Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE SETÚBAL

Guindaste a vapor

A APSS ainda conserva o primeiro guindaste a vapor que operou no Porto de Setúbal entre 1924 e 1970. Esteve instalado na antiga Estacada do Carvão, que corresponde à estacada 1, ainda existente, localizada a Poente da Doca de Pesca.
Trata-se de um elemento importante de arqueologia industrial, devido ao papel que desempenhou na economia da região de Setúbal e, por outro lado, representa o primeiro investimento efectuado pela entidade portuária em equipamento de suporte à movimentação de mercadorias.

24 DE MAIO DE 1844

Samuel Morse transmite o primeiro telegrama

O pintor e inventor Samuel Morse transmitia o primeiro telegrama, a 24 de Maio de 1844, usando uma linguagem de caracteres mais tarde baptizada de Código Morse, apesar de inventada por um alemão.
Ao enviar a primeira mensagem à distância, em 1844, Samuel Morse não imaginava que acabaria ficando mundialmente famoso como criador da telegrafia. A primeira mensagem transmitida dizia: "O que Deus possibilitou!" Quatro anos mais tarde, todos os estados norte-americanos já dispunham de linhas para comunicação com o Código Morse.

AVANÇO DAS TELECOMUNICAÇÕES APOSENTOU OFICIALMENTE O CÓDIGO MORSE NOS NAVIOS

O fim do SOS

Se o navio Titanic se afundasse hoje, o seu oficial de comunicações já não enviaria o famoso sinal ...---... (SOS, em código Morse) para pedir ajuda. É que em Fevereiro de 1999 foi oficialmente aposentado o serviço de telegrafia Morse nas comunicações marítimas internacionais, sendo a Autoridade de Segurança Marítima da Austrália a última organização internacional a deixar de reconhecer oficialmente o sistema: a Radio Melbourne realizou a transmissão final em Morse no seu Serviço Móvel Marítimo às 23h59 UTC (sigla de Tempo Coordenado Universal) do dia 31 de Janeiro de 1999 (o arquivo sonoro encontra-se disponível aqui).

 

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

USS Scorpion - Submarino nuclear americano repousa ao largo dos Açores

A 22 de Maio de 1968, o moderno submarino nuclear USS Scorpion (SSN-589) dos EUA desapareceu com toda a sua tripulação - 99 marinheiros, a sudoeste do arquipélago dos Açores. O submarino estava equipado com um reactor nuclear e dois torpedos com ogivas nucleares. Foi dado como desaparecido pelo chefe das Operações Navais dos EUA a 5 de Junho, dia do assassinato de John Kennedy. Exames acústicos oceânicos de diversas estações no Atlântico Norte confirmam ter havido uma implosão. No ano seguinte, em 1969, o submarino Trieste II, durante três meses, foi enviado para tentar localizar os seus destroços e saber qual o motivo do desastre.

O desaparecimento do USS SCORPION nas páginas do «Diário de Lisboa»

A 22 de Maio de 1968, o moderno submarino nuclear USS Scorpion (SSN-589) dos EUA desapareceu com toda a sua tripulação - 99 marinheiros, a sudoeste do arquipélago dos Açores. O submarino estava equipado com um reactor nuclear e dois tropedos com ogivas nucleares.
Seis dias depois, a 28 de Maio, o "Diário de Lisboa" dava conta da "angústia" que se vivia no Pentágono e das intensas buscas para encontrar o submarino.
 

OUÇA O PROGRAMA DA TSF

As baleias - um património dos Açores

Na emissão de sábado de "Terra a Terra", a TSF deu a conhecer a epopeia da baleação nos Açores e, sobretudo, as vidas difíceis dos homens do mar, em frágeis botes à vela, de arpão nas mãos. A proibição da caça destes monstros marinhos chegou, por determinação da Europa, nos anos oitenta. Hoje as baleias são observadas, tranquilamente, por milhares de curiosos, que chegam aos Açores.

INAUGURADO A 20 DE MAIO DE 1898

Aquário Vasco da Gama custou 60 contos de réis

O Aquário Vasco da Gama foi inaugurado em 1898, numa cerimónia integrada nas Comemorações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. A Comissão Executiva destas celebrações, desejando perpetuar a memória de tão importante acontecimento, decidiu mandar construir um Aquário com objectivos de recreio e instrução popular. A construção do edifício, da responsabilidade da Comissão Executiva do IV Centenário, teve a orientação do Engenheiro Albert Girard , um naturalista notável e o principal colaborador científico do Rei D. Carlos I.

20 DE MAIO DE 1498

Vasco da Gama chega à Índia

A 20 de Maio de 1498 os portugueses chegaram à Índia. Vasco da Gama, com apenas 28 anos, foi o capitão escolhido por D. Manuel I para comandar a expedição que tinha como missão encontrar o caminho marítimo para a Índia. A armada de Vasco da Gama partiu do Restelo, Lisboa, no dia 8 de Julho de 1497 e chegou a Calecute, na Índia, no dia 20 de Maio de 1498.

PORTO DE SETÚBAL, 1757

No porto de mar e na sua baia se mete o Sadão cabem duzentos navios

“Esta terra é porto de mar, que no sítio de Troia, entre a Ponta do Adoxe e a Torre do Outão, entre pela boca da barra naturalmente um braço do oceano, o qual vem circundando a dita vila de Sul a Norte, cujos mares nas enchentes sobem pelo rio Sado acima até ao porto de El Rey, que da boca da barra dista quinze léguas, e tanto na costa do dito oceano, como no mencionado rio se fazem grandes pescarias de todo o género de pescado, sendo este o mais saboroso de toda a Europa.

