Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

1 DE ABRIL DE 1914

Extinta a Comissão do Canal Ístmico (Panamá)

Os EUA assinam um tratado com a jovem República do Panamá, pelo qual a zona do canal é colocada sob a administração norte-americana em troca de uma renda anual. O recrutamento e a força laboral foram um problema grave no início da construção do Canal do Panamá.

Não havia mão-de-obra suficiente no Panamá, pelo que a maioria dos trabalhadores foi recrutada no estrangeiro: Barbados, num total de 19.900 trabalhadores, Martinica e Guadalupe, 7.500 homens e ainda 15.000 de outras nacionalidades. Os trabalhadores especializados foram levados dos Estados Unidos (aproximadamente 5.000). Em Maio de 1904, trabalhavam no Canal cerca de 1.000 homens e em Novembro 3.500.

No ano seguinte, o número aumentou para 17.000 e, em Dezembro de 1906, eram já cerca de 24.000. A força laboral foi aumentanto todos os anos até Março de 1910 (38.676 operários), sendo que no ano de 1911, no mês de Dezembro, o número diminuiu em aproximadamente 1.000 trabalhadores. Entre Junho de 1912 (38.174 operários) e Agosto de 1913 (39.962 trabalhadores) o recrutamento voltou a aumentar. Em Junho de 1914, último ano ds construção, o número total de trabalhadores era de 33.270.

Esta enorme força de trabalho foi sustentada pelo transporte de alimentos através da Panama Railroad e pela instalação de infraestruturas locais, em que imperava a distinção, por um lado, entre os trabalhadores estado-unidenses, os europeu, por outro, e finalmente os trabalhadores das Antilhas. Também o número de acidentes se mantém desconhecido, calculando-se que tenha ascendido a cerca de 25.000 mortos. O Canal do Panamá custou os americanos cerca de aproximadamente 375,000,000 de dólares, incluinndo os $10,000,000 pagos ao Panamá e os $40,000,000 pagos à companhia francesa.

O primeiro percurso completo pelo Canal do Panamá realizou-se a 7 de Janeiro de 1914. A partir de 1 de Abril, do mesmo ano, a Comissão do Canal Ístmico deixou de existir, dando lugar a uma nova entidade, o Governador da Zona do Canal, cujo primeiro nomeado foi o coronel norte-americano Goethals. A inauguração oficial, marcada para 15 de Agosto, ficou sem efeito devido à eclosão da Primeira Guerra. Ao longo da sua existência, o Canal proporcionou aos Estados Unidos o domínio económico e militar daquela passagem entre os dois Oceanos e facilitou o exercício da sua supremacia sobre toda a América Central.

Face aos protestos crescentes, os EUA concederam, em 7 de Setembro de 1977, partilhar com o Panamá a gestão do Canal. Ao meio-dia de 31 de Dezembro de 1999, a República do Panamá assumiu a responsabilidade total de administração, operação e manutenção do Canal.

fonte
 







Artigos relacionados: