Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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NA GARE MARÍTIMA DA MADEIRA, ATÉ 3 DE JANEIRO
Exposição sobre os 90 anos do Raid Aéreo Lisboa-Funchal
Uma exposição alusiva aos 90 anos do Raid Aéreo Lisboa – Funchal que teve lugar a 22 de Março de 1921 está patente até ao próximo dia três de Janeiro na Gare Marítima da Madeira, integrada nas comemorações do Dia do Mar e por iniciativa da Marinha Portuguesa.
Os oficiais da Marinha Gago Coutinho, Sacadura Cabral e Ortins de Bettencourt, acompanhados do mecânico Roger Soubiran viajaram a bordo do hidroavião Felixtowe F.3, num voo que foi o primeiro entre o Continente e a Madeira e o grande teste para a travessia do Atlântico, conseguida em 1922.
CEGO DO MAIO | NASCEU A 8 DE OUTUBRO DE 1817
Uma história singular
«Nunca receava o perigo, e ainda há poucos dias, quando o grande rolo do mar e a arrebentação na costa da Póvoa expunham a perigo iminente mais de 200 lanchas da pescaria (entrando a do Cego do Maio nesse número), apenas devido à sua coragem e perícia, pôs pé em terra na Cachina, correu para o sítio do salva-vidas, que até então se conservava imóvel, reconhece o grande perigo: nem chores nem lágrimas o detêm, e apenas entra dentro do frágil lenho, encontra companheiros aventurosos, dirigem-se para a barra, transpõem-na, e dirigindo o rumo dos infelizes pescadores, extenuados pela ansiedade, pelo trabalho e pela fome, guia para dentro da barra 60 lanchas, com cerca de 700 tripulantes, e é ele o último que abandona o posto de honra, quando já tinha escurecido!»
SEQUESTRO NAS PÁGINAS DO «DIÁRIO DE LISBOA»
«Achille Lauro» levava a bordo 78 portugueses
Segunda-feira, 7 de Outubro de 1985. As manchetes dos jornais portugueses gritavam, em uníssono, a débâcle socialista, e o retumbante aparecimento do epifenómeno PRD.”Eanes é o grande vencedor”, manchetava o “Diário de Lisboa”. No dia seguinte ficava a saber-se que o “Achille Lauro” levava a bordo 78 portugueses.
2 DE OUTUBRO DE 1947
O encalhe do navio hidrográfico «D. João de Castro» nas águas de Cabo Verde
A última missão do navio, que acabou em tragédia, desenrolou-se nas águas de Cabo Verde. A 2 de Outubro de 1947 recebia-se um rádio no ministério da Marinha, em Lisboa, em que se dizia que o «D. João de Castro» encalhara e que em princípio estava perdido, no “litoral da ilha de Santo Antão, no arquipélago dos ‘Açores’ na zona de Janela”. Isto dizia-o o «Diário Popular», no dia seguinte, através da caneta de um jornalista pouco ilustrado nas coisas geográficas. A notícia prosseguia, avançando alguns dados sobre o sinistro.
PRÍNCIPE PERFEITO
D. João II - O Rei que deu o nome ao paquete
Filho de D. Afonso V, subiu ao trono em 1481, sendo certo que exercia já há alguns anos o poder de facto. Com efeito, as frequentes ausências do reino, por parte de D. Afonso V, põem-lhe nas mãos o governo do país.
Durante o seu reinado toda a costa ocidental da África foi navegada, dobrou-se o Cabo da Boa Esperança e preparou-se por terra com as viagens de Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva, a viagem de Vasco da Gama à índia, a que o monarca já não assistiria. Em 1494, assina-se o tratado de Tordesilhas, dividindo-se a terra em duas zonas de influência, a atribuir a Portugal e à Espanha. Dentro da zona de influência portuguesa ficava o Brasil, o que permite supor que o monarca tinha conhecimento da existência dessas terras.
MARE CLAUSUM
A quem pertence o mar?
A quem pertence o mar? Será que se pode falar em soberania sobre as águas, do mesmo modo que se usa este conceito para os espaços terrestres? Os primeiros estudos e pareceres favoráveis a um exercício de soberania sobre espaços marítimos, similar à praticada nos espaços terrestres, surgem nos tempos do Império Romano. Naquela época, diversos jurisconsultos apresentam argumentação justificativa do domínio de Roma sobre os mares frequentados pelos seus navios.
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Festa da Senhora dos Navegantes, na Gafanha da Nazaré
Tanto quanto nos diz a memória, a Festa da Senhora dos Navegantes, da nossa meninice, tinha a marcá-la, como pormenor mais típico, a procissão até ao mar, para além do que era habitual em festas com um misto de religioso e profano. Acontecia na última segunda-feira de Setembro, pois no domingo anterior havia a festa da Senhora da Saúde, na Costa Nova.
A festa do Forte atraía mais os povos de Aveiro e Gafanha da Nazaré e a da Senhora da Saúde era mais ao gosto das pessoas de Ílhavo e Gafanha da Encarnação.
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
S. Martinho do Porto - Sonhos por concretizar
Em S. Martinho do Porto houve várias acções na tentativa do desenvolvimento balnear e termal. Entre 1898 e 1921 encontram-se registos, pedidos de licenciamento e um plano “Plano Geral do desenvolvimento Industrial e de Turismo”, datado de 1920, publicado na revista “Arquitectura”, em 1927, da responsabilidade de Fernando P. de Magalhães. Esta iniciativa parte de um conjunto de capitalistas de onde de destacam José de Azevedo Castelo Branco e John George, com a finalidade de explorar as Águas de Salir. Propunha-se a construção de um estabelecimento balnear com 2 pisos, dois hotéis, casino, parque, bairro de moradias, praça de touros, clube desportivo com campos de ténis e um grande campo de jogos, assim como uma pista de aviação e hangar para hidroaviões.
A MODA DE IR À PRAIA
Os sineenses estavam 9 meses à espera de 3
"Sines vivia da pesca, mas também do turismo. Os alentejanos vinham praticamente passar todos passar férias a Sines. Junho era o mês dos espanhóis. Vinham muitos espanhóis passar férias para Sines nesse mês. Os sineenses estavam 9 meses à espera de 3 (os meses de Verão)".
DÉCADA DE 20 DO SÉCULO PASSADO
«Buckau», antecessor do E-Ship 1
O E-Ship 1 não foi o primeiro navio a utilizar o Efeito Magnus para propulsão. Na década de 1920, o engenheiro alemão Anton Flettner concebeu um navio com duas grandes torres cilíndricas para ser movido por esse método. O “Buckau”, assim se chamava, terá sido o primeiro navio de rotor e, daí também, a designação de navio de Flettner agora atribuída ao E-Ship 1.
HERÓIS DO MAR
Revolucionário ao sabor das ondas
António Domingues Gabriel fez-se menino e depois homem por entre as redes de pesca da Praia de Mira. Descendente de “lobos-do-mar”, desde o dia 8 de Dezembro de 1949, quando pela primeira vez abriu os olhos para o mundo, que a sua vida e a do mar jamais se desenvencilharam. No imenso azul buscou sustento, encontrou motivação, colheu ensinamentos e fez a sua própria revolução.
HERÓIS DO MAR
Bravura no mar, poesia em terra
Foi por entre as dunas da Praia de Mira que Mário Cardoso Reigota foi descobrindo os segredos do mar e da vida de pescador.
Começou na sardinha já lá vão 50 anos, passou belo bacalhau nos mares do Norte e pela pescada, nos do Sul. Hoje já não deixa terra mas é ao seu companheiro de décadas que vai dedicando a poesia que escreve.
Estaleiros Navais de Viana do Castelo - Filme de 1952
Documento histórico em filme de autor desconhecido, reportando o dia a dia dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, há 59 anos atrás. A empresa tinha sido constituída em 1944, laborando há oito anos.
O que é um «moliceiro»?
Variam as suas dimensões conforme as zonas de navegação. Um moliceiro mede em média, 15 metros de comprimento, com 7,50 metros entre as cavernas de água. Para facilitar a apanha e o carregamento do moliço, apresenta costados muito baixos medindo de boca 2,50 metros e de pontal cerca de 1 metro. O fundo é plano e de pequeno calado adaptável à pouca profundidade existente em alguns pontos da Ria, este facto permite-lhe navegar por onde os barcos de quilha não passariam. Além disso, facilita a arrumação do moliço e os trabalhos de descarga.
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
A Doca Delpeut, em Setúbal
A maior parte da população setubalense actual não chegou a conhecer esta doca, desaparecida com as obras do Porto de Setúbal, nos anos trinta do século passado. Localizava-se nas traseiras do antigo teatro “Grande Salão Recreio do Povo”, paredes meias com a Rua 1.º de Maio, banhando as proximidades de várias fábricas de conservas em direcção ao rio.
BAÍA DE GUANABARA, RIO DE JANEIRO, 17 DE JUNHO 1922, 17:32
Concluída a 1.ª Travessia Aérea do Atlântico Sul
Partindo de Lisboa no hidroavião Lusitânia - um monomotor Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem, equipado com motor Rolls-Royce - o piloto Sacadura Cabral (1881-1924) e o navegador Gago Coutinho (1869-1959) percorreram 8.383 km em 62h 26m de voo, fazendo escala em Las Palmas, S.Vicente no arquipélago de Cabo Verde, Cidade da Praia na ilha de S.Tiago também em Cabo Verde, em Penedos no arquipélago de S.Pedro e S.Paulo já no Brasil , Fernando de Noronha, Recife, Baía, Porto Seguro, Vitória e Rio de Janeiro.
VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 03.01.1833
O Reino Unido reivindica a soberania sobre as Ilhas Malvinas
A 2 de Janeiro de 1833, dois navios de guerra britânicos chegam às ilhas Malvinas, sob o comando do capitão James Onslow. Este anuncia que chegou para conquistar as ilhas e dá ao capitão argentino José Maria Pinedo um prazo de 24 horas para a rendição.
Sem fortes ou munição, Pinedo rende-se no dia seguinte, sob protestos.
NAVIOS-MOINHO
O «Bois Rosé»
Em 1923, os engenheiros franceses Constantin e Joessel construíram um barco que navegou no rio Sena movido por uma hélice accionada por um “moinho de vento”, instalado no topo de um mastro. O barco navegava mesmo contra o vento, coisa que muitos físicos tinham por impossível. Na realidade, a demonstração teórica de que uma tal embarcação pode navegar contra o vento não é fácil. Nesta versão o “moinho de vento” era uma hélice do tipo das dos aviões, mas já de passo variável.
MAIO DE 1918
Lugre «Altair» lançado à água «no lindo cais de Aveiro»
É um belo navio que tem mais de 60 metros de comprido por 11 de largo. E foi admirável vê-lo entrar na água, no domingo penúltimo, na Gafanha, em frente aos estaleiros com as suas bandeiras a tremularem pela viração agreste do Norte.
Foi uma festa atraente a que não faltou a concorrência numerosa e selecta e nem os hinos festivos de duas filarmónicas.
HOMENS DO MAR
Manuel Cecílio do Bem
Às vezes, havia queixas - a sopa anda a sair salgada com’à pilha – reclamava a companha.
Às sete e meia da matina, saía o «almoço» – variava entre papas de feijão, feijão guisado ou assado no forno, papas de farinha de trigo, açorda; – o «jantar», às onze e meia (sopa de feijão branco ou vermelho, ou grão com arroz ou massa, temperada com toucinho bem alto) e peixe cozido, só por só, com alguns temperos, se o cozinheiro estivesse bem amurado (de boa disposição). À ceia, voltava o peixe acompanhado de feijão frade e grão de bico.