Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
10 DE OUTUBRO DE 1861
Nascimento de Fridtjof Nansen
Fridtjof Wedel-Jarlsberg Nansen (Oslo, 10 de outubro de 1861 — Lysaker, 13 de maio de 1930) foi um cientista, explorador polar, aventureiro e político norueguês. Enquanto delegado norueguês na Liga das Nações criou o passaporte Nansen para os refugiados, tendo sido galardoado com o Nobel da Paz em 1922. A sua expedição, composta por seis homens, partiu em 1888. Enfrentou um ambiente totalmente hostil. Doze dias passaram antes da equipa ser sequer capaz de pisar o continente, depois de abandonar a segurança do principal navio da expedição.
![]() |
9 DE OUTUBRO DE 1810
A Batalha de Dois Portos
Por vezes, são os momentos menos espectaculares ou até quase esquecidos, que se revelam decisivos numa guerra prolongada. Foi o caso da chamada “Batalha de Dois Portos”, episódio pouco conhecido da terceira invasão francesa.
No dia 9 de Outubro de 1810, o exército aliado chegava às Linhas de Torres, sempre seguido de perto pela cavalaria francesa, em distância à vista.
![]() |
1500 memórias 100 anos no mar
Ao final da tarde de domingo, a bARCA da Memória partiu do cais da Ribeira rumo ao Porto do ano de 2112 com 1500 memórias a bordo. Conheça alguns dos fragmentos que o Porto 2012 deixou para o futuro. A escolha ficava ao critério de cada um. Por isso, entre as memórias que daqui a um século farão as delícias dos portuenses, poder-se-ão encontrar muitos e variados objetos. Há os tradicionais postais, cachecóis, quadros, fotografias, poemas e dedicatórias, mas há, também, muitas e muitas coisas fora do comum.
![]() |
GAZETA DOS CAMINHOS DE FERRO, 1 DE DEZEMBRO DE 1902
Mais impermeáveis, menos álcool
"O que augmenta é a importação dos tecidos impermeaveis, fabrico novo que ainda não está representado em Portugal, mas que o devia estar. A importação do alcool desceu. A propria cerveja entrou em menor quantidade. Tal era o preço arrastado do vinho".
"Vejamos agora o que nos dizem os quadros relativos á navegação a vapor e de vela. O numero de entradas de navios nos portos do continente e ilhas adjacentes foi de 10.697 com a arqueação total de 11.736 888 toneladas. Attingiu-se a maior arqueação desde 1879, embora fosse menor o numero de entradas do que em 1889 em que ascendeu a 12.043".
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
A Bola NIVEA
Antes da bola de praia, houve a bola NIVEA. E tomou o mundo de assalto. Originalmente criada na década de 1930 como uma versão 3D da lata do NIVEA Creme, a Bola NIVEA insuflável foi criada para ajudar as pessoas a aproveitar ao máximo o seu tempo de lazer passado no exterior. As bolas gigantes, por seu turno, tornaram-se autênticos ícones das praias mundo fora. Nuno Markl conta-nos tudo.
![]() |
GAZETA DOS CAMINHOS DE FERRO, 1 DE MAIO DE 1902
Vapores a sahir do Porto de Lisboa
"Os vapores teem magnificas accommodações para passageiros. Nos preços das passagens inclue-se vinho de pasto, comida á portugueza, cama, roupa, propinas a criados e outras despezas".
![]() |
1 DE OUTUBRO DE 1926
As regatas da Trafaria e de Paço d'Arcos
Reportagem ilustrada das regatas da Trafaria e de Paço d'Arcos, pela revista "Ilustração", edição de 1 de Outubro de 1926.
![]() |
AUTOR DE «MOBY DICK»
Herman Melville morreu a 28.09.1891
Herman Melville (1 de Agosto de 1819, Nova York, — 28 de Setembro de 1891, Nova York, EUA) foi um escritor, poeta e ensaísta estadunidense. Embora tenha obtido grande sucesso no início da sua carreira, a sua popularidade foi decaindo ao longo dos anos. Faleceu quase completamente esquecido, sem conhecer o sucesso que a sua obra mais importante, o romance Moby Dick, alcançaria no século XX. O livro, dividido em três volumes, foi publicado em 1851 com o título "A Baleia" e não obteve sucesso de crítica, tendo sido considerado o principal motivo para o declínio da carreira do autor.
![]() |
1589
O naufrágio da nau N.ª Sr.ª do Rosário em Tróia
Possivelmente devido à presença e ao ataque das forças inglesas, sob o comando de sir Francis Drake, à Península Ibérica, em especial à Corunha e a Lisboa, o regresso das frotas das Índias estava a decorrer bastante mais tarde do que era habitual.
![]() |
17 DE MAIO
Em 1895, Francisco Corte Real fez Terceira-S. Miguel no barco de papel «Autonomia»
Recordamos façanha de há muitos anos atrás, protagonizada por Francisco Moniz Barreto Corte Real, ao perfazer um invulgar travessia interinsular (Terceira-São Miguel), avaliada em 90 milhas, com a duração de 31 horas, utilizando um barco de papel.
