Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Os verdadeiros piratas das Caraíbas
Não eram divertidos como nos filmes da Disney. Cruéis, chacinavam tripulações e organizavam orgias com adolescentes órfãos.
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Mais de 200 moinhos de todo o País abertos a visitas este fim de semana
Mais de duas centenas de moinhos de todo o país vão estar abertos este fim-de-semana em mais uma edição do Dia dos Moinhos, promovida pela Rede Portuguesa de Moinhos (RPM). A iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, celebrado a 7 de Abril, e promove a realização de actividades que dão a conhecer estes "museus vivos".
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As cheias de 1967
Em finais de Novembro de 1967 desabou sobre o Ribatejo, Lisboa e os seus arredores, uma chuva tremenda que redundaria em cheias e tragédia. Num primeiro momento, a imprensa noticiou a desgraça. Mas à medida que se foi tornando clara a escala do acontecimento ( o “Diário de Noticias” indicava a 29 de Novembro o número, não definitivo, de 427 mortos), entrou em acção a máquina do Estado, cuja função era demonstrar que em Portugal nada de anormal e mau acontecia.
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As cheias de 1967 no «Diário de Lisboa»
Algumas primeiras páginas do "Diário de Lisboa", relatando a tragédia que se abateu sobre a população da capital e de outras regiões do país, por mor das cheias, em Novembro de 1967.
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100 COISAS QUE O PORTO TEM...
Ponte da Arrábida - Concluída a 31 de Março de 1963
Concluída em 31 de março de 1963, a Arrábida foi a primeira das duas pontes com histórias e marcantes na paisagem que Edgar Cardoso fez no Porto - e que acrescentou à cidade a nova centralidade da Boavista. O tabuleiro assenta num arco grandioso, com 270 metros de vão, que àépoca foi o maior de betão do mundo, o que levou a que muito boa gente suspeitasse de que a ponte iria cair... o que, como se sabe, não aconteceu.
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PONTE VASCO DA GAMA
Inaugurada a 29 de Março de 1998
A ponte Vasco da Gama, com 17,2 quilómetros, foi inaugurada a 29 de março de 1998, e representou um investimento de 897,8 milhões de euros. A seguir ao túnel sob o Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, a ponte que liga Sacavém, na margem Norte do Tejo, ao Montijo, é a maior travessia já construída na Europa.
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29 DE MARÇO DE 1852
Naufrágio do Vapor «Porto»
Em 1852, dá-se uma tragédia que acaba por ser determinante, ainda que a longo prazo, para a evolução das obras da Barra. Trata-se do naufrágio do vapor “Porto“, depois de bater no rochedo da Lage, num dia de temporal, a 29 de Março (dia de aniversário do desastre da Ponte das Barcas, em 1809), tendo-se salvo apenas três pessoas.
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ANGRA DO HEROÍSMO
O Hospital dos Descobrimentos
Anno do nascimtº de nosso Sor. Jesu Christo de mil, e quatro centos, e noventa e dous annos, aos quinze dias do mes demarço da ditta era em ailha Terçeira na villa dangra dentro em a caza de Santo espirito daditta vila estando o Sr joão Vaaz corte real capitão, e João Borges cavaleiro da caza DelRei nosso Snr., e João de laguos Juiz doditto hospital, e Afonso Annes da Costa, e João de lameguo mordomo da ditta confraria e assi os confrades da ditta confª, que forão todos chamados á campa tangida (...)
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE AVEIRO - 1999
Cargueiro espanhol «XOVE» continua adernado no cais
O cargueiro havia adernado junto ao cais do Terminal Sul, a 11 de Março de 1999, durante uma operação de descarga de 2.200 toneladas de cimento. A 24 de Maio desse ano, O JN noticiava que o cargueiro ainda por ali se encontrava.
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24 DE MAIO DE 1999
Pão e água à mesa dos pescadores
Os pescadores do arrasto de Vila do Conde, Póvoa do Varzim e Matosinhos mantinham, nesta data, a greve mais longa de que havia memória. Já levava 50 dias.
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PAQUETE «VERA CRUZ» - ALGUMAS FOTOS
Viagem inaugural a 20 de Março de 1952
Construído nos estaleiros belgas Cockerill em 1950, foi lançado à água em Junho de 1951 e em Março de 1952 entrou no rio Tejo. Estava equipado com aparelhos de radar com alcance de 30 milhas, agulha giroscópica e piloto automático. Os passageiros alojados em 3 classes dispunham de salas de cinema, jardim de inverno, piscina e hospital.
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VIAGEM INAUGURAL A 20 DE MARÇO DE 1952
Paquete «Vera Cruz»
A 20 de Março de 2023, cumprem-se 71 anos sobre a viagem inaugural do Paquete "Vera Cruz". Partiu na tarde primaveril de uma quinta-feira, da Estação Marítima de Passageiros da Rocha do Conde de Óbidos, com destino ao Rio de Janeiro. Levava como passageiro de honra o Almirante Gago Coutinho.
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«VERA CRUZ»
Um dos grandes transatlânticos da Rota de Ouro e Prata!
Vera Cruz! Nome mágico para um dos grandes transatlânticos de lenda que singraram a Rota de Ouro e Prata! Grande entre os gigantes dos mares, levou seu nome e a bandeira de Portugal ao ápice do serviço marítimo comercial de passageiros entre os portos de Lisboa, Rio de Janeiro, Santos e Buenos Aires.
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VERA CRUZ ERA DE CONCEPÇÃO EXTREMAMENTE AVANÇADA PARA A ÉPOCA
Construção contabilizou 86 mil horas de trabalho
Na construção do Vera Cruz foram utilizadas 8 mil toneladas de aço e 150 toneladas de alumínio, sendo instalados no navio 240 quilómetros de cabos eléctricos e 96 quilómetros de encanamentos. Estiveram envolvidos na construção do Vera Cruz cerca de 1.000 técnicos e operários, que trabalharam durante 18 meses.
Além de ser o maior navio português, o Vera Cruz era também a maior unidade até então construída na Bélgica, tendo assistido à cerimónia de entrega do paquete as individualidades mais importantes daquele país.
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VERA CRUZ
Cruzeiros à Madeira no fim do ano
Durante décadas, dos anos 1930 até 1975, uma das tradições mais agradáveis associadas aos paquetes portugueses era a realização de cruzeiros de Fim de Ano à Madeira a partir de Lisboa. Estes cruzeiros eram muito populares no Continente e bem recebidos no Funchal, tendo sido iniciados pela Empresa Insulana de Navegação com o paquete LIMA que mais tarde utilizou também os paquetes FUNCHAL e ANGRA DO HEROÍSMO para o efeito.
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TITANIC II
O regresso da lenda
A empresa responsável pela construção do "Titanic II" lançou um catálogo virtual com informações históricas interessantes sobre o lendário paquete, o original, claro.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Lisboa: metrópole da luz e das sombras
Depois da eclosão da Segunda Guerra Mundial, foi-se tornando cada vez mais difícil para os perseguidos deixarem a Alemanha nazi. Aproximadamente 100 mil pessoas conseguiram fugir para Portugal. Nos documentos históricos, há relatos constantes sobre como a tranquila Lisboa da época se foi transformando e sendo modificada através da presença dos imigrantes: pessoas estranhas, novos idiomas, cafés superlotados.
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17 DE MARÇO DE 1942
É lançado à água o primeiro petroleiro português
A 17 de Março de 1942, é lançado à água, no Arsenal do Alfeite, o primeiro petroleiro português. Baptizado «Sam Brás», descola 7 000 toneladas e tem tanques com capacidade para cerca de 3 500 toneladas de combustível.
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Naufrágio do «Amoco Cadiz» no Diário de Lisboa
O "Diário de Lisboa" de 17 de Março de 1978 dedicou apenas uma breve ao acidente com o "Amoco Cadiz". Na página 12, outro tema em foco era o Canal do Panamá. No dia do desastre com o petroleiro, a manchete era dedicada ao rapto de Aldo Moro.
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GUERRA COMEÇOU A 2 DE ABRIL DE 1982
A Reconquista Argentina das Malvinas - FOTOGALERIA
No dia 2 de Abril de 1982, os argentinos desembarcaram nas Ilhas Malvinas que, desde 1833, eram ocupadas pelos britânicos. Os argentinos renderam o governador da ilha, Rex Hunt, e alguns poucos soldados britânicos que faziam a segurança da ilha.