à interoperabilidade. Carlos Vasconcelos, administrador da Medway, voltou a enfatizar a implementação de comboios de 740 metros como uma das chaves para uma maior competitividade do sector ferroviário de mercadorias já no presente.

Ministro dos Transportes de França visitou Torre VTS do Porto de Lisboa

O Ministro dos Transportes de França, Jean-Baptiste Djebbari, visitou, a 12 de novembro, o Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo e Segurança, instalado na Torre VTS do Porto de Lisboa, em Algés.

Da comitiva faziam parte Charlotte Bulliard, assessora diplomática, Florence Mangin, Embaixadora de França em Portugal. A comitiva portuguesa foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, estando presentes ainda por parte do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, a sua Presidente Lídia Sequeira e o Vogal José Castel-Branco.

Porto de Sines vai apostar nos granéis sólidos e em captar «mais carga de hinterland»

O painel ‘A Importância do Hub Portuário na Competitividade da Economia Portuguesa’ marcou o segundo dia do 14º Congresso da ADFERSIT – José Luís Cacho foi um dos participantes; a sua intervenção focou-se na análise dos novos desafios do Porto de Sines, que, ressalvou, se encontra em mudança de ciclo. O fim da vertente energética tradicional força o porto a focar-se em novas cargas em buscar novos modelos de sustentabilidade para que o crescimento se prolongue no tempo. O agro-negócio está entre as prioridades, assim como a captação de mais «carga de hinterland».

Proposta de Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 apresentada ao CES

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, apresentou no dia 10 ao Conselho Económico e Social a proposta de Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, que está em consulta pública até 16 de novembro

Entrevista a Helena Vieira, Directora Geral da Política do Mar

Helena Vieira defende que as oportunidades são imensas no sector do mar e oceanos, sem esquecer que é preciso acompanhar as mudanças tecnológicas num sector que necessita de cada vez mais mão de obra, conhecimento e desenvolvimento tecnológico.

BUSINESS2SEA

Cluster do mar debate recuperação e financiamento da Economia Azul

A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade responsável pela gestão do Cluster do Mar Português, e a Fundação CETMAR – Centro Tecnológico do Mar da Galiza, vão promover a 10ª edição do evento internacional Business2Sea, entre os dias 16 e 20 de Novembro. Em formato integralmente virtual e de participação gratuita.

Medway e Galp estabelecem parceria para transporte de GNL a partir do Porto de Sines

A parceria tem como objectivo o transporte de gás natural liquefeito (GNL) a partir da infraestrutura portuária de Sines. O contrato, a ser assinado esta semana, “prevê o transporte anual de 800 contentores, a partir de Sines, para as diversas Unidades de Armazenamento Gaseificado (UAG’s) que se encontram maioritariamente a norte da região do Douro”.

APDL reuniu Conselho de Navegabilidade do Douro onde apresentou as opções para o futuro

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) reuniu, esta quarta-feira, 11 de novembro, pelas 15h00, o Conselho de Navegabilidade do Douro para debater questões relacionadas as opções futuras de investimento para, de forma sustentável e procurando reduzir a pegada ecológica, dar resposta às necessidades que o desenvolvimento da atividade impõe.

Presidente da Portos dos Açores deixa o cargo no final de Novembro

O Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, Miguel Costa, anunciou esta quarta-feira que vai renunciar ao cargo, que abandona no final deste mês, para assumir o seu lugar de deputado regional.

Numa nota publicada na sua página de Facebook, Miguel Costa informa que irá abdicar da posição que assumiu em outubro de 2018, uma decisão que diz ter tomado "em consciência, com o mesmo sentido de responsabilidade" com que assumiu o cargo.

Programa Crescimento Azul tem 10,3 M€ para apoiar projectos inovadores na Economia Azul

A Direcção-Geral de Política do Mar (DGPM), sob a tutela do Ministério do Mar, aprovou 10,3 milhões de euros para o financiamento de 26 projectos no âmbito dos Avisos 1 e 3, dedicados ao “Desenvolvimento de Negócios, Inovação e PME” do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-21. Este investimento visa financiar directamente a criação de valor e o crescimento sustentável na Economia Azul em Portugal.

AÇORES

8 novos empilhadores para os portos de Ponta Delgada, Praia da Vitória e Velas

A Portos dos Açores, S.A. acaba de adjudicar a aquisição de oito empilhadores telescópicos, equipamentos de trabalho portuário que deverão ser entregues pelo respetivo fornecedor e entrar em atividade ao longo do ano de 2021 nas infraestruturas das ilhas São Miguel, Terceira e São Jorge.

INVESTIMENTO NA DESCARBONIZAÇÃO DO PORTO DE LISBOA

Batelão SILOPOR termina a sua docagem periódica

A SILOPOR disponibiliza o único batelão autopropulsionado para granéis sólidos alimentares no Porto de Lisboa, contando com uma capacidade de 2.500 tons e tripulação própria. Este equipamento representa uma importante aposta da empresa na descarbonização, permitindo em cada viagem retirar 90 camiões da estrada.

AÇORES

Assinado contrato para construir ponte-cais no porto das Lajes das Flores

A empresa Portos dos Açores e o consórcio adjudicatário assinaram o contrato para a realização da empreitada de construção da ponte-cais no Porto das Lajes das Flores, destruído na sequência da passagem do furacão Lorenzo.

Yilport Leixões alcança os 471 mil TEU e celebra novo record no período Janeiro-Agosto

A concessionária do Terminal de Contentores de Leixões revela ter movimentado, nos primeiros oito meses deste ano, 470 915 TEU – trata-se, realça a Yilport Leixões, do «melhor resultado de sempre para o período considerado». Em termos homólogos, o Terminal de Contentores de Leixões ganhou +0,8%.

Porto de Aveiro avança com projecto de nova solução para as portarias e controlo de acessos

O Porto de Aveiro vai avançar com o projecto de «Operacionalização do modelo de portaria e controlo de acessos» à infra-estrutura portuária. A iniciativa pretende fomentar o índice de competitividade, informa a administração portuária. O projecto foi adjudicado à consultora de Logística e Transportes Marlo Consult, tendo um prazo de dois anos para ser finalizado.

Total: 4680
1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235