Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
HERÓIS DO MAR
Revolucionário ao sabor das ondas
António Domingues Gabriel fez-se menino e depois homem por entre as redes de pesca da Praia de Mira. Descendente de “lobos-do-mar”, desde o dia 8 de Dezembro de 1949, quando pela primeira vez abriu os olhos para o mundo, que a sua vida e a do mar jamais se desenvencilharam. No imenso azul buscou sustento, encontrou motivação, colheu ensinamentos e fez a sua própria revolução.
![]() |
JORNAL «A VOZ DA JUSTIÇA», FIGUEIRA DA FOZ, 21.12.1935
Em 1935 o petróleo já era «o sangue do mundo»
A luta para o predomínio dos jazigos petrolíferos nos nossos dias é qualquer coisa de épico e ao mesmo tempo angustioso.
Em 1935 o petróleo é o sangue do mundo. Lá para o ano 2000 é possível que todos os poços se tenham esgotado. O facto não terá então importância, porque a ciência permite desde já encontrar sucedâneos para tudo. Mas de momento, quem possuir mais petróleo e sobretudo quasi todo o petróleo dominará o mundo. Senão vejamos: nos países pobres e não electrificados, como sucede em quasi toda a Ásia, é a iluminação; nos países ricos são os aviões, os automóveis, os camiões, os motores de explosão e a óleos pesados e até a lubrificação das máquinas a vapor. Isto em tempo de paz. Em tempo de guerra são mais os tanks e todas as unidades motorizadas.
![]() |
Despacho 100 promulgado há 66 anos
Foi há exactamente 66 anos, no dia 10 de Agosto de 1945 que o Ministro da Marinha Américo Thomaz promulgou o seu Despacho nº 100, documento que ainda hoje se associa ao período de ressurgimento da Marinha de Comércio no período que se seguiu à segunda guerra mundial.
Em 1944, o então Comandante Américo Thomaz substituiu Ortins Bettencourt na pasta da Marinha, prosseguindo a política de “Regresso ao Mar” com diversas iniciativas importantes de fomento marítimo, cuja concretização foi possível com o fim da Segunda Guerra Mundial.
![]() |
CABO DA ROCA
O farol mais ocidental do continente europeu
O Farol do Cabo da Roca localiza-se no cabo de mesmo nome, na freguesia de Colares, Sintra. Torre quadrangular de alvenaria, forrada a azulejos brancos e edifícios anexos. Lanterna e varandim vermelhos.
Farol mais ocidental do continente europeu, foi mandado edificar pelo alvará pombalino de 1 de Fevereiro de 1758. Entrou em funcionamento em 1772 e sofreu grandes alterações no ano de 1843.
O farol situa-se a uma altitude de 165 metros acima do nível do mar, e tem uma altura de 22 metros. A sua luz tem um alcance de, aproximadamente, 48 quilómetros.
Vergílio Ferreira disse dele "o mais belo adeus da Europa"...
![]() |
NO CAE, ATÉ 21 DE AGOSTO
Cais da Memória - Vértices de Triangulação
Este é mais um vídeo – o terceiro -, desembarcando no “Cais da Memória” que a Administração do Porto da Figueira da Foz disponibiliza na web, também em exposição no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.
Inaugurada a 23 de Julho de 2011, “Cais da Memória (I)” promete-se “primeiro episódio de uma viagem pela Figueira da Foz de outros tempos, olhando o vigor dos Homens que lhe ofereceram um porto, que lhe sangraram o belo estuário, pese a força indómita dos temporais que também por cá insistiram em esculpir ferrete”. A exposição integra perto de uma centena de fotografias do Arquivo Histórico-Documental do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), num projecto desenvolvido por Bárbara Lopes da Fonseca.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Rebocador «Praia Grande»
Curioso assinalar que antes de chegar ao porto de Moçâmedes (actual Namibe), o PRAIA GRANDE deu uma volta ao Mundo, via canal do Panamá, navegando 32.472 milhas em 233 dias. Durante o percurso efectuou três grandes rotas: duas de trinta e cinco dias; uma de trinta e seis. O rebocador saiu do porto de Lisboa para a sua grande viagem com destino a Orange, no Texas; dali rumou à ilha Formosa, Taiwan, rebocando dois “destroyers”. Partiu depois para Hong Kong; e deste porto iniciou a sua viagem para Angola.