A partida teve início em Angra na madrugada do dia 17 de Maio de 1895, e a chegada a Ponta Delgada na manhã do dia seguinte.
Fê-lo para festejar a autonomia açoriana concedida em 2 de Março de 1895, por um governo regenerador do micaelense Ernesto Rodolfo Hintze Ribeiro.
![]() |
1902
Jogos de azar proibidos nas praias portuguesas
A “discussão” era grande nas praias portuguesas, em 1902, tudo a ver com a proibição definitiva dos jogos de azar nas estâncias balneares. Decisão de ministro do reino, “com certa energia desusada em ministros do reino…”
A “Gazeta dos Caminhos de Ferro” de 1 de Setembro daquele ano reportava, com detalhe, o candente tema.
![]() |
A 29 DE SETEMBRO, EM LISBOA
Encontros de Património e História Ferroviária
No dia 29 de Setembro de 2012, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai ser apresentado, analisado e debatido o panorama nacional das publicações periódicas ferroviárias.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 1916
A falta da Marinha Mercante não deixa desenvolver a Agricultura
"Só o vinho poderiamos exportar em boas condições, mas a falta da marinha mercante nacional, tem dado lugar a que a Italia e a Hespanha nos tenham quasi escorraçado dos mercados do Brasil, e se lhe não acudimos a tempo a nossa exportação será nula".
![]() |
PORTUGAL, PAIZ EXCESSIONALMENTE TALHADO PARA O TURISMO
e, em breve para os portos do Pacífico, em direitura, por essa obra admirável da engenharia, o canal do Panamá
"Não creio que haja no mundo um país com tão boas condições naturaes para o turismo, como Portugal. A nossa situação privilegiada no extremo ocidental da Europa, com o melhor porto da Península, d’onde irradiam linhas de navegação para todo o Brazil, para a Argentina, e, em breve para os portos do Pacífico, em direitura, por essa obra admirável da engenharia, o canal do Panamá, e de onde partem linhas férreas para o centro da Europa, como o melhor encurtamento da viagem transatlântica, com uma extensa praia de finas areias de oiro, onde o mar se espreguiça n’uma extensão de mais de 200 leguas mineraes para todas as doenças e, sobretudo, com uma paisagem de idílios e fantasias sempre verde, formam um conjunto de riquezas para o turismo, como nenhum pais possue".
![]() |
HISTÓRIAS DO MAR EM VÍDEOS | 1926
Temporal na Boca do Inferno, em Cascaes
“Actualidades Portuguezas”, documentário realizado por Júlio Worm, em 1926. Filme com 9’ 51’’, disponibilizado online pela Cinemateca Portuguesa.
“Toda aquela costa é interessante quando o vento sopra do SO e a maré enche”, lê-se na introdução ao excerto dedicado ao temporal na Boca do Inferno.
![]() |
UM VÍDEO EM DESTAQUE
Afundamento do Augusto Castilho
Documentário alemão reportando o afundamento do Augusto Castilho, em 1918. Filme com 5’ 20’’, disponibilizado online pela Cinemateca Portuguesa.
O NRP Augusto de Castilho foi um navio de guerra ao serviço da Marinha de Guerra Portuguesa durante a Primeira Guerra Mundial. Apesar de ser, frequentemente, referido como caça-minas, o Augusto Castilho era, na realidade, um patrulha de alto mar. Foi afundado em combate, originando as últimas baixas portuguesas naquele conflito.
![]() |
CANAL INTEROCEÂNICO -1902
No Panamá ou na Nicarágua?
Foi construído no Panamá, como se sabe, mas em 1902 parece que Roosevelt tinha dúvidas. Mais de cem anos depois, o sandinista Daniel Ortega retoma o tema e quer avançar com o Canal da Nicarágua.
![]() |
UM VÍDEO EM DESTAQUE
Salinas de Setúbal, 1930
Documentário de 1930, dedicado às “produções de Setúbal”. Entre elas a extracção de sal, actividade que ocupa metade do documentário realizado por Virgílio Nunes e disponibilizado online pela Cinemateca Portuguesa. Filme de “Propaganda da Comissão de Iniciativa de Setúbal”.
“Referi os produtos portugueses – Assim se evita a crise e o desemprego” – exortava o filme, logo aos 40 segundos.
![]() |
Bacalhau: uma história milenar
Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Existem registos de fábricas para processamento do bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX. Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA - 1928
A «Veneza de Portugal» em festa
A "Veneza de Portugal» vestiu as suas melhores galas por ocasião das Festas da Liberdade e Congresso Beirão. Veja as nossas soberbas fotos, devidas ao excelente e ilustre artista de Aveiro, Manuel de Abreu. Reportagem da Revista "Ilustração", de 1 de Junho de 1928.