Portos de Portugal
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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 25 DE JULHO DE 1917

«Destroyers» norte-americanos nos Açores

A 25 de Julho de 1917 chegam ao porto de Ponta Delgada, Açores, cinco "destroyers" norte-americanos. Este porto tinha sido bombardeado por um submarino alemão, no princípio do mês. Segundo Medeiros Ferreira ("Portugal e os EUA nas duas guerras mundiais: a procura do plano bi-lateral" in Cadernos Navais, n.º 9, Março-Junho de 2004) esta chegada "(…) veio revolucionar os termos das relações anglo-americanas no patrulhamento daquela zona do Atlântico. A garantia da liberdade de navegação primeiro, e, depois, a política de empenhamento militar no teatro europeu por parte dos EUA fizeram dos Açores um ponto de encontro entre portugueses e norte-americanos durante a Primeira Guerra Mundial.

21 DE JULHO DE 1907

Inaugurada a linha e a Estação do Caminho de Ferro de Fafe

«Uma hora e vinte minutos, duas locomotivas 'Porto', n.º 5 e 'Negrelos' n.º 2 a rebocarem 17 veículos e as bandas fazendo ouvir os seus sons musicais, vibrantes pareciam exprimir o que nos ia na alma; o dinamite, estalejando nos ares anunciou ao longe o nosso enorme contentamento. A da vanguarda, a n.º 5, trazia a dirigi-la o engenheiro sr. Francisco Ferreira Lima, que trajava de maquinista, e o chefe de tracção e oficinas sr. Joaquim Lopes.

VIANA DO CASTELO

Gil Eannes - Navio-museu a merecer uma visita

Desde que o Navio Gil Eannes foi colocado em exposição na antiga doca comercial de Viana do Castelo, a Fundação Gil Eannes tem tido como objectivo transformá-lo num espaço museológico, contribuindo deste modo para o desenvolvimento cultural, turistico e científico especialmente em áreas relacionadas com o mar. Assim, ao longo destes anos várias obras de reabilitação e restauro têm sido feitas, proporcionando aos visitantes o contacto com os diversos espaços e adquirindo um pouco da história que têm para contar.

A 31 de Janeiro de 1998 chegou à Foz do Lima, para reconversão em museu.

Assim, ao longo destes anos várias obras de reabilitação e restauro têm sido feitas, proporcionando aos visitantes o contacto com os diversos espaços e adquirindo um pouco da história que têm para contar.

Faça uma visita virtual ao navio, folheie a galeria de fotos, conheça os horários de abertura e, se for caso disso, programe uma visita para grupos.

 

VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 1956

Os mirones da Piscina Municipal

O problema é que a mancha azul ficava defronte do Liceu Feminino. O problema é que a piscina era a céu aberto, e com as paredes de sustentação do céu ainda por construir…
"Situada mesmo em frente do Liceu Feminino e da sua entrada única, a Piscina é panorama forçoso para os milhares de jovens do 1º ao 7º ano quer dizer, dos 10 aos 19 anos, que, a pé ou nos carros, passam todos os dias, uma e mais vezes, mesmo rente às grades largas que deixam ver tudo o que ali se passa, edificante ou não".

NAVIO «PORTO DE AVEIRO» INAUGURADO A 5 DE JULHO DE 1968

Levando vinho a granel para o Ultramar Português

Mais uma vez o porto de Aveiro esteve em festa com um acontecimento de certa envergadura não só para a região mas também para o país, aconteceu isso a 05/07/1968. Iniciou pela primeira vez, um barco nacional, baptizado com o nome de PORTO DE AVEIRO carreira para o Ultramar Português, levando vinho a granel. Como não podia deixar de ser, as autoridades mais representativas do distrito e dos dois concelhos ligados mais directamente ao porto, estiveram presentes e rejubilaram pelo acontecimento, não pelo esplendor de que a cerimónia se revestiu, mas pelo alcance social que representava para a vida portuária.

«VERA CRUZ», «INFANTE D. HENRIQUE», «SANTA MARIA», ENTRE OUTROS

Companhia Colonial de Navegação fundada a 3 de Julho de 1922

A Companhia Colonial de Navegação (CCN) foi uma das novas Companhias de Navegação do período após I Guerra Mundial. Foi constituída em Angola a 3 de Julho de 1922. Iniciou desde logo a sua actividade de transportadora com a aquisição do paquete "Guiné" e do cargueiro "Ganda", destinados às carreiras de Angola, Cabo Verde e Guiné.

PARA INTEGRAR O PROJECTO DE RECIFES ARTIFICIAIS MARINHOS

Naufrágio provocado do «Victory 8B», em 2003, no Brasil

Foi o mais esperado naufrágio controlado do Brasil, afundado a 3 de Julho de 2003, entre as Ilhas Rasas e Escalvada, em frente ao Siribeira Iate Clube. O cargueiro foi totalmente limpo e preparado para possibilitar aos mergulhadores segurança tanto nas visitas externas como nas internas (mergulhadores especialistas em Naufrágio) e para se tornar um enorme berço para vida marinha. Com 89 metros de comprimento e 30 metros de altura é o maior naufrágio controlado da América Latina.

VEJA OS VÍDEOS

Naufrágio provocado do «Victory 8B»

Cinco vídeos reportando o naufrágio provocado do «Victory 8B», também de mergulhos efectuados anos depois. Há imagens fantásticas captadas dentro do navio afundado.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 27 DE JUNHO DE 1930

Adjudicação das obras do Pôrto de Setúbal

20 de Maio de 1934 foi dia de festa para o Porto de Setúbal. A inauguração de obras de vulto contou com a presença do Presidente da República, Oscar Carmona. O recheado programa incluiu regatas, um "Setúbal de Honra", festas populares e até uma tourada de gala. As obras do porto foram adjudicadas em 27 de Junho de 1930 à Hojgaard & Schultz, de Copenhaga, com a colaboração para os trabalhos de dragagem da Van den Bosch & De Vries, de Ultrecht.

JUNHO DE 1901

Rei D. Carlos iniciava visita à Madeira

A 22 de Junho de 1901, o Rei D. Carlos e a sua comitiva iniciavam visita à Madeira. O monarca esteve na ilha até dia 24, rumando depois aos Açores.
Uma comitiva de peso, viajando nos cruzadores S. Gabriel, D. Amélia e D. Carlos. Percorreram a Madeira e todas as ilhas dos Açores. Rezam as crónicas que foram recebidos com grande entusiasmo, organizando-se várias festas em homenagem dos reis.

1901

Rei D. Carlos despede-se da Madeira, para rumar aos Açores

Depois de uma curta estadia na Madeira, o Rei D. Carlos e a sua comitiva partem, a 24 de Junho de 1901, rumo aos Açores. Uma comitiva de peso, viajando nos cruzadores S. Gabriel, D. Amélia e D. Carlos. Jornada histórica, em muitos sentidos, também pelo facto de tudo indicar que as primeiras filmagens feitas nos Açores ocorrem com a visita ao arquipélago do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia.

Encontraram o barco do capitão de «Moby Dick»

Um grupo de arqueólogos marinhos encontrou junto à costa do Honolulu, no Havai, vestígios de um baleeiro do século XIX - um dos famosos barcos conduzidos pelo capitão George Pollard, que inspirou o filme Moby Dick de Herman Melville.
Arpões, lanças de caça, âncoras e utensílios de cozinha estavam entre as peças descobertas e mostradas ao público na última sexta-feira pela National Oceanic and Atmospheric Administration.
 

BALEEIRO KARLUK PARTIU A 17 DE JUNHO DE 1913 PARA NÃO MAIS VOLTAR

Inferno no gelo

A trágica história da expedição canadiana que naufragou no Ártico em busca de um continente escondido entre o Alasca e o Pólo Norte. Havia 25 pessoas a bordo – 22 homens, incluindo dois caçadores esquimós que se tinham juntado à expedição em Point Barrow, Alasca, com a esposa e duas filhas de um deles. Todos estavam aterrorizados perante a perspectiva do navio ser esmagado pelo gelo.
 

