Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE LISBOA
O Aterro
O «ATERRO» está simultâneamente ligado ao «PORTO DE LISBOA».
Com a construção do «Porto de Lisboa» reconhecia-se a necessidade de obviar as medidas sanitárias nas margens do rio TEJO, bem assim como a inevitável expansão urbanística, condicionada pela realização do «ATERRO» na zona com a designação muito frequente usada na época de: «ATERRO DA BOAVISTA».
Com o fim de acabar de vez com a verdadeira lixeira que nesta zona existia, e pensando já numa ordenação costeira na margem direita do rio, tendo em vista uma futura zona portuária, procedeu-se à construção de um «ATERRO» entre o «CAIS DO SODRÉ» e «ALCÂNTARA».
Vem seguramente do tempo de «D. JOÃO V» a ideia de ser criado o primeiro porto digno da sua capital.
Seguiu-se a administração do «MARQUÊS DE POMBAL» tendo o arquitecto «CARLOS MARDEL» dado certo contributo no estudo que compreendia entre o «TERREIRO DO PAÇO» e «BELÉM».
Mas só em 25 de Abril de 1884, «ANTÓNIO AUGUSTO DE AGUIAR» iria propor ao Parlamento, que fosse aberto concurso público para a construção do porto.
Depois de algumas alterações ao projecto inicial, foi adjudicada a obra à firma «HERSENT».
A 31 de Outubro de 1887 foi inaugurada a construção do PORTO DE LISBOA, pelo rei «D. LUÍS I».
Revestido de várias circunstâncias técnicas e administrativas, esta primeira fase de 1892 a 1894, teve o ESTADO de chamar a si a administração. Após o último ano, voltou novamente à empresa inicial.
Em 1907 depois de grande parte do porto se encontrar já concluído, passou toda a administração directamente para o ESTADO, através da «ADMINISTRAÇÃO GERAL DO PORTO DE LISBOA» até aos dias de hoje.
No ano de 1855 a praia da «BOAVISTA» começou gradualmente a ver o seu areal substituído por terra. Em 1858 todo este aterro alterava entre o «FORTE DE S. PAULO» (hoje Praça de D. Luís) e a praia de «SANTOS», que babujava o antigo PAÇO REAL «PALÁCIO DOS MARQUESES DE ABRANTES».
Em 1858-1859 abriam-se ruas ou boqueirões transversais e construía-se a «RAMPA DE SANTOS».
Teve a «CÂMARA» necessidade de expropriar nesta zona; a casa de «ABRANTES» e a de «ASSECA», para finalmente poder rasgar a «RUA 24 DE JULHO».
Data precisamente de 1860 a muralha de «SANTOS».
Embora a lentidão da obra fosse uma constante, sabe-se que em 1865 o «ATERRO» estava concluído até à «RIBEIRA NOVA», e em 1867 até ao «ARSENAL DA MARINHA», já com muralha.
Podemos datar com pouca margem de erro, o ano de 1867 como data provável na conclusão do «ATERRO».
Foi denominada «RUA 24 DE JULHO» (1878) à parte do ATERRO ocidental construída no prolongamento daquela rua, que começava na «PRAÇA DE D. LUÍS» e terminava no caneiro de «ALCÂNTARA». No ano de 1928 foi convertida a «AVENIDA».
FOTO: Avenida 24 de Julho - (18__). Fotógrafo não identificado (Aspecto da Praça Duque da Terceira durante as obras de construção do aterro) in LISBOA RIBEIRINHA
Artigos relacionados: