Portos de Portugal
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Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




«Vera Cruz» levou emigrantes para o Brasil e tropas para África

Duas excelentes piscinas, ginásio com todo o aparelhamento de ginástica, inclusive remadores e bicicletas fixas, um salão de jogos, court de tênis, uma cabine de rádio para transmitir programas para os 230 alto-falantes de bordo, com recente coleção de discos de músicas clássica e moderna, uma capela com imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, amplos salões e confortável mobiliário etc., tudo foi planejado e executado de maneira a dar aos passageiros a mais agradável impressão e o máximo de bem estar durante a viagem.

9 DE JUNHO DE 1821

Carreira marítima Lisboa-Porto

A 9 de Junho de 1821 a Marinha de Comércio portuguesa dava um salto tecnológico significativo, com o estabelecimento da primeira carreira regular por navios movidos a vapor.
Com efeito o CONDE DE PALMELLA, primeiro vapor português, largou de Lisboa nesse dia, um sábado, com destino ao Porto (Douro), onde entrou cerca das 11:00 de 13 de Junho, comandado por João de Araújo Guimarães, depois de ter arribado a Peniche devido à forte nortada.

4 DE JUNHO DE 1939 - IGNOMÍNIA COMETIDA POR AMERICANOS E CUBANOS

Passageiros do St. Louis condenados ao extermínio

O paquete St. Louis, que saiu da Europa com 900 refugiados judeus entre os seus passageiros, vê negada autorização para entrar nos portos da Florida. Depois de ter sido recusado por Cuba, voltou para a Europa; muitos dos passageiros judeus morreram nos campos de guerra nazis durante a Segunda Guerra Mundial.

CAMINHO DE FERRO CHEGA A PORTUGAL

Murmurava-se insistentemente que a ponte de Sacavém não podia resistir ao peso...

"Grande acontecimento, o caminho de ferro! A vantagem da sua construção em Portugal fora discutidíssima (...) era curioso ouvir nos serões lá de casa as diversas opiniões (...) a Nação ia gastar montes de libras e um país que possuía o Tejo e o Douro não precisava de mais nada. Os rios eram muito mais seguros e muito mais baratos (...) Em todo o caso, a maioria era pelo caminho de ferro (...) Chegou, enfim, o solene dia da inauguração (...) Murmurava-se insistentemente que a ponte de Sacavém não podia resistir ao peso..."

COMBOIO MAL-AMADO

Sinal anunciador da vingança do Céu e da chegada do Anti-Cristo

O célebre físico e astrónomo Arago ficou célebre na história dos caminhos de ferro por ter afirmado, em discurso pronunciado em 14 de Junho de 1836, por ocasião da discussão da lei de concessão da Linha Paris-Versailles, que "a passagem súbita de um túnel produziria, nas pessoas sujeitas a transpiração, fluxos de peito, pleurisias e catarros".
Um estadista como Thiers, apesar do êxito das linhas inglesas, troçava do futuro e do valor prático do caminho de ferro; qualificava-o de "brinquedo para os parisienses", chegando a mostrar receio de que a locomotiva explodisse e os passageiros fossem vítimas da mudança brusca de temperatura e da atmosfera glacial dos túneis".

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Carris primeiro, comboio depois

Os carris são muito mais antigos que a locomotiva e, como ela, foi nas minas que nasceram...
O mais antigo vestígio de carris aparece no século XV, na "Cosmografia Universal" de Sebastião Munster, cuja primeira edição foi publicada em Bâle em 1550 e que descreve, com gravura, um mineiro empurrando, nas minas de Leberthal, na Alsácia, uma carreta com pequenas rodas que rolam sobre uma longarina, que é afinal o carril primitivo..."

26 DE MAIO DE 1970

O VERA CRUZ pelas ondas sísmicas gigantes da costa sul-africana

O paquete VERA CRUZ, 186m/ 21,750tb, da CCN, Lisboa, não foi excepção às chamadas ondas sísmicas gigantes da costa sul-africana, corrente das Agulhas, quando na madrugada de 26/05/1970, com cerca de 3.000 pessoas a bordo, na sua maioria militares, perto do Cabo das Tormentas, nas 100 braças, foi apanhado por uma onda descomunal, que além de provocar avarias graves nas estruturas daquele enorme navio, fez quebrar os vidros temperados de todas as janelas da ponte de comando e ainda fez desaparecer mapas, cartas de marear, réguas, esquadros, compassos, etc., dos armários da casa de navegação . Note-se que aquelas estruturas estavam a 20 metros acima do nível do mar.

D. CARLOS

Cruzador orgulhoso e.....abatido

Quem lê sobre combates náuticos da época contemporânea não pode deixar de ouvir falar dos Cruzadores. Estas embarcações de alto mar foram desenhadas para serem mais protegidas que as Fragatas e operariam isoladas de uma esquadra. Começam por surgir quando é adoptado o vapor como meio de locomoção (aparecendo ainda no início com um misto de velas e caldeiras). Ao longo do século XIX vão sendo armados com artilharia mais e mais avançada. É durante o apogeu do seu "tipo" de navio que surge o cruzador couraçado D. Carlos I. O seu lançamento dá-se em 1898 e entra em serviço no ano seguinte.

Amotinação de marinheiros a bordo dos cruzadores D. Carlos e Vasco da Gama

A 13 de Abril de 1906 verificou-se uma amotinação de marinheiros dos cruzadores D. Carlos e Vasco da Gama, em protesto contra as condições de vida a bordo. O governo enviou o almirante Ferreira do Amaral que tentou a todo o custo pôr termo à insurreição, fazendo diversas promessas. A repressão foi dura ... 41 reclusões de 15 a 20 anos e deportações para as colónias, além de penalidades menores.

24 DE MAIO DE 1543

Morre Copérnico, o filósofo do firmamento

A 24 de Maio de 1543 morre o astrónomo Nicolau Copérnico. No mesmo ano, foi publicado o primeiro dos seis volumes da sua obra "Das Revoluções dos Corpos Celestes", contendo as bases científicas da astronomia moderna. Apesar de ser irrefutável, a teoria de Copérnico só seria aceite pelo Vaticano em 1835. O papa Gregório XVI admitiu o erro dos seus antecessores. Quase 300 anos após sua publicação, a obra "Das Revoluções dos Corpos Celestes" foi retirada da lista dos livros censurados pela Santa Sé.

24 DE MAIO DE 1819

O Savannah é o primeiro navio a vapor a atravessar o Atlântico

A 24 de Maio de 1819 o Savannah iniciava a primeira travessia do Atlântico por um navio a vapor. O barco à vela equipado com motor levou quatro semanas para concluir a viagem entre Savana, na Geórgia, e Liverpool.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE SETÚBAL

Guindaste a vapor

A APSS ainda conserva o primeiro guindaste a vapor que operou no Porto de Setúbal entre 1924 e 1970. Esteve instalado na antiga Estacada do Carvão, que corresponde à estacada 1, ainda existente, localizada a Poente da Doca de Pesca.
Trata-se de um elemento importante de arqueologia industrial, devido ao papel que desempenhou na economia da região de Setúbal e, por outro lado, representa o primeiro investimento efectuado pela entidade portuária em equipamento de suporte à movimentação de mercadorias.

24 DE MAIO DE 1844

Samuel Morse transmite o primeiro telegrama

O pintor e inventor Samuel Morse transmitia o primeiro telegrama, a 24 de Maio de 1844, usando uma linguagem de caracteres mais tarde baptizada de Código Morse, apesar de inventada por um alemão.
Ao enviar a primeira mensagem à distância, em 1844, Samuel Morse não imaginava que acabaria ficando mundialmente famoso como criador da telegrafia. A primeira mensagem transmitida dizia: "O que Deus possibilitou!" Quatro anos mais tarde, todos os estados norte-americanos já dispunham de linhas para comunicação com o Código Morse.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

USS Scorpion - Submarino nuclear americano repousa ao largo dos Açores

A 22 de Maio de 1968, o moderno submarino nuclear USS Scorpion (SSN-589) dos EUA desapareceu com toda a sua tripulação - 99 marinheiros, a sudoeste do arquipélago dos Açores. O submarino estava equipado com um reactor nuclear e dois torpedos com ogivas nucleares. Foi dado como desaparecido pelo chefe das Operações Navais dos EUA a 5 de Junho, dia do assassinato de Robert Kennedy. Exames acústicos oceânicos de diversas estações no Atlântico Norte confirmam ter havido uma implosão. No ano seguinte, em 1969, o submarino Trieste II, durante três meses, foi enviado para tentar localizar os seus destroços e saber qual o motivo do desastre.

O desaparecimento do USS SCORPION nas páginas do «Diário de Lisboa»

A 22 de Maio de 1968, o moderno submarino nuclear USS Scorpion (SSN-589) dos EUA desapareceu com toda a sua tripulação - 99 marinheiros, a sudoeste do arquipélago dos Açores. O submarino estava equipado com um reactor nuclear e dois tropedos com ogivas nucleares.
Seis dias depois, a 28 de Maio, o "Diário de Lisboa" dava conta da "angústia" que se vivia no Pentágono e das intensas buscas para encontrar o submarino.
 

20 DE MAIO DE 1498

Vasco da Gama chega à Índia

A 20 de Maio de 1498 os portugueses chegaram à Índia. Vasco da Gama, com apenas 28 anos, foi o capitão escolhido por D. Manuel I para comandar a expedição que tinha como missão encontrar o caminho marítimo para a Índia. A armada de Vasco da Gama partiu do Restelo, Lisboa, no dia 8 de Julho de 1497 e chegou a Calecute, na Índia, no dia 20 de Maio de 1498.

O mistério do submarino alemão afundado ao largo da Nazaré

Na manhã de 20 de Maio de 1945 quem estivesse na Nazaré testemunharia uma cena digna de um filme de Hollywood. Ao largo da Nazaré afundava-se o submarino de combate alemão U-963, depois dos 47 membros da sua tripulação terem rumado à praia. Apenas 13 dias antes, a 7 de Maio a Alemanha rendera-se aos Aliados, colocando um ponto final na sua participação na Segunda Guerra Mundial.

CRISTO-REI INAUGURADO A 17 DE MAIO DE 1959

Foi a 17 de Maio de 1959 que se inaugurou o Cristo-Rei, uma das mais altas construções de Portugal, com 110 metros de altura. Situa-se a uma altitude de 113 metros acima do nível do Tejo, sendo constituído por um pórtico projectado pelo arquitecto António Lino, com 75 metros de altura, encimado pela estátua do Redentor de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa, com 28 metros de altura, obra do escultor português Francisco Franco de Sousa.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Da invenção da hélice

O conceito da hélice está tão ligado no nosso espírito com o da propulsão dos navios, que logicamente deduzimos que os pioneiros da aviação, ao criar um propulsor aéreo, tenham tomado como inspiração os estudos sobre a hélice marítima.

7 DE MAIO DE 1915

Torpedo afunda transatlântico «Lusitânia»

O transatlântico Lusitânia afundou na costa da Irlanda torpedeado por um submarino alemão no dia 7 de Maio de 1915, uma semana após partir de Nova York com destino a Liverpool, transportando 1.198 passageiros. O episódio, descrito na época como o maior crime militar da história, despertou protestos e fez com que os Estados Unidos se envolvessem na Primeira Guerra Mundial.

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