Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Folheando o «Diário de Lisboa» de 11 de Abril de 1955

A Fundação Mário Soares vem desenvolvendo prestimoso serviço em vários campos, sendo o da disponibilização online de documentos da história de Portugal um dos que merece especial destaque.
São muitos milhares os documentos disponibilizados, de forma gratuita, a todos os cibernautas. Um exemplo notável, que peca apenas pela discrição na divulgação de tal facto.

Destacamos hoje a hemeroteca com o “Diário de Lisboa”, edições que vão do seu número inaugural, a 7 de Abril de 1921, até ao encerramento definitivo, a 30 de Novembro de 1990.

 

Recordamos a primeira página do “Diário de Lisboa” de 11 de Abril de 1955, há 56 anos, portanto.
Prometia-se grande cortejo fluvial, com cerca de 400 embarcações, para acompanhar “desde as alturas de Paço de Arcos até ao Terreiro do Paço”, o cruzador “Tamandaré”, que transportaria o Presidente do Brasil, Café Filho.
Ainda na primeira página, um dramático ponto de interrogação: Caiu ao mar a delegação chinesa à conferência de Bandung?”

No “Capitólio” passava “O Capitão Negro”, com Frank Latimore. A Companhia Colonial de Navegação (CCN) publicitava as próximas partidas para a “Linha da África”. O “Benguela” saía a 15 de Abril, o “Pátria” quatro dias mais tarde, o “Uíge” a 10 de Maio.

Bem, mas o melhor é consultarem mesmo toda a edição.