Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CONTENTORES | 2018

Sines e Leixões cruciais para «records em todas as dimensões de análise»

A AMT destaca que, ao focalizarmos o segmento contentorizado, «o sistema portuário do Continente fechou o ano de 2018 com um desempenho positivo, fixando recordes em todas as dimensões de análise, com um volume de TEU a atingir uma marca de quase 3 milhões, fixando-se em 2,99 milhões». Os portos de Leixões e Sines lograram obter «as suas melhores marcas», com 667,5 mil TEU e 1,75 milhões, respectivamente.

LÍDIA SEQUEIRA:

Futuro do Porto de Setúbal está no equilíbrio entre pesca e indústria

Lídia Sequeira deixa cair mitos sobre a coexistência da pesca e indústria e explica onde e porquê cabe o projecto de melhoria das acessibilidades ao Porto de Setúbal, num pólo regional de desenvolvimento.

ABU DHABI

Ministra do Mar na Conferência Conferência #oceansummit

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino , foi uma das oradoras da Conferência #oceansummit, organizada pelo The Economist em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

No painel que antecipou 2020 como um ano de referência para os Oceanos, a Ministra do Mar falou sobre a United Nations Ocean Conference 2020, que se realizará em Lisboa, admitindo que este será um momento chave para demonstrar soluções reais para os problemas globais dos Oceanos, com base na sustentabilidade e na inovação.

Parlamento aprova proposta para segurança de navios que cruzam áreas de pirataria

O parlamento aprovou a proposta de lei que autoriza o Governo a criar o regime jurídico da atividade de segurança privada armada a bordo de navios de bandeira portuguesa que atravessem áreas de alto risco de pirataria.

Porto da Praia da Vitória, Açores

Novo terminal com cais de 962 metros

O Estudo de Impacte Ambiental do projecto para a construção de um terminal de “transhipment” de contentores e de um terminal multiusos no Porto da Praia da Vitória, que se encontra em fase de discussão pública até 16 de abril, aponta para a necessidade de serem mitigados diversos danos que a obra terá em diferentes vertentes.

27 navios no Porto de Lisboa até 15 de Março

Prevêem-se 27 escalas de navios de mercadorias para o período de 9 a 15 de Março. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 porta-contentores, 4 tanques, 4 graneleiros, 3 carga geral single deck, 2 mistos – carga geral/contentores, 1 carga geral multi deck e 1 transporte de veículos.
Destacamos esta semana o navio “WOOLLOOMOOLOO”.

APS celebra o Dia Internacional da Mulher

A APS-Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. celebrou o Dia Internacional da Mulher com um evento dedicado a uma Igualdade Saudável, compreendendo um evento de cycling e uma palestra dirigida pelo Professor Jorge Sequeira, subordinada ao tema “Dar ao Pedal”.

Sucesso do T-Roc leva Autoeuropa a investir 110 milhões em 2019

A Autoeuropa tem previsto um investimento de 110 milhões de euros para este ano, indicou quarta-feira a administração da empresa em comunicado. Este valor será canalizado para o reforço da capacidade de produção do T-Roc, o SUV compacto da Volkswagen, e para a expansão da unidade de cunhos e cortantes.
No balanço à sua atividade em 2018, a fábrica de Palmela sublinha o recorde de produção alcançado - de 223.200 viaturas - bem como o que apelida de bom desempenho na área de peças para exportação, com mais de 20 milhões de unidades vendidas.

A empresa destaca que a Autoeuropa representou 1,6% do produto interno bruto (PIB) português e 5% das exportações de bens em 2018. Estes valores, acrescenta, correspondem a aumentos de 60% e de 67%, respetivamente, face ao registado em 2017.

As rainhas da Estiva

Ao volante de camiões, a transportar contentores, a dar indicações aos operadores das gruas, a carregar e descarregar mercadorias, a limpar porões dos navios, a supervisionar os cais de Sines e de Setúbal. O trabalho é duro, por turnos, faça chuva ou faça sol. Nada que não se faça e estas mulheres sabem o que fazem. De farda, botas, luvas, capacete, cabelo apanhado, unhas pintadas.

DGRM

6.ª Sessão do Subcomité de Navegação, Comunicação e Busca e Salvamento

Encontra-se disponível na página da Internet da DGRM informação relativa à 6.ª Sessão do Subcomité de Navegação, Comunicação e Busca e Salvamento, (NCSR 6) da OMI contendo os aspectos relevantes para o sector, a que poderá aceder e consultar em detalhe.

Participantes em Seminário Internacional visitam Porto de Setúbal

Um grupo de 43 pessoas de várias nacionalidades da União Europeia visitou o Porto de Setúbal, no âmbito da participação no Seminário Internacional subordinado ao tema “TRABALHAR MENOS, VIVER MELHOR - Como organizar o tempo de trabalho na nova economia!”, organizado pelo CENTRO DE FORMAÇÃO E TEMPOS LIVRES em parceria com o EZA -CENTRO EUROPEU PARA OS ASSUNTOS DOS TRABALHADORES e que conta com o alto patrocínio da Comissão Europeia.

MADEIRA

Cais da Ponta do Sol: começaram as obras

A empreitada de Reabilitação e Requalificação do Cais da Ponta do Sol iniciou-se em fevereiro, prevendo-se a sua conclusão dentro de nove meses. Trata-se de um investimento do Governo Regional, através da APRAM, que atinge os cerca de 572 000 euros.
Neste momento, decorre o chamado lote 1 ou seja, a intervenção na falésia, reabilitando e executando uma nova contenção daquela arriba. Esta parte dos trabalhos custa quase 297 000 euros e está a ser efetuada pela AFAVIAS, Engenharia e construções, S.A., levando cerca de quatro meses.

PORTOS DA MADEIRA

Mercadorias: continua a tendência de crescimento

O movimento global de mercadorias nos portos da Madeira cresceu 1% em 2018, por comparação com o ano de 2017. No total registaram-se 1 420 494 toneladas, entre carga contentorizada, carga convencional, granéis sólidos e líquidos.

Brexit acelera criação de portos secos em Portugal

Quando entrar em vigor o decreto-lei que estabelece o conceito legal de porto seco, um contentor de mercadorias que seja descarregado num porto marítimo nacional poderá ser transportado por via fluvial, rodoviária ou ferroviária até um “armazém de depósito temporário” localizado no interior do país, beneficiando das mesmas ferramentas de digitalização e modernização administrativa que actualmente existem nos portos marítimos. Esta medida anda a ser reclamada pelo sector dos transportes e logística há pelo menos uma década e, quando for publicado o decreto-lei que foi aprovado na generalidade em Conselho de Ministros há duas semanas “vai trazer importantes benefícios a toda a economia nacional”, como disse ao PÚBLICO António Nabo Martins, presidente da Associação Portuguesa de Transitários.

Aicep Global Parques prevê investir 7ME na Zona Industrial Logistica de Sines

A aicep Global Parques prevê investir este ano sete milhões de euros em novos loteamentos na Zona Industrial Logística (ZIL) de Sines (Setúbal) para acomodar "grandes investimentos no setor petroquímico", previstos pelos principais clientes do parque.

"Vamos ter um grande ciclo de desenvolvimento na ZIL de Sines, que tem uma ocupação de 89%, e para acomodar alguns destes investimentos que estamos à espera no setor petroquímico vamos ter de fazer novos loteamentos", disse à agência Lusa o presidente executivo (CEO) da aicep Global Parques, Filipe Costa.

Governo avalia reforço do oleoduto em Sines

O Ministério do Ambiente e da Transição Energética (MATE) vai pedir à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que faça uma análise custo-benefício sobre a eventual ligação ao Porto de Sines do oleoduto que hoje termina na refinaria da Galp. A possibilidade de prolongar o oleoduto foi contemplada pela versão final do Orçamento do Estado para 2019.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 2 a 8 de Março

Prevêem-se 30 escalas de navios de mercadorias para o período de 2 a 8 de Março. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 16 porta-contentores, 5 carga geral single deck, 3 tanques, 3 graneleiros, 2 carga geral multi deck e 1 transporte de veículos.

Tribunal considera que procedimento de emissão do TUPEM foi correto e revoga decisão que deferiu providência de plataforma anti-petróleo

O Tribunal Central Administrativo do Sul revogou a decisão do Tribunal de Loulé que deferia a providência cautelar da Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) referente ao procedimento administrativo da emissão do Título para o furo de petróleo em Aljezur, dando razão ao procedimento adotado pela DGRM, aquando da emissão do TUPEM em janeiro de 2017.
O consultor jurídico, com a incumbência de defender a posição seguida pela DGRM, considerou haver fundamentação técnico-jurídica para a interposição de recurso junto do Tribunal Central Administrativo, que agora se pronunciou, no sentido da legalidade do ato adotados pelos serviços da DGRM.

Dragagem de acessos a estaleiros de Viana gera 90 ME e mais de 400 empregos

A Ministra do Mar estimou esta quarta-feira que o "impacto direto" do aprofundamento do canal de acesso aos estaleiros navais de Viana do Castelo no Valor Acrescentado Bruto (VAB) será superior a 90 milhões de euros.

Ana Paula Vitorino, que falava nos estaleiros subconcessionados à empresa WestSea, do grupo Martifer, durante o lançamento do concurso para o aprofundamento do anteporto e do canal de acesso aos estaleiros navais e ao cais do Bugio, estimou ainda em 400 o número de postos de trabalho que serão criados "durante os 15 anos de vida útil da intervenção".

MINISTRA DO MAR

Ana Paula Vitorino lançou prolongamento do quebra-mar em Leixões

A Ministra do Mar anunciou, esta quarta-feira, no Porto de Leixões, em Matosinhos, o concurso para as obras de prolongamento do quebra-mar exterior em 300 metros e de aprofundamento do canal de entrada. Um investimento de 147 milhões de euros até 2021.

Segundo explicou a governante, as intervenções previstas no Porto de Leixões permitirão "melhorar as condições de segurança e navegabilidade da barra e viabilizar a entrada de navios de maior dimensão".

Total: 3660