Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
DE 26 A 31 DE OUTUBRO
Nau Victoria atraca na marina de Lagos com visitas gratuitas
A Nau Victoria, a réplica do navio do séc. XVI, que entre 1519 e 1522 conseguiu realizar a primeira volta ao mundo com os capitães Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano, vai atracar na marina de Lagos, de 26 a 31 de Outubro, numa iniciativa da “Mostra Espanha”.
Durante a permanência da nau haverá «um programa de visitas gratuitas, visitas guiadas a estabelecimentos de ensino e palestras de especialistas sobre as façanhas marítimas hispano-portuguesas», diz a organização da “Mostra Espanha 2021”.
![]() |
COM VÍDEO
Enchente no Porto de Leixões para visitar o histórico «Titan»
As visitas guiadas ao "Titan", recém-inaugurado guindaste usado para construir o Porto de Leixões no século XIX, esgotaram, este sábado, com centenas de participantes. Subidas à grua são gratuitas até ao final do mês.
![]() |
11 DE OUTUBRO DE 2021
PORTOS DOS AÇORES, S.A. ASSINALA 100 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA NO ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES
A empresa pública Portos dos Açores, S.A. assinala esta segunda-feira, 11 de outubro, 100 anos de administração portuária no arquipélago, tendo em conta que foi precisamente há um século que foi publicada a lei que instituiu a então denominada Junta Autónoma do Porto Artificial de Ponta Delgada.
![]() |
Titan «renasce» no Porto de Leixões para ser atracção turística e pedagógica
Marca do património industrial português e mundial, pelas características únicas, o "colossal" guindaste Titan, utilizado na construção do Porto de Leixões, em Matosinhos, no século XIX, "renasceu" para se tornar visitável e cumprir o potencial turístico e pedagógico.
"É uma peça única no mundo. Guindastes deste tamanho são raríssimos e os que existem são de épocas posteriores ao Titan, ou seja, já não são movidos a vapor mas, nomeadamente, a energia eléctrica. Por isso, temos aqui um património industrial único no nosso país", sublinha o historiador Joel Cleto.
![]() |
Açores procedem à trasladação de 16 âncoras para nova reserva arqueológica
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital anunciou que, através da Direcção Regional da Cultura, e em articulação com a Archeocélis e a Portos dos Açores, S. A., procedeu à trasladação de um conjunto de 16 âncoras descobertas no âmbito da empreitada de reperfilamento do cais de Ponta Delgada, que vão criar uma nova reserva rrqueológica, ao largo do ilhéu de Rosto de Cão.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO, NO PORTO DE LEIXÕES
CERIMÓNIA DE INAUGURAÇÃO DO TITAN
A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., promove, esta quinta-feira, dia 7 de Outubro, a CERIMÓNIA DE INAUGURAÇÃO DO TITAN, presidida pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.
A cerimónia, com início às 15:30, no Molhe Sul do Porto de Leixões, integra-se nas Comemorações do DIA DO PORTO DE LEIXÕES, que este ano ocorrerá no fim de semana de 9 e 10 de outubro.
![]() |
Coina e os seus portos
Dia 9 de Outubro, o Espaço Memória vai falar-lhe sobre a história de Coina e dos portos que estão na sua margem.
A visita inicia-se junto ao Pelourinho de Coina.
![]() |
Os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães celebrados na Expo Dubai
Na Expo Dubai, é esta a peça de arte urbana do artista português Bordalo II, “Pinguins de Magalhães”, feita com plástico dos oceanos, que celebra os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. Um projecto viabilizado pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação e que representa o compromisso de Portugal com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
![]() |
ESTE SÁBADO
Ílhavo: «Olhar por Dentro» das terras portuárias
O 23 milhas e a Talkie-Walkie organizam, este sábado, uma visita, para o público em geral, com o objetivo de cruzar o olhar de dois especialistas para falar sobre o Porto de Aveiro. Álvaro Domingues é geógrafo e Paulo Morgado é geólogo e ambos vão fazer um enquadramento histórico no lugar do antigo forte.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Fatos de banho e a imoralidade de costumes
“O fato de banho para senhoras deve ser inteiro e ter saiote fechado. O calção interior é justo à perna, de corte direito e deve ter o comprimento de perna mínimo de dois centímetros.
O saiote, que pode ser independente do corpo do fato, terá o comprimento necessário para exceder, pelo menos de um centímetro, a extremidade inferior do calção depois de vestido.
A frente do fato deve cobrir a parte anterior do corpo, não podendo o decote ser exagerado, a ponto de descobrir os seios. As costas poderão ser decotadas até dez centímetros acima da cintura, sem prejuízo do corte das cavas que devem ser, quanto possível, cingidas às axilas.”
