Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Navio está a deteriorar-se rapidamente
«Naufrágio do Juízo Final»: barco da II Guerra Mundial no fundo do Tamisa tem explosivos suficientes para lançar tsunami na direcção de Londres
Um navio naufragado, repleto com 1.400 toneladas de explosivos da 2ª Guerra Mundial, está a desabar, o que ameaça o rio Tamisa – e por arrasto Londres – de um tsunami, releva o tabloide britânico ‘Daily Mail’ – o ‘SS Richard Montgomery’ afundou no estuário do Tamisa em agosto de 1944, e está a uma profundidade de cerca de 15 metros, a 1.500 metros de Sheerness, Kent.
Os seus mastros ainda pairam acima da linha de água no Tamisa e existem planos para os remover, para que não desabem sobre os destroços e provoquem uma explosão – no entanto, uma nova vistoria da embarcação revelou “sinais preocupantes” de decomposição no corpo do navio, todos observados desde a última vistoria.
De acordo com os especialistas, “o espaço do convés próximo ao porão três parece ter começado a desabar a bombordo. Isto parece ser recente”, salientaram, sublinhando que “toda a secção dianteira dos destroços”, que se divide em duas partes no fundo do estuário, “parece ter um aumento de inclinação” de entre 10 e 15 centímetros.
Esta inclinação crescente, salientou o relatório, levanta “uma preocupação potencial” sobre os destroços “serem escavados à medida que são desgastados os sedimentos de suporte” – por outro lado, também foi observado que uma fenda ao longo do segundo porão de carga tinha crescido 5 centímetros de largura e 37 centímetros mais comprida no espaço de um ano, estando “significativamente curvada” mais abaixo. Isso provoca “que a parte dianteira do naufrágio está a dividir-se em dois”, fazendo com que o convés acima desmorone até 20 centímetros num ano.
Para piorar a situação, a parte traseira do navio é “como a secção dianteira… potencialmente partindo-se em duas na metade do seu comprimento”.
As revelações, segundo o tabloide britânico, surgem no relatório de 2023, divulgado na semana passada: em comunicado, o Departamento de Transportes afirmou que a sua prioridade era “garantir a segurança do público e reduzir qualquer risco representado pelo ‘SS Richard Montgomery'”.
“Os especialistas realizaram trabalhos vitais de levantamento dos destroços e, com base nas suas descobertas, estamos a rever nosso cronograma inicial para remover os mastros da maneira mais segura possível. O objetivo é remover os mastros o mais rápido possível, caso seja possível estabelecer uma metodologia operacional segura e eficaz para fazê-lo”, indicou o comunicado.
O ‘SS Richard Montgomery’ era um navio americano que transportava munições para os aliados na II Guerra Mundial – encalhou num banco de areia e quebrou-se quando baixou a maré, afundando-se antes que tivesse sido possível recuperar toda a sua carga – teme-se que tenha poder explosivo suficiente para desencadear um tsunami no Tamisa, tendo por isso lhe valido o nome de “naufrágio do Juízo Final”.
O ‘SS Richard Montgomery’ foi um navio Liberty dos EUA construído em 1943 para transportar carga através do Atlântico: o navio de 7.200 toneladas cruzou com segurança o Atlântico no comboio HX-301 sem incidentes e recebeu ordem de ancorar em Sheerness.
O navio transportava cerca de 7.000 toneladas de munições e deveria seguir para Cherbourg para descarregar a sua carga. No entanto, em 20 de agosto de 1944, o ‘Montgomery’ arrastou sua âncora e encalhou num banco de areia a cerca de 250 metros do Canal de Abordagem Medway.
Foi lançada uma grande operação de salvamento para descarregar a carga mortal do navio, embora, em 24 horas, tenham começado a surgir no casco rachas, sendo que as áreas dianteiras começaram a inundar-se.
A 25 de setembro, a operação de salvamento teve de ser abandonada após a inundação de toda a embarcação.
O ‘SS Richard Montgomery’ foi um dos 2.700 navios Liberty construídos durante a guerra.