Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
«Santo Graal dos naufrágios» vale 17 mil milhões de dólares e pode ser recuperado em breve
Nas profundezas do Mar das Caraíbas encontra-se um tesouro que tem cativado historiadores, governos e caçadores de tesouros: o galeão espanhol San José.
Apelidado de “Santo Graal dos naufrágios”, a história do San José é uma narrativa da guerra marítima do século XVIII, das disputas legais internacionais e da busca pela preservação histórica.
Descoberto pela marinha colombiana em 2015, a localização exata do naufrágio continua a ser um segredo de Estado bem guardado para proteger a sua inestimável carga, cujo valor é estimado em 17 mil milhões de dólares.
O afundamento do San José em 1708 pelos britânicos foi um acontecimento importante na guerra da secessão espanhola.
Ler também:
Carregado de ouro, prata e esmeraldas destinadas a financiar os esforços militares do império espanhol, a “morte” do galeão simbolizou não só a perda de uma vasta riqueza, mas também um momento crucial na história colonial.
A recuperação do navio poderá ter início em abril, de acordo com o The Guardian, e marca um ponto crucial numa saga que envolve Colômbia, Espanha, grupos indígenas bolivianos e uma empresa de resgate dos EUA, todos a reivindicar os tesouros do navio.
No entanto, o ênfase na recuperação do San José mudou da caça ao tesouro para a descoberta do significado histórico e arqueológico do naufrágio.
De acordo com Alhena Caicedo, diretora do Instituto Colombiano de Antropologia e História, o objetivo é aceder à “informação histórica e arqueológica do local”, ultrapassando a visão do galeão como um mero tesouro.
Os desafios técnicos para erguer o San José são inimagináveis. De importância semelhante à recuperação do Mary Rose, o navio almirante de Henrique VIII, o projeto do San José enfrenta obstáculos únicos devido à sua localização em águas quentes e tropicais e à sua profundidade de 600 metros abaixo do nível do mar.
Este ambiente apresenta riscos significativos para a preservação dos artefactos, que se podem deteriorar rapidamente com a exposição ao oxigénio. O desenvolvimento de robôs subaquáticos pelos militares colombianos para a exploração inicial é um testemunho das abordagens inovadoras que estão a ser utilizadas.
A história do San José é ainda mais complicada pelas batalhas legais sobre a sua propriedade. Enquanto a Colômbia reclama o naufrágio por ter sido encontrado nas suas águas, a Espanha afirma que o galeão faz parte da sua frota, tendo-se afundado quando regressava do seu império.
A empresa de resgate Sea Search Armada (SSA), sediada nos EUA, e grupos indígenas bolivianos também apresentam reivindicações baseadas em descobertas anteriores e na origem da carga do navio, respetivamente.
O empenho do governo colombiano em autofinanciar a exploração sem vender quaisquer artefactos demonstra uma dedicação à preservação da integridade histórica do galeão.
Como sugere Ann Coats, professora de património marítimo, o San José poderia responder a muitas perguntas sobre o nosso passado, desde que “o dinheiro não estivesse a comandar as coisas e houvesse uma enorme colaboração cultural para o estudar devidamente”.