![]() |
O Titan está de volta ao horizonte de Matosinhos
O Titan, histórico e gigantesco guindaste usado na construção do Porto de Leixões, em Matosinhos, está a ser montado no molhe sul. Vai ser visitável e terá iluminação à noite. O investimento da APDL - Administração dos Portos de Douro, Leixões e Viana do Castelo é de dois milhões de euros.
![]() |
A história do alvorense que andou na pesca do bacalhau
Sabino Pereira é um ‘filho’ de Alvor que sabe praticamente tudo o que há para conhecer sobre a arte de apanhar peixe, quer seja ao anzol, com alcatruzes, com cofres ou à rede.
Foi logo aos 15 anos que tirou a cédula marítima e começou a ir ao mar, seguindo, assim, os passos do pai. Um dos períodos mais marcantes da sua vida foi aquele em que andou na pesca do bacalhau, nos mares da Gronelândia, a bordo do navio português ‘Novos Mares’.
![]() |
«Guardiões de Albarquel» recordam a praia que separava setubalenses e turistas e que hoje brilha
Em 2021, Albarquel viu ser hasteada a bandeira "Praia Acessível - Praia para Todos" e ser reaberto o antigo forte militar, onde a aristocrata inglesa Helen Hamlyn investiu um milhão de euros. Mas, na memória dos que se dizem "guardiões" desta praia de Setúbal, fica o tempo em que ela era lugar de divisão social. Em tendas improvisadas, num areal cheio de pedras, ali acampavam os garotos e as famílias de pescadores do Viso e do Troino. Do outro lado da muralha rochosa, no parque de campismo, caravanistas veraneavam. Os dois mundos raramente se cruzavam.
![]() |
Há mais um pedaço de História por desvendar debaixo das águas de Cascais
Foi localizada em Junho uma embarcação de finais de século XVIII, inícios do século XIX que agora começará a ser estudada pela mesma equipa que em Setembro voltará a mergulhar para estudar a nau da Carreira das Índias encontrada em 2018. Saber mais sobre as suas técnicas de construção é um dos principais objectivos da campanha arqueológica deste ano.
![]() |
Emissão filatélica dos CTT Correios de Portugal
«500 Anos da Chegada de Fernão de Magalhães às Filipinas»
(...) É este legado, e sobretudo a representação da entrega da imagem do Santo Niño à Rainha de Cebu, que serve de inspiração à emissão filatélica dos CTT Correios de Portugal, «500 Anos da Chegada de Fernão de Magalhães às Filipinas», à qual a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães | 2019-2022 se associa, relevando a excecional qualidade do trabalho, materializado nas expressões artísticas escolhidas para os diferentes selos que a compõem. Uma seleção imagética e uma arte final filatélica merecedora da nossa admiração e felicitação.
![]() |
2 DE FEVEREIRO DE 1942
A batalha que afundou o U-581 junto ao Pico
Passavam poucos minutos das nove da manhã do dia 2 de Fevereiro de 1942 quando dois marítimos da ilha do Pico, nos Açores, tiraram do mar o enregelado Walter Sitek, um oficial da marinha alemã, que nadara em direcção à ilha portuguesa durante mais de três horas, depois do submarino em que seguia – o U581 - ter sido afundado por um contratorpedeiro britânico.
![]() |
Património Baleeiro dos Açores
O «picaroto» foi sempre da terra e do mar
No Pico, como em nenhuma outra ilha, por circunstância e por imperativo geográfico e económico, o "picaroto" foi sempre da terra e do mar, "baleeiro, embarcadiço, afoito que mais nenhum" (Pedro da Silveira). Lavrou o mar, rasgou o desconhecido, ligou e aproximou terras e gentes, alimentando o sonho e abrindo-se à universalidade: "O único açoriano que é ao mesmo tempo agricultor e marítimo. No mar às vezes é herói" (Vitorino Nemésio).
![]() |
Titan O Renascer
Os velhos mecanismos e órgãos mecânicos de regresso ao titan (em reconstrução) do molhe sul do Porto de Leixões. Acompanhe todas as fases de trabalho e saiba mais sobre a história deste lendário guindaste em https://titan-apdl.pt
![]() |
ATÉ 25 DE JULHO
Comemorações do Centenário do Varino «Amoroso»
Este ano, comemora-se o centenário do varino Amoroso, guardião da memória colectiva das comunidades ribeirinhas do Tejo e um embaixador do Seixal.
Até ao final do ano decorrerá um conjunto de atividades, inseridas no programa das celebrações do centenário do Amoroso, que irão sendo divulgadas nos meios de comunicação da autarquia.
![]() |
MOITA
Associações náuticas recebem equipamentos para melhorar acostagem
Em articulação com as associações náuticas, o material foi distribuído equitativamente, na expetativa de, a curto prazo, as atividades de ligação ao rio possam ser facilitadas, prosseguindo-se o trabalho conjunto de associações e Município na preservação das embarcações típicas e na promoção das atividades ribeirinhas em geral, no âmbito do projeto Moita Património do Tejo.