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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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26 DE OUTUBRO DE 1896

Incandescência a petróleo chega ao Farol do Cabo da Roca

A primeira indicação da construção do Farol do cabo da Roca, remonta ao ano de 1772, quando o pesado encargo de dotar o litoral português de um serviço de farolagem se encontrava a cargo da Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação.

14 DE JULHO DE 1827

Morre Augustin Fresnel

No topo de muitos faróis portugueses é recorrente encontramos ópticos lenticulares de Fresnel. Do que se trata, então?
Uma Lente de Fresnel é um tipo de lente inventada pelo físico francês Augustin-Jean Fresnel, nascido a 10 de Maio de 1788. Criada originalmente para uso em faróis de sinalização marítima, o seu desenho possibilita a construção de lentes de grande abertura e curta distância focal sem o peso e volume do material que seriam necessários numa lente convencional. Comparadas com estas, as Fresnel são bem mais finas, permitindo a passagem de mais luz, e assim os faróis com elas equipados são visíveis a distâncias bem maiores.
Fresnel morreu a 14 de Julho de 1827.

1963

Mais peixe miúdo, menos peixe grosso e marisco

Assim, enquanto que ao Mercado Abastecedor de Peixe Grosso aflui, como ficou dito, o peixe grosso oriundo da pesca longínqua ou do alto, pescado nas águas quentes das costas do noroeste africano, peixe que, não obstante ser já de qualidade inferior, se apresenta sempre em deficientes condições de salubri­dade e consistência, devidas muito especialmente, ao seu precário e deficiente tratamento, acondicionamento e transporte a bordo dos barcos, tudo isto acres­cido, ainda, pelo facto da sua chegada ao mercado se verificar, sempre, com mais de 20 dias de viagem, após a sua captura, condições estas que têm, for ­çosamente, de influir, e muito, nas precarias condições de apresentação e na salubridade do peixe, o que não pode deixar de se reflectir no elevado índice das percentagens de rejeição do mesmo.

17 DE ABRIL DE 1952

Travessia do Tejo era uma aventura!

A 17 de Abril de 1952, na Assembleia Nacional, nome pelo qual era designada a Assembleia da República na época do Estado Novo, o deputado Miguel Bastos chamava a atenção para a forma «deficiente, incómoda e até perigosa, como se faz o transporte de passageiros entre Lisboa e o Barreiro.

7 DE ABRIL DE 1921

Começa a publicar-se o «Diário de Lisboa»

Durou 23.378 edições, terminando a 30 de Novembro de 1990. Tudo indica que a iniciativa da fundação do vespertino partiu do banqueiro António Vieira Pinto, sócio da Casa Bancária Pinto & Sottomayor (mais tarde Banco Pinto & Sottomayor), que decidira criar um jornal republicano. Para esta iniciativa contou com o apoio de Cândido Sotto Mayor Júnior e de Tomás e Rafael Bordalo Pinheiro.

100 COISAS QUE O PORTO TEM...

Ponte da Arrábida - Concluída a 31 de Março de 1963

Concluída em 31 de março de 1963, a Arrábida foi a primeira das duas pontes com histórias e marcantes na paisagem que Edgar Cardoso fez no Porto - e que acrescentou à cidade a nova centralidade da Boavista. O tabuleiro assenta num arco grandioso, com 270 metros de vão, que àépoca foi o maior de betão do mundo, o que levou a que muito boa gente suspeitasse de que a ponte iria cair... o que, como se sabe, não aconteceu.

PONTE VASCO DA GAMA

Inaugurada a 29 de Março de 1998

A ponte Vasco da Gama, com 17,2 quilómetros, foi inaugurada a 29 de março de 1998, e representou um investimento de 897,8 milhões de euros. A seguir ao túnel sob o Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, a ponte que liga Sacavém, na margem Norte do Tejo, ao Montijo, é a maior travessia já construída na Europa.

29 DE MARÇO DE 1852

Naufrágio do Vapor «Porto»

Em 1852, dá-se uma tragédia que acaba por ser determinante, ainda que a longo prazo, para a evolução das obras da Barra. Trata-se do naufrágio do vapor “Porto“, depois de bater no rochedo da Lage, num dia de temporal, a 29 de Março (dia de aniversário do desastre da Ponte das Barcas, em 1809), tendo-se salvo apenas três pessoas.

ANGRA DO HEROÍSMO

O Hospital dos Descobrimentos

Anno do nascimtº de nosso Sor. Jesu Christo de mil, e quatro centos, e noventa e dous annos, aos quinze dias do mes demarço da ditta era em ailha Terçeira na villa dangra dentro em a caza de Santo espirito daditta vila estando o Sr joão Vaaz corte real capitão, e João Borges cavaleiro da ca­za DelRei nosso Snr., e João de laguos Juiz doditto hospital, e Afonso An­nes da Costa, e João de lameguo mordomo da ditta confraria e assi os con­frades da ditta confª, que forão todos chamados á campa tangida (...)

24 DE MAIO DE 1999

Pão e água à mesa dos pescadores

Os pescadores do arrasto de Vila do Conde, Póvoa do Varzim e Matosinhos mantinham, nesta data, a greve mais longa de que havia memória. Já levava 50 dias.

PAQUETE «VERA CRUZ» - ALGUMAS FOTOS

Viagem inaugural a 20 de Março de 1952

Construído nos estaleiros belgas Cockerill em 1950, foi lançado à água em Junho de 1951 e em Março de 1952 entrou no rio Tejo. Estava equipado com aparelhos de radar com alcance de 30 milhas, agulha giroscópica e piloto automático. Os passageiros alojados em 3 classes dispunham de salas de cinema, jardim de inverno, piscina e hospital.

VIAGEM INAUGURAL A 20 DE MARÇO DE 1952

Paquete «Vera Cruz»

A 20 de Março de 2023, cumprem-se 71 anos sobre a viagem inaugural do Paquete "Vera Cruz". Partiu na tarde primaveril de uma quinta-feira, da Estação Marítima de Passageiros da Rocha do Conde de Óbidos, com destino ao Rio de Janeiro. Levava como passageiro de honra o Almirante Gago Coutinho.
 

«VERA CRUZ»

Um dos grandes transatlânticos da Rota de Ouro e Prata!

Vera Cruz! Nome mágico para um dos grandes transatlânticos de lenda que singraram a Rota de Ouro e Prata! Grande entre os gigantes dos mares, levou seu nome e a bandeira de Portugal ao ápice do serviço marítimo comercial de passageiros entre os portos de Lisboa, Rio de Janeiro, Santos e Buenos Aires.

VERA CRUZ ERA DE CONCEPÇÃO EXTREMAMENTE AVANÇADA PARA A ÉPOCA

Construção contabilizou 86 mil horas de trabalho

Na construção do Vera Cruz foram utilizadas 8 mil toneladas de aço e 150 toneladas de alumínio, sendo instalados no navio 240 quilómetros de cabos eléctricos e 96 quilómetros de encanamentos. Estiveram envolvidos na construção do Vera Cruz cerca de 1.000 técnicos e operários, que trabalharam durante 18 meses.
Além de ser o maior navio português, o Vera Cruz era também a maior unidade até então construída na Bélgica, tendo assistido à cerimónia de entrega do paquete as individualidades mais importantes daquele país.

VERA CRUZ

Cruzeiros à Madeira no fim do ano

Durante décadas, dos anos 1930 até 1975, uma das tradições mais agradáveis associadas aos paquetes portugueses era a realização de cruzeiros de Fim de Ano à Madeira a partir de Lisboa. Estes cruzeiros eram muito populares no Continente e bem recebidos no Funchal, tendo sido iniciados pela Empresa Insulana de Navegação com o paquete LIMA que mais tarde utilizou também os paquetes FUNCHAL e ANGRA DO HEROÍSMO para o efeito.

17 DE MARÇO DE 1942

É lançado à água o primeiro petroleiro português

A 17 de Março de 1942, é lançado à água, no Arsenal do Alfeite, o primeiro petroleiro português. Baptizado «Sam Brás», descola 7 000 toneladas e tem tanques com capacidade para cerca de 3 500 toneladas de combustível.

Naufrágio do «Amoco Cadiz» no Diário de Lisboa

O "Diário de Lisboa" de 17 de Março de 1978 dedicou apenas uma breve ao acidente com o "Amoco Cadiz". Na página 12, outro tema em foco era o Canal do Panamá. No dia do desastre com o petroleiro, a manchete era dedicada ao rapto de Aldo Moro.

14 DE MARÇO DE 1934

Morre o Contra-Almirante João do Canto e Castro Silva

O contra-almirante João de Canto e Castro Silva Antunes foi eleito Presidente da República a 16 de Dezembro de 1918, em substituição de Sidónio Pais e logo após o assassinato deste, num momento em que Bernardino Machado, no exílio, era ainda, à luz da Constituição, o legítimo Presidente.

João do Canto e Castro Silva nasceu em Lisboa a 19 de Maio de 1862 e morreu a 14 de Março de 1934.
Oficial da Marinha, foi promovido a contra-almirante em 1917.

4 DE MARÇO DE 1394

Nasce o Infante D.Henrique

Quinto filho do Rei D. João I e de D. Filipa de Lencastre, D. Henrique (O Navegador) nasceu a 4 de Março de 1394 na cidade do Porto, tendo vindo a falecer, na vila de Sagres, a 13 de Novembro de 1460.

O navegador inglês James Cook descobre o território da Austrália

No dia 21 de agosto de 1770, o capitão James Cook reivindica o território da ctual Austrália para a coroa do Reino Unido, dando-lhe o nome de Nova Gales do Sul.

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