O mistério do submarino alemão afundado ao largo da Nazaré

Na manhã de 20 de Maio de 1945 quem estivesse na Nazaré testemunharia uma cena digna de um filme de Hollywood. Ao largo da Nazaré afundava-se o submarino de combate alemão U-963, depois dos 47 membros da sua tripulação terem rumado à praia. Apenas 13 dias antes, a 7 de Maio a Alemanha rendera-se aos Aliados, colocando um ponto final na sua participação na Segunda Guerra Mundial.

CRISTO-REI INAUGURADO A 17 DE MAIO DE 1959

Foi a 17 de Maio de 1959 que se inaugurou o Cristo-Rei, uma das mais altas construções de Portugal, com 110 metros de altura. Situa-se a uma altitude de 113 metros acima do nível do Tejo, sendo constituído por um pórtico projectado pelo arquitecto António Lino, com 75 metros de altura, encimado pela estátua do Redentor de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa, com 28 metros de altura, obra do escultor português Francisco Franco de Sousa.

FILME ESTREIA A 14.05.1912, UM MÊS APÓS A TRAGÉDIA

Navio ao fundo, câmaras ao alto!

Poucos dias após o naufrágio, o primeiro filme de ficção sobre o Titanic entra em rodagem. E conta no elenco com a presença de uma sobrevivente: a atriz Dorothy Gibson. Com o título Saved From The Titanic, este primeiro filme criado com base nos factos reais (com cerca de dez minutos de duração) teve realização Etienne Arnaud e foi rodado em New Jersey (usando como cenário um navio que ia ser desmantelado); teve estreia em sala a 14 de Maio de 1912, um mês após o naufrágio, obtendo considerável sucesso.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Da invenção da hélice

O conceito da hélice está tão ligado no nosso espírito com o da propulsão dos navios, que logicamente deduzimos que os pioneiros da aviação, ao criar um propulsor aéreo, tenham tomado como inspiração os estudos sobre a hélice marítima.

10 DE MAIO DE 1937

Lugres Santa Maria Manuela e Creoula estreavam-se no Tejo

A 10 de Maio de 1937, os elegantes lugres Santa Maria Manuela e Creoula, irmãos de berço, desciam serenamente a carreira de construção dos Estaleiros da CUF, para penetrar nas águas profundas do Tejo. Em 2010, os Amigos do renovado Santa Maria Manuela cantaram-lhe os «Parabéns», numa festa memorável, na sua apresentação oficial.

7 DE MAIO DE 1915

Torpedo afunda transatlântico «Lusitânia»

O transatlântico Lusitânia afundou na costa da Irlanda torpedeado por um submarino alemão no dia 7 de Maio de 1915, uma semana após partir de Nova York com destino a Liverpool, transportando 1.198 passageiros. O episódio, descrito na época como o maior crime militar da história, despertou protestos e fez com que os Estados Unidos se envolvessem na Primeira Guerra Mundial.

Do Titanic ao Lusitânia

No dia lº de Maio de 1915, o mais rápido e maior vapor depois do afundamento do Titanic, o Lusitânia, verdadeiro hotel de luxo flutuante, zarpou de Nova York para Liverpool, na costa oeste da Inglaterra. A Primeira Guerra Mundial já tinha começado e os submarinos alemães mostravam o seu poderio e a sua determinação de afundar os navios ingleses e aliados que se aproximassem da Europa. A própria embaixada alemã fez publicar em vários jornais americanos um anúncio sobre este risco.

O comportamento no Titanic e no Lusitania

Os registos históricos sobre dois naufrágios acontecidos há cem anos, envolvendo os transatlânticos Titanic e Lusitania, ofereceram aos pesquisadores novas percepções sobre como funcionam o egoísmo e o altruísmo humanos. Num dos navios, ao que parece, os homens pensaram apenas em si mesmos; no outro, muitos deles optaram por ajudar primeiro as mulheres e crianças. E o motivo para essa distinção nas reacções foi um só, constataram os pesquisadores: o tempo.

1910

A rádio ajuda a apanhar tenebroso assassino em alto mar

A rádio era uma invenção assombrosa e recente há 100 anos, mas já era usada há meia década como meio de comunicação de longa distância em alto mar. Foi a rádio a principal responsável pela captura do Dr. Hawley Harvey Crippen e da sua amante, que tentavam realizar uma discreta fuga para a América. No seu plano de fuga, Crippen não contava com o avanço tecnológico.

CONHECIDO COMO «O TITANIC DOS POBRES»

Valbanera, o Titanic espanhol que permanece no esquecimento

Sete anos depois do naufrágio do Titanic, o barco a vapor Valbanera afundou em uma região de Florida Keys, nos Estados Unidos, com quase 500 emigrantes espanhóis a bordo, numa das maiores catástrofes da marinha mercante espanhola que permanece no esquecimento.
O naufrágio do Valbanera, denominado o 'Titanic dos pobres', que durante anos cobriu a linha regular Espanha-Cuba, é um dos capítulos mais negros da história da emigração espanhola.

1920

O posto radiotelefónico do Arsenal falou ontem com o «yacht» «Electra», a bordo do qual viaja o célebre inventor da T.S.F., Marconi

"O posto radiotelefónico do Arsenal falou ontem com o «yacht» «Electra», a bordo do qual viaja o célebre inventor da T.S.F., Marconi, navio esse que se encontrava a 270 quilómetros de distância. O posto do Arsenal é dos mais pequenos mas isso não obstou a que se ouvisse muito claramente a voz dos operadores.
O «yacht» «Electra» chega hoje às 9 horas ao Tejo.
Às 11 horas, S.Exa. o ministro de Itália irá a bordo, embarcando no Arsenal num vapor cedido pelo sr. ministro da marinha.

Total: 725