PADRE ANTÓNIO VIEIRA

Sermão de Sto. António aos peixes

Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

13 de Junho de 1968 - Lançado à água o primeiro cargueiro nuclear europeu

A 13 de Junho de 1968 foi lançado à água o navio alemão Otto Hahn. Depois de quase cinco anos de desenvolvimento, execução do projecto e fase de testes, o estaleiro em Kiel apresentou o cargueiro. O projecto do primeiro navio de carga com propulsão nuclear da Europa (e único da Alemanha) foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Geesthacht e construído pela Deutsche Babcock, Interatom (Siemens) e pelo Howaldtswerke, estaleiro da cidade de Kiel.
A Alemanha foi o terceiro país do mundo a desenvolver esta tecnologia, depois dos Estados Unidos e da União Soviética.
 

11 DE JUNHO DE 1910

Nasce Jacques-Yves Cousteau

A 11 de Junho passa mais um aniversário do nascimento do oceanógrafo e activista do ambiente Jacques-Yves Cousteau, em França. O comandante Jacques-Yves Cousteau notabilizou-se pelas suas investigações subaquáticas e pelos seus livros e documentários televisivos, largamente difundidos. Em 1950 tornou-se o comandante do Calypso, um draga-minas convertido em navio oceanográfico que se tornaria conhecido mundialmente, e em 1957 director do museu oceanográfico do Mónaco. Foi eleito membro da Academia Francesa em 1988. Faleceu em 1997.
 

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

A carreira das Índias

A principal consequência dos descobrimentos portugueses no século XVI foi estabelecer uma ligação anual entre Lisboa e os portos do Oriente, Goa, Cochim e Malaca. A Carreira da Índia tornou-se um elo fundamental no comércio de especiarias de Portugal com seu Império Asiático.

29 DE MARÇO DE 1952

Relato da chegada do «Vera Cruz» a Santos

A chegada de um transatlântico em viagem inaugural a Santos, como a do Vera Cruz, em 1952, representava mais que uma curiosidade de milhares de pessoas que se aglomeravam junto às muretas da Ponta da Praia. Era um acontecimento político, social e cultural dos mais importantes envolvendo Brasil e Portugal.
Não era sem razão que essa viagem inaugural, especificamente, ao tocar no porto do Rio de Janeiro, em 29 de março de 1952 (um sábado), o navio trazia a bordo dezenas de editores e jornalistas dos principais jornais portugueses, para registrar nos diários lusitanos, por exemplo, a acolhida que o Vera Cruz teve assim que sua silhueta surgiu na Baía da Guanabara.

 

«Vera Cruz» levou emigrantes para o Brasil e tropas para África

Duas excelentes piscinas, ginásio com todo o aparelhamento de ginástica, inclusive remadores e bicicletas fixas, um salão de jogos, court de tênis, uma cabine de rádio para transmitir programas para os 230 alto-falantes de bordo, com recente coleção de discos de músicas clássica e moderna, uma capela com imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, amplos salões e confortável mobiliário etc., tudo foi planejado e executado de maneira a dar aos passageiros a mais agradável impressão e o máximo de bem estar durante a viagem.

9 DE JUNHO DE 1821

Carreira marítima Lisboa-Porto

A 9 de Junho de 1821 a Marinha de Comércio portuguesa dava um salto tecnológico significativo, com o estabelecimento da primeira carreira regular por navios movidos a vapor.
Com efeito o CONDE DE PALMELLA, primeiro vapor português, largou de Lisboa nesse dia, um sábado, com destino ao Porto (Douro), onde entrou cerca das 11:00 de 13 de Junho, comandado por João de Araújo Guimarães, depois de ter arribado a Peniche devido à forte nortada.

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