![]() |
Tesouros subaquáticos ameaçados no Arade
As centenas de achados arqueológicos que já foram identificados mas subsistem no fundo do rio Arade estão ameaçados. O perigo vem das âncoras das embarcações, da constante mobilidade das areias, das fortes correntes, mas também da falta de apoios para estudar e resgatar a abundância de vestígios perdidos no fundo do rio, que percorrem todas as épocas e podem vir a contar a história da região.
![]() |
BATALHA NAVAL NO MAR DOS AÇORES
Navio de dois canos atingido e... submarino ao fundo
Após o ataque, sem sucesso, ao "Llangibby Castle" um submarino do Reich refugiou-se na baía da Candelária (Ilha do Pico). Detectado pelos destroyers britânicos, após rápido combate, o submarino foi afundado tendo os aliados recolhido alguns tripulantes do famigerado navio. Um oficial alemão foi recolhido no lugar do Guindaste por João Francisco da Rosa Júnior e Manuel Santos, o que lhes valeu terem sido agraciados pelo Instituto de Socorros a Náufragos com o Diploma de Medalha de Cobre onde consta: "Por no dia 2 de Fevereiro de 1942, no local do Guindaste, freguesia da Candelária (Ilha do Pico) haver concorrido para o salvamento de um oficial alemão náufrago de um submarino alemão".
![]() |
EDGAR CARDOSO
O primeiro estágio, no Porto de Leixões
Segundo instruções da nossa Faculdade de Engenharia a que pertenço como modesto aluno e vós Meus Mestres, como Professores altamente categorisados, recebi com agrado no dia 5 de Agosto a guia de apresentação para na Administração dos portos do Douro e Leixões efectuar o meu primeiro estágio. Sem a experiência e o saber tão precisos ao Engenheiro, iniciei nesse mesmo dia o meu primeiro trabalho que apesar da atenção e da boa vontade, sempre aplicada para a sua perfeita execução, terá fatalmente que ser defeituoso.
![]() |
Afinal, terá sido o metano que causou a extinção da vida marinha
A extinção de cerca de 90 por cento das espécies marinhas e de 70 por cento dos vertebrados ocorrida há 201 milhões de anos terá sido causada, não pelo incremento da actividade vulcânica, mas graças à libertação de uma enorme quantidade de metano na atmosfera, conclui um estudo publicado na revista Science.
![]() |
HERÓIS DO MAR
Bravura no mar, poesia em terra
Foi por entre as dunas da Praia de Mira que Mário Cardoso Reigota foi descobrindo os segredos do mar e da vida de pescador.
Começou na sardinha já lá vão 50 anos, passou belo bacalhau nos mares do Norte e pela pescada, nos do Sul. Hoje já não deixa terra mas é ao seu companheiro de décadas que vai dedicando a poesia que escreve.
![]() |
FAROL DE S. VICENTE
O último raio de Sol da Europa
O farol do Cabo São Vicente ou Farol de D. Fernando, foi mandado erigir por D. Maria II, tendo entrado em funcionamento em Outubro de 1846. Era iluminado a azeite e o carácter da luz era de dois clarões de dois segundos a cada dois minutos de período, sendo que o alcance luminoso rondava as seis milhas náuticas. O farol foi, depois, votado ao abandono por vários anos, atingindo um estado de quase ruína.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Estaleiros Navais de Viana do Castelo
Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) foram fundados em Junho de 1944 no âmbito do programa do Governo para a modernização da frota de pesca do largo, na forma de uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada com o capital social de 750 contos, por um grupo de técnicos e operários especializados oriundos dos Estaleiros Navais do Porto de Lisboa, encabeçados por Américo Rodrigues, seu mestre geral. Juntar-se-lhes-iam, como sócios capitalistas Vasco D'Orey e o vianense João Alves Cerqueira da Empresa de Pesca Proprietária de veleiros para a pesca do bacalhau.
![]() |
Estaleiros Navais de Viana do Castelo - Filme de 1952
Documento histórico em filme de autor desconhecido, reportando o dia a dia dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, há 59 anos atrás. A empresa tinha sido constituída em 1944, laborando há oito anos.
![]() |
POR ARMANDO TEIXEIRA CARNEIRO
Portos e Canaes
Há 100 anos atrás que o CMG António Artur Baldaque da Silva se dedicava à realização de um notável projecto portuário a localizar imediatamente a sul do Cabo Mondego, na Baía de Buarcos, que daria origem a um Projecto Lei e a um livro intitulado Portos e Canaes em que deixava registadas as suas ideias e propostas sobre os seguintes temas: Porto Oceanico do Cabo Mondego; Canal Marítimo de Aveiro, Coimbra e Aveiro, Portos de Mar; Ligação do Mondego com a Ria d’Aveiro e o Liz; Canal Marítimo do Mondego e, ainda, Melhoramentos da Figueira da Foz.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Afundamento do vapor hespanhol «Bigonia» - 19 de Setembro de 1922
Hontem encontrava-se em perigo a sete milhas do Cabo da Roca o vapor hespanhol «Bigonia», em socorro do que tinha ido o rebocador «Walkirien», ao serviço da Mala Real Ingleza. Quando o «Walkirien» chegou junto do «Bigonia» ainda alli estava o paquete inglez «Avontoron», com o qual chocara o barco hespanhol. Para o «Avontoron» já tinham passado bastantes tripulantes e o «Walkirien», depois de recolher a bordo a tripulação do barco hespanhol rebocou-o até defronte de Cascaes, no intuito de o encalhar. Não se pôde, porém, pôr em pratica este intento, pois que o «Bigonia» se afundou completamente.
![]() |
HOJE, 10 DE JULHO, EM ESPINHO
Vir a banhos 2011
A Câmara Municipal de Espinho promove hoje, domingo, 10 de Julho, a recriação de uma praia de inícios do século XX onde serão encenados os diferentes modos de estar na praia e em que participarão dezenas de personagens que, a par com os banhistas, vestidos a preceito, frequentavam as praias de então : vendedores de água, tremoços, doces, vira-ventos; fotógrafos à la minuta; as tão habituais companhias de teatro de robertos, e contorcionistas .
![]() |
Em busca do Velocino de Ouro
A saga dos argonautas descreve a perigosa expedição rumo à Cólquida em busca do Velocino de Ouro. Conta o mito que Éson havia sido destronado por Pélias, seu meio irmão. Seu filho Jasão, exilado na Tessália aos cuidados do centauro Quíron, regressou ao atingir a maioridade para reclamar o trono que por direito lhe pertencia.
![]() |
ATÉ 29 DE JANEIRO DE 2012
Exposição «Eu e o Mar» - Profissões Tradicionais de Peniche
Na Sala do Governador (Fortaleza de Peniche), está patente a exposição “Eu e o Mar”. A exposição integra-se na XII edição do Festival Sabores do Mar e na II edição da ExpoPeniche, iniciativas que, até 17 de Julho, fazem atrair a Peniche muitos milhares de visitantes.
![]() |
BARCOS-VOADORES
União Soviética pioneira com o EKRANOPLANO
A União Soviética foi a grande pioneira neste domínio e a sua Marinha fez inúmeras experiências altamente secretas, chegando a construir a partir dos anos 50 uma série de EKRANOPLANOS, que são tidos até hoje como um dos mais impressionantes meios de transporte já construídos pelo homem. O Ekranoplano KM pesava 540 ton, 150 ton a mais que o Boeing 747-400, um dos maiores aviões comerciais em